Ajuda com o DIS....

Secção dos Sistemas de Navegação BMW (NAV BMW) e outros softwares BMW

Moderador: Staff

Martinez
Membro Iniciado
Registado: 27 ago 2007, 23:43
O meu Carro:: BMW 520i E39 - 1998/02

Ajuda com o DIS....

Mensagem por Martinez »

Boas
Bem hoje e como estava com algum tempo livre fui fazer uns diagnósticos ao meu BM, já à uns tempos que comprei um cabo para o DIS a um colega nosso mas da primeira vez que o testei só me dava erros e não comunicava em condições com o carro.... como o tempo era pouco não insisti mas hoje isto tinha que funcionar pois a inspecção está à porta e tinha a luz do airbag acesa.
Então antes de ligar o cabo do interface ao carro destapei a ficha de ligação redonda que fica junto do motor, e dei umas jactos de spray "penetrating" e liguei o interface, assim que liguei o DIS detectou o carro à primeira.
Tinha erros no airbag .... fichas debaixo dos bancos lá vai mais um pouco de "penetrating"e assunto resolvido.... nos testes tudo ok... tudo correu ás mil maravilhas e rápido.
Como o mais importante estava feito e sobrava tempo fui até codificação/programação e aí é que não consegui fazer nada.... quando tentei ler o "car memory" ou o "key memory" só obtive a seguinte resposta... pergunta..

UNIDADE DE COMANDO COM IND. DE CODIFICAÇÃO: LCM 15 BLOQUEADA.
MONTADA A VERSÃO DA UNIDADE DE COMANDO CORRECTA?

E com esta mensagem não dava para eu fazer mais nada....... :ajuda

Isto já aconteceu com alguém??? alguém sabe o que é isto?? :ajuda :ajuda

desde já o meu obrigado a todos.....
Quase nada me dá mais prazer do que conduzir o meu BMW
.
Imagem

gt1progman
Membro Senior
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Re: Ajuda com o DIS....

Mensagem por gt1progman »

Viva Martinez...
É a primeira vez que "vejo" tal erro !! nunca vi sequer uma ecu bloqueada.
No diagnostico consegues aceder ao LCM/LSZ (modulo de luzes) ? ele faz o diagnostico e dá erros nesta ecu ?

Martinez
Membro Iniciado

Mensagem por Martinez »

gt1progman Escreveu:Viva Martinez...
No diagnostico consegues aceder ao LCM/LSZ (modulo de luzes) ? ele faz o diagnostico e dá erros nesta ecu ?
\
:humm :humm no "teste breve" não deu qualquer erro.... mas amanhã volto a ligar e fazer esses diagnósticos para ver melhor......

se o gt1progman nunca viu tal erro... já estou a ver que tenho por aqui uma dor de cabeça.... :susto

um abraco gt1 e mais um obrigado pela tua disponibilidade permanente.... :palmas
.
Imagem

brasa
Membro Iniciado
Registado: 21 out 2006, 12:49
O meu Carro:: BMW 520i E39 97

Mensagem por brasa »

Boas amigos,por acaso tenho andado as voltas com um problema do genero,tento fazer seja o que for e a resposta e sempre a mesma(unidade de comando com - indice de codificacao:ihka 02 bloqueada - montada a versao da unidade de comando correcta?((gt1 o equipamento trabalha impecavelmente +1 vez obrigado pela atencao))ja nao sei o que fazer,ainda por cima tenho material para montar no carro e apagar o erro de airbag,se alguem souber como fazer para desbloqear isto que diga algo,obrigado,abraco --- Luis Viola
E39 520I

gt1progman
Membro Senior

Espero que isto que vou dizer não traga qualquer mal ao funcionamento das ecus, mas se têm algo a fazer no carro e não conseguem porque uma ecu não deixa, então tenta desligar essa ecu (IHKA) e vê se o DIS consegue fazer todas as operações sem ser necessario a presença do IHKA.
Se houver algum fusivel apenas para o IHKA tenta retirar o fusivel que sempre é mais fácil que desmontar a consola para chegar as fichas da ecu.

nissan200sx
Membro Juvenil
Registado: 27 mai 2009, 20:00
O meu Carro:: Bmw 520I E39 1998/01 Nissan 200sx

Mensagem por nissan200sx »

estranho no meu e39 520i de 1998 da tudo 100%

Martinez
Membro Iniciado

Mensagem por Martinez »

gt1progman Escreveu:Viva Martinez...
Já efectuei o diagnóstico ao LCM/LSZ e não dá nenhum erro..... :tellme

como activei o alarme do carro com o DIS para acender os piscas quando fecho as portas, ao activar perdi as outras configurações que tinha como por exemplo fechar as portas quando arranco.... :duh

Já agora será que este cabo do DIS dá para trabalhar com outro software sem ser o DIS?

Eu pergunto isto por que antes de ter o DIS tinha o CarSoft 6,5 com cabos ( eu sei que este cabo não dá para o CarSoft ) e conseguia codificar o fecho de portas e afins.....
.
Imagem

gt1progman
Membro Senior

ok... entao vai as codificações (nova codificação) e tenta codificar o LSZ para ver o que ele diz. Se ele disser que não tem ficheiros/dados para a tua unidade de comando, ou que a unidade de comando não é correcta (index de codificação) isso pode querer dizer que ela foi trocada por uma que não é a indicada para o teu carro.

Martinez
Membro Iniciado

Mensagem por Martinez »

gt1progman Escreveu:ok... entao vai as codificações (nova codificação) e tenta codificar o LSZ para ver o que ele diz. Se ele disser que não tem ficheiros/dados para a tua unidade de comando, ou que a unidade de comando não é correcta (index de codificação) isso pode querer dizer que ela foi trocada por uma que não é a indicada para o teu carro.
Boas... o tempo é pouco e a prática tb..... fui tentar fazer uma nova codificação e seguem os passos nas fotos seguintes.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

não consegui fazer mais fotos pois nesta altura já tinha desligado o pc do carro.
Mas ao seleccionar "codificação nova" aparece um menu com uma série de coisas desde "airbag" a "dme" mas "LSZ" na têm .... :humm :wall já sei burrice minha mas chegando a esse menu fiquei com receio de alterar alguma coisa e depois nada trabalhar....
queria saber se fiz os passos correctos ou nem por isso?
danifica alguma coisa se mexer nesse sub menu???
:ajuda
a falta de tempo é tramada.....
já agora trocar a Somda Lambda 2 é algo complicado ou nem por isso??
é que a minha está nas "couves" e com isso tenho o co altíssimo ..
.
Imagem

gt1progman
Membro Senior

Faz novamente um diagnostico ao modulo de luzes. Nas Funções da unidades de comando tens uma opção que se não me engano se chama indentificação ou parecido. É uma função para lê os dados que identificam a unidade de comando (referencia da peça, marca [em principio Lear], indice de codificação, etc...) manda-me esses dados para eu ver se esse modulo de luzes é feito para o teu carro.
Quem tiver o mesmo problema com outras ecus que faça o mesmo teste para a respectiva ecu que esta com falhas.
Abraços.

Martinez
Membro Iniciado

Mensagem por Martinez »

gt1progman Escreveu:Faz novamente um diagnostico ao modulo de luzes. Nas Funções da unidades de comando tens uma opção que se não me engano se chama indentificação ou parecido. É uma função para lê os dados que identificam a unidade de comando (referencia da peça, marca [em principio Lear], indice de codificação, etc...) manda-me esses dados para eu ver se esse modulo de luzes é feito para o teu carro.
Quem tiver o mesmo problema com outras ecus que faça o mesmo teste para a respectiva ecu que esta com falhas.
Abraços.
Boas, tentei por tudo fazer o teste mas não encontrei forma de o fazer, a ultima vez que o fiz foi com o Carsoft e agora já não tenho os cabos para tal, no DIS não encontro :wall
Penso eu que devia estar nesse menu que se vê na foto abaixo.... mas não está lá nada.... :wall :ajuda
Desde já o meu obrigado por toda a ajuda. :fixe

Imagem
.
Imagem

gt1progman
Membro Senior

Boas Martinez,
Nesse menu das funções das unidades de comando so aparecem duas ecus (EWS e ZKE) !! preciso saber se apenas fizeste diagnostico a essas duas ecus ou se fizeste um teste breve e ele so detectou essas duas ecus ?
Uma que deveria aparecer é o painel de instrumentos (KOMBI/IKE) porque é a gateway de um dos circuitos mais importantes do carro.
Caso não tenhas feito o teste a cada ecu tenta fazer do seguinte modo, com o botão do rato clica uma vez em KOMBI ou IKE e de seguida aparece uma mensage a perguntar se queres fazer um teste a essa ecu, responde que sim e dps tenta no modulo de luzes.

Martinez
Membro Iniciado

Mensagem por Martinez »

gt1progman Escreveu:Boas Martinez,
Nesse menu das funções das unidades de comando so aparecem duas ecus (EWS e ZKE) !! preciso saber se apenas fizeste diagnostico a essas duas ecus ou se fizeste um teste breve e ele so detectou essas duas ecus ?
Uma que deveria aparecer é o painel de instrumentos (KOMBI/IKE) porque é a gateway de um dos circuitos mais importantes do carro.
Caso não tenhas feito o teste a cada ecu tenta fazer do seguinte modo, com o botão do rato clica uma vez em KOMBI ou IKE e de seguida aparece uma mensage a perguntar se queres fazer um teste a essa ecu, responde que sim e dps tenta no modulo de luzes.
Boas
fiz o teste breve e ele detecta todas as ecus e não me dá erro nenhum faço isoladamente a cada uma e o resultado é o mesmo, mas aí não consigo ter informações da respectiva ecu quando mudo para as funções das unidades só me aparecem essas.... :shaking
.
Imagem

gt1progman
Membro Senior

Então envia-me um printscreen do teste breve sff...

rodrigues81
Membro Gold
Registado: 16 fev 2010, 18:05
O meu Carro:: bmw 320d e46

Mensagem por rodrigues81 »

gt1progman

Consegues me arranjar o programa dis e o respetivo interface?
Se sim por quanto?

:fixe :fixe :fixe
O melhor site de pneus!
Experimentem!

http://www.toopneus.com/?parrain=RR180244H

Responder

Voltar para “Sistemas de Navegação BMW / SSS + GT1”