Pessoal, a melhor coisa a fazer é solicitar a um laboratório, análise ao óleo. Se contiver um valor x de "limalhas" é sinal que as capas estão já com desgaste e nada melhor que verificar. Não sei dizer de cor de que tipo são as "limalhas" ou que valor já é considerado médio/alto...existe alguma informação sobre isto nos fórum americanos (bimmerfest; bimmerforuns; foruns.bimmerfiles.com; forum.bmwcarmagazine.com; etc)...mas vejam este link:
http://www.rfdm.com/Maintenance/index.html
As capas nos motores dos M3 E36 salvo algum defeito de fabrico, desgastam de forma natural, tanto mais rapidamente quanto mais tempo o carro circular a altos regimes e quanto mais quente estiver o tempo.
As capas no motor S54 do M3 E46 e Z3MC é que têm defeito de fabrico - TODAS - no período que vai do início das vendas do M3 E46 (fim do ano 2000) até às unidades produzidas no mês 5 (Maio) 2003. Ora, neste período estão englobados também todos os Z3M.
O M3 E46 CSL aparece já depois deste período assim como os restantes M3 E46 produzidos depois de Maio de 2003, assim como o Z4M e assim sendo já têm capas sem defeito.
Já agora, nas que têm defeito no motor S54, o que se passa é que são menos resistentes...consideravelmente...até dá para as entortar com mão quando já começam a apresentar algum desgaste (isto dito por um mecânico da BMW que está pode dentro do assunto).
Mas isto para dizer, que o M3E36 por norma apresenta desgaste natural e convém a determinada altura estar atento...