reduzir o curso da moca de velocidades

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Tiagofr
Membro Gold
Registado: 05 jun 2008, 23:32
O meu Carro:: BMW 520D E61
Contacto:

Re: reduzir o curso da moca de velocidades

Mensagem por Tiagofr »

cap Escreveu:Sim, não tem nada que saber.

A confusão está toda à volta do que realmente significa o termo "short-shift".. lol

Sendo um bocado desnecessária porque o efeito é igual (pode é ser mais ou menos pronunciado).

tiagofr: eu tinha a "moca" alta dos e46, pus essa baixa que o metale postou aí e sim, nota-se bem a diferença. Obviamente que trocando a alavanca por uma modificada notaria AINDA mais mas dizer que o efeito short-shift não está lá ao encurtar o comprimento total do conjunto é pura e simplesmente errado.

exactamente, para ter o efeito a nivel de performance troca-se o conjunto.. ai sim :fixe
BMW 320d E46 - OG - Sold
Seat Leon FR - UP - Sold
BMW 520d E61 - Tubarão Femêa
HP - Horsepower
Visite: http://www.horsepower.pt.am - https://www.facebook.com/PT.Horsepower
Oficina especializada BMW

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

Não é comum (salvo raras excepções) o pessoal de competição usar alavancas mais curtas no topo. É comum sim usarem alavancas muito mais longas no topo (para ficar mais próxima do volante, para ter as duas mãos no volante o maior tempo possível) e muito mais longas abaixo da bola pivot para ao mesmo tempo reduzir o curso. Mas o mais comum mesmo é terem caixas sequenciais (com embraiagem "normal") com o comando a um palmo do volante (na zona do rádio).

Não há dúvida que a alavanca ideial é longa tanto abaixo da zona pivot como cima da zona pivot, reduzindo o curso e ao mesmo tempo aproximando do volante. Mas acaba por ser gosto pessoal (e carteira).

Para quem quiser não ficar com as mudanças muito duras tem este DIY:
http://www.understeer.com/cheapwsr.shtml

Para quem quiser aproveitar uma alavanca da marca para fazer o efeito sem gastarem o dobro ou o triplo numa xpto tem este
http://www.understeer.com/shiftlever.shtml
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

badoni
Membro Gold
Registado: 04 fev 2006, 21:38
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 03/2001
Contacto:

Mensagem por badoni »

metale, nota-se assim tanto com uma manete dessas?? Pois parece realmente mais curta que a de origem mas não muito.....pela pic claro....

A que tenho como é esférica tipo bola, ficou mais curto ainda e ai sim notei uma grande diferença em relação à de origem....pois pelo que andei a ver nos modelos das manetes de origem e que ate falavam em "short" nada encontrei que realmente me justifica-se a compra e a melhoria na redução da altura....

Deixo aqui uma foto da minha manete...já tem um tempo mas continua igual.....lol

Imagem
BMW 320d E46 03/2001 136Cv - Ruckleuchten Facelift Design; Alufelgen M Doppelspeiche in 17 Zoll - GoodYear Eagle F1 225/45/r17; Kurz Schaltknauf ///M; Original ///M Technik Federn; Scheinwerfer Angel Eyes Schwarz; Xenon 6000K; PDC OEM

ImagemImagem

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

A minha é como disse, é uma coisa intermédia. Meio termo entre a de origem, e alavancas alteradas como já experimentei. Não fica tão duro como estas últimas, nem com o curso tão longo como a de origem. Como também condiz bem com o interior, gosto muito do resultado final.

De origem acho que é o único punho mais curto. Mas faz menos efeito de short-shift que essa que tens. Podes sempre comprar a alavanca do Z3 1.9 e usar o punho de origem, não ficas muito diferente do que tens agora mas fica com um aspecto mais stock.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

badoni
Membro Gold
Contacto:

Mensagem por badoni »

metale, sim é uma opção.....mas pelo valor da MOD optei por colocar apenas a manete....pois meter a alavanca mais mão de obra....seria mais dispendioso......
BMW 320d E46 03/2001 136Cv - Ruckleuchten Facelift Design; Alufelgen M Doppelspeiche in 17 Zoll - GoodYear Eagle F1 225/45/r17; Kurz Schaltknauf ///M; Original ///M Technik Federn; Scheinwerfer Angel Eyes Schwarz; Xenon 6000K; PDC OEM

ImagemImagem

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

A alavanca em si era uns 75 euros salvo erro, pelo que vi à uns anos. O punho ZHP custou-me o mesmo, mas o meu original tinha-se partido, por isso fez sentido comprá-lo.

Either way, nada disto são alterações radicais, e as escolhas são tantas, que vai do gosto de cada um. Se eu tivesse muito dinheiro, largava esta isto tudo e metia uma caixa SMG com patilhas no volante... Mesmo sabendo que a fiabilidade delas é o nojo que é (falando da versão I, do E36).
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

Metias o 3.2 de 343cv com a SMG II. :D

Mas brutal mesmo é a DKG, conduzi um Z4 35i com essa caixa e fiquei mesmo rendido.
Imagem

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

Não, mudar o motor não mudava. Não tenho ordenado para sustentar um motor ///M 35.000km por ano, só em gasolina e afinações de válvulas :scary
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

badoni
Membro Gold
Contacto:

Mensagem por badoni »

Comprei por meia dúzia de trocos esta manete no ebay....troquei a que tinha em forma de "bola" e coloquei esta...Continua a ser bem pequena e ainda bem mais estreita....deixo aqui duas pics...

Imagem

Imagem

ImagemImagem

Tiagofr
Membro Gold
Contacto:

Mensagem por Tiagofr »

diferenças??
BMW 320d E46 - OG - Sold
Seat Leon FR - UP - Sold
HP - Horsepower

badoni
Membro Gold
Contacto:

Mensagem por badoni »

Tiagofr, já tinha uma manete bem mais curta que a de origem, na altura que alterei ai sim notei uma GRANDE diferença, parecia que tinha uma nova caixa, sentia mais as trocas de mudanças, parecia que tinha um curso mais curto....pois essa troca inicial reduziu em muito a altura do conjunto manete/alavanca...

Com esta troca, quis aproximar mais esta MOD a uma MOD original BMW em vez de ter a manete em forma de bola universal, colocar uma em pele com simbolo ///M ...a diferença é muito pouco, nota-se a diferença no tacto e na espessura da mesma, pois esta é mesmo pequena e em forma de cone/cilindro...quanto ao resto pouco noto, digamos que parece que estou a agarrar no ferro e a trocar as mudanças, por esta manete ser demasiado fina e pequena, o que me agrada bem mais, não tenho algo tão grande entre as mãos :lol1

Perde-se um pouco o conforto que tínhamos quando lá estava a manete original....que era mais grossa, e agradável ao tacto...mas gosto bem bem mais assim....nunca gostei das grotescas manetes de origem bmw!

ImagemImagem

Tiagofr
Membro Gold
Contacto:

Mensagem por Tiagofr »

a original é mais ergonomica do que as curtas pois se tiveres apoio de braço nem precisas de mexer o braço para mudar a mudança.. pessoalmente prefiro as originais ///M.. ja tive uma curta ///M e nao me dava jeito nenhum e diferenças para esta a nivel de caixa nao senti nada.. como disse deve sentir-s algo na performance apenas com o conjunto veio mais punho.. agora se me dizem que cria o efeito short isso é apenas visual mas como tudo na vida depende dos gostos :wink1
BMW 320d E46 - OG - Sold
Seat Leon FR - UP - Sold
HP - Horsepower

badoni
Membro Gold
Contacto:

Mensagem por badoni »

Tiagofr, no que diz respeito ao apoio de braço realmente com esta manete noto que tenho de "mexer" mais o braço do que a de origem.....sem dúvida...

Não vou dizer que ficam as mudanças mais curtas, que o carro troca de mudanças mais depressa nada disso, mas uma coisa garanto nota-se diferença na colocação das mudanças, e então com esta nova parece que estou a agarrar no veio sem ter o punho colocado por ser tão curta e fina....

Custou-me 10€ já com portes.....se um dia me fartar e achar que devo de mudar tento comprar uma ///M mas short.....mas até lá agrada-me bastante este tipo de punho

ImagemImagem

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”