Como muitos sabem eu tenho radiador de gasoleo no 20d 150cv, o radiador foi aplicado antes da bomba de alta pressão, uma das coisas com que estava curioso era o comportamento do carro de manhã com tempo frio, verifiquei ontem e hoje que o carro começa a pegar muito mal devido à viscosidade do gasoleo, portanto dentro de algum tempo, para deixar de ter este problema tenho 2 hipóteses, ou passo o radiador para o retorno ou tenho que o anular durante o inverno.
Atenção que eu já previa esta situação! Aos que já têm radiador fiquem atentos...
[INFORMAÇÃO] Radiador de Gasoleo nos 20d 150cv
Moderador: Staff
- pedrosousa
- Membro Gold
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
- abaddonpt
- Membro Juvenil
- Registado: 07 mar 2008, 23:33
- O meu Carro:: BMW 320d E46 2002
Re: [INFORMAÇÃO] Radiador de Gasoleo nos 20d 150cv
por acaso tinha ideia que o carro tinha radiador de gasoleo no retorno, à semelhança como muitos outros carros, bem me inquiri onde estaria, hoje com o teu topico dediquei me um pouco mais ao sistema de gasoleo e existe antes do filtro uma valvula que faz um pre-aquecimento ao gasoleo

posição 3.
olhando para este:

dá a sensação que essa valvula recebe o retorno e devido à junção usa a temperatura deste para aquecer o outro (transferencia de calor do mais quente para o mais frio)?
anulando a valvula poderá obter-se a mesma coisa que colocar um radiador de gasoleo na admissao?
e aplicar um radiador depois da bomba de alta pressao (deve ficar carissimo sem pensar nas perdas de carga que iria infligir)? logo para esquecer
Com o tempo quente que ganhos tiveste com o radiador de gasoleo?
pode-se aplicar uma valvula termoestatica, q funcione atraves de bimetal (logo tudo mecanico), ou seja, caso a temperatura seja de x, passa pelo radiador, caso esteja frio by-passa o radiador.
ou entao atraves de electro valvulas comandadas por termostatos.....existindo mais maneiras...lol

posição 3.
olhando para este:

dá a sensação que essa valvula recebe o retorno e devido à junção usa a temperatura deste para aquecer o outro (transferencia de calor do mais quente para o mais frio)?
anulando a valvula poderá obter-se a mesma coisa que colocar um radiador de gasoleo na admissao?
e aplicar um radiador depois da bomba de alta pressao (deve ficar carissimo sem pensar nas perdas de carga que iria infligir)? logo para esquecer
Com o tempo quente que ganhos tiveste com o radiador de gasoleo?
pode-se aplicar uma valvula termoestatica, q funcione atraves de bimetal (logo tudo mecanico), ou seja, caso a temperatura seja de x, passa pelo radiador, caso esteja frio by-passa o radiador.
ou entao atraves de electro valvulas comandadas por termostatos.....existindo mais maneiras...lol
meu projecto: viewtopic.php?f=59&t=36983
- pedrosousa
- Membro Gold
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
abaddonpt, tenho que ver se essa válvula tem alguma ficha lá ligada, porque interessa aquecer o gasoleo é no arranque e funcionando simplesmente por transferência térmica de pouco serve, pois o retorno encontra-se à mesma temperatura a quando do arranque.
Não me vou meter a inventar com electroválvulas nem nada disso, não se justifica, posso tentar duas coisas ou dar à chave duas vezes antes de ligar ou desviar o fluxo do radiador.
Não me vou meter a inventar com electroválvulas nem nada disso, não se justifica, posso tentar duas coisas ou dar à chave duas vezes antes de ligar ou desviar o fluxo do radiador.
- abaddonpt
- Membro Juvenil
- Registado: 07 mar 2008, 23:33
- O meu Carro:: BMW 320d E46 2002
ya, acho que não vale a pena inventar, porque os ganhos vs alterações acabam por nao o justificar.
depois diz que viste da valvula

depois diz que viste da valvula

meu projecto: viewtopic.php?f=59&t=36983