Que susto....assisti ao vivo um motor a partir..k fazer...

Área de discussão geral

Moderador: Staff

rhv
Membro Juvenil
Registado: 03 nov 2008, 17:44
O meu Carro:: Bmw E36 325 Tds 94

Re: Que susto....assisti ao vivo um motor a partir..k fazer...

Mensagem por rhv »

HangaS Escreveu:Nem é preciso o turbo partir.. nível do oleo muito acima do máximo pode provocar a mesma situação.

O melhor é mesmo como já se disse parar o motor travando-lhe a cambota/volante, para isso engatando-o com o carro travado. Se for em caixa manual ainda mais fácil. E travar bem, pois o carro pode fazer um "arranque" ou sair mesmo disparado.

A outra alternativa é cortar uma das 2 coisas que fazem falta à combustao.. neste caso o oleo ou o ar. Mas estas alternativas são mais perigosas para quem não estiver à vontade.

Se não for um carro que se conheça bem onde esta tudo e o que cortar e como cortar, numa situação de stress como esta pode dar asneira.. imaginem se no meio da confusão cortar um tudo do radiador por engano.. vai dar queimaduras muito graves pois aquilo vai cuspir liquido a mais de 100 graus e com perto de 2 bar de pressão.

No caso do ar. a ideia é tirar o tudo e bloquear o fluxo de ar. Mas convém usar umas boas luvas ou por exemplo o tapete do carro.. pois aquilo estará a fazer uma sucção enorme para tentar tapar apenas com as mãos.

btw-tb já assisti a uma coisa destas em plena A1 e num carro (penso que era um peugeot) com menos de 2 meses de matrícula.

Exactamente, uma vez o meu golf II gtd também desalvorou e o turbo ta 5*, o oleo passou para a admissão e o carro tava sempre a acelarar a fundo... Isto aconteceu no dia em que Portugal jogou contra a Alemanha, ia na vasco da gama sempre a aviar cartucho e o charuto não aguentou lol, passou-se de vez.
***325 Tds*** Mods: Egr out

niceboy
Membro Junior
Registado: 05 out 2008, 19:02
O meu Carro:: E46 Coupe M54N

Mensagem por niceboy »

Isso ja me aconteceu, quando tive que trocar de turbo. Não limpei bem os tubos do IC e admissão e quando montei o turbo novo, liguei o carro e 5 estrelas... quando saí da garagem e o carro começou a aquecer (normal), foi quando começou a acelerar em alta rotação parado!
O que vale era o conhecimento que ja tinha destas situações de oleo na admissão... rapidamente meti uma 5 e deixei o carro ir abaixo. Limpei tudo muito bem de novo e ficou impéc! ;)

sandrorv
Membro Gold
Registado: 08 fev 2009, 23:49
O meu Carro:: 120d 3p Auto E81 2009/04

Mensagem por sandrorv »

agora que li isto tudo tou paqui a lembrar-me que existe nos motores julgo eu um botão a vermelho que ao carregar (agora ja nao me lembro que função faz se liga ou desliga) que supostamente desliga o motor em caso de emergencia.....

lembro-me que no meu renault clio antigo de 99 tinha um botão desses que aqui kdo passava num vala ou buraco maior pudia acontecer que o motor se desligase acidentalmente :lol1 (ja tava todo escafiado) e que quando voltava a carregar no botão o carro ligava normalmente....

reparei neste mesmo botao porque vi no manual do sapinho que tinha qualquer coisa deste genero,mas amanha de manha ja confirmo se no sapinho tenho isso ou nao.....

em todo caso será que esse botãozinho nao puderia ser util nesta situação???

abraços

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

Não, botão nenhum podia ser útil nesta situação. Podiam arrancar a cablagem toda ao motor e comê-la que ele continuava a trabalhar. :lol:
Imagem

rhv
Membro Juvenil
Registado: 03 nov 2008, 17:44
O meu Carro:: Bmw E36 325 Tds 94

Mensagem por rhv »

cap Escreveu:Não, botão nenhum podia ser útil nesta situação. Podiam arrancar a cablagem toda ao motor e comê-la que ele continuava a trabalhar. :lol:
E é assim que começa a batalha Homem Vs Máquina, eles ganham vida propria e daqui a uns tempos tamos todos numa fossa gigante tipo matrix lol :tellme

Agora a sério, isso é verdade, pois o carro so para quando ja não houver pinga de oleo...
***325 Tds*** Mods: Egr out

HangaS
Membro Juvenil
Registado: 01 jul 2009, 14:31
O meu Carro:: BMW 318i E46 - '02
Contacto:

Mensagem por HangaS »

sandrorv Escreveu:agora que li isto tudo tou paqui a lembrar-me que existe nos motores julgo eu um botão a vermelho que ao carregar (agora ja nao me lembro que função faz se liga ou desliga) que supostamente desliga o motor em caso de emergencia.....

lembro-me que no meu renault clio antigo de 99 tinha um botão desses que aqui kdo passava num vala ou buraco maior pudia acontecer que o motor se desligase acidentalmente :lol1 (ja tava todo escafiado) e que quando voltava a carregar no botão o carro ligava normalmente....

abraços
Deves estar-te a referir a uma coisa deste genero:
Imagem

É um corta-corrente. E corta todo o cicuito electrico de um carro em caso de emergencia. É usado em competição, e é até obrigatorio em algumas categorias para conseguir a homolgação e passaporte técnico. Na competição e com carros a gasolina (quase sempre), cortar tudo inclusive a corrente para as velas pára o motor em caso de emergencia.

No entanto numa situação destas, não adianta, enquanto houve ar e oleo para queimar.. ele roda até ao limite.
Imagem

Imagem

jmbfs
Membro Gold
Registado: 27 mar 2007, 23:21
O meu Carro:: BMW 320d E46

Mensagem por jmbfs »

Tudo explicado, apenas um erro, nao cortar nunca 1º o cabo positivo da bateria, como foi referido, o alternador esta alimentar as centrais e todos os componentes do carro, logo esta a gerar corrente, logo esse cabo positivo cortado, esta efectivamente com essa corrente gerada pelo alternador. Conclusao, a evitar partir um motor, podem causar um incendio e aí acabam os problemas todos, incluindo os do motor partido.............. :lol1 :fixe :lovebmw
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

TdiSportR
Membro Gold
Registado: 19 fev 2006, 04:44

Mensagem por TdiSportR »

Num diesel, nao creio que uma fonte de ignição como uma faísca seja o suficiente para causar um incendio. Mas tudo bem!
A ideia é apenas uma. Tentar parar o motor seja de que forma for.

jaime2009
Membro Juvenil
Registado: 08 out 2009, 14:29
O meu Carro:: BMW E87 07

Mensagem por jaime2009 »

isso de cortar um cabo da bateria nao pode provocar um choque elétrico na pessoa?
Bayerische Motoren Werke

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

Não.
Imagem

320D PB
Membro Juvenil
Registado: 28 set 2008, 23:28
O meu Carro:: 320d sedan

Mensagem por 320D PB »

sandrorv Escreveu:agora que li isto tudo tou paqui a lembrar-me que existe nos motores julgo eu um botão a vermelho que ao carregar (agora ja nao me lembro que função faz se liga ou desliga) que supostamente desliga o motor em caso de emergencia.....

reparei neste mesmo botao porque vi no manual do sapinho que tinha qualquer coisa deste genero,mas amanha de manha ja confirmo se no sapinho tenho isso ou nao.....

em todo caso será que esse botãozinho nao puderia ser util nesta situação???

abraços
os carros que têm isso são os citroen têem o sensor de embate ke corta toda a alimentação electrica.. ao motor e ele desliga não sei é bem ao que é ke akilo faz corte mas que desliga o motor desliga... mas não a carrega.. tem ke se dar uma pancada seca no botão. tipo com uma chave..

DP86
Membro Gold
Registado: 11 jul 2007, 08:17
O meu Carro:: E87 LCI - MB Power

Mensagem por DP86 »

jaime2009 Escreveu:isso de cortar um cabo da bateria nao pode provocar um choque elétrico na pessoa?

só se agarrares num polo e meteres a lingua noutro :lol1 :lol1 :lol1
Proud member of: THE SCUM
CTCC member
Imagem
BMW 120D ///M -- MB Powered

jocatdm
Membro Gold
Registado: 01 out 2008, 21:03
O meu Carro:: Ex. Bmw 320tdM auto

Mensagem por jocatdm »

É possivel deixar ir um carro automatico a baixo...
Tal como foi ja referido,é carregar no travao com toda a força e engrenar uma segunda no modo sequencial...Com as ajudas ligadas ele nao patina e acaba por ir a baixo"demora algum tempo"...Já o fiz uma vez no meu....
Rebaixar é arte, roçar faz parte...!

David
Membro Senior
Registado: 10 mar 2005, 17:52
O meu Carro:: 318is coupe

Mensagem por David »

Mas o Oleo tb está quente, cortar o fole da admissão pode tambem ser perigoso.(para alem do q iria jorrar para fora)

Muita complicado. tenho um DCI mas um 1.5 de 2006, já é uma evolução dos iniciais e não tem tanta fama de dar o berro mas mesmo assim fico sempre com receio q qq dia... :? dai ser importante as revisões dentro de prazo assim como revisões ao proprio turbo. Os novos diesel exigem muitos mais cuidados que um gasolineiro mais "basico"
Imagem
_________BMW 318is Coupe M42_________
diario de bordo viewtopic.php?f=59&t=54808

raimens
Membro Juvenil
Registado: 21 jun 2010, 00:12
O meu Carro:: e46 320d 136cv

Re: Que susto....assisti ao vivo um motor a partir..k fazer.

Mensagem por raimens »

ola a tds por acaso é uma coisa k toda a gente k tem carros turbinados deveria saber, axo k toda a gente ja reparou carros a passar a fazer grande fumassa branca atenção por norma é quando o turbo parte isto ja foi explicado anteriromete mas vou tentar explicar melhor tipo o turbo é lubrificado com oleo dop carter quando o turbo parte esse oleo vai entrar pela admissao para dentro do motor e vai alimentalo deitar mt fumo braco/azulado, e vai entrar em alta rotação sem parar n cortem cabos nem andem a inventar pork em um minoto é sufuciente para estragar o motor, pensem assim tipo normalmente isso acontece em auto estradas tipo imaginem k vao mt bem derepente o carro perde força sentem algo errado olem de imediato pelo retrovisor se virem fumo branco engrene mde imediato quinta a mudança mais alta nunca mudanças baixas e travem com força ate parar mas isto rapido n procurem uma saida um local de estacionameto mas façam isto com cuidado olhar e ver se n a carros k possam bater n vamos causar um acidente!! mas tem k ser rapido segundos num minuto é tempo suficinente para ele tirar tdo o olel do carter quimalo enxer o uintercooler de oleo, e rebentar o motor, se forem rapidos a fazer isto é so meter um turbo e novo se entrar mt oleo vai ficar td enxarcado de oleo mt mais trabalho motor td borrado vai levar um grande exquentao espero k tenha ajudado cumps
Sabem o que é melhor que um BMW!?. . . . . . . . . .. . . . . . .2 BMW

Responder

Voltar para “Discussão Geral”