Mudança Oleo - Castrol EDGE 5W30 E46 320d
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- badoni
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Mudança Oleo - Castrol EDGE 5W30 E46 320d
Boas
Tenho colocado sempre no mecânico o óleo de bidon da BP Sintético 5W40. Estou a pensar em colocar o Castrol EDGE 5W30 Sintético. Gostaria de saber se esse óleo é indicado para a minha maquina, E46 320d 2001 visto estar a mudar de 5W40 para 5W30. Pelo que li no rotulo do mesmo, diz lá BMW 04 Longlife.....
Abraço pessoal
Tenho colocado sempre no mecânico o óleo de bidon da BP Sintético 5W40. Estou a pensar em colocar o Castrol EDGE 5W30 Sintético. Gostaria de saber se esse óleo é indicado para a minha maquina, E46 320d 2001 visto estar a mudar de 5W40 para 5W30. Pelo que li no rotulo do mesmo, diz lá BMW 04 Longlife.....
Abraço pessoal
- pedrosousa
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Re: Mudança Oleo - Castrol EDGE 5W30 E46 320d
Eu não metia o 5W30, deixava-me ficar com o 5W40...
- badoni
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Re: Mudança Oleo - Castrol EDGE 5W30 E46 320d
Boas Pedro,pedrosousa Escreveu:Eu não metia o 5W30, deixava-me ficar com o 5W40...
Bem sei que entendes bem do que falas...mas só penso em mudar devido ao facto de conseguir uma diferença de 50€ nessa mudança, entre a oficina onde costumo ir e esta agora que me mete esse a um valor mais em conta....dai queria aproveitar. Mas, pelo que dizes, entendo que não seria bom para o meu carro é isso...? Já tem 218mil km´s....
- pedrosousa
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Re: Mudança Oleo - Castrol EDGE 5W30 E46 320d
O único inconveniente é que poderá gastar mais óleo do que agora, na verdade podes arriscar e se te deres mal depois logo vês o que fazer.... 

- badoni
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Re: Mudança Oleo - Castrol EDGE 5W30 E46 320d
Hum...pois o 5W30 é mais fino que o 5W40 e aguenta menos temperatura a quente certo? Olhando ao factos dos km´s do carro, poderá consumir mais óleo e até ter que encurtar a próxima revisão?Faço sempre de 20 em 20 mil.
Se arriscar e consumir a opção será apenas ter que comprar mais óleo e meter....ou tenho ai que fazer logo uma nova muda?
Se arriscar e consumir a opção será apenas ter que comprar mais óleo e meter....ou tenho ai que fazer logo uma nova muda?
- pedrosousa
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Re: Mudança Oleo - Castrol EDGE 5W30 E46 320d
Se gastar acende a luz amarela e aí acrescentas um litro, podes continuar a fazer 20.0000 entre mudas sem qualquer problema.
- badoni
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Re: Mudança Oleo - Castrol EDGE 5W30 E46 320d
Ok....irei depois andar mais em cima da verificação do nível....
Aproveitando a tua dica, penso que tenho o sensor avariado ou a funcionar mal, pois dá há já algum tempo aquele típico erro no mostrador quando metemos o carro a trabalhar, acende durante uns segundos a luz amarela do óleo e depois apaga, pelo que sei e li aqui temos de mudar o sensor do óleo, agora a minha questão é a seguinte, será que quando atingir o mínimo de óleo ele acusa algo? Ou está avariado e não detecta?
Pois, como vou arriscar a meter este óleo, como dizes e bem poderá consumir e terei de ter isso em atenção....
Aproveitando a tua dica, penso que tenho o sensor avariado ou a funcionar mal, pois dá há já algum tempo aquele típico erro no mostrador quando metemos o carro a trabalhar, acende durante uns segundos a luz amarela do óleo e depois apaga, pelo que sei e li aqui temos de mudar o sensor do óleo, agora a minha questão é a seguinte, será que quando atingir o mínimo de óleo ele acusa algo? Ou está avariado e não detecta?
Pois, como vou arriscar a meter este óleo, como dizes e bem poderá consumir e terei de ter isso em atenção....
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Re: Mudança Oleo - Castrol EDGE 5W30 E46 320d
badoni Escreveu:Ok....irei depois andar mais em cima da verificação do nível....
Aproveitando a tua dica, penso que tenho o sensor avariado ou a funcionar mal, pois dá há já algum tempo aquele típico erro no mostrador quando metemos o carro a trabalhar, acende durante uns segundos a luz amarela do óleo e depois apaga, pelo que sei e li aqui temos de mudar o sensor do óleo, agora a minha questão é a seguinte, será que quando atingir o mínimo de óleo ele acusa algo? Ou está avariado e não detecta?
Pois, como vou arriscar a meter este óleo, como dizes e bem poderá consumir e terei de ter isso em atenção....
Não tem problema nenhum em usar o 5W30 desde que seja LL04 não é mais fino que o 5W40 esse é mais indicado para o Verão mas como vem aí o tempo frio, não existe diferença se fosse 0WXX aí sim haveria aumento de consumo.Quanto ao assunto no sensor de nível acho que não vais acusar (nível min.) visto estar avariado e acusar isso momentos depois de o motor estar a funcionar e apagra depois, também me aconteceu e tive de gastar os tais 120€ para andar sossegado, ele não mede só nível mas também informa a centralina da temp do óleo. Abraço
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
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Re: Mudança Oleo - Castrol EDGE 5W30 E46 320d
JOFIMO, penso que o Castrol EDGE é indicado para a minha viatura, pois diz na parte de trás o seguinte:
Especificações: VW 504 00/507 00; MB-Approval 229.51; BMW Longlife-04; ACEA A3/B3, A3/B4
Quanto ao sensor, pensava que ele apenas não acusava o mínimo, mas que acusava quando o óleo estava quente, ou acendia o sinal vermelho (parar o carro) pois o ponteiro da temperatura(no painel lado direito) acusa algo..ou isso é outro sensor e outra temperatura e não a do óleo?
Especificações: VW 504 00/507 00; MB-Approval 229.51; BMW Longlife-04; ACEA A3/B3, A3/B4
Quanto ao sensor, pensava que ele apenas não acusava o mínimo, mas que acusava quando o óleo estava quente, ou acendia o sinal vermelho (parar o carro) pois o ponteiro da temperatura(no painel lado direito) acusa algo..ou isso é outro sensor e outra temperatura e não a do óleo?
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Re: Mudança Oleo - Castrol EDGE 5W30 E46 320d
Boas do lado direito é o termómetro de informação da temperatura do sistema de refrigeração, do óleo como já referiste é o sinal de informação de pressão do sistema de lubrificação, que informa em amarelo : nivel baixo e sensor avariado (informação)badoni Escreveu:JOFIMO, penso que o Castrol EDGE é indicado para a minha viatura, pois diz na parte de trás o seguinte:
Especificações: VW 504 00/507 00; MB-Approval 229.51; BMW Longlife-04; ACEA A3/B3, A3/B4
Quanto ao sensor, pensava que ele apenas não acusava o mínimo, mas que acusava quando o óleo estava quente, ou acendia o sinal vermelho (parar o carro) pois o ponteiro da temperatura(no painel lado direito) acusa algo..ou isso é outro sensor e outra temperatura e não a do óleo?
vermelho: falta de pressão; excesso de temperatura do óleo (paragem imediata)
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Re: Mudança Oleo - Castrol EDGE 5W30 E46 320d
JOFIMO, :fixe
Tenho de pensar em breve trocar o meu...até lá...tenho de ver mais regularmente...sempre vou arriscar e meter 5W30 da Castrol EDGE
Agradeço as vossas ajudas...
Tenho de pensar em breve trocar o meu...até lá...tenho de ver mais regularmente...sempre vou arriscar e meter 5W30 da Castrol EDGE
Agradeço as vossas ajudas...
Re: Mudança Oleo - Castrol EDGE 5W30 E46 320d
e o melhor para esse modelo
Nos na baviera colocamos esse 5w 30
Nos na baviera colocamos esse 5w 30

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Re: Mudança Oleo - Castrol EDGE 5W30 E46 320d
É chapa 4 para todos, é um contrato de óleo bem feito, sempre admirei isso na BMWBidzi1 Escreveu:e o melhor para esse modelo
Nos na baviera colocamos esse 5w 30
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Re: Mudança Oleo - Castrol EDGE 5W30 E46 320d
Mas em que se baseiam para dizer que um Xw40 é melhor para um E46 do que um Xw30? É que pelo menos no site da Castrol estes recomendam um 5w30 ou 0w30. Tou a fazer a pergunta porque não sei, atenção que não estou a picar...
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Re: Mudança Oleo - Castrol EDGE 5W30 E46 320d
Notlim, o problema dos óleos é a viscosidade e um XXW30 é menos viscoso ( a quente ) que um XXW40 sendo que para o nosso país nos dias muito quentes pode não ser favorável, por outro lado o consumo de óleo pode aumentar devido à baixa viscosidade. Essa baixa viscosidade diminui o atrito o que acaba por ser benéfico.
Ser 5Wxx ou 0Wxx nunca vai influenciar no consumo de óleo mas sim na viscosidade do mesmo a frio, sendo que neste caso um 5W chega perfeitamente para as nossas temperaturas de inverno, aliás o W quer dizer Winter (inverno). O que acontece é que um 0W a -20ºC é menos viscoso que um 5W logo proporciona um melhor arranque e lubrificação a frio.
Já o índice 30 ou 40 neste caso correspondem a uma viscosidade para uma temperatura mais alta sendo que 40 é mais viscoso do que 30, desta forma para climas com temperaturas mais altas o 40 é um bom óleo a não ser nos casos em que no manual diz especificamente para usar um índice 30, mas nesses casos o motor é projectado para tal e a folga entre os componentes diferente.
Exemplo da wiki:
"Assim, a água é "fina", tendo uma baixa viscosidade, enquanto óleo vegetal é "grosso", tendo uma alta viscosidade."
Os óleos que utilizamos hoje em dia são multigraduados, porque suportam especificações de inverno e de verão, o que acontecia antigamente?
De inverno usavam um monograduado 15W e de verão um monograduado 40....
Ser 5Wxx ou 0Wxx nunca vai influenciar no consumo de óleo mas sim na viscosidade do mesmo a frio, sendo que neste caso um 5W chega perfeitamente para as nossas temperaturas de inverno, aliás o W quer dizer Winter (inverno). O que acontece é que um 0W a -20ºC é menos viscoso que um 5W logo proporciona um melhor arranque e lubrificação a frio.
Já o índice 30 ou 40 neste caso correspondem a uma viscosidade para uma temperatura mais alta sendo que 40 é mais viscoso do que 30, desta forma para climas com temperaturas mais altas o 40 é um bom óleo a não ser nos casos em que no manual diz especificamente para usar um índice 30, mas nesses casos o motor é projectado para tal e a folga entre os componentes diferente.
Exemplo da wiki:
"Assim, a água é "fina", tendo uma baixa viscosidade, enquanto óleo vegetal é "grosso", tendo uma alta viscosidade."
Os óleos que utilizamos hoje em dia são multigraduados, porque suportam especificações de inverno e de verão, o que acontecia antigamente?
De inverno usavam um monograduado 15W e de verão um monograduado 40....