Urgente!!! Motor E36 M3 3.2
Moderador: Staff
- semifrio
- Membro Iniciado
- Registado: 05 jun 2005, 00:03
- O meu Carro:: BMW M3 E36 1995-06
Re: Urgente!!! Motor E36 M3 3.2
don.juan :fixe
Ora ai está muita informação interessante.
Fucking ///Machin3
-
- Membro Juvenil
- Registado: 23 set 2005, 15:22
- O meu Carro:: Hyundai Santa Fé Mk3
Obrigado. É para isto que os fóruns servem.semifrio Escreveu:don.juan :fixe
///M Coupe 2001 S54 Steel Grey
--------------------------------------
valerá a pena dar +80eur em relação ás capas stock por umas capas supostamente melhores (racing) para um motor que anda só ao fim de semana e fará de vez em quando um trackady??
-
- Membro Juvenil
Não me parece que se justifique a não ser que tenhas subido ou planeis subir, o redline.PSILVA Escreveu:valerá a pena dar +80eur em relação ás capas stock por umas capas supostamente melhores (racing) para um motor que anda só ao fim de semana e fará de vez em quando um trackady??
-
- Membro Iniciado
- Registado: 01 fev 2009, 12:58
- O meu Carro:: bmw 320 e36 -1993/07
os m3 sao motores mt potentes sem duvida td gente sabe mas isso tambem os torna mt sensiveis.. o que eu kix dizer é que sempre k se muda o oleo convem fazer rodar a bomba oleo mas se por motor a trabalhar , para k bomba fasa xegar oleo a tudo lado entendes se tal nao acontecer pode haver uma falha na lubrifikaçao entendes .. quanto a kestao do oleo uso este http://www.ecstuning.com/product_librar ... Oil%20.jpg
- JSarabando
- Membro Gold
- Registado: 06 set 2005, 14:27
Queres dizer que o problema é nas mudanças de óleo??? Por favor..., mas cada vez que desligas o motor e ligas, a bomba de óleo acaba sempre por ficar sem óleo voltando outra vez a puxar. O grande problema dos bronzes pra evitar que eles se desgastem prematuramente é a rotação, evitar andar em regimes muito alto , além do corte original que já muitos aqui no fórum não o têm..andar muito no redline, isso é o que provoca mais desgaste, os óleos seja 10w60 ou 5w50 ambos fazem o seu trabalho, não venham para aqui dizer que é por causa de andar com óleo x ou y...
Cumps
Cumps
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
-
- Membro Iniciado
- Registado: 01 fev 2009, 12:58
- O meu Carro:: bmw 320 e36 -1993/07
so kix dizer que é nesesario um certo cuidado,, mas ja agora entao kd mudas o oleo nao mudas o filtro ? nem tiras oleo k esta no radiador ? a bomba nao vai demurar + tempo a enxer o circuito. outra coisa se formos ver todos motores k se estragam pelas vielas e vermos k tem + de 100mil para um motor kk tem kuase 300cv nao axo de forma alguma k tenham um desgaste prematuro seja por k motivo for , mas cada um tem uma opiniao nao kero fazer disto uma discusao.
- JSarabando
- Membro Gold
Sempre que mudo o óleo mudo tb claramente filtro de óleo, assim como a maioria do pessoal que tem os m3's fazem isso, devido á potênçia e rotação que fazem estes motores têm algum desgaste, obviamente que muitos fazem mais de 100mil km, depende sempre do tipo de condução de cada um...
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
don.juan Escreveu:Pessoal, a melhor coisa a fazer é solicitar a um laboratório, análise ao óleo. Se contiver um valor x de "limalhas" é sinal que as capas estão já com desgaste e nada melhor que verificar. Não sei dizer de cor de que tipo são as "limalhas" ou que valor já é considerado médio/alto...existe alguma informação sobre isto nos fórum americanos (bimmerfest; bimmerforuns; foruns.bimmerfiles.com; forum.bmwcarmagazine.com; etc)...mas vejam este link:
http://www.rfdm.com/Maintenance/index.html
As capas nos motores dos M3 E36 salvo algum defeito de fabrico, desgastam de forma natural, tanto mais rapidamente quanto mais tempo o carro circular a altos regimes e quanto mais quente estiver o tempo.
As capas no motor S54 do M3 E46 e Z3MC é que têm defeito de fabrico - TODAS - no período que vai do início das vendas do M3 E46 (fim do ano 2000) até às unidades produzidas no mês 5 (Maio) 2003. Ora, neste período estão englobados também todos os Z3M.
O M3 E46 CSL aparece já depois deste período assim como os restantes M3 E46 produzidos depois de Maio de 2003, assim como o Z4M e assim sendo já têm capas sem defeito.
Já agora, nas que têm defeito no motor S54, o que se passa é que são menos resistentes...consideravelmente...até dá para as entortar com mão quando já começam a apresentar algum desgaste (isto dito por um mecânico da BMW que está pode dentro do assunto).
Mas isto para dizer, que o M3E36 por norma apresenta desgaste natural e convém a determinada altura estar atento...
Olá Don Juan, para melhor entendimento das analises aos óleos dos dois motores S54 que colocas-te no link, aqui fica uma lista dos elementes e respectivo material de desgaste associado.

-- Segunda Nov 23, 2009 4:49 pm --
Se na tua opinião, preocupa tanto que o óleo chegue rapidamente a todo o lado rapidamente, na minha opinião escolhes o pior óleo do mercado para isso para os s50, visto a viscosidade a frio ser muito elevada nesse produto da castrol.... Sei que é o recomendado para os motores mais recente da divisão ///M, a minha opinião é que não o é para os mais antigos.pedroae86 Escreveu:os m3 sao motores mt potentes sem duvida td gente sabe mas isso tambem os torna mt sensiveis.. o que eu kix dizer é que sempre k se muda o oleo convem fazer rodar a bomba oleo mas se por motor a trabalhar , para k bomba fasa xegar oleo a tudo lado entendes se tal nao acontecer pode haver uma falha na lubrifikaçao entendes .. quanto a kestao do oleo uso este http://www.ecstuning.com/product_librar ... Oil%20.jpg
Mas isto dos óleos cada um mete o que quer, eu muito honestamente quando tive o S50 ou metia 5w-40 ou 0w-40 de marcas boas, fiz cerca de 50.000 km(muda aos 10.000 km) com ele enquanto foi meu, e foi embora com 163.000. Não notei desgaste nenhum no motor, nem consumo de óleo, temperaturas estavéis que em ritmo normal ficavam nos 90-95 graus e em regimes mais elevados andavam nos 100-105 graus uma coisa natural nestes motores.
A escolha do óleo e marca e na minha intrepretação para os motores S50 recaiu na indicação do fabricante através do DIS, se o fabricante em versões mais recentes do DIS já recomenda outra viscosidade isso já me ultrapassa, mas como disse antes em relação a viscosidade escolhida, nunca tive problemas, mas olha não reclames comigo a propria American Petroleum Institute (API) ao classificar esse óleo (tws 10W-60) insere-o na categoria Petrol: API SJ/CF, S= Spark e o J a categoria do óleo, o C= compressão e F a categoria do óleo, o que quer dizer que segundo o API é um óleo que dá pra gasolina (spark) e diesel (compression). (Podes usar tb no 320 D)
Agora vamos olhar por exemplo para um CASTROL EDGE SPORT 0W-40 a API dá a seguinte classificação ao óleo : ■API SM/CF, ou seja este óleo está numca categoria superior para motores Spark que o TWS 10W-60 (SM melhor que SF segundo a tabela API)
Dá aí uma vista de olhos numa tabela :
http://www.aa1car.com/library/API_ratings.pdf
E até fui ver a recomendação da castrol para o S50:

Tira as tuas conclusões.
Alguns membros que tiveram problemas com o desgaste das capas da bielas nos S50B30 têm o corte provalmente nas 8.000 Rpm, praticamente mais 1.000 rpm que o regime que não deve ser ultrapassado nestes motores durante muito tempo, é natural que usando várias x esse regime e nalgumas x durante algum tempo algo tenha que ter um desgaste acelerado e tendo em conta a arquitectura do motor 6 em linha o que se traduz numa cambota grande n ajude nada à festa.
-- Segunda Nov 23, 2009 4:53 pm --
Oi Ruben, como foi que o mecânico soube a medida das capas a colocar??rubenventura Escreveu:Boas
Eu tenho um 3.2 e tambem ja tive o motor a bater, primeira coisa a fazer desligar a o carro e nao andar mais com ele.
Tambem fui com o carro a bmw e la disseram-me que nunca tinham visto um motor daqueles a fazer aquilo ficou la 3 dias para ver que se passava depois pediram-me 1000 euros para abrir o carter e ver o que se passava.
Disse que nao e fui la buscar o carro, foi para um bom mecanico metemos o carro no elevador foi todo desarmado por baixo abrimos o carter e la estava o problema do bater tinha um bronze gripado, verificamos a cambota estava impecavel sem risco mesmo assim demos uma limpeza nela.
So comprei os bronzes todos e os parafusos para as bielas no fim de tudo monantado foi so ligar e la estava ele de novo impecavel esteve ai umas 2 horas em relantim paramos o carro voltamos a mudar o oleo e prontinho.
tinham-me feito o pior dos cenarios mas afinal nao foi nada de grave na altura o carro tinha 150 mil kilometros agora ja conta com 187 mil
Se fores mudar os bronzes verifica bem se a cambota nao esta riscada.
E= ///M*c²
- bruno_mpwr
- Membro Senior
- Registado: 08 dez 2006, 20:14
- O meu Carro:: ///M3 E36
eu gostava de saber como é q s roda uma bomba de oleo sem por o carro a trabalhar!! :wall
e quando s muda o oleo, ele nao escorre a 100%, fica sempre residuos logo nao vai ser por isso q umas capas de biela vao á vida..
mas pronto.. estamos sempre a aprender!!
mais uma vez a questao do oleo.. ja chateia sinceramente...
da-lhe com força nuno!! :fixe
e quando s muda o oleo, ele nao escorre a 100%, fica sempre residuos logo nao vai ser por isso q umas capas de biela vao á vida..
mas pronto.. estamos sempre a aprender!!
mais uma vez a questao do oleo.. ja chateia sinceramente...

da-lhe com força nuno!! :fixe
Bruno, é apenas a minha opinião.....caso alguém me mostre de uma forma lógica que os S50 precisam do 10W-60 para uma utilização normal que se chegue à frente
Doutra forma um óleo 0W-40 com classificação API SM/CF acaba por ser melhor numa utilização normal, principalmente quando o motor está frio.

Doutra forma um óleo 0W-40 com classificação API SM/CF acaba por ser melhor numa utilização normal, principalmente quando o motor está frio.
E= ///M*c²
- evandro
- Membro Juvenil
- Registado: 15 jul 2006, 15:49
- O meu Carro:: BMW M3 3.2 Coupé
Exactamente da mesma opinião//M Escreveu:Bruno, é apenas a minha opinião.....caso alguém me mostre de uma forma lógica que os S50 precisam do 10W-60 para uma utilização normal que se chegue à frente![]()

- JSarabando
- Membro Gold
O que já se chegou á conclusão á uns tempos é que o TWS 10W60 é bom demais para o dia-a-dia, correcto??? Então eu continuo a pô-lo que não faz mal nenhum, se o problema é em frio ele aqueçe rápido, se o problema é em altas rotações não sei porque o usam na competição. Enfim...
Não me venham com tretas que é por causa deste óleo que as capas de biela vão à vida...
Não me venham com tretas que é por causa deste óleo que as capas de biela vão à vida...
- bruno_mpwr
- Membro Senior
- Registado: 08 dez 2006, 20:14
- O meu Carro:: ///M3 E36
este deve de ser prai o sexto round... :violinista
-
- Membro Juvenil
Obrigado!//M Escreveu:Olá Don Juan, para melhor entendimento das analises aos óleos dos dois motores S54 que colocas-te no link, aqui fica uma lista dos elementes e respectivo material de desgaste associado.
-- Terça Nov 24, 2009 11:03 am --
Sim, não me parece que seja o óleo o "elo" mais fraco. No motores S50 é mesmo a utilização mais intensiva, em especial se associada a redline mais alto.JSarabando Escreveu:O que já se chegou á conclusão á uns tempos é que o TWS 10W60 é bom demais para o dia-a-dia, correcto??? Então eu continuo a pô-lo que não faz mal nenhum, se o problema é em frio ele aqueçe rápido, se o problema é em altas rotações não sei porque o usam na competição. Enfim...
-- Terça Nov 24, 2009 11:07 am --
Deduzo que te refiras apenas ao motor S50, certo?pedroae86 Escreveu:so kix dizer que é nesesario um certo cuidado,, mas ja agora entao kd mudas o oleo nao mudas o filtro ? nem tiras oleo k esta no radiador ? a bomba nao vai demurar + tempo a enxer o circuito. outra coisa se formos ver todos motores k se estragam pelas vielas e vermos k tem + de 100mil para um motor kk tem kuase 300cv nao axo de forma alguma k tenham um desgaste prematuro seja por k motivo for , mas cada um tem uma opiniao nao kero fazer disto uma discusao.