Agora de manhã vinha para o trabalho, e parei num semáforo. Decidi que ia arrancar de forma "vincada", apesar de achar que já nem eu nem o carro temos idade para estas coisas. Apenas um arranque mais puxado, não larguei a embraiagem de repente nem queimei pneus. Arranquei em 1ª nas 2.000rpm, puxei às 3.000rpm, meti a segunda, puxei às 2.800rpm, meti a terceira, subiu até às 2.300rpm e de repente ainda em aceleração (ou pelo menos o meu pé assim o ditava) sinto uma perda de força e cai-me 200rpms. Quando o senti esmorecer troquei logo para quarta para baixar as rotações e ele aguentou por ali.
Temperatura normal, ausência de fumos anormais, e até às 2.000rpm parece normal. Mas chegando às 2.000rpm o turbo não está lá. Já estive a tentar ver se algum tubo se tivesse soltado do turbo ou do intercooler mas não vi nada fora do sítio.
É possível que tenha rebentado o turbo mesmo sem outros sintomas (assobio anormal ou fumo branco)? Ou será que foi a embraiagem que desistiu de viver, e que patina tanto que o carro mal consegue acelerar?
Quanto ao carro está com 14 anos e meio, 212.000km, espero sempre meio minuto depois de parar antes de desligar o motor, e faz revisões a cada 10.000kms.
Obrigado desde já a todos.