White_Spot™ Project! E46 330D - Viatura vendida
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D - Pág. 8 Update
Boas, muito bom trabalho, dá umas boas dicas a quem precisa e tem duvidas, boa iniciativa White_Spot, :palmas :palmas :palmas
Boas Festas
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- matrix76
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D - Pág. 8 Update
Muito bom projecto amigo, gostei de ver os detalhes que aqui inseres. Irá certamente ajudar muitos membros.
Stoca3 e Cap, nao quero ferir susceptibilidades, mas apenas contribuir com a minha modesta opinião, (tendo eu 1 330d cujas estágios evolução já foram mil e muitas).
A experiência que tenho é que ESTE 330 manual, só com repro suave APENAS baixa consumos em AE em velocidades estabilizadas (120-140) e apenas se passamos por zona sem grandes subidas, ou seja na sua maioria estrada plana, onde o binário não é tão necessário, e levamos o acelerador em 50% digamos assim.
Em qualquer outra situação os consumos sao ou iguais ou superiores (na maioria das vezes).
Como dizem e bem o Cap e o pedrosousa, esqueçamos as médias do CB que ficam completamente maradas com qualquer repro.
A única vez que notei um baixar de consumos brutal foi com alteração de turbo (2260) mantendo uma repro suave, aí cheguei a obter consumos reais na ordem dos 5/6l em AE, mas depois levou repro desejada em cima by VC e consumos dispararam obviamente.
Whitespot desculpa o off-topic mas entendo que estas discussões só enriquecem teu tópico, um abraço e falamos no jantar eheh. :lovebmw :lovebmw :lovebmw
Stoca3 e Cap, nao quero ferir susceptibilidades, mas apenas contribuir com a minha modesta opinião, (tendo eu 1 330d cujas estágios evolução já foram mil e muitas).
A experiência que tenho é que ESTE 330 manual, só com repro suave APENAS baixa consumos em AE em velocidades estabilizadas (120-140) e apenas se passamos por zona sem grandes subidas, ou seja na sua maioria estrada plana, onde o binário não é tão necessário, e levamos o acelerador em 50% digamos assim.
Em qualquer outra situação os consumos sao ou iguais ou superiores (na maioria das vezes).
Como dizem e bem o Cap e o pedrosousa, esqueçamos as médias do CB que ficam completamente maradas com qualquer repro.
A única vez que notei um baixar de consumos brutal foi com alteração de turbo (2260) mantendo uma repro suave, aí cheguei a obter consumos reais na ordem dos 5/6l em AE, mas depois levou repro desejada em cima by VC e consumos dispararam obviamente.
Whitespot desculpa o off-topic mas entendo que estas discussões só enriquecem teu tópico, um abraço e falamos no jantar eheh. :lovebmw :lovebmw :lovebmw
VCPowered 2**cv/1585kg/2**km/h a considerar suspensao Bilstein....
- pedrosousa
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D - Pág. 8 Update
Um supressor pronto a montar, com tudo o que é necessário e saída ou não, a gosto do cliente, já com a tal junta para o colector e igual à EGR arranja-se à venda por 50-60 euros, basta perguntares ao Real22.
tinha-te dado muito menos dores de cabeça e chegava à tua casa em 24h
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- matrix76
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D
Os de 184cv têm borboletas. :fixemarbmw Escreveu:sim os de caixa automática gastam sim as tais borboletas, mas os 184cv de caixa manual nao gastam, foi a explicação que me deram na Bmw
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D - Pág. 8 Update
MarcosFonseca, piry, stoca3, matrix76 e pedrosousa obrigados :fixe.
piry até andaria mais se o supressor da EGR não fosse tão pesado :lol1.
matrix76 não há qualquer crise em relação ao offtopic que está a existir, pois como dizes enriquece o tópico mas fora isso também nos enriquece a todos, sobretudo aos que têm imensas dúvidas sobre esse tema bastante "melindroso" dos consumos versus reprogramações.
pedrosousa tens toda a razão sobre o supressor da EGR, contudo quando fui para a oficina a ideia era apenas remover as borboletas e na conversa com o mecânico decidiu-se tratar da EGR também. Apenas se achava que não iria haver tantos entraves com o raio do torneiro fazer o supressor. Até digo mais, só no último dia, na parte da tarde enquanto se esperava pelo breather, se o mecânico não decidisse ir a outro torneiro essa treta ia ficar por fazer.
Enfim… o que interessa é que já está resolvido :fixe.
É sempre de louvar o pessoal expor os seus conhecimentos "reais" em assuntos com opiniões tão díspares como este e como tal agradeço a todos os que se pronunciaram e elucidaram-me (e aos demais claro).
piry até andaria mais se o supressor da EGR não fosse tão pesado :lol1.
matrix76 não há qualquer crise em relação ao offtopic que está a existir, pois como dizes enriquece o tópico mas fora isso também nos enriquece a todos, sobretudo aos que têm imensas dúvidas sobre esse tema bastante "melindroso" dos consumos versus reprogramações.
pedrosousa tens toda a razão sobre o supressor da EGR, contudo quando fui para a oficina a ideia era apenas remover as borboletas e na conversa com o mecânico decidiu-se tratar da EGR também. Apenas se achava que não iria haver tantos entraves com o raio do torneiro fazer o supressor. Até digo mais, só no último dia, na parte da tarde enquanto se esperava pelo breather, se o mecânico não decidisse ir a outro torneiro essa treta ia ficar por fazer.
Enfim… o que interessa é que já está resolvido :fixe.
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D - Pág. 8 Update
Boas!
Grande trabalheira... :lol1
Depois conta lá se com essas alterações se nota alguma diferença a nível de prestações da máquina ou se só se vai notar no futuro a nível de limpeza!?
Tb ando com a ideia de suprimir a EGR mas não sei se compensa a trabalheira que dá para ficar bem feito!
Cumps,
BMikeW.
Grande trabalheira... :lol1
Depois conta lá se com essas alterações se nota alguma diferença a nível de prestações da máquina ou se só se vai notar no futuro a nível de limpeza!?
Tb ando com a ideia de suprimir a EGR mas não sei se compensa a trabalheira que dá para ficar bem feito!
Cumps,
BMikeW.
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__________ andar de BMW é que é!!!___________

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Re: White_Spot™ Project! E46 330D - Pág. 8 Update
BMikeW, quanto a melhorias e por aí fora, acho que tirando sentir o carro a roncar mais / andar um bocado melhor nada mudou. Mas essa melhoria poderá estar mais relacionada com a mudança do filtro de ar do que do resto. No entanto, o facto da admissão estar limpa e não ter EGR poder também ajudar o motor a respirar melhor, só que daí a se notar diferenças substanciais :think, não acredito muito.
-
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D - Pág. 8 Update
boas
boas mod's olha por acaso ainda nao tens o xokes anterior k tinhas o M-Technic I ?estava interessado nele
cumps
boas mod's olha por acaso ainda nao tens o xokes anterior k tinhas o M-Technic I ?estava interessado nele
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O meu projecto - viewtopic.php?f=59&t=44727
https://www.facebook.com/groups/BMWUsedPartsPT/
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D - Pág. 8 Update
Obrigado hunter81 :fixe. Quanto ao parachoque M-Tech 1 original foi vendido ao user Ricardo Brandão.
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D - Pág. 8 Update
De há algum tempo para cá (talvez já alguns meses
) comecei a constatar que no meu lugar de garagem apareciam-me pequenos montes de pó branco e algumas manchas acastanhadas na zona por detrás da roda traseira direita.

Andei a espreitar por baixo do carro e não vi nada de anormal e associei que poderia ser alguma água residual que tivesse ficado dentro de alguma calha ou até mesmo que naquela zona do carro houvesse uma saída qualquer de algum líquido do carro.
Pouco me fui importando com a coisa até que vi um monte bastante grande (de referir que o carro chega a estar às vezes 3 ou mais semanas sem sair do sítio).


Intrigado com a coisa voltei a olhar para debaixo do carro, fui espreitar à mala e lembrei-me que naquela zona era a zona da bateria e fui dar uma olhadela (daquelas de não ver nada é certo) e não reparei em nada de anormal.
Ontem estiveram cá o ricardoguedes e a marbmw e em pé de conversa questionei-os sobre estas coisa misteriosa. Quase de imediato apontaram para ser a bateria a verter... mas como não tinha notado nada quando espreitei para a bateria fiquei um bocado relutante. Fomos espreitar e com a luz dos telemóveis fez-se literalmente luz, dando para ver perfeitamente que alguma coisa não estava bem no fundo do compartimento da bateria :duh.
Sendo assim, hoje dediquei-me a ver o que se passava ali e tratei de tirar a bateria fora.
Isto era o que se conseguia ver quando se olhava com olhos de ver e uma luz a iluminar :assubiar.


Depois de remover a bateria este era o cenário do compartimento da mesma.

E este é o aspecto da bateria que após de limpa não me pareceu ter qualquer ruptura, logo se estava a verter não seria por um "buraco".


Retirei as tampas da bateria e tirando essa nhanha manhosa que vêm nas fotos, tudo aparentava estar normal, nem água a mais nem a menos.


Num dos lados do compartimento da bateria existe um plástico que aparentava estar molhado de alguma coisa, fazendo-me suspeitar que se algum liquido andou por aquele espaço de certeza que tinha passado naquela parte.

O que a meu ver se tornou ainda mais estranho, pois se fosse do outro lado até que percebia pois a bateria tem um respiro lateral ao nível das tampas e quando andei a limpar a mesma, saiu algum líquido por lá (não saiu mais porque eu endireitei a bateria :shh).
Já na parte de baixo do carro, nada de anormal notei e suponho que o líquido da bateria que saiu, fê-lo por este "orifício / borracha".

Quando fui remover a base onde a bateria assenta, mal toquei na tinta da mesma ela saltou quase toda revelando bastante ferrugem por baixo.

E tendo essa base fora do sítio deu para ver perfeitamente o grau de corrosão que a mesma sofreu.


Já a chapa do carro no compartimento da bateria também não aparentava estar grande coisa também.

No entanto após uma limpeza com água, uma esponja e uma tshirt velha :lol1 a coisa felizmente já não aparentava estar tão má.


Contudo presumo que é conveniente tratar da ferrugem existente e repintar a zona.
A base da bateria também terá de ser tratada convenientemente para poder voltar a ser usada.
Agora as minhas dúvidas:
- Se a bateria não está furada, por onde saiu o líquido da mesma? Disseram-me que estando a mesma estragada o líquido começa a ferver ao ser carregada, fazendo com que saia por onde possa, que neste caso seria pelo respiro que possuí. Mas se assim for, como raio ficou aquele plástico preto molhado? Terá sido com o andamento do carro que o líquido tenha lá chegado? Parece-me pouco provável :think.
- Quanto custará uma bateria para aqui e qual o melhor sítio para a adquirir?
- A parte da chapa, tanto do carro como da base convém ser tratada por quem sabe (oficina de chapeiro e pintura) ou em casa faz-se bem e barato o serviço? Se sim quais os produtos e forma recomendada de o fazer?
Tirando isto tenho de agradecer ao ricardoguedes e à marbmw pela preciosa ajuda dada no deslindar deste mistério :fixe hehe.


Andei a espreitar por baixo do carro e não vi nada de anormal e associei que poderia ser alguma água residual que tivesse ficado dentro de alguma calha ou até mesmo que naquela zona do carro houvesse uma saída qualquer de algum líquido do carro.
Pouco me fui importando com a coisa até que vi um monte bastante grande (de referir que o carro chega a estar às vezes 3 ou mais semanas sem sair do sítio).


Intrigado com a coisa voltei a olhar para debaixo do carro, fui espreitar à mala e lembrei-me que naquela zona era a zona da bateria e fui dar uma olhadela (daquelas de não ver nada é certo) e não reparei em nada de anormal.
Ontem estiveram cá o ricardoguedes e a marbmw e em pé de conversa questionei-os sobre estas coisa misteriosa. Quase de imediato apontaram para ser a bateria a verter... mas como não tinha notado nada quando espreitei para a bateria fiquei um bocado relutante. Fomos espreitar e com a luz dos telemóveis fez-se literalmente luz, dando para ver perfeitamente que alguma coisa não estava bem no fundo do compartimento da bateria :duh.
Sendo assim, hoje dediquei-me a ver o que se passava ali e tratei de tirar a bateria fora.
Isto era o que se conseguia ver quando se olhava com olhos de ver e uma luz a iluminar :assubiar.


Depois de remover a bateria este era o cenário do compartimento da mesma.

E este é o aspecto da bateria que após de limpa não me pareceu ter qualquer ruptura, logo se estava a verter não seria por um "buraco".


Retirei as tampas da bateria e tirando essa nhanha manhosa que vêm nas fotos, tudo aparentava estar normal, nem água a mais nem a menos.


Num dos lados do compartimento da bateria existe um plástico que aparentava estar molhado de alguma coisa, fazendo-me suspeitar que se algum liquido andou por aquele espaço de certeza que tinha passado naquela parte.

O que a meu ver se tornou ainda mais estranho, pois se fosse do outro lado até que percebia pois a bateria tem um respiro lateral ao nível das tampas e quando andei a limpar a mesma, saiu algum líquido por lá (não saiu mais porque eu endireitei a bateria :shh).
Já na parte de baixo do carro, nada de anormal notei e suponho que o líquido da bateria que saiu, fê-lo por este "orifício / borracha".

Quando fui remover a base onde a bateria assenta, mal toquei na tinta da mesma ela saltou quase toda revelando bastante ferrugem por baixo.

E tendo essa base fora do sítio deu para ver perfeitamente o grau de corrosão que a mesma sofreu.


Já a chapa do carro no compartimento da bateria também não aparentava estar grande coisa também.

No entanto após uma limpeza com água, uma esponja e uma tshirt velha :lol1 a coisa felizmente já não aparentava estar tão má.


Contudo presumo que é conveniente tratar da ferrugem existente e repintar a zona.
A base da bateria também terá de ser tratada convenientemente para poder voltar a ser usada.
Agora as minhas dúvidas:
- Se a bateria não está furada, por onde saiu o líquido da mesma? Disseram-me que estando a mesma estragada o líquido começa a ferver ao ser carregada, fazendo com que saia por onde possa, que neste caso seria pelo respiro que possuí. Mas se assim for, como raio ficou aquele plástico preto molhado? Terá sido com o andamento do carro que o líquido tenha lá chegado? Parece-me pouco provável :think.
- Quanto custará uma bateria para aqui e qual o melhor sítio para a adquirir?
- A parte da chapa, tanto do carro como da base convém ser tratada por quem sabe (oficina de chapeiro e pintura) ou em casa faz-se bem e barato o serviço? Se sim quais os produtos e forma recomendada de o fazer?
Tirando isto tenho de agradecer ao ricardoguedes e à marbmw pela preciosa ajuda dada no deslindar deste mistério :fixe hehe.
- MarcosFonseca
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D - Pág. 8 Update
que coisa feia que ficou ai
Boa sorte com a resolução do problema..

Boa sorte com a resolução do problema..
Marcos Fonseca
320d e46 My PrOjEkT
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- stoca3
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D - Pág. 9 - Bateria a verter!
Boas, eu tive um caso parecido, um dia levanto a coberta da mala e vejo que tinha água junto ao pneu suplente!! hoo mas que é isto
tirei tudo para fora, bateria incluida, para ver de onde vinha a água, e qual não é o meu espanto que de baixo da bateria tinha tudo cheio de lama, tirei o suporte que deveria estar fixo ao fundo do carro, mas não, estava solto, possivelmente aquando do acidente, a bateria soltou-se e arrancou o suporte que até abriu rasgos por onde entrava as águas e lamas, porra!! limpei tudo muito bem dei-lhe duas demãos de um primário anti ferrugem que até é da mesma cor do carro e tudo, depois cortei um pedaço de tela de isolamento das casas com a medida do fundo e mais cinco cm em volta, e com a ajuda de um maçarico colei muito bem a tela no fundo do local da bateria, não sem antes arranjar uma chapa em inox para reforço do fundo. depois foi colocar a bateria em cima do suporte apertá-la e colocar tudo lá dentro, depois de colocar a travessa por cima apertei a bateria nos topos com uns bocados de rofmate e ficou 5 ***. isto toca a todos :shh :shh :shh
Abraço,


Abraço,
- White_Spot™
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D - Pág. 9 - Bateria a verter!
Damn stoca3
, acho que prefiro o ácido a corroer a chapa
.


- BMikeW
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D - Pág. 9 - Bateria a verter!
White_Spot™, essa bateria parece quase nova... isso não tm garantia ainda!?
Agora vejo o porquê de na BMW (ou pelo menos no meu carro) vir equipado com uma bateria de alta qualidade... depois de ver isto, assim que precise de trocar a minha bateria, vou à marca tentar colocar uma idêntica! :assubiar
Só para que se saiba, a minha bateria ainda é a de origem!!! O meu carro é de Janeiro de 2001 e a bateria tem o selo de Novembro de 2000... e gostaria muito de lhe cantar os parabéns no 10 aniversário! :lol1
Acredito que não sejam todas assim, mas que dá vontade de comprar material assim, isso dá!!! :fixe
Força com essa limpeza, e cuidado com os restos de ácido nesses vincos e juntas... convém ficar bem tratado para não agravar!
Agora vejo o porquê de na BMW (ou pelo menos no meu carro) vir equipado com uma bateria de alta qualidade... depois de ver isto, assim que precise de trocar a minha bateria, vou à marca tentar colocar uma idêntica! :assubiar
Só para que se saiba, a minha bateria ainda é a de origem!!! O meu carro é de Janeiro de 2001 e a bateria tem o selo de Novembro de 2000... e gostaria muito de lhe cantar os parabéns no 10 aniversário! :lol1
Acredito que não sejam todas assim, mas que dá vontade de comprar material assim, isso dá!!! :fixe
Força com essa limpeza, e cuidado com os restos de ácido nesses vincos e juntas... convém ficar bem tratado para não agravar!
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- White_Spot™
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D - Pág. 9 - Bateria a verter!
BMikeW esta bateria tem pelo menos 5 anos nas minhas mãos, mas desconheço ao certo quantos anos tem. Mas antes de a trocar tenho de ver se realmente está lixada ou se foi apenas um fanico que lhe deu :lol1.