Duvida motor 325i com e sem vanos
Moderador: Staff
Duvida motor 325i com e sem vanos
Bom dia pessoal!
Estou para comprar um motor e36 325i sem vanos para aplicar num e36 compact.
A minha duvida é se existe muita diferença em termos de performance do modelo com vanos para o modelo sem vanos!
A unica coisa que sei é que se o motor não tem vanos, não vou ter avaria desse mesmo sistema :lol1
Alguem me pode ilucidar a diferença entre os dois motores?
A minha duvida é se existe muita diferença em termos de performance do modelo com vanos para o modelo sem vanos!
A unica coisa que sei é que se o motor não tem vanos, não vou ter avaria desse mesmo sistema :lol1
Re: Duvida motor 325i com e sem vanos
existe penso eu.
o vanos é o vtec da bmw, portanto sem vanos deve ter mt menos cavalos e binaro a partida!
mas alguem que saiba melhor que te explique.
um abraco!
o vanos é o vtec da bmw, portanto sem vanos deve ter mt menos cavalos e binaro a partida!
mas alguem que saiba melhor que te explique.
um abraco!

- Andresilva
- Membro Juvenil
- Registado: 16 mai 2009, 21:09
- O meu Carro:: 95' E36 318 Tds
A tecnologia Vanos serviu de inspiração para a Honda criar a tecnologia VTec.Manuel S. Escreveu:existe penso eu.
o vanos é o vtec da bmw
:lol1
nao digo o contrario, mas a honda fez 50 milhoes de hondas com vtec fora os de competição e nenhum deu problemas. e os bmw tem o vanos que cada vez que se estraga orings etc sao cerca de 5000eur o arranjo e esta sujeito a estragar novamenteAndresilva Escreveu:A tecnologia Vanos serviu de inspiração para a Honda criar a tecnologia VTec.Manuel S. Escreveu:existe penso eu.
o vanos é o vtec da bmw
:lol1

- frazaorB
- Membro Juvenil
- Registado: 23 dez 2007, 19:01
- O meu Carro:: E36 325i
warlok Escreveu:Bom dia pessoal!
Boas
Em termos de "feeling" posso te falar dos 2 325i que experimentei
Um sedan de 91 ( sem vanos ) e um coupe de 94 ( com vanos ).
Ambos com mais de 250000.
Em medias e baixas achei muito identicos, mas em altas o coupe era mais.. estridente.
( o meu 320i com vanos é igual, muito suave e lento até às 4500 depois acorda e fica todo nervoso )
Esse coupe não tinha o forro do capot, por isso fazia um som mais alto..
se calhar as diferenças são minimas, um ligeiro kick ali no meio tipo honda.. eu escolheria com vanos

E os problemas são mais nos m3s.
Eu pessoalmente não conheço nenhum não-m3 que tenha avariado ( mas tb não sou mecanico lol ). Em geral, se o vanos faz barulho é porque o oleo está velho, ou é o oleo errado.
Seja como for existe o Dr vanos ( procura na net ) e eles fornecem por um preço muito mais razoavel. E as sucatas claro

Espero que ajude e desculpa o testamento.
Abc
- HangaS
- Membro Juvenil
- Registado: 01 jul 2009, 14:31
- O meu Carro:: BMW 318i E46 - '02
- Contacto:
Já agora.. o Valvetronic também sofre dos mesmos "males" que o Vanos? Nomeadamente os barulhos, etc?
ja agora quais sao os modelos de motores E36 que teem esse tal de vanos? Abraço!
- HangaS
- Membro Juvenil
- Contacto:
Ve aqui: http://www.unixnerd.demon.co.uk/enumber.html
Julgo que o primeiro E36 foi o 320i com o motor M50TU e o primeiro Double Vanos foi o 323i (M52TU)
O primeiro a ter valvetronic foi um E46 com o motor N42 (318i e 320i)
Julgo que o primeiro E36 foi o 320i com o motor M50TU e o primeiro Double Vanos foi o 323i (M52TU)
O primeiro a ter valvetronic foi um E46 com o motor N42 (318i e 320i)
- fa1kon
- Membro Senior
- Registado: 04 mar 2007, 14:42
- O meu Carro:: E46 323ci
Podes muda-los. Para uns mais fortes.nao digo o contrario, mas a honda fez 50 milhoes de hondas com vtec fora os de competição e nenhum deu problemas. e os bmw tem o vanos que cada vez que se estraga orings etc sao cerca de 5000eur o arranjo e esta sujeito a estragar novamente![]()
- HangaS
- Membro Juvenil
- Contacto:
Apesar de o principio ser o mesmo, o VTec é um sistema mais simples. O VTec é tipo liga/desliga enquanto que o Vanos é linear em todo o regime de rotações. O VTec dá aquele pico de power do "meio" até ao redline e o Vanos permite atingir uma linha de potencia quase recta.Manuel S. Escreveu: nao digo o contrario, mas a honda fez 50 milhoes de hondas com vtec fora os de competição e nenhum deu problemas. e os bmw tem o vanos que cada vez que se estraga orings etc sao cerca de 5000eur o arranjo e esta sujeito a estragar novamente![]()
- Rprata
- Membro Juvenil
- Registado: 30 jul 2009, 10:15
- O meu Carro:: BMW 325i Coupe a cantar desde 1992
O meu nao tem Vanus.
Vanus = Dor de cabeça! :lol1 :lol1
Vanus = Dor de cabeça! :lol1 :lol1
- Caetanoe36
- Membro Junior
- Registado: 30 abr 2009, 11:06
- O meu Carro:: 328i E46
Motores e36 com ou sem vanos nao têm diferença nas potencias anunciadas, se tiverem sao minimas. Mas o que é certo é que o esticao do vanos se nota apesar do avanço na cames ser dado linearmente.
Prazer é BMW /// BMW / 325td E36 / 320i E36 / 325i cabrio E36 / 328i E46 /
viewtopic.php?f=59&t=40182
Convívio BMW Zona Norte/Centro Sexta 22/07/2011 http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 33&t=52144
viewtopic.php?f=59&t=40182
Convívio BMW Zona Norte/Centro Sexta 22/07/2011 http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 33&t=52144
- JPimpao01
- Membro Gold
- Registado: 08 set 2006, 16:27
- O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
- Contacto:
Voltando ao assunto, eu tenho dois sem vanos e ambos são do assssuuuuu, ainda que o do E36 é mais duro ainda 
Penso que o Manel já disse tudo, o Vanos permite mais binário e alguns cv extra, mas a fiabilidade é mttttoooo maior no sem vanos....
O E36 levou já um grande prego e continua a rular, quer é calor
Se tivesse vanos, não sei não

Penso que o Manel já disse tudo, o Vanos permite mais binário e alguns cv extra, mas a fiabilidade é mttttoooo maior no sem vanos....
O E36 levou já um grande prego e continua a rular, quer é calor

Bom dia!
Obrigado a todos pelas respostas!
Já encontrei o motor que procurava. Comprei sem VANOS porque vou aplicar esse motor num compact que estou a preparar para rally.
Acho que foi a escolha acertada pois procuro alguma fiabilidade num motor que vai andar em altos regimes.
Obrigado a todos pelas respostas!
Já encontrei o motor que procurava. Comprei sem VANOS porque vou aplicar esse motor num compact que estou a preparar para rally.
Acho que foi a escolha acertada pois procuro alguma fiabilidade num motor que vai andar em altos regimes.
- JPimpao01
- Membro Gold
- Registado: 08 set 2006, 16:27
- O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
- Contacto:
Então compraste o certo, eu tenho o E36 325i para o autodromo e aguenta-se à "bomboca"
sem problemas....