Urgente!!! Motor E36 M3 3.2
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Re: Urgente!!! Motor E36 M3 3.2
don.juan :fixe
Ora ai está muita informação interessante.
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Re: Urgente!!! Motor E36 M3 3.2
Obrigado. É para isto que os fóruns servem.semifrio Escreveu:don.juan :fixe
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Re: Urgente!!! Motor E36 M3 3.2
valerá a pena dar +80eur em relação ás capas stock por umas capas supostamente melhores (racing) para um motor que anda só ao fim de semana e fará de vez em quando um trackady??
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Re: Urgente!!! Motor E36 M3 3.2
Não me parece que se justifique a não ser que tenhas subido ou planeis subir, o redline.PSILVA Escreveu:valerá a pena dar +80eur em relação ás capas stock por umas capas supostamente melhores (racing) para um motor que anda só ao fim de semana e fará de vez em quando um trackady??
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Re: Urgente!!! Motor E36 M3 3.2
os m3 sao motores mt potentes sem duvida td gente sabe mas isso tambem os torna mt sensiveis.. o que eu kix dizer é que sempre k se muda o oleo convem fazer rodar a bomba oleo mas se por motor a trabalhar , para k bomba fasa xegar oleo a tudo lado entendes se tal nao acontecer pode haver uma falha na lubrifikaçao entendes .. quanto a kestao do oleo uso este http://www.ecstuning.com/product_librar ... Oil%20.jpg
- JSarabando
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Re: Urgente!!! Motor E36 M3 3.2
Queres dizer que o problema é nas mudanças de óleo??? Por favor..., mas cada vez que desligas o motor e ligas, a bomba de óleo acaba sempre por ficar sem óleo voltando outra vez a puxar. O grande problema dos bronzes pra evitar que eles se desgastem prematuramente é a rotação, evitar andar em regimes muito alto , além do corte original que já muitos aqui no fórum não o têm..andar muito no redline, isso é o que provoca mais desgaste, os óleos seja 10w60 ou 5w50 ambos fazem o seu trabalho, não venham para aqui dizer que é por causa de andar com óleo x ou y...
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Re: Urgente!!! Motor E36 M3 3.2
so kix dizer que é nesesario um certo cuidado,, mas ja agora entao kd mudas o oleo nao mudas o filtro ? nem tiras oleo k esta no radiador ? a bomba nao vai demurar + tempo a enxer o circuito. outra coisa se formos ver todos motores k se estragam pelas vielas e vermos k tem + de 100mil para um motor kk tem kuase 300cv nao axo de forma alguma k tenham um desgaste prematuro seja por k motivo for , mas cada um tem uma opiniao nao kero fazer disto uma discusao.
- JSarabando
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Re: Urgente!!! Motor E36 M3 3.2
Sempre que mudo o óleo mudo tb claramente filtro de óleo, assim como a maioria do pessoal que tem os m3's fazem isso, devido á potênçia e rotação que fazem estes motores têm algum desgaste, obviamente que muitos fazem mais de 100mil km, depende sempre do tipo de condução de cada um...
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Re: Urgente!!! Motor E36 M3 3.2
don.juan Escreveu:Pessoal, a melhor coisa a fazer é solicitar a um laboratório, análise ao óleo. Se contiver um valor x de "limalhas" é sinal que as capas estão já com desgaste e nada melhor que verificar. Não sei dizer de cor de que tipo são as "limalhas" ou que valor já é considerado médio/alto...existe alguma informação sobre isto nos fórum americanos (bimmerfest; bimmerforuns; foruns.bimmerfiles.com; forum.bmwcarmagazine.com; etc)...mas vejam este link:
http://www.rfdm.com/Maintenance/index.html
As capas nos motores dos M3 E36 salvo algum defeito de fabrico, desgastam de forma natural, tanto mais rapidamente quanto mais tempo o carro circular a altos regimes e quanto mais quente estiver o tempo.
As capas no motor S54 do M3 E46 e Z3MC é que têm defeito de fabrico - TODAS - no período que vai do início das vendas do M3 E46 (fim do ano 2000) até às unidades produzidas no mês 5 (Maio) 2003. Ora, neste período estão englobados também todos os Z3M.
O M3 E46 CSL aparece já depois deste período assim como os restantes M3 E46 produzidos depois de Maio de 2003, assim como o Z4M e assim sendo já têm capas sem defeito.
Já agora, nas que têm defeito no motor S54, o que se passa é que são menos resistentes...consideravelmente...até dá para as entortar com mão quando já começam a apresentar algum desgaste (isto dito por um mecânico da BMW que está pode dentro do assunto).
Mas isto para dizer, que o M3E36 por norma apresenta desgaste natural e convém a determinada altura estar atento...
Olá Don Juan, para melhor entendimento das analises aos óleos dos dois motores S54 que colocas-te no link, aqui fica uma lista dos elementes e respectivo material de desgaste associado.


-- Segunda Nov 23, 2009 4:49 pm --
Se na tua opinião, preocupa tanto que o óleo chegue rapidamente a todo o lado rapidamente, na minha opinião escolhes o pior óleo do mercado para isso para os s50, visto a viscosidade a frio ser muito elevada nesse produto da castrol.... Sei que é o recomendado para os motores mais recente da divisão ///M, a minha opinião é que não o é para os mais antigos.pedroae86 Escreveu:os m3 sao motores mt potentes sem duvida td gente sabe mas isso tambem os torna mt sensiveis.. o que eu kix dizer é que sempre k se muda o oleo convem fazer rodar a bomba oleo mas se por motor a trabalhar , para k bomba fasa xegar oleo a tudo lado entendes se tal nao acontecer pode haver uma falha na lubrifikaçao entendes .. quanto a kestao do oleo uso este http://www.ecstuning.com/product_librar ... Oil%20.jpg
Mas isto dos óleos cada um mete o que quer, eu muito honestamente quando tive o S50 ou metia 5w-40 ou 0w-40 de marcas boas, fiz cerca de 50.000 km(muda aos 10.000 km) com ele enquanto foi meu, e foi embora com 163.000. Não notei desgaste nenhum no motor, nem consumo de óleo, temperaturas estavéis que em ritmo normal ficavam nos 90-95 graus e em regimes mais elevados andavam nos 100-105 graus uma coisa natural nestes motores.
A escolha do óleo e marca e na minha intrepretação para os motores S50 recaiu na indicação do fabricante através do DIS, se o fabricante em versões mais recentes do DIS já recomenda outra viscosidade isso já me ultrapassa, mas como disse antes em relação a viscosidade escolhida, nunca tive problemas, mas olha não reclames comigo a propria American Petroleum Institute (API) ao classificar esse óleo (tws 10W-60) insere-o na categoria Petrol: API SJ/CF, S= Spark e o J a categoria do óleo, o C= compressão e F a categoria do óleo, o que quer dizer que segundo o API é um óleo que dá pra gasolina (spark) e diesel (compression). (Podes usar tb no 320 D)
Agora vamos olhar por exemplo para um CASTROL EDGE SPORT 0W-40 a API dá a seguinte classificação ao óleo : ■API SM/CF, ou seja este óleo está numca categoria superior para motores Spark que o TWS 10W-60 (SM melhor que SF segundo a tabela API)
Dá aí uma vista de olhos numa tabela :
http://www.aa1car.com/library/API_ratings.pdf
E até fui ver a recomendação da castrol para o S50:

Tira as tuas conclusões.
Alguns membros que tiveram problemas com o desgaste das capas da bielas nos S50B30 têm o corte provalmente nas 8.000 Rpm, praticamente mais 1.000 rpm que o regime que não deve ser ultrapassado nestes motores durante muito tempo, é natural que usando várias x esse regime e nalgumas x durante algum tempo algo tenha que ter um desgaste acelerado e tendo em conta a arquitectura do motor 6 em linha o que se traduz numa cambota grande n ajude nada à festa.
-- Segunda Nov 23, 2009 4:53 pm --
Oi Ruben, como foi que o mecânico soube a medida das capas a colocar??rubenventura Escreveu:Boas
Eu tenho um 3.2 e tambem ja tive o motor a bater, primeira coisa a fazer desligar a o carro e nao andar mais com ele.
Tambem fui com o carro a bmw e la disseram-me que nunca tinham visto um motor daqueles a fazer aquilo ficou la 3 dias para ver que se passava depois pediram-me 1000 euros para abrir o carter e ver o que se passava.
Disse que nao e fui la buscar o carro, foi para um bom mecanico metemos o carro no elevador foi todo desarmado por baixo abrimos o carter e la estava o problema do bater tinha um bronze gripado, verificamos a cambota estava impecavel sem risco mesmo assim demos uma limpeza nela.
So comprei os bronzes todos e os parafusos para as bielas no fim de tudo monantado foi so ligar e la estava ele de novo impecavel esteve ai umas 2 horas em relantim paramos o carro voltamos a mudar o oleo e prontinho.
tinham-me feito o pior dos cenarios mas afinal nao foi nada de grave na altura o carro tinha 150 mil kilometros agora ja conta com 187 mil
Se fores mudar os bronzes verifica bem se a cambota nao esta riscada.
E= ///M*c²
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Re: Urgente!!! Motor E36 M3 3.2
eu gostava de saber como é q s roda uma bomba de oleo sem por o carro a trabalhar!! :wall
e quando s muda o oleo, ele nao escorre a 100%, fica sempre residuos logo nao vai ser por isso q umas capas de biela vao á vida..
mas pronto.. estamos sempre a aprender!!
mais uma vez a questao do oleo.. ja chateia sinceramente...
da-lhe com força nuno!! :fixe
e quando s muda o oleo, ele nao escorre a 100%, fica sempre residuos logo nao vai ser por isso q umas capas de biela vao á vida..
mas pronto.. estamos sempre a aprender!!
mais uma vez a questao do oleo.. ja chateia sinceramente...

da-lhe com força nuno!! :fixe
Re: Urgente!!! Motor E36 M3 3.2
Bruno, é apenas a minha opinião.....caso alguém me mostre de uma forma lógica que os S50 precisam do 10W-60 para uma utilização normal que se chegue à frente
Doutra forma um óleo 0W-40 com classificação API SM/CF acaba por ser melhor numa utilização normal, principalmente quando o motor está frio.

Doutra forma um óleo 0W-40 com classificação API SM/CF acaba por ser melhor numa utilização normal, principalmente quando o motor está frio.
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- evandro
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Re: Urgente!!! Motor E36 M3 3.2
Exactamente da mesma opinião//M Escreveu:Bruno, é apenas a minha opinião.....caso alguém me mostre de uma forma lógica que os S50 precisam do 10W-60 para uma utilização normal que se chegue à frente![]()
Doutra forma um óleo 0W-40 com classificação API SM/CF acaba por ser melhor numa utilização normal, principalmente quando o motor está frio.

- JSarabando
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Re: Urgente!!! Motor E36 M3 3.2
O que já se chegou á conclusão á uns tempos é que o TWS 10W60 é bom demais para o dia-a-dia, correcto??? Então eu continuo a pô-lo que não faz mal nenhum, se o problema é em frio ele aqueçe rápido, se o problema é em altas rotações não sei porque o usam na competição. Enfim...
Não me venham com tretas que é por causa deste óleo que as capas de biela vão à vida...
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- bruno_mpwr
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Re: Urgente!!! Motor E36 M3 3.2
este deve de ser prai o sexto round... :violinista
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Re: Urgente!!! Motor E36 M3 3.2
Obrigado!//M Escreveu:Olá Don Juan, para melhor entendimento das analises aos óleos dos dois motores S54 que colocas-te no link, aqui fica uma lista dos elementes e respectivo material de desgaste associado.
-- Terça Nov 24, 2009 11:03 am --
Sim, não me parece que seja o óleo o "elo" mais fraco. No motores S50 é mesmo a utilização mais intensiva, em especial se associada a redline mais alto.JSarabando Escreveu:O que já se chegou á conclusão á uns tempos é que o TWS 10W60 é bom demais para o dia-a-dia, correcto??? Então eu continuo a pô-lo que não faz mal nenhum, se o problema é em frio ele aqueçe rápido, se o problema é em altas rotações não sei porque o usam na competição. Enfim...
Não me venham com tretas que é por causa deste óleo que as capas de biela vão à vida...
-- Terça Nov 24, 2009 11:07 am --
Deduzo que te refiras apenas ao motor S50, certo?pedroae86 Escreveu:so kix dizer que é nesesario um certo cuidado,, mas ja agora entao kd mudas o oleo nao mudas o filtro ? nem tiras oleo k esta no radiador ? a bomba nao vai demurar + tempo a enxer o circuito. outra coisa se formos ver todos motores k se estragam pelas vielas e vermos k tem + de 100mil para um motor kk tem kuase 300cv nao axo de forma alguma k tenham um desgaste prematuro seja por k motivo for , mas cada um tem uma opiniao nao kero fazer disto uma discusao.
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