Luzes para os tapetes!!!
Moderador: Staff
- pmsp
- Membro Juvenil
- Registado: 27 mar 2009, 00:44
- O meu Carro:: BMW 320d Touring ///M E46
Re: Luzes para os tapetes!!!
é facil. no meu caso, na minha e46 ja tras os buracos onde encaixar as caixas das luzes que custaram cerca de 20€ originais.
entao fiz assim: do lado do condutor tirei fora a gaveta dos oculos de sol pra poder acedar ao local das tais tampas e retirei pra ficar o buraco livre.
do lado do passageiro é preciso tirar o porta-luvas pra poder desencaixar uma tampa que tem por baixo. depois arranja-se fio electrico para automoveis e umas fichas de uma instalaçao de um carro velho pra ligar as luzes. desaperta-se a coluna do airbag do lado do passageiro junto ao para.brisas e retira-se tambem o plafonier da luz de habitaculo. depois é soldar o fio ao plafonier e verificar qual o sitio que tem corrente (basta ligar a ficha na caixa da luz e encostar a outra extremidade no flafonier e verificar se liga. depois passa-se o fio por dentro do forro do tejadilho e por detras do airbag da coluna de modo a passar entre o tablier e uma borracha pra nao se ver e ligar a caixa do lado do passageiro. depois faz-se o mesmo processo com o fio que vai para o lado do condutor e pra passar pelo meio do tablier, tem que passar por dentro das condutas de ar da sofagem dos pes e depois +e so ligar na caixa. verificar se acemdem e apagam com o plafonier e voltar a montar tudo!!!
entao fiz assim: do lado do condutor tirei fora a gaveta dos oculos de sol pra poder acedar ao local das tais tampas e retirei pra ficar o buraco livre.
do lado do passageiro é preciso tirar o porta-luvas pra poder desencaixar uma tampa que tem por baixo. depois arranja-se fio electrico para automoveis e umas fichas de uma instalaçao de um carro velho pra ligar as luzes. desaperta-se a coluna do airbag do lado do passageiro junto ao para.brisas e retira-se tambem o plafonier da luz de habitaculo. depois é soldar o fio ao plafonier e verificar qual o sitio que tem corrente (basta ligar a ficha na caixa da luz e encostar a outra extremidade no flafonier e verificar se liga. depois passa-se o fio por dentro do forro do tejadilho e por detras do airbag da coluna de modo a passar entre o tablier e uma borracha pra nao se ver e ligar a caixa do lado do passageiro. depois faz-se o mesmo processo com o fio que vai para o lado do condutor e pra passar pelo meio do tablier, tem que passar por dentro das condutas de ar da sofagem dos pes e depois +e so ligar na caixa. verificar se acemdem e apagam com o plafonier e voltar a montar tudo!!!
- jpsilence
- Membro Gold
- Registado: 08 abr 2009, 20:14
- O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/05
A parte de ir buscar ao plafonier e passar pela coluna é que é complicado para mim... Não tenho airbag lateral pois tenho um e36 com air-bag apenas para o condutor.
A parte das ligações eléctricas é que me faz mais confusão pois não tenho noções básicas de nada disso.
Cumps
A parte das ligações eléctricas é que me faz mais confusão pois não tenho noções básicas de nada disso.
Cumps
- Ricardo Brandão
- Membro Junior
- Registado: 25 out 2008, 19:49
- O meu Carro:: BMW 320d E46
Se houver ideias para fazer isto, alinho numa tarde!!

Já agr, não é preciso ir ao plafonier buscar corrente.. Tens o modulo ZKE msm por baixo dos fusiveis.. Ao tirar o porta luvas para xegar à tampinha do buraco, ves logo!! E é um fio vermelho/azul.. penso eu! mas se houver mais que um, experimentem fechando/abrindo as portas!!
Ricardo Brandão - 320d E46
-
- Membro Junior
- Registado: 03 ago 2009, 19:29
- O meu Carro:: bmw 530i e39 2001
Fica mt porreiro,o unico contra é tarem sempre ligadasAlvarinhas Escreveu:cá vão as fotos das minhas luzes e cockpitAlvarinhas Escreveu:AS minhas já estão montadas....
o que demorou mais foi a comprar as peças e arranjar as fichas para as ligaçoes... os tipos na BMW nao tinham uma unica peças dessas em stock
acabei por montar umas lampadas de leds mas só foi pena n arranjar lampadas cor ambar da cor da iluminação interior, mas as vermelhas tb n ficam mal. qdo tiver fotos meto aqui no forum
acabei por ligar debaixo da consola da alavanca de velocidades, nos fios que ligam a lampada do cinzeiro, é mto simples e fácil passar os cabos para os 2 lados onde se encontram as lampadas e suportes
abraços
- pmsp
- Membro Juvenil
- Registado: 27 mar 2009, 00:44
- O meu Carro:: BMW 320d Touring ///M E46
as minhas so ligam quando se liga a luz do tecto e abre as portas!!!!
- Ricardo Brandão
- Membro Junior
x2pmsp Escreveu:as minhas so ligam quando se liga a luz do tecto e abre as portas!!!!

- Helder_85
- Membro Juvenil
- Registado: 05 nov 2008, 00:17
- O meu Carro:: 320D Touring E91
Ora bem, ja andava a pensar em colocar isto na minha E91 e depois de ler o topico entusiasmei-me e fui investigar quais os procedimentos OEM para colocar as luzes. :sly
Depois de muito procurar, descobri que não existe nenhum retrofit da BMW para colocar as ditas luzes (confirmei depois na Baviera) :wall
Continuando a procura, descobri como vem feito quando as viaturas trazem essa opção de origem. O TIS e o WDS deram uma ajuda...
Então é assim, no caso das viaturas que possuem o Modulo da Zona dos Pes (Footweel module - localiza-se à esquerda dos nossos pés, atras da zona onde está a fiicha OBD) é este o modulo responsavel pelas luzes interiores atraves da ficha X14260, e concretamente as luzes dos tapetes ficam ligadas ao Pin 35.
Depois basta fazer a ligação em paralelo das duas luzes e ir buscar ligação à massa em ambos os lados.
Atenção que será mais seguro colocar um fuzivel de 7.5A no fio, logo depois do modulo.
Confuso??? Parece-me que não, mas os links que de seguida coloco explicam bem. :fixe
http://www.babybmw.net/forum/howtos/...lumination.pdf
http://www.1addicts.com/forums/showthread.php?t=278157
Quanto a mim, o material está encomendado e portanto para a semana ponho mãos à obra. :dance
Já agora, no mesmo modulo mas na ficha X14261 é onde se vai buscar ligação para as luzes que ficam debaixo das portas
Depois de muito procurar, descobri que não existe nenhum retrofit da BMW para colocar as ditas luzes (confirmei depois na Baviera) :wall
Continuando a procura, descobri como vem feito quando as viaturas trazem essa opção de origem. O TIS e o WDS deram uma ajuda...
Então é assim, no caso das viaturas que possuem o Modulo da Zona dos Pes (Footweel module - localiza-se à esquerda dos nossos pés, atras da zona onde está a fiicha OBD) é este o modulo responsavel pelas luzes interiores atraves da ficha X14260, e concretamente as luzes dos tapetes ficam ligadas ao Pin 35.
Depois basta fazer a ligação em paralelo das duas luzes e ir buscar ligação à massa em ambos os lados.
Atenção que será mais seguro colocar um fuzivel de 7.5A no fio, logo depois do modulo.
Confuso??? Parece-me que não, mas os links que de seguida coloco explicam bem. :fixe
http://www.babybmw.net/forum/howtos/...lumination.pdf
http://www.1addicts.com/forums/showthread.php?t=278157
Quanto a mim, o material está encomendado e portanto para a semana ponho mãos à obra. :dance
Já agora, no mesmo modulo mas na ficha X14261 é onde se vai buscar ligação para as luzes que ficam debaixo das portas
- jpsilence
- Membro Gold
Epah, o problema é que para mim, electrónica é um bocado chinês xD
Daí que tenha medo de dar cabo de alguma coisa :S
Alguém vai avançar para isto num futuro próximo? Alguém da zona de Lisboa?
Cumps
Daí que tenha medo de dar cabo de alguma coisa :S
Alguém vai avançar para isto num futuro próximo? Alguém da zona de Lisboa?
Cumps
- Helder_85
- Membro Juvenil
- Registado: 05 nov 2008, 00:17
- O meu Carro:: 320D Touring E91
Eu vou fazer isso esta semana em Lisboa. No entanto as informações que referi acima não servem para o teu carro. O modulo da zona dos pes é posterior e no caso do teu carro nao faço ideia como será, mas de certeza que encontras isso nos foruns ingleses.
De qualquer forma se quiseres combinar algo é so dizeres.
Cumprimentos
-- Domingo Dez 06, 2009 11:11 am --
O primeiro link está incompleto.
Correcto é este:
http://www.babybmw.net/forum/howtos/how ... nation.pdf
De qualquer forma se quiseres combinar algo é so dizeres.
Cumprimentos
-- Domingo Dez 06, 2009 11:11 am --
O primeiro link está incompleto.
Correcto é este:
http://www.babybmw.net/forum/howtos/how ... nation.pdf
- Ricardo Brandão
- Membro Junior
Malta do norte, mãos à obra??? Que material é que se devia comprar? refiro me aos apliques..Ricardo Brandão Escreveu:Se houver ideias para fazer isto, alinho numa tarde!!Abraço
Já agr, não é preciso ir ao plafonier buscar corrente.. Tens o modulo ZKE msm por baixo dos fusiveis.. Ao tirar o porta luvas para xegar à tampinha do buraco, ves logo!! E é um fio vermelho/azul.. penso eu! mas se houver mais que um, experimentem fechando/abrindo as portas!!
- luisfialho
- Membro Junior
- Registado: 14 abr 2007, 16:49
- O meu Carro:: bmw 320d e46 m47
gostava de saber qual a referencia do suporte para fazer este diy, pk na baviera em setubal nao sabem
http://img716.imageshack.us/img716/7831/vdeo0019.mp4
BMW 320d e46
--Repro-pré-cat off-footlight--restrictor out-egr off-black grills-20m spacers-powerflex bushes-kit Z4 3.0 brakes-angel eyes ccfl 8000k-barra AA
BMW 320d e46
--Repro-pré-cat off-footlight--restrictor out-egr off-black grills-20m spacers-powerflex bushes-kit Z4 3.0 brakes-angel eyes ccfl 8000k-barra AA
- jpsilence
- Membro Gold
Na Baviera infelizmente não sabem nada.
É uma tristeza.
Ainda ontem lá fui e não sabem ou pelo menos dizem que não é possível comprar as fichas do OBC.
Não sei as part numbers.
Cumps
É uma tristeza.
Ainda ontem lá fui e não sabem ou pelo menos dizem que não é possível comprar as fichas do OBC.
Não sei as part numbers.
Cumps
- luisfialho
- Membro Junior
- Registado: 14 abr 2007, 16:49
- O meu Carro:: bmw 320d e46 m47
vamos la pessoal
como fizeram os suportes para as luzes gaitem se lá
ou temos que criar um novo post
lol
como fizeram os suportes para as luzes gaitem se lá
ou temos que criar um novo post
lol
http://img716.imageshack.us/img716/7831/vdeo0019.mp4
BMW 320d e46
BMW 320d e46
- Ricardo Brandão
- Membro Junior
Boas,
Tenho a factura disso, agr tenho é que a procurar...
Vou tentar descobrir isso.. mas só 3f é que posso procurar isso.. antes tou mt ocupado.. sorry
Mas 3f ja vos ajudo! Abraço
Tenho a factura disso, agr tenho é que a procurar...

Vou tentar descobrir isso.. mas só 3f é que posso procurar isso.. antes tou mt ocupado.. sorry
Mas 3f ja vos ajudo! Abraço