Em vez de andar às voltas com tópicos separados, vou concentrar o que diga respeito ao meu carro neste tópico.
Não vai ser muito rico em fotos porque nada do que eu faço no carro tem como objectivo estética, por isso vou andar mais às voltas com texto. Tudo o que eu ligo neste carro é a coisas relacionadas com aderência e comportamento, e sou chato que se farta com essas coisas. Testes e experiências também vão ser resumidas aqui.
Tenho o carro à 8 anos, veio prás minhas mãos com cerca de 68.000km.

Faço diariamente um mínimo de 80km com ele em estradas nacionais, pelo que já conta com 220.000km. Tenho 3 objectivos principais para este carro:
1- Que me dure muito tempo.
2- Elevar ao máximo o que ele tem de melhor: comportamento dinâmico.
3- Passar o máximo de despercebido possível. Especialmente útil em relação a BTs, ladrões, vândalos e car-jackers.
Já passei por uma fase horrível à uns anos com ele, na época do fast and furious, com aplicações em carbono, tapetes a imitar metal, manete xunga, etc

Jantes
Já tive as seguintes:
- "Caricas" de origem 15'': das minhas jantes preferidas. Leves, competentes, resistentes.

- Réplicas M6 italianas 17'': não muito pesadas, bonitas, mas ficavam um bocado mal sem rebaixamento e estava sempre com medo dos passeios. Troquei-as pelas seguintes quando as comecei a ver muito.

- BMW Style 45 do E46 em 16'': horríveis, pesadas que nem âncoras (mais de 10kg cada uma). Voltei para as caricas de 15'' e fiquei muito mais contente.

- BMW Style 154 em 16'': São as que tenho agora, vindas de um E90. São fixes por serem leves e terem menos offset, o que empurra as rodas 13mm para fora.
viewtopic.php?f=4&t=40219
Não descarto de todo a hipótese de voltar para as 15''.
Pneus
Já usei os seguintes tamanhos e modelos:
- Yokohama A539 em 205/60R15: O melhor pneu, ponto final. Muito previsível, muito aderente, e os da frente chegaram a fazer 70.000km. Já não se fabrica.
- Pirelli P6000 Powergy em 205/60R15 e 205/55R16: Lixo. Sempre que comprei jantes com pneus tive o azar de vir com este modelo.
- Goodyear Eagle F1 em 225/45R17: muito bons, mas não duram muito tempo.
- Dunlop SP9000 em 225/45R17: tão bons quanto os F1, mas duram mais.
- Yokohama C.Drive em 205/60R15: sucessor do A539, não lhe fica muito atrás. O meu pneu actual preferido em tamanhos de 15''.
- Bridgestone Potenza RE050A: só os tenho à 1.000km, pelo que digo que agarram bem mas não me posso pronunciar mais sem experiência.
Usei vários outros modelos noutros carros que serviu para formar melhor a minha opinião sobre estes, mas não os vou mencionar aqui porque não tem nada a ver com este carro.
Tamanho preferido deste carro: 205/60R15. Gasta menos combustível, a suspensão trabalha melhor, consequentemente o comportamento é melhor, os pneus são mais baratos, etc etc etc. É muito importante optar-se por pneus com índice de carga 95, já que o pneu reforçado tem melhor comportamento. Este factor, junto com as pressões que uso (ver mais abaixo) fazer o pneu dobrar muito pouco em curva, eliminando a vantagem dos pneus em jantes maiores.
Pressões de pneus
A pressão recomendada de origem é muito confortável. E ridícula. durante uns anos fui experimentando pressões diferentes. 1,8f-2,0t (origem), 2,0f-2,2t, 2,1f-2,3t, 2,2f-2,4t, 2,4f-2,4t, e acabei por definir como ideal (para mim) 2,5bar nas 4 rodas. A pressão de origem só aconselha menos à frente para induzir a subviragem. Em pneus de estrada, quando maior a pressão (até certo ponto), melhor o pneu agarra porque não deforma tanto em curva, e portanto o rasto mantém-se encostado à estrada. Simples e grátis

Uso esta pressão com qualquer medida de pneu, porque o ar dentro do pneu é o que suporta o peso do carro, e o peso do carro não muda.
Chassis
Suficientemente rígido de origem. Melhora com a x-brace do z3/e36 cabrio, mas tirando isso só uma rollcage completa é que vai fazer alguma diferença. Barras anti-aproximação... são bonitas.
Suspensão
Casquilhos powerflex nos braços de suspensão é do melhor. Não custam muito mais que os de origem, duram uma eternidade e melhoram o feeling do carro em geral, e da direcção em particular. Há um group buy na secção de classificados. Vale a pena, foi um upgrade porreiro.
Devido à geometria de suspensão da frente, o E36 não gosta de ser muito rebaixado. Eu diria 3cm como ideal, 4cm como máximo. A frente não ganha muito camber quando comprime, a traseira sim. Por isso há duas coisas que estes carros gostam: camber negativo na frente (não ajustável de origem) e uma barra estabilizadora (não confundir com barra anti-aproximação) muito rígida na frente. Atrás nem tanto, porque com uma barra muito rígida começa a levantar a roda interior em curva, e sem autoblocante ela começa logo a patinar.
Neste momento tenho molas de origem com amortecedores a gás, casquilhos powerflex e barra estabilizadora de 25,5mm. Estou a ponderar um dos seguintes caminhos:
- Bilstein B6 nas molas de origem + barra estabilizadora 28mm ajustável (H&R ou Eibach);
- Ou Bilstein B8 + eibach pro kit (ou um cup kit tipo da H&R) + barra estabilizadora 28mm ajustável (H&R ou Eibach);
- Ou coilovers KW + barra estabilizadora 28mm ajustável (H&R ou Eibach);
A primeira opção é a que tem melhor relação preço/efeito, mas como o E36 gosta de mais mola à frente, a ver vamos. Se houvessem molas muito mais duras sem rebaixar muito, nem pensava duas vezes.
Tinha pensado em dar mais camber com topos de amortecedores do M3 +'96 trocados esquerda-direita, mas já vi entretanto que só com 2,5mm de anilhas já tenho mais que suficientes, como podem ver pelos meus pneus nas jantes de 15'':

Está pouco acima de 1º de camber negativo.
A nossa vantagem é que já há muita gente que compete com estes carros em pista à muitos anos, e que fizeram a maior parte da pesquisa por nós, o que se tem revelado muito útil.
Fica por aqui o testamento por enquanto...