Embraiagem saltitante - Bug

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

paniceto
Membro Iniciado
Registado: 26 mai 2009, 18:40
O meu Carro:: BMW 118d E87

Re: Embraiagem saltitante - Bug

Mensagem por paniceto »

Meus amigos...
Podem dar as voltas que quiserem... Mas o carro não vai mudar.
Vocês é que têm de alterar o vosso modo de conduzir.
Foi o que eu fiz. Resultou. Estou feliz da vida com o meu carro e SEM TREMIDEIRAS.

Abraço!

P.S.: O meu outro carro é um Opel Vectra GTS 2.2 dti, que como é logico, nunca tive que me habituar a conduzir... Mas é um Opel.

BlackPuma
Membro Senior
Registado: 08 mai 2004, 13:55
O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007

Mensagem por BlackPuma »

Python Escreveu: Discordo ctg numa coisa... os 135i, são bem desportivos (visto n haver nenhum "S1-M1")!!! Com um pequeno cheirinho são capazes de andar ela por ela com um E46 M3, ou estarei muito errado? :lovebmw
Não precisa de cheirinho... Em performance pura, mesmo stock, "limpa" um M3 E46 e há por aí no youtube muitos videos a confirmar isso... Mas não o considero um verdadeiro desportivo. Claro que é um carro com prestações de um desportivo, mas não tem a alma de um M.
paniceto Escreveu:Meus amigos...
Podem dar as voltas que quiserem... Mas o carro não vai mudar.
Vocês é que têm de alterar o vosso modo de conduzir.
Foi o que eu fiz. Resultou. Estou feliz da vida com o meu carro e SEM TREMIDEIRAS.

Abraço!

P.S.: O meu outro carro é um Opel Vectra GTS 2.2 dti, que como é logico, nunca tive que me habituar a conduzir... Mas é um Opel.
Desculpa lá mas não posso concordar com a tua teoria de que ao fim de 14 anos de carta cerca de 50 carros, eu é que tenho de reaprender a conduzir para me adaptar a um carro com defeitos...

Mais uma vez, e para que entendas de uma vez por todas, se nem todos (apesar de ser uma parca minoria) os 1XXd e 3XXd acusam o problema, então é porque realmente uns têm defeito e outros não. Mais, nunca vi isto acontecer (como sendo algo normal) noutros carros de outras marcas, nem em BMW's série 5 ou acima. E por último, uns carros fazem mais o problema que outros: a tremideira vai de uma coisa ligeira que mal se nota, até uma tremideira suficiente para ver objectos soltos dentro do carro aos pulos e a bater por todos os lados. E pior de tudo, nem mesmo que uma pessoa se tente "adaptar" para esquecer que o problema existe, nos carros que tremem muito (como é o caso do meu) isso é impossível, porque o carro nem sempre treme (é totalmente aleatório... tanto posso andar no pára-arranca numa subida com ele a tremer, como pode nunca tremer), e quando treme é indiferente se lhe dou mais ou menos acelerador, ou se sou mais ou menos brusco com o pé esquerdo. Por isto tudo, não, não é nós termos que nos adaptar! Existe uma falha (assumida claramente pela marca), e seja ela qual for corrijam-na!
Imagem
Previous => SEAT Leon MK1 FR TDI @MBPower.2xx.cv
Actual ==> BMW 120d Imagem LCi 3p @///MPower.2xx.cv
ImagemImagem

paniceto
Membro Iniciado

Mensagem por paniceto »

Só posso falar daquilo que sei. Já pensas-te que pode ser do tipo de condução ( jogo de pedais ) de cada um e por isso é que varia muito de caso para caso? Não sei.

No meu carro, se eu quiser que ele trema, ele treme. Se não, ele anda completamente normal. Daí as minhas conclusões.

Como já disse, só posso falar daquilo que sei.

Quanto a corrigir o que tu dizes ser um problema... Duvido. È como a vibração que se sente no motor em paralelos (caixa de velocidades) ou sentires as escovas nos pedais.

À muito que se sentem e nunca irá ser corrigido porque eles acham que é mesmo assim. O meu carro veio com isto à saída do stand.

Está mal? Esta sim senhora! mas...

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

Não há volta a dar, o 118d tb me fazia isso e era aleatório (com menos de 20 mil kms), e ainda fazia o barulho da polie á frente, e conduzo mais carros de outras marcas e não fazem.

Por isso não concordo nessa teoria da adaptação. É um problema que o resolvam.

BlackPuma
Membro Senior

Mensagem por BlackPuma »

paniceto Escreveu:Só posso falar daquilo que sei. Já pensas-te que pode ser do tipo de condução ( jogo de pedais ) de cada um e por isso é que varia muito de caso para caso? Não sei.
Mas aí é que está a questão: eu não estou a falar daquilo que as outras pessoas me dizem que sentem nos carros deles, eu já andei com mesmo muitos carros diferentes (série1, 3 e 5) e uns têm o problema, outros não. Só me aconteceu nos 1 e 3, e em quase todos eles, mas se há os que não fazem, então é porque esses sim estão ok e sem problemas.

-- Quinta Fev 18, 2010 3:31 pm --
525_tds Escreveu:Não há volta a dar, o 118d tb me fazia isso e era aleatório (com menos de 20 mil kms), e ainda fazia o barulho da polie á frente, e conduzo mais carros de outras marcas e não fazem.

Por isso não concordo nessa teoria da adaptação. É um problema que o resolvam.
Nem mais.
Imagem
ImagemImagem

dandantas
Membro Iniciado
Registado: 20 jul 2009, 14:11
O meu Carro:: bmw 118d '08 prata

Mensagem por dandantas »

como a minha garantia bmw esta a acabar fui la reclamar dos plasticos ao lado do travcao de mao que estao a escamar como o aro de volante que ja tinha trocado...mas desta vez,na bmwbraga puseram em causa a possiblidade de troca afirmando desgaste, a ver vamos

aproveitei tambem para falar deste bug, pois ja me aconteceu uma vez, mas so uma, reclamei para ver o que eles disiam e para aproveitar para actualizar o firmwere visto o meu sapo ser de 2008.
fiz tambem a manutençao aos travaoes que pede ao fim de dois anos foi baratucho....

agora aparece mais uma coisa no service info com um simbolo que parece dois ss encaixados...pena mesmo é ele ter services programadas para todos os anos..bahhhh

Vieira_mar
Membro Gold
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015

Mensagem por Vieira_mar »

Boa tarde.
Penso que todos os que têm sapos já lhes aconteceu isso, ou pelo menos a maioria, de acordo com o que tenho lido aqui.
Se não é defeito, eu não sei. No entanto, parece-me pertinente referir algumas questões, até porque aprendemos uns com os outros. Tendo algum conhecimento em embraiagens reforçadas, dado que tive um Leon Cupra TDI com uma sachs alterada, e a semelhança é clara. Na marcha-atrás é mais notório do que noutra situação qualquer. Esta situação verifica-se, sem excepção, podem ter a certeza, em qualquer série 1. Quem quiser tirar dúvidas coloquem o carro numa descida bem íngreme e efectuem o arranque para trás. Tenho 100% de certeza que vai fazer. É mais notório nos 120d e 118d, não confirmando no 116d. O motivo prende-se com o tipo de caixa. Daí não se notar, ou ser muito raro notar-se nos 123.
No Leon era exactamente a mesma coisa, claro que um pouco mais agreste... sacudia mais por ser ainda mais directa.

Estou a dizer isto porque já confirmei na BMW.
O não se notar logo no início, com poucos km's, está relacionado com a adaptação da embraiagem. Isto também sucedeu-me quando mandei reforçar a dita.

Por estas situações, não sei se será defeito!
Reparem no seguinte:
Os Audi/Seat reprogramados, com algum abuso, ficam logo a patinar. Também já tive essa experiência. Temos alguns 120d bem abusados por aqui e ainda não ouvi ninguém se queixar de a embraiagem estar a patinar… Ou é mentira? Tenho lido aqui, neste fórum, alguns na ordem dos 230/240cv, e até mais. Nenhum disse que com a repro o carro estava a patinar. Um aumento equivalente no Audi de 170cv tenho 100% certeza que iria patinar.
Não estou a defender, note-se.
Estou a dar a minha opinião, que poderá estar certa ou errada.

Um abraço
MarcoG
Madeira

paniceto
Membro Iniciado

Mensagem por paniceto »

Concordo plenamente Vieira_mar.
Era também isso que tentava transmitir acima. É uma particularidade do carro.

Abraço!

Vieira_mar
Membro Gold
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015

Mensagem por Vieira_mar »

Pois.
Abraço
MarcoG

Chelsea
Membro Senior
Registado: 23 mar 2009, 11:12
O meu Carro:: BMW 120d E82

Mensagem por Chelsea »

Felizmente, ainda não tive o (des)prazer de deparar com este problema (~30k), nem de sentir a tremideira no pedal de embraiagem como já me falaram, mas também não meti veneno de que tipo seja no carro (e saiba de quem sentiu isto sem qualquer repro), nem tenho uma condução "demasiado desportiva" (mas quando me dá vontade de pisar, faço-o durante o tempo que me apetecer e as condições assim se proporcionarem). :roll:

Embora as situações que tenham surgido, cada vez mais frequentes, reforcem a ideia de que se trata de uma "característica do carro", no papel de consumidor, aceitar que determinado item (neste caso um carro), que pode ter um problema (qui ça, sério), é normal só porque outros tantos sofrem do mesmo problema, é uma das razões pelas quais o consumidor acaba muitas vezes por ter tão pouca força face ao poder da marca que vende o item. :duh

É um problema chato, e as resoluções que igualmente ouvi (nomeadamente, a subida das rpms ao ralenti com idas à BMW), parece ajudar tanto como...nada! :assubiar
Se é que não desajuda mesmo, consumindo mais combustível em ponto morto. :palmas

Presumo, que quanto mais aqueles que tiverem este problema reclamarem junto da marca (mas reclamar a sério, não é só irem queixar-se e virem-se embora com um "ah, tá bem"), maior será a probabilidade da BMW realmente procupar-se em resolver este problema cada vez mais frequente. :lovebmw
Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir

BlackPuma
Membro Senior

Mensagem por BlackPuma »

BlackPuma Escreveu:Pois é... é triste este tipo de situações...

Eu fiz a devida reclamação à BMW Portugal e Alemanha, e claro, como é um problema do qual me queixo desde os zero kms, apesar da garantia já ter acabado existe sempre a nota para que o problema seja resolvido como se estivesse em garantia. Em consequência da dita reclamação, chamaram-me lá e o meu carro está desde dia 1/Fev na BMW para resolverem a questão... o que parece estar a ser difícil, pois já lá vão 2 semanas, mas também só de lá sai com o problema resolvido ou eu com carro novo. Agora uma coisa posso-vos garantir: tangas de updates de software é que não resolvem nada de certeza absoluta!

Eu sei que alguns de vocês não se importam com o treme treme, mas acredito que nesses casos o tremer seja algo ligeiro, o que não é o meu caso... o meu treme de tal forma que até o tablier já se soltou (ou partiu) um dos apoios centrais - pelo menos foi isto que me disseram na BMW para justificar a existência de um determinado ruído parasita vindo algures de entre o topo do tablier e o vidro - logo é absolutamente inadmissível! De facto tive bastante azar com este carro, deu problemas até mais não, mas desde que levou o motor novo que nunca mais tive chatisses de espécie alguma, nem mesmo depois de reprogramado. Mas a sina da embraiagem é que não há meio de se ver resolvida... se não fosse isso, neste momento o carro estaria perfeito.
Boas pessoal,

Tal como eu disse no post acima citado, o meu carro foi para a BMW a fim de ter o problema resolvido. Foi para lá dia 1 de Fevereiro e recebi-o ontem dia 25 de Março.

Resumindo o que me foi explicado e feito no carro:

Segundo a BMW, o tremer que afecta os motores de 4 cilindros a diesel tem origem no próprio motor, e é assumido pela marca como um defeito de concepção do mesmo. É por esta mesma razão que o novo 20d de 184cv é um motor totalmente novo face ao 177cv que apareceu em 2007. Ou melhor, pegaram no motor de 177cv e redesenharam grande parte do mesmo (bloco e cabeça). Entre uma das alterações efectuadas está o incremento do espaço entre cilindros, o que altera completamente o equilíbrio do motor. Segundo os próprios, os problemas do tremer/vibrar de embraiagem, o problema que o meu primeiro motor (e noutros carros de pessoas que conheço) teve de desgaste anormal dos veios de equilíbrios, etc, todos têm origem numa peça que liga os ditos veios à cambota do motor, e essa vibração em situações de esforço (por exemplo arranque em subidas) a baixa rotação acaba por passar da cambota para o volante do motor e como consequência o tal tremer/repelar da embraiagem. Segundo eles, este problema já não irá afectar o 20d de 184cv, nem os 16d, 18d, 20d (177cv no série 1) e 23d produzidos a partir de agora, pois todos derivam deste novo bloco (sim, no série 1 o 20d continuará para já a ter os 177cv, mas o motor já é o mesmo do 184cv nos série 3 e 5) - estamos cá para ver se realmente este novo motor será a "salvação" :roll:

Quanto aos restantes 16d, 18d, 20d e 23d baseados na versão antiga do 2.0d, a nota de intervenção oficial para a solução do tremer passa por substituição de volante de motor e embraiagem junto com um update de software que segundo ouvi dizer eleva o relanti do motor... solução a meu ver estranha, pouco eficaz e no mínimo desagradável para a utilização do carro.

Quanto ao meu em particular, como tinha levado um motor novo (mas infelizmente ainda da versão de 177cv antiga), a solução foi a substituição dos veios de equiíbrios + a peça que os liga à cambota. Sim, o meu motor sendo novo (montado em Junho ou Julho de 2009) já tinha claro este material novo, mas estas peças em particular foram redesenhadas e substituídas em finais de Dezembro, algo que foi possível verificar através dos respectivos part numbers. Ou seja, houve mesmo uma correcção nos veios e a tal peça. Assim sendo, estes componentes foram trocados no motor novo do meu carro.

E qual o resultado final? Bom, ainda só fiz 100kms e se calhar ainda é cedo para avaliar os resultados, mas em primeira análise:

- Tremer/repelar/vibrar, seja a arrancar a direito, a subir, a subir mesmo muito, com o carro carregado ou não, até agora ZERO!! Vamos a ver se foi desta...
- O motor está muuuuuuito mais silencioso do que antes, e de capot aberto com o carro ligado dá para ver perfeitamente que tem muito menos vibração do que tinha;
- Outro ponto ainda são os consumos: os poucos kms que fiz foi com uma condução normal (este tipo de intervenção não precisa de rodagem), em que passou por pára-arranca, estrada aberta em ritmo "legal" e auto-estrada a fundo durante uns quantos kms, e o consumo ficou-se nos 5,6L reais. De notar que antes esta condução mista (ainda por cima em apenas 100kms) deixaria-me com um consumo real sempre acima dos 7l - e atenção, falo aqui em consumos reais e não no que o CB marca!;
- Em relação às prestações do carro, estão completamente iguais.

Em primeira análise é isto que tenho a dizer, ou seja, para já está excelente! De notar ainda que nenhum update de software foi feito! Tal como eu sempre disse, bits e bytes não corrigem defeitos mecânicos. E sim, tenho mesmo a certeza que nenhum update foi feito. Como é óbvio, sendo o meu carro um carro com mods de hardware e programação, basta fazer uma leitura da unidade de comando para ver se a versão de firmware era a mesma ou não. O carro quando foi para a oficina, apesar de eles saberem que o meu carro anda com outra electrónica, levei o carro stock, e exigi que nenhum update fosse realizado (apesar da pessoa que faz a programação do meu carro, já há bastante tempo conseguir fazer electrónicas nos carros com as últimas versões de firmware BMW com os novos checksum, preferi deixar o firmware antigo - equipa que está bem não se mexe!).

Por último, já que tudo foi desmontado, aproveitei para verificar os estado dos restantes componentes externos ao motor (turbo, colectores, fap, etc...) e tudo está e estava 100% ok apesar das mods e electrónica já um pouco puxada face ao que foi a primeira repro.

Enfim, acho que pela primeira vez posso dizer que estou satisfeito por ter o carro Ok. Pena é que tal aconteça quando já está de partida... ou seja, pouco ou nada irei gozar de um 120d sem problemas...
Última edição por BlackPuma em 29 mar 2010, 16:02, editado 1 vez no total.
Imagem
ImagemImagem

Chelsea
Membro Senior
Registado: 23 mar 2009, 11:12
O meu Carro:: BMW 120d E82

Mensagem por Chelsea »

Grande Black Puma

Obrigado pelo teu post, que foi uma excelente contribuição para esta importante questão. :fixe

O serviço que descreves, embora demorado (também, para substituir as peças em questão, não é uma questão de horas), parece ter sido executado na perfeição, contribuindo para esse resultado que descreves, e isso, é um óptimo sinal. :dance

Já agora, qual foi o reparador autorizado ao qual te dirigiste, para realizar este trabalho? :?:

Eu ainda não senti isto no meu, mas se o problema é "geral", acredito que mais tarde ou mais cedo venha a acontecer, devido aos desgastes inerentes que mencionas no post acima. :assubiar
Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir

BlackPuma
Membro Senior

Mensagem por BlackPuma »

Boas Chelsea,

a demora nem foi pela reparação em si, e sim porque houve material que teve de ser pedido directamente à fábrica e por ruptura de stock demorou mais de 1 mês a vir. Ao longo deste tempo andei sempre "em cima deles", fiz várias visitas ao interior da oficina e o carro sempre parado no mesmo canto sem ninguém a mexer nele... por isso é que até tive tempo para verificar o estado dos restantes componentes externos ao motor.

Quanto ao consessionário, foi a AMG Car em Corroios. Mesmo tendo eu alguns aspectos a apontar ao trabalho deles, sempre estiveram prontos a resolver tudo ao longo destes quase 3 anos que tenho este carro, e certamente que não seria por mudar de oficina que iria ter um trabalho melhor ou mais rápido. E mais, quanto ao atendimento e atenção deles, então aí não tenho mesmo nada a apontar. E têm ainda uma vantagem, estão lá dois dos melhores mecânicos que conheço a nível de BMW: os irmãos Moita que são sempre eles que mexem no meu carro.
Imagem
ImagemImagem

path
Membro Juvenil
Registado: 25 set 2006, 09:56

Mensagem por path »

O prazer agora será triplicado... ;-)

MarquesM
Membro Junior
Registado: 01 dez 2009, 01:46
O meu Carro:: BMW E81

Mensagem por MarquesM »

BlackPuma Escreveu: Quanto ao consessionário, foi a AMG Car em Corroios. Mesmo tendo eu alguns aspectos a apontar ao trabalho deles, sempre estiveram prontos a resolver tudo ao longo destes quase 3 anos que tenho este carro, e certamente que não seria por mudar de oficina que iria ter um trabalho melhor ou mais rápido. E mais, quanto ao atendimento e atenção deles, então aí não tenho mesmo nada a apontar. E têm ainda uma vantagem, estão lá dois dos melhores mecânicos que conheço a nível de BMW: os irmãos Moita que são sempre eles que mexem no meu carro.
Tenho recebido mau feedback da AMG Car em corroios, apesar nunca ter lá ido com o BMW. E pelo teu post, não devem ser assim tão maus como "pintam".

Ainda ando a ver, onde vou fazer a 1ª revisão ou resolver possíveis problemas que possam aparecer, e na nossa zona só temos a AMG Car. Depois só em Setubal ou Lisboa :roll:
BMW E81 120D'177HP

Responder

Voltar para “Série 1”