Xenon ilegal... nao passa na inspecção
Moderador: Staff
- numero7
- Membro Iniciado
- Registado: 07 abr 2008, 23:22
- O meu Carro:: BMW 530D -E39 1998/12
Re: problemas com instalação de xenon
boas,sim aqui na zona não há hipotese,chumbam todos.tive que por as lampadas de halogenio.mas ao colocar novamente o xenon nunca mais deu certo.já é o 3 balastro novo que coloco mas umas vezes acende outras nao.com o halogenio está tudo normal.tenho que ir a uma casa que instale isso para ver o que será.não acredito que tenha o material todo estragado.já mandei vir e devolvi 2 balastros e já comprei 1 lampada nova.por isso não consigo resolver.as ligações nao tem nada que enganar,por isso vou desistir e quando tiver dinheiro vou a uma casa especifica.abraço.
- Marl76lopes
- Membro Juvenil
- Registado: 21 jun 2007, 12:31
- O meu Carro:: BMW E39 528i & Smart Fortwo
Chumbam todos os xenon, isso é que era bom, pergunta-lhe aos artistas que fazem a inspecção, como é que eles sabes que são lampadas xenon, é pelo cheiro? Onde está a maquina que lhes detecta isso, reprova em que? O carro não dá luz igual...
Isto so há artistas...
Cumps.
Isto so há artistas...
Cumps.
numero7 Escreveu:boas,sim aqui na zona não há hipotese,chumbam todos.tive que por as lampadas de halogenio.mas ao colocar novamente o xenon nunca mais deu certo.já é o 3 balastro novo que coloco mas umas vezes acende outras nao.com o halogenio está tudo normal.tenho que ir a uma casa que instale isso para ver o que será.não acredito que tenha o material todo estragado.já mandei vir e devolvi 2 balastros e já comprei 1 lampada nova.por isso não consigo resolver.as ligações nao tem nada que enganar,por isso vou desistir e quando tiver dinheiro vou a uma casa especifica.abraço.
BMW e39 528i & Smart Fortwo
- stoca3
- Membro Gold
- Registado: 02 dez 2007, 12:21
- O meu Carro:: BMW 730d F01/530d E39/ E30 325i
[quote="Marl76lopes"]Chumbam todos os xenon, isso é que era bom, pergunta-lhe aos artistas que fazem a inspecção, como é que eles sabes que são lampadas xenon, é pelo cheiro? Onde está a maquina que lhes detecta isso, reprova em que? O carro não dá luz igual...
Isto so há artistas...
Cumps.
Boas, não é por ter lampadas de xenon que vai chumbar, obviamente, chumba é por não ter os mijas de lava-farois a funcionar.
Directica Europeia que entrou em vigor em 2007, e obriga a todos os automoveis que tenham xenon a ter tambem sensores de nivelamento automático, e lava-faróis.
A explicação tem a sua lógica, no caso dos sensores, como a luz é bastante mais forte é necessário ter sempre um nivelamento correcto, para não provocar o encadeamento, e no caso dos " mijas " como a luz xenon não aqueçe os faróis será necessário ter um sistema para molhar/ descongelar a neve e o gelo que se poderá acomular nos paises mais frios.
Vais-me dizer que aqui não temos gelo, ok foi o que eu disse ao inspector, e ele lixou-me, pois e se fores de férias para um pais com gelo? como é? tem razão :wink1 :sly :sly
Isto so há artistas...
Cumps.
Boas, não é por ter lampadas de xenon que vai chumbar, obviamente, chumba é por não ter os mijas de lava-farois a funcionar.
Directica Europeia que entrou em vigor em 2007, e obriga a todos os automoveis que tenham xenon a ter tambem sensores de nivelamento automático, e lava-faróis.
A explicação tem a sua lógica, no caso dos sensores, como a luz é bastante mais forte é necessário ter sempre um nivelamento correcto, para não provocar o encadeamento, e no caso dos " mijas " como a luz xenon não aqueçe os faróis será necessário ter um sistema para molhar/ descongelar a neve e o gelo que se poderá acomular nos paises mais frios.
Vais-me dizer que aqui não temos gelo, ok foi o que eu disse ao inspector, e ele lixou-me, pois e se fores de férias para um pais com gelo? como é? tem razão :wink1 :sly :sly
- Marl76lopes
- Membro Juvenil
stoca3 Escreveu:Marl76lopes Escreveu:Chumbam todos os xenon, isso é que era bom, pergunta-lhe aos artistas que fazem a inspecção, como é que eles sabes que são lampadas xenon, é pelo cheiro? Onde está a maquina que lhes detecta isso, reprova em que? O carro não dá luz igual...
Isto so há artistas...
Cumps.
Pois eu sei que é nessesário ter o lava farois, mas eu tenho um amigo que trabalha num centro de inspecções, eu já falei com ele sobre isso, sabes qual foi a resposta dele..."eu não estou dento da lampada, sei lá se tem xenon ou outro gas qualquer" ele não chumba os carros com xenon posto posteriormente, pois não tem maneira de saber se são xenon ou não.
O problema é que fazem as normas, mas depois não há condições para as por em pratica.
Mas aqui em Portugal á sempre espertinhos que pensam que sabem mais que os outros, o que esse centro de inspeçoes anda a precisar é de um pequeno aperto, que é para se porem finos.
Cumps.
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
calma lá que não é bem assim,e existem parametros que passo a explicar o porquê de todos os farois de xenon que não sejam de origem possam ser chumbados.
isso de levarem um aperto,ficavas mal e sem argumentos,alem disso se tens um amigo que trabalha num centro IPO,então,e peço desculpa,mas trata-de de alguem manifestamente incompetente na função que desempenha,essa de não ter forma de saber se é xenon ou não é para rir,e passo a explicar:
quando se vai a uma inspecção,não é apenas medido se os farois estão calibrados ou não,é tambem medido a intensidade de luz projectada,essa não pode ultrapassar os 2000 lúmen,os farois que equipam xenon de origem,possuem uma construção que lhe permite manter a projecção dentro desse valor,um farol que equipe halogenio e que depois leve com uma lampada de xenon,ultrapassa sempre,o maximo de 2000 lúmen que a lei permite,assim fica respondida a questão de como é que o inspector pode afirmar que alguem tem xenon sem ir estar dentro da lampada,é que nenhuma lampada de halogenio consegue ultrapassar os 2000 lúmen,logo não é possivel estar a utilizar halogenio,tem que estar obrigatóriamente a usar xenon,logo aqui o carro chumba.
a partir deste momento já sabem que tens xenon não original,sem estarem dentro da lampada como dizes,e depois vão procurar uma coisa que todas as opticas que trazem xenon,tem que ter gravado obrigatóriamente: o simbolo "D" que significa discharge,só assim essa optica está preparada para receber devidamente o xenon,e só assim cumpre a lei = 2ª razão para o chumbo.
para alem de já saberem que tens xenon não de origem,tambem já sabem que este está instalado numa optica que não está preparada para o receber,depois disto é só olhar para a frente,e ver que não tens os respectivos e obrigatórios lava-farois = 3ª razão para o chumbo.
agora já sabem que tens xenon que não é de origem,que não tens a optica homologada para o receber,e que não tens os lava-farois,e por esta altura eles perguntam: e então os niveladores automaticos? bem,neste caso é só dar uma vista de olhos ao interior do carro,e ver o botãozinho/rodinha para regular os faróis manualmente,logo aqui ficam a saber que de niveladores automaticos não há nada,é que quando estes estão presentes,o comando manual no interior do carro,simplesmente não existe,e isto independentemente da marca ou modelo do carro,conclusão = 4ª razão para o chumbo.
para alem disso,as lampadas de xenon usam balastros,e as de halogenio não,a não ser que os escondas muito bem,basta uma observação mais atenta ao compartimento do motor,para eles verem os ditos balastros e ficarem a saber que tens xenon sem estarem dentro da lampada,e pode não servir como argumento para um chumbo,mas complementa todos os itens que referi mais acima,e que de facto confirmam que só passa numa inspecção um carro com farois xenon aftermarket,se o inspector quiser,se não quiser,chumba e ponto final,porque pode argumentar e provar com as verificações que referi,as razões do chumbo.
isso de levarem um aperto,ficavas mal e sem argumentos,alem disso se tens um amigo que trabalha num centro IPO,então,e peço desculpa,mas trata-de de alguem manifestamente incompetente na função que desempenha,essa de não ter forma de saber se é xenon ou não é para rir,e passo a explicar:
quando se vai a uma inspecção,não é apenas medido se os farois estão calibrados ou não,é tambem medido a intensidade de luz projectada,essa não pode ultrapassar os 2000 lúmen,os farois que equipam xenon de origem,possuem uma construção que lhe permite manter a projecção dentro desse valor,um farol que equipe halogenio e que depois leve com uma lampada de xenon,ultrapassa sempre,o maximo de 2000 lúmen que a lei permite,assim fica respondida a questão de como é que o inspector pode afirmar que alguem tem xenon sem ir estar dentro da lampada,é que nenhuma lampada de halogenio consegue ultrapassar os 2000 lúmen,logo não é possivel estar a utilizar halogenio,tem que estar obrigatóriamente a usar xenon,logo aqui o carro chumba.
a partir deste momento já sabem que tens xenon não original,sem estarem dentro da lampada como dizes,e depois vão procurar uma coisa que todas as opticas que trazem xenon,tem que ter gravado obrigatóriamente: o simbolo "D" que significa discharge,só assim essa optica está preparada para receber devidamente o xenon,e só assim cumpre a lei = 2ª razão para o chumbo.
para alem de já saberem que tens xenon não de origem,tambem já sabem que este está instalado numa optica que não está preparada para o receber,depois disto é só olhar para a frente,e ver que não tens os respectivos e obrigatórios lava-farois = 3ª razão para o chumbo.
agora já sabem que tens xenon que não é de origem,que não tens a optica homologada para o receber,e que não tens os lava-farois,e por esta altura eles perguntam: e então os niveladores automaticos? bem,neste caso é só dar uma vista de olhos ao interior do carro,e ver o botãozinho/rodinha para regular os faróis manualmente,logo aqui ficam a saber que de niveladores automaticos não há nada,é que quando estes estão presentes,o comando manual no interior do carro,simplesmente não existe,e isto independentemente da marca ou modelo do carro,conclusão = 4ª razão para o chumbo.
para alem disso,as lampadas de xenon usam balastros,e as de halogenio não,a não ser que os escondas muito bem,basta uma observação mais atenta ao compartimento do motor,para eles verem os ditos balastros e ficarem a saber que tens xenon sem estarem dentro da lampada,e pode não servir como argumento para um chumbo,mas complementa todos os itens que referi mais acima,e que de facto confirmam que só passa numa inspecção um carro com farois xenon aftermarket,se o inspector quiser,se não quiser,chumba e ponto final,porque pode argumentar e provar com as verificações que referi,as razões do chumbo.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
- Marl76lopes
- Membro Juvenil
marco pires Escreveu:calma lá que não é bem assim,e existem parametros que passo a explicar o porquê de todos os farois de xenon que não sejam de origem possam ser chumbados.
Nessa de reprovar o pessoal meter xenon em carros antigos, com ópticas sem o mínimo de condições para receber xenon, até concordo, pois vê-se ai cada aberração, se passam dos 2000 lúmen melhor.
Agora essas razões de chumbo que mencionas-te têm muito que se lhe diga, pois eu até estou a pensar meter ópticas com xenon, homologadas, e só não vou ter os lava farois, e ai quero ver quem vai ser o inspector que me vai chumbar o carro por isso, e se algum inspector que queira dar mais um lucrito a casa me tente chumbar, uma coisa garanto, ele de uma exposição ao IMTT não se vai livrar, e depois vai ter que justificar como sabe que as lâmpadas têm gás xenon no interior. Com que aparelho viu isso, pois balastros posso ter 20 ou 30 pelo motor fora a enfeitar.
Cumps.
- marco pires
- Moderador do Fórum
se o halogenio não passa dos 2000 lumen,e o aparelho detecta que está a projectar mais de 2000 lumen,então o que é que tem dentro?
[email protected]
- Marl76lopes
- Membro Juvenil
Nas opticas não preparadas...nas opticas preparadas isso já não aconteçe pois não.marco pires Escreveu:se o halogenio não passa dos 2000 lumen,e o aparelho detecta que está a projectar mais de 2000 lumen,então o que é que tem dentro?
E depois existe varios tipos de xenon e potencias em watts.
Senão por essa logica não passava nenhum carro que tivesse xenon.
- marco pires
- Moderador do Fórum
potencia tens 35w e 50w.
legal é só os de 35w,50w é ilegal.
vários tipo de xenon tens em termos de graus Kelvin,mas Kelvin é a cor da luz,não a intensidade projectada,quanto mais Kelvin,menor Lúmen.
uma lampada de 8000K tem uma luz mais azulada,mas projecta menos luz que uma 6000K que é mais branca.na medida em que vais aumentando o grau Kelvin,vais baixando na luz projectada pela lampada.
vários tipo de xenon tens em termos de graus Kelvin,mas Kelvin é a cor da luz,não a intensidade projectada,quanto mais Kelvin,menor Lúmen.
uma lampada de 8000K tem uma luz mais azulada,mas projecta menos luz que uma 6000K que é mais branca.na medida em que vais aumentando o grau Kelvin,vais baixando na luz projectada pela lampada.
[email protected]
- Marl76lopes
- Membro Juvenil
marco pires Escreveu:potencia tens 35w e 50w.
É 35 e 55w e não 50w, mas eu amanhã vou ligar ao meu amigo, pois eu sei que quando metem os carros naquele maquina, penso que so vê se as lampadas estão calibradas em angulo (altura), penso que não mede a potência, mas eu amanhã já confirmo isso.
- L.Sousa
- Membro Gold
- Registado: 26 jan 2010, 17:53
- O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Correcção 35 e 50W e quanto à questão da intensidade, sim aquilo tb tem um sensor que avalia a intensidade da luz emanada pelo farol.
Marl76lopes Escreveu:marco pires Escreveu:potencia tens 35w e 50w.
É 35 e 55w e não 50w, mas eu amanhã vou ligar ao meu amigo, pois eu sei que quando metem os carros naquele maquina, penso que so vê se as lampadas estão calibradas em angulo (altura), penso que não mede a potência, mas eu amanhã já confirmo isso.
- marco pires
- Moderador do Fórum
sim,50w ou 55w,é um detalhe.
quanto á projecção de luz,é claro que é medido,caso contrário até podiamos meter um projector no carro que eles não podiam dizer nada,mas pronto,se achas que é como dizes,na boa,cada um sabe de si,e deus sabe de todos :wink1
quanto á projecção de luz,é claro que é medido,caso contrário até podiamos meter um projector no carro que eles não podiam dizer nada,mas pronto,se achas que é como dizes,na boa,cada um sabe de si,e deus sabe de todos :wink1
[email protected]
- Marl76lopes
- Membro Juvenil
Penso que mede se a luz é dirigida correctamente, nas opticas não preparadas isso não deve acontecer, por isso reprovam, mas mas não tenho a certeza, mas amanhã já tiro a duvida.marco pires Escreveu:sim,50w ou 55w,é um detalhe.
Cumps.
- L.Sousa
- Membro Gold
- Registado: 26 jan 2010, 17:53
- O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Volto a repetir que é avaliada a intensidade da luz emanada....
- Marl76lopes
- Membro Juvenil
Já tenho novidades, pois tive uma conversa com o meu amigo do IPO e o que ele me disse foi o seguinte, em relação á maquina que têm no centro de inspecção que faz as medições, aquilo mede a altura que a luz é emitida e a potência das lâmpadas, mas podemos ter 100w nos médios que eles não reprovam, so reprovam se houver diferença entre as duas lâmpadas, isto é, se as duas lâmpadas dos médios tiverem 100w o carro passa, agora se uma das lampadas tiver 50w, não passa.
Em relação ao xenon, o que ele diz é que não têm reprovado carros pelo xenon porque não têm meios de ver se as lâmpadas são xenon, so mesmo a olho, ele diz que de acordo com a norma, o carro deve ter auto regulação e lava faróis, o problema e provar em termos técnicos que o carro tem xenon.
Como eu disse anteriormente e bem, o problema é que criam leis e depois não arranjam meios para as por em execução, mas futuramente penso que vai haver alguma maquina para isso, mas para já não há.
Portanto uma exposição muito bem feita á entidade competente, no caso de reprovação, vai por alguém a ter que descalçar a bota.
Cumps.
Em relação ao xenon, o que ele diz é que não têm reprovado carros pelo xenon porque não têm meios de ver se as lâmpadas são xenon, so mesmo a olho, ele diz que de acordo com a norma, o carro deve ter auto regulação e lava faróis, o problema e provar em termos técnicos que o carro tem xenon.
Como eu disse anteriormente e bem, o problema é que criam leis e depois não arranjam meios para as por em execução, mas futuramente penso que vai haver alguma maquina para isso, mas para já não há.
Portanto uma exposição muito bem feita á entidade competente, no caso de reprovação, vai por alguém a ter que descalçar a bota.
Cumps.