Opiniao 330cd vs 123d

Área de discussão geral

Moderador: Staff

giwasa
Membro Gold
Registado: 15 dez 2007, 22:45
O meu Carro:: BMW M5 f10

Re: Opiniao 330cd vs 123d

Mensagem por giwasa »

lude so continuo achar que o teu carro tem pouco binario para uma repro num 330 de 204 cvs/ os cavalos acho que estao correctos para o tipo de repro que querias... mas se gostas da conducao :fixe
o mesmo motor no 530d tem 500 de binario de origem
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326

TdiSportR
Membro Gold
Registado: 19 fev 2006, 04:44

Mensagem por TdiSportR »

O lude quis mesmo algo como tem. Quis ter um carro linear. Se olhares para a linha de potencia, ela vai sempre a subir como se fosse um carro Otto. Ele tem um Prelude e gosta da condução típica de gasolina. De que vale ter muito binário cá atras se depois nao aguenta o binário e entra em queda. Assim pareceria que o carro so andava das 2000RPM até as 3500RPM e perderia força. E ter tanto binário como o que é possível colocar naquele motor se se sabe que provoca grande desgaste em peças moveis, mais vale assim.
Eu gosto de sentir um carro forte logo desde o início, mas depois de ter andado no meu com um file desse genero, apenas com 400Nm só da vontade de o puxar até ao vermelho. Depois coloquei de novo um com 500Nm e é aquela resposta inicial bruta que poe logo os 265 a patinar e as 4000RPM ja entra em declínio porque nao tenho turbo para acompanhar o que vem cá de tras.

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

Mais um que também gosta de linearidade até lá "a cima". :fixe
Imagem

lude
Membro Juvenil
Registado: 25 out 2005, 01:43
O meu Carro:: BMW 330Cd
Contacto:

Mensagem por lude »

giwasa Escreveu:lude so continuo achar que o teu carro tem pouco binario para uma repro num 330 de 204 cvs
Tu és suspeito para falar de binário/reprogramações. Tanto o teu 330xd como o 535d estava/está com binários monstruosos.
Já te estou a imaginas daqui a 2 ou 3 anos a comprar um M5 e depois aplicar um kit G-Power porque os binário de origem não te satisfaz!!!
TdiSportR Escreveu:O lude quis mesmo algo como tem. Quis ter um carro linear. Se olhares para a linha de potencia, ela vai sempre a subir como se fosse um carro Otto....E ter tanto binário como o que é possível colocar naquele motor se sabe que provoca grande desgaste em peças moveis, mais vale assim.
Eu tenho exactamente o que pedi. Com o carro 100% de origem não precisava de olhar para o conta-rotações para saber que ele estava a aproximar-se do redline. Agora, não noto quebra nenhuma até ao redline, é sempre a subir tal como nos (bons) carros a gasolina!
Além disso, como não tenho nada de exagerado até posso pisar a fundo às 1500rpm que nenhuma peça parece estar em esforço e não há vibrações nem nada anómalo.
Outra situação que também evitei foi ter que mudar de embraiagem/prensa. Não estava nada interessado em meter embraiagens reforçadas pouco progressivas do tipo on/off. Esta embaiagem (ainda de origem) é impecável. Nunca produziu tremores/vibrações, nada: é impecável.

Ainda sobre os binários demasiado elevados, isso é extremamente prejudicial a vários componentes. Lembro-me de ter visto uma entrevista onde perguntaram a um Engº do departamento ///M da BMW porque é que não faziam motores com mais binário (estavam a comparar os motores a gasolina BMW com os Mercedes que possuiam a mesma potência mas mais binário e cilindrada). Ele disse que para terem mais binário iriam ter que reforçar tudo e mais alguma coisa: motor, caixa, transmissões, etc. Segundo ele, era preferível ter um carro mais leve e ágil que acabava por ser muito mais agradável de conduzir e também mais rápido em pista.

Outra coisa, ainda dentro deste assunto... Por acaso não faço ideia do binário máximo suportado pela caixa do 330d, mas lembro-me de já ter lido sobre a potência e binários máximos suportados pelas caixas de alguns carros (não estou a falar da BMW!) e muitas vezes, mesmo de origem, as caixas já estão no limite.
Aliás, há muitos casos em que o binário dos motores tem que ser limitado exactamente porque as caixas de velocidades não suportam mais.

Mas, tudo isto para dizer o quê? Basicamente, que o motor até pode ter capacidade de gerar mais binário/potência, mas também nos devemos lembrar que esse esforço extra vai ser transmitido aos restantes orgãos mecânicos.
cap Escreveu:Mais um que também gosta de linearidade até lá "a cima". :fixe
E eu a pensar que era o único... Já começava a achar que eu era um autêntico "alien" no meio do pessoal que queria ter logo o máximo de binário possível à rotação mais baixa que possível (perdendo depois imenso binário à medida em que a rotação sobre).
ٵԃє Ҏяѻנэ¢†s: ɯoɔ˙ɐʎ2˙ounu//:dʇʇɥ - ツ - http://nuno.2ya.com

BMW 330Cd Imagem
Honda Prelude 2.2 VTEC 4WS

Imagem
Imagem

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Eu reprogramei o meu carro e depois de ver as linhas no dyno, modifiquei o ficheiro sem tocar na zona de binário máximo, tentando apenas prolongar o mesmo (que é "algo baixo", ~430nm) por mais umas rotações.

Só noto "morrer" das 4500rpm para cima mas num 20d só com IC alterado e com mais de 200cv, não há milagres. Há que pensar na saúde do turbo stock. 8)
Imagem

giwasa
Membro Gold

Mensagem por giwasa »

o prazer dum diesel para mim nasce na facilidade em reprisar e atingir velocidades maximas num apice.... claro diferente de gasolina. ate porque um carro a diesel sofre a partir das 4.000 rpms... o motor entra em esforco a partir dessa rotacao.. 4.500 entao.. ja vai a fechar a loja.

acho que de certeza que lude ias adorar um pouco mais de binario.... nao muito mais... mais mais um pouco.

mas se estas contente ... tranquilo :fixe

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Reprisar só serve mesmo para quando se quer ser preguiçoso. Por muito binário que se tenha, é SEMPRE mais rápido recorrer à caixa.
Imagem

fa1kon
Membro Senior
Registado: 04 mar 2007, 14:42
O meu Carro:: E46 323ci

Mensagem por fa1kon »

Em condução normal claro que é bom ter bastante binario para não ter que sequer recorrer a caixa muitas vezes. É mais confortável em grandes viagens.

Agora acho que a piada na condução, tb está em recorrer a caixa e puxar pela rotação.
Imagem

E46 323Ci

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Sim lá está mas em condução normal 500nm como tem o lude são capazes de n deixar ng mal visto (embora se consiga tirar mais uns 20kg daquele motor :shock:). Quando é para andar realmente depressa -> caixa. 8)
Imagem

giwasa
Membro Gold

Mensagem por giwasa »

num diesel o binario tem muito importancia.. ao contrario da gasolina.. que usa a rotacao.

um carro com cavalos e binario... sao o ideal.... o novo m5 sera assim biturbo e binario e cavalos com fartura. :susto

apesar do m5 v10 que quero comprar ser o motor da minha vida..... 8000 rpms num v10 :fixe

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Epá desisto. :roll:
Imagem

Responder