Cebola_1, sem querer de forma alguma entrar em conflito, mas antes numa discussão saudável, espero q entendas os meus argumentos abaixo de forma positiva! O q se passa é:
- as primeiras séries se não todas do M3 3.0 não vieram limitadas em velocidade máxima, pelo menos não aos 250Km/h reais (260 ponteiro).
- a prova disso é o carro do teu amigo atingir os 270 de ponteiro.
- O M3 3.0 é limitado em rotações de origem às 7200 RPM, o q fazendo as contas com o diferencial 3.15:1, pneus 235/40/17 e relação de 5a directa de 1:1 (o 3.0 não tem 6a como sabes), dá uma velocidade teorica máxima real de 265 Km/h às 7200 rpm (corresponde a uns 272/274 de ponteiro).
- a essa velocidade (perdão, a essas RPMs!) o q entra é o limitador de rotações!
- como o carro se desloca a 270 de ponteiro, ao cortar momentaneamente a injecção por excesso de RPMs, o carro desce rapidamente de velocidade. Tu dizes para os 260, é provável, ou até menos. Depois, se continuares a dar gás, volta a acelerar até atingir outra vez o limitador de RPMs!
- o limitador de velocidade funciona de forma diferente (como eu disse num post anterior). O carro não desce de velocidade, estabiliza nos 260 de ponteiro de fica aí!
- para atingir os 280 de ponteiro, o motor do 3.0 teria q rodar a 7600 RPMs! E falta saber se 286 CV são suficientes para vencer as forças de atrito a essa velocidade! Julgo q nem os 320 CV do 3.2L o conseguem fazer (pelo menos o meu não consegue!). E também se, às 7600 rpm, a potência serão mesmo ainda 286 CV, isto porque a curva de binário desce muito rapidamente a essas RPM, logo, a potência será de certeza inferior do q às 7000 RPM, a menos q tenhas umas super-CAMS, super-admissão, tirado o VANOS, etc.).
Faz sentido?
EO
limitador de veloçidade
Moderador: Staff
Re: limitador de veloçidade
Evandro, o fórum é para isto mesmo, partilha de informação sem confusões e por isso agradeço os teus argumentos.
O M3 3.0cc tem o corte de RPM às 7.500rpm e não às 7.200rpm como referes, no entanto, às 7.200rpm realmente é quando atinge os 270km/h no velocímetro (sensivelmente 263km/h reais).
O limitador de velocidade como referes e bem, funciona de forma diferente do limitador de rotações, mas até mesmo o limitador de velocidade tem um limite (270) onde faz o tal "corte", onde ao contrário do corte de rotação que é um corte contínuo (se o automóvel tiver potência para tal) sem "praticamente" variar a rotação/velocidade, com o corte do limitador de velocidade a história já é diferente e o automóvel parece que se "desliga" e só volta a puxar a partir dos 260.
É um corte de potência totalmente diferente. O problema que se põem, é que o limitador vai estrangulando a potência desde os 260 e a maioria não consegue chegar aos 270 (com limitador) para sentir este corte.
Em relação ao ser possível atingir 280 de "ponteiro", é "fácil" e até é capaz de mais, o problema é a quantidade de esforço desnecessário que o motor 3.0cc, por ter apenas uma transmissão manual de 5 velocidades, vai a sofrer.
Com uns colectores diferentes e uma electrónica na unidade de VANOS (claro que acompanhada por uma electrónica diferente na DME que altere além do limitador o corte de rotação), fazem que a tua potência máxima suba das 7.000rpm para outros valores.
Mas é como te digo, é fácil ou não fosse um M3 :lovebmw
O M3 3.0cc tem o corte de RPM às 7.500rpm e não às 7.200rpm como referes, no entanto, às 7.200rpm realmente é quando atinge os 270km/h no velocímetro (sensivelmente 263km/h reais).
O limitador de velocidade como referes e bem, funciona de forma diferente do limitador de rotações, mas até mesmo o limitador de velocidade tem um limite (270) onde faz o tal "corte", onde ao contrário do corte de rotação que é um corte contínuo (se o automóvel tiver potência para tal) sem "praticamente" variar a rotação/velocidade, com o corte do limitador de velocidade a história já é diferente e o automóvel parece que se "desliga" e só volta a puxar a partir dos 260.
É um corte de potência totalmente diferente. O problema que se põem, é que o limitador vai estrangulando a potência desde os 260 e a maioria não consegue chegar aos 270 (com limitador) para sentir este corte.
Em relação ao ser possível atingir 280 de "ponteiro", é "fácil" e até é capaz de mais, o problema é a quantidade de esforço desnecessário que o motor 3.0cc, por ter apenas uma transmissão manual de 5 velocidades, vai a sofrer.
Com uns colectores diferentes e uma electrónica na unidade de VANOS (claro que acompanhada por uma electrónica diferente na DME que altere além do limitador o corte de rotação), fazem que a tua potência máxima suba das 7.000rpm para outros valores.
Mas é como te digo, é fácil ou não fosse um M3 :lovebmw
M Powered
- rubenventura
- Membro Junior
- Registado: 05 jan 2007, 02:07
- O meu Carro:: BMW 520d E61
o que eu sei é que tenho um 3.2 e ele em sexta nao passa das 6000 fica quase a tocar nos 270 tanto seja a subir descer ou em recta.
Um Abraço
Ruben Ventura
Ruben Ventura
- evandro
- Membro Juvenil
- Registado: 15 jul 2006, 15:49
- O meu Carro:: BMW M3 3.2 Coupé
Ruben, é como o meu, só q o meu ficava-se nos 260 (agora já não fica, tirei o limitador eh eh!). Isso é o limitador de velocidade a funcionar, e só prova q sem ele, o carro daria muito mais
!

- rubenventura
- Membro Junior
- Registado: 05 jan 2007, 02:07
- O meu Carro:: BMW 520d E61
Pois a mim parece que ele quer andar mais mas o limitador nao deixa.
Que fizes-te para o tirar?
Que fizes-te para o tirar?
Um Abraço
Ruben Ventura
Ruben Ventura
- evandro
- Membro Juvenil
- Registado: 15 jul 2006, 15:49
- O meu Carro:: BMW M3 3.2 Coupé
Fiz uma reflash da ECU (vulgo "repro" da centralina), ie, tenho um mapa mais favorável e ao mesmo tempo o limitador foi-se!