50/50 mito ou realidade?
Moderador: Staff
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
50/50 mito ou realidade?
boas.
decidi abrir este tópico porque tenho um amigo que afirma a pés juntos que a distribuição de peso dos bmw que é normalmente de 50/50,não tem qualquer tipo de eficacia practica,e até pelo contrário,acaba por ser um carro menos equilibrado em termos de peso em andamento:
diz ele que os 50/50 são com o carro vazio,ou quanto muito com o peso do condutor,com passageiros os outros carros que normalmente tem mais peso a frente do que atrás,acabam por ficar mais equilibrados e mais proximos da realidade dos 50/50,do que os bmw,que com o peso adicional dos passageiros,não só deixam de ter os tais 50/50,como passam a ser mais desequilibrados que os outros.
diz ele que com o seu carro(opel vectra ultimo modelo),ao levar passageiros atrás,ou alguma carga no porta bagagens,vai compensar e aproximar mais o seu carro dos tais 50/50,visto ele ter em vazio menos peso atrás do que á frente,do que um bmw,que ao ter essa distribuição em vazio,fica com um desequilibrio superior,e bem mais longe dos 50/50 que qualquer outro carro.
gostava de saber se de facto isto é assim,é que a ser verdade,lá se vai o mito dos 50/50 em termos de dinamica,e estamos perante mais um objecto de marketing do que propriamente uma realidade.
decidi abrir este tópico porque tenho um amigo que afirma a pés juntos que a distribuição de peso dos bmw que é normalmente de 50/50,não tem qualquer tipo de eficacia practica,e até pelo contrário,acaba por ser um carro menos equilibrado em termos de peso em andamento:
diz ele que os 50/50 são com o carro vazio,ou quanto muito com o peso do condutor,com passageiros os outros carros que normalmente tem mais peso a frente do que atrás,acabam por ficar mais equilibrados e mais proximos da realidade dos 50/50,do que os bmw,que com o peso adicional dos passageiros,não só deixam de ter os tais 50/50,como passam a ser mais desequilibrados que os outros.
diz ele que com o seu carro(opel vectra ultimo modelo),ao levar passageiros atrás,ou alguma carga no porta bagagens,vai compensar e aproximar mais o seu carro dos tais 50/50,visto ele ter em vazio menos peso atrás do que á frente,do que um bmw,que ao ter essa distribuição em vazio,fica com um desequilibrio superior,e bem mais longe dos 50/50 que qualquer outro carro.
gostava de saber se de facto isto é assim,é que a ser verdade,lá se vai o mito dos 50/50 em termos de dinamica,e estamos perante mais um objecto de marketing do que propriamente uma realidade.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
- moreira_89
- Membro Gold
- Registado: 08 jun 2009, 12:50
- O meu Carro:: BMW 320d E46 99/03 E92 320d 2011/06
Re: 50/50 mito ou realidade?
eu acho que tem mais peso á frente do que atras
BMW pelo prazer de conduzir

Moreira_89 E92 viewtopic.php?f=1&t=59596
Moreira_89 E46 viewtopic.php?f=1&t=36738

Moreira_89 E92 viewtopic.php?f=1&t=59596
Moreira_89 E46 viewtopic.php?f=1&t=36738
- David
- Membro Senior
- Registado: 10 mar 2005, 17:52
- O meu Carro:: 318is coupe
50/50 com deposito cheio.
Esta distribuiçao é pensada para a utilizaçao do carro nos limites,logo, sem passageiros.Com passageiros a utilizaçao nao deve de ser tao intesiva por razoes diversas. de qualquer modo, em travagem, há tranferencia de peso para a frente...mesmo com peso adicional na traseira vai aumentar a carga na frente voltando o bmw a ser mais equilibrado e, logo,mais seguro.
Mas concordo q um tipico FWD com os cerca de 60/40 é mais facil de utilizar porque é mais previsivel
Esta distribuiçao é pensada para a utilizaçao do carro nos limites,logo, sem passageiros.Com passageiros a utilizaçao nao deve de ser tao intesiva por razoes diversas. de qualquer modo, em travagem, há tranferencia de peso para a frente...mesmo com peso adicional na traseira vai aumentar a carga na frente voltando o bmw a ser mais equilibrado e, logo,mais seguro.
Mas concordo q um tipico FWD com os cerca de 60/40 é mais facil de utilizar porque é mais previsivel
- metale
- Membro Gold
- Registado: 12 mai 2005, 12:17
- O meu Carro:: 318tds '95
Para performance, RWD importa muito mais que 50/50. Logo aí coitadinho do vectra. É comparar maçãs com gafanhotos.
Última edição por metale em 01 abr 2010, 22:20, editado 1 vez no total.
-
- Membro Gold
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
Falar em comportamento dinâmico e depois colocar bmw e opel vectra no mesmo parágrafo faz bons abdominais. De tanto rir. 

-
- Membro Gold
- Registado: 15 jun 2007, 23:56
- O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
A meu ver os unicos carros 50/50 sao os carros com motor Central ai as massas estao equilibradas..
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
- marco pires
- Moderador do Fórum
mas a questão era:
se com passageiros,um carro que diz ter 50/50 em vazio,não acaba por ser menos equilibrado(em função do peso dos ocupantes),do que um que não tem esse equilibrio em vazio,mas depois compensa com os ocupantes.
se com passageiros,um carro que diz ter 50/50 em vazio,não acaba por ser menos equilibrado(em função do peso dos ocupantes),do que um que não tem esse equilibrio em vazio,mas depois compensa com os ocupantes.
[email protected]
- metale
- Membro Gold
50/50 só interessa para performance (e não interessa assim tanto). Quando se leva o carro carregado com gente quem é que vai a ligar ao comportamento dinâmico...?
Se vai, não devia lol
Reparem na posição dos bancos da frente de um série 3. É praticamente a meio dos dois eixos. Ou seja, o condutor interfere pouco com isso.
Há coisas muito mais críticas do que o 50/50 como sendo o peso leve (coisa que ninguém tem nesta era em que o objectivo do pessoal é encher os carros com extras).

Reparem na posição dos bancos da frente de um série 3. É praticamente a meio dos dois eixos. Ou seja, o condutor interfere pouco com isso.
Há coisas muito mais críticas do que o 50/50 como sendo o peso leve (coisa que ninguém tem nesta era em que o objectivo do pessoal é encher os carros com extras).
- marco pires
- Moderador do Fórum
exato,
mas era só para eu conseguir compreender se o argumento dele,de que com o carro com passageiros,os que não tinham os 50/50 em vazio,ficavam depois mais proximos dessa realidade,era verdade ou não.
mas era só para eu conseguir compreender se o argumento dele,de que com o carro com passageiros,os que não tinham os 50/50 em vazio,ficavam depois mais proximos dessa realidade,era verdade ou não.
[email protected]
- Dudex
- Membro Gold
- Registado: 29 mai 2009, 16:17
- O meu Carro:: BMW 325i E36
Basta pensares que a dinâmica não é apurada ou afinada para um carro cheio, logo em condições normais de utilização isso não se verifica. E sinceramente, é um argumento um pouco idiota pelas várias razões já dadas :lol1marco pires Escreveu:exato,
-
- Membro Gold
- Registado: 25 jan 2009, 23:54
- O meu Carro:: 330D E46
Os série 1 coupe não têm uma distribuição de 50-50 assumida? Acho que vi algures num site ou revista que era dos carros mais equilibrados em termos de distribuição de peso.
ps.
ps.
Agreed. :fixecap Escreveu:Falar em comportamento dinâmico e depois colocar bmw e opel vectra no mesmo parágrafo faz bons abdominais. De tanto rir.

BMW 330D E46 184cv @ Sweet Jesushp / Dafuqnm powered by I R BABOON PERFORMANCE
ex-BMW 320D E46 136cv @ WTFhp / OMGnm powered by MuthaFucka Jesus Christ In My Pocket
- metale
- Membro Gold
marco pires, é a tal coisa. Nem se chega a colocar. Há tanta coisa "errada" dinamicamente nesse exemplo (FWD, carregado com passageiros, portanto pesado, com o motor à frente das rodas da frente) que mesmo que chegasse aos 50/50 (que duvido MUITO que chegue), não chegava aos calcanhares de um E36 compact sem pneu suplente, macaco, ferramentas, forras da mala e banco de trás (isto para ir buscar o exemplo de um bmw leve de traseira).
Uma das principais formas da BMW chegar aos 50/50 é as rodas da frente estarem muito à ponta da frente, e as de trás mais para dentro (olhem para um E36 sedan/coupe de lado e vê-se logo). Se virem os FWD, as rodas da frente estão muito mais para dentro e as de trás mais à ponta.
Por isso é que em diagonal junto a passeios, em estaciono FWDs de frente, e RWDs de traseira, para ficarem mais juntos ao passeio.
Uma das principais formas da BMW chegar aos 50/50 é as rodas da frente estarem muito à ponta da frente, e as de trás mais para dentro (olhem para um E36 sedan/coupe de lado e vê-se logo). Se virem os FWD, as rodas da frente estão muito mais para dentro e as de trás mais à ponta.
Por isso é que em diagonal junto a passeios, em estaciono FWDs de frente, e RWDs de traseira, para ficarem mais juntos ao passeio.
- Metralha
- Membro Gold
- Registado: 11 set 2009, 15:01
- O meu Carro:: BMW 120d E81 - 2007/09
Publicidade na Malasia em inglês? Devem ter muita coisa em inglês então...Sitio bom pa visitar
Como foi dito, 50:50 consegue-se se não houverem ocupantes nos bancos de trás. Além disso, quem disse que é o melhor? Há quem defenda 46:54 ou por ai...ligeiramente mais leve de frente...e aí os FWD não chegam, a não ser que os carreguem bem atrás :lol1
Vê os F1 e carros telecomandados apurados, são smp mais atrás, não são?!

Como foi dito, 50:50 consegue-se se não houverem ocupantes nos bancos de trás. Além disso, quem disse que é o melhor? Há quem defenda 46:54 ou por ai...ligeiramente mais leve de frente...e aí os FWD não chegam, a não ser que os carreguem bem atrás :lol1
Vê os F1 e carros telecomandados apurados, são smp mais atrás, não são?!