sistema Vanos
Moderador: Staff
- crispt12
- Membro Juvenil
- Registado: 13 fev 2010, 03:03
- O meu Carro:: BMW e36 320i de 91
sistema Vanos
Boas pessoal, gostava de fazer uma pergunta é um bocado parva mas enfim.
Qual a diferença dum motor a VANOS e dum motor NON VANOS?
E como sei se o motor é a vanos ou não é uma coisa que nunca percebi mesmo sobre esse sistema de VANOS e NON VANOS.
Cumps e desculpem a pergunta parva :lol1
Qual a diferença dum motor a VANOS e dum motor NON VANOS?
E como sei se o motor é a vanos ou não é uma coisa que nunca percebi mesmo sobre esse sistema de VANOS e NON VANOS.
Cumps e desculpem a pergunta parva :lol1
- bruno_mpwr
- Membro Senior
- Registado: 08 dez 2006, 20:14
- O meu Carro:: ///M3 E36
Re: sistema Vanos
vanos é tipo v-tec...
menos poderoso claro... e nao s nota tamto como num honda..
varia a posiçao das cames a uma determinada rotaçao para aliar performances e consumos...
menos poderoso claro... e nao s nota tamto como num honda..
varia a posiçao das cames a uma determinada rotaçao para aliar performances e consumos...
- rodrigues81
- Membro Gold
- Registado: 16 fev 2010, 18:05
- O meu Carro:: bmw 320d e46
O sistema Vanos, e um sistema de avanço e atraso da arvore de cames da adimssão, para optimizar a combustão.
E completamente diferente do sistema v-tec, que altera a abertura das valvulas de escape e de admissão.
:fixe :fixe
:lovebmw
nfire
E completamente diferente do sistema v-tec, que altera a abertura das valvulas de escape e de admissão.
:fixe :fixe

- bruno_mpwr
- Membro Senior
entao e como é q altera a abertura das valvulas???
nao é variando a posiçao das cames tb??? :wall
nao é variando a posiçao das cames tb??? :wall
-
- Membro Gold
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
Não. É tendo um lóbulo extra com maior lift e duração. O i-VTEC é que também altera fase.
- crispt12
- Membro Juvenil
Já estou a perceber, sim eu sei como funciona o sistema dos Vtec's Acho eu claro.
O Vtec quando se liga, fica 2 cilindros do meio a trabalhar ao mesmo movimento para cima e para baixo os dois na mesma posição e os da ponta também trabalham ao mesmo tempo mas quando os dois do meio vão para cima os da ponta estão em baixo.
Penso eu pelo menos é o que o meu irmão me disse porque ele já teve um vtec.
mas qual é a diferença do motor a vanos e dum não vanos? sei que os dois tem a mesma cavalagem... só por dizer que altera o funcionamento do motor e que dá mais explosão andar ou estou errado?
Sei que o meu motor não tem esse sistema vanos porque já sei quais são os motores a vanos e não vanos.
O Vtec quando se liga, fica 2 cilindros do meio a trabalhar ao mesmo movimento para cima e para baixo os dois na mesma posição e os da ponta também trabalham ao mesmo tempo mas quando os dois do meio vão para cima os da ponta estão em baixo.
mas qual é a diferença do motor a vanos e dum não vanos? sei que os dois tem a mesma cavalagem... só por dizer que altera o funcionamento do motor e que dá mais explosão andar ou estou errado?
Sei que o meu motor não tem esse sistema vanos porque já sei quais são os motores a vanos e não vanos.
- bruno_mpwr
- Membro Senior
resumo-me á minha ignorancia...
over and out.
over and out.
-
- Membro Gold
O teu irmão pode ter tido um vtec mas não faz puto de ideia de como funciona um motor de ciclo otto e muito menos um vtec. Desculpa a honestidade.crispt12 Escreveu:Já estou a perceber, sim eu sei como funciona o sistema dos Vtec's Acho eu claro.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=AcT_ZyY3F0k[/youtube]
Em 2 motores com a mesma cilindrada e potência, o motor com VANOS terá melhor disponibilidade - ou seja - binário desde rpms mais baixas. O sem VANOS será mais pontudo.mas qual é a diferença do motor a vanos e dum não vanos? sei que os dois tem a mesma cavalagem... só por dizer que altera o funcionamento do motor e que dá mais explosão andar ou estou errado?
- crispt12
- Membro Juvenil
Tens razãocap Escreveu:O teu irmão pode ter tido um vtec mas não faz puto de ideia de como funciona um motor de ciclo otto e muito menos um vtec. Desculpa a honestidade.

Então quer dizer que o sem vanos é melhor certo?cap Escreveu:Em 2 motores com a mesma cilindrada e potência, o motor com VANOS terá melhor disponibilidade - ou seja - binário desde rpms mais baixas. O sem VANOS será mais pontudo.

-
- Membro Gold
Não, ter um motor com mais disponibilidade = ter força ao longo da faixa de rpm, em vez de ter só em altas.
- rodrigues81
- Membro Gold
- Registado: 16 fev 2010, 18:05
- O meu Carro:: bmw 320d e46
crispt12
Ja percebeste? :fixe
Ja percebeste? :fixe
-
- Membro Gold
- Registado: 15 jun 2007, 23:56
- O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
porra num topico de motas falar de vanos :wall ,mas bom jà que assim està o vanos è como um turbo sao valvulas que se abrem a partir de uma certa rotaçao
nfire

Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
-
- Membro Gold
Não tem nada a ver com um turbo, não vamos inventar conceitos errados sff. Os turbos não "abrem" nem "fecham". E as válvulas estão sempre a abrir e a fechar, se não o motor não rodava.
- crispt12
- Membro Juvenil
Eu não abri o Topic na parte de motas mas sim da parte de Discussão Geral acho que não pos na parte de motas enfim :lol1
Sim eu já percebi qual é a diferença da vanos e para a não vanos
Obrigado pessoal pela ajuda a perceber qual a diferença da vanos :fixe
Abraços a todos
-- Quarta Mar 17, 2010 5:31 pm --
txii agora é que reparei que à duas Secções de Discussão Geral
Peço desculpa de ter posto na parte das motas por acaso até tinhas razão "germanii"
Peço desculpa a todos :lol1
Sim eu já percebi qual é a diferença da vanos e para a não vanos

Obrigado pessoal pela ajuda a perceber qual a diferença da vanos :fixe
Abraços a todos
-- Quarta Mar 17, 2010 5:31 pm --
txii agora é que reparei que à duas Secções de Discussão Geral

Peço desculpa de ter posto na parte das motas por acaso até tinhas razão "germanii"
Peço desculpa a todos :lol1
- Sergio
- Membro Juvenil
- Registado: 02 out 2005, 17:46
- O meu Carro:: BMW 525D E61 - 2007
BTW.... Ja que temos um topico sobre sistema Vanos...
Informo de que, perante a necessidade, descobri um kit de reparação de sistema vanos para os nossos bimmers ($60). Seja single vanos ou doble vanos. É apenas um conjunto de o-rings. Recebi-os hoje. Agora tou a ganhar coragem para desmontar tudo para o reparar.
Informo de que, perante a necessidade, descobri um kit de reparação de sistema vanos para os nossos bimmers ($60). Seja single vanos ou doble vanos. É apenas um conjunto de o-rings. Recebi-os hoje. Agora tou a ganhar coragem para desmontar tudo para o reparar.
2007 E61 525D
ex: E91 330D - E60 530D - E65 735i - E46 328Ci - E39 M5 - E46 320D
ex: E91 330D - E60 530D - E65 735i - E46 328Ci - E39 M5 - E46 320D