Alguem interessado em aprender em como instalar o DIS ?

Secção dos Sistemas de Navegação BMW (NAV BMW) e outros softwares BMW

Moderador: Staff

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Re: Alguem interessado em aprender em como instalar o DIS ?

Mensagem por L.Sousa »

JPimpao01 Escreveu:gt1progman, acho que o problema do L.Sousa, é semelhante ao que tivemos há uns tempos com um E46 que tivemos que tirar da SA o ULF para poder codificar as coisas, pois quando fazia o diagnóstico a SA dizia-lhe que estava lá mas não o encontrava.... penso que aqui o problema é o mesmo, estou enganado?!

Amigos gt1program e JPimpao01 acredito que me possam eventualmente ajudar pois já tentei tantas vezes que desisti e coloquei tudo de lado. Passo então a explicar:
- ligo o DIS
- conecto o portátil ao carro quando ele manda (é de referir que tenho que fazer a configuração manual do carro)
- Deixa fazer diagnóstico
- selecciono car memory para programar
- Aparece a barra preta com a indicação de 13,800 volts que vai aumentando
- Ao chegar ao fim da barra preta não deixa fazer mais nada pois aparece no ecrã Erro no DSP
- Já desliguei todos os fusiveis do rádio tento acevder novamente ao car memory e continua com o erro de dsp ( será que tenho que apagar algo no diagnóstico de erros primeiro)
- Para mim o rádio parece-me normal sem qualquer erro de som ( e acho que sou exigente)....

Será que voçês me poderão dar uma dica para ultrapassar isto.
Imagem

AntMad
Membro Iniciado
Registado: 15 abr 2010, 23:27
O meu Carro:: BMW 525i E60

Mensagem por AntMad »

Poça pessoal, deixo de vir aki 2 dias e ja falaram tudo isto? É mm um tópico animado ;)

gt1progman, poissss, essa dos nomes enganei-m no ssd, é força do habito de falar em foruns d informatica e neste ao mm tempo lol, knd aos nomes que lhe damos, de DIS GT1 e DIS SSS, no que me toca a mim uso esses nomes apenas para distinguir os dois distintos sistemas, tb sei bem a parte do nome que corresponde ao computador e a parte que corresponde ao sistema e por consequinte também aos programas, mas simplesmente fiz o que é uma prática comum por todos esses foruns ingleses, espanhois, franceses, polacos, russos e derivados, também nesses forums existe o hábito de se chamar DIS GT1 ao 1o, e DIS SSS ao actual..

Até porque acho que não interessa a ninguem de facto perceber o que é o computador, o que é o sistema, e o que é o programa, pelo que se ve por todos esses foruns fora, e mm por este, o que todos pretendem mesmo, é saber o que teem k instalar, e por que ordem para obter cada um dos 2 sistemas e suas extensões.

Quando digo extensoes entenda-se TIS, DIS e afins.

Claro que é sempre fantástico quando alguém se dá ao trabalho como tu deste de juntar toda a informação acerca do que é o que, desde os primórdios, até agora, mas vamos lá ver que de facto há mt pouca gente que o objetivo seja saber tudo isso.

Digo que não sou um desses e que adorei a leitura que nos deste o prazer de usufruir, contudo, estar a exigir a todos os utilizadores que saibam distinguir o que é a maquina do que é o sistema e programas penso que será demais, quando podemos apenas simplificar e chamar DIS GT1 ao 1o e DIS SSS ao actual.. lol

Quando ao disco virtual já o tenho todo preparado, e todo modificado para apenas receber os dvd's de instalação do progman.. foi das primeiras coisas que fiz quando aprendi a fazer a instalação de ambos os sistema, esta semana vou fazer o tutorial e disponibilizar os links para se fazer os downloads, mas claro que aviso que teem que ter todos mt cuidado com o que fazem com qualquer um dos sistemas.. quando se trata de codificação é mt dificil danificar permanentemente um carro, agora quanto ás programações, enquanto possivel, FUJAM DELAS COMÓ DIABO DA CRUZ!
L.Sousa Escreveu:
JPimpao01 Escreveu:gt1progman, acho que o problema do L.Sousa, é semelhante ao que tivemos há uns tempos com um E46 que tivemos que tirar da SA o ULF para poder codificar as coisas, pois quando fazia o diagnóstico a SA dizia-lhe que estava lá mas não o encontrava.... penso que aqui o problema é o mesmo, estou enganado?!
Caro amigo L.Sousa,

Espero n estar a pregar a missa ao padre, mas tenho que perguntar.. já fez diagnóstico completo de todos os módulos do carro e eliminação e quaisquer erros que estivessem presentes?

É que não só é recomendado que se faça isso antes de qualquer codificação e/ou programação, como é mesmo absolutamente necessário, pois erros impedem MTAS VEZES de se fazer codificações com sucesso, ou no caso de programações erros são mtas vezes a causa de se converter as nossas queridas centralinas em práticos pisa papeis!

No caso de já ter apagado os erros, mas estes persistirem a aparecer, estando já identificada a fonte, neste caso o recomendado é como já foi dito, desligar o módulo que tem erros, efectuar a codificação/programação necessária e só depois reconectar o módulo!

Mas uma coisa, o amplificador DSP vinha originalmente no carro, ou foi posteriormente adaptado ou substituído?

Cumprimentos
Ex-Audi A3 1.6i 102cv Manual 2001-2002
Ex-AlfaRomeo 156 1.8 TwinSpark Manual 140cv 2002-2003
Ex-Mercedes 300SE W140 Auto 231cv 2003-2003
Ex-VW Golf IV TDI Manual 130cv 2003-2006
Ex-Audi TT Manual 225cv 2006-2008
Ex-BMW X5 3.0i E53 Manual 231cv 2008-2010
BMW 525i E60 Auto 192cv 2010 - ...

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

AntMad Escreveu:Poça pessoal, deixo de vir aki 2 dias e ja falaram tudo isto? É mm um tópico animado ;)

gt1progman, poissss, essa dos nomes enganei-m no ssd, é força do habito de falar em foruns d informatica e neste ao mm tempo lol, knd aos nomes que lhe damos, de DIS GT1 e DIS SSS, no que me toca a mim uso esses nomes apenas para distinguir os dois distintos sistemas, tb sei bem a parte do nome que corresponde ao computador e a parte que corresponde ao sistema e por consequinte também aos programas, mas simplesmente fiz o que é uma prática comum por todos esses foruns ingleses, espanhois, franceses, polacos, russos e derivados, também nesses forums existe o hábito de se chamar DIS GT1 ao 1o, e DIS SSS ao actual..

Até porque acho que não interessa a ninguem de facto perceber o que é o computador, o que é o sistema, e o que é o programa, pelo que se ve por todos esses foruns fora, e mm por este, o que todos pretendem mesmo, é saber o que teem k instalar, e por que ordem para obter cada um dos 2 sistemas e suas extensões.

Quando digo extensoes entenda-se TIS, DIS e afins.

Claro que é sempre fantástico quando alguém se dá ao trabalho como tu deste de juntar toda a informação acerca do que é o que, desde os primórdios, até agora, mas vamos lá ver que de facto há mt pouca gente que o objetivo seja saber tudo isso.

Digo que não sou um desses e que adorei a leitura que nos deste o prazer de usufruir, contudo, estar a exigir a todos os utilizadores que saibam distinguir o que é a maquina do que é o sistema e programas penso que será demais, quando podemos apenas simplificar e chamar DIS GT1 ao 1o e DIS SSS ao actual.. lol

Quando ao disco virtual já o tenho todo preparado, e todo modificado para apenas receber os dvd's de instalação do progman.. foi das primeiras coisas que fiz quando aprendi a fazer a instalação de ambos os sistema, esta semana vou fazer o tutorial e disponibilizar os links para se fazer os downloads, mas claro que aviso que teem que ter todos mt cuidado com o que fazem com qualquer um dos sistemas.. quando se trata de codificação é mt dificil danificar permanentemente um carro, agora quanto ás programações, enquanto possivel, FUJAM DELAS COMÓ DIABO DA CRUZ!
L.Sousa Escreveu:
Caro amigo L.Sousa,

Espero n estar a pregar a missa ao padre, mas tenho que perguntar.. já fez diagnóstico completo de todos os módulos do carro e eliminação e quaisquer erros que estivessem presentes?

É que não só é recomendado que se faça isso antes de qualquer codificação e/ou programação, como é mesmo absolutamente necessário, pois erros impedem MTAS VEZES de se fazer codificações com sucesso, ou no caso de programações erros são mtas vezes a causa de se converter as nossas queridas centralinas em práticos pisa papeis!

No caso de já ter apagado os erros, mas estes persistirem a aparecer, estando já identificada a fonte, neste caso o recomendado é como já foi dito, desligar o módulo que tem erros, efectuar a codificação/programação necessária e só depois reconectar o módulo!

Mas uma coisa, o amplificador DSP vinha originalmente no carro, ou foi posteriormente adaptado ou substituído?

Cumprimentos

O som DSP vem de origem apenas apliquei um modulo DICE para ligação ao Ipod removendo a caixa de cd's. Como disse já desliguei todos os fusiveis do rádio e nada, quanto ao diagnóstico já o fiz agora como tb já disse anteriormente a minha Ignorância não sabe como apagar os erros (realmente aparece lá um erro no rádio)... Se me puderes auxiliar agradeço.
Imagem

AntMad
Membro Iniciado

Mensagem por AntMad »

Que ferramentas tens para Diagnostico? Ediabas? GT1?

Se calhar para diagnóstico o mais simples será mesmo Ediabas, pelo menos neste caso

Martinez
Membro Iniciado
Registado: 27 ago 2007, 23:43
O meu Carro:: BMW 520i E39 - 1998/02

Mensagem por Martinez »

:roll: :roll: afinal não sou só eu que ando com probs nas codificações..... o meu dá

UNIDADE DE COMANDO COM IND. DE CODIFICAÇÃO: LCM 15 BLOQUEADA.
MONTADA A VERSÃO DA UNIDADE DE COMANDO CORRECTA?

quando tento codificar seja o que for... e até agora ainda não consegui descobrir o que é... :scary
Quase nada me dá mais prazer do que conduzir o meu BMW
.
Imagem

Asrafil
Membro Juvenil
Registado: 14 mar 2009, 16:41
O meu Carro:: BMW 525tds E39 - 1999/02

Mensagem por Asrafil »

Martinez Escreveu::roll: :roll: afinal não sou só eu que ando com probs nas codificações..... o meu dá

quando tento codificar seja o que for... e até agora ainda não consegui descobrir o que é... :scary
Tb já me aconteceu mas com a KOMBI. Tive que ler o VN/SA/GM de outra unidade ( EWS por ex) com o NCS expert e codar de novo a unidade. Problema resolvido :fixe

gt1progman
Membro Senior
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Mensagem por gt1progman »

AntMad Escreveu:Que ferramentas tens para Diagnostico? Ediabas? GT1?

Se calhar para diagnóstico o mais simples será mesmo Ediabas, pelo menos neste caso

O Ediabas não é ferramenta de diagnostico, o Ediabas é o "motor" que faz a ligação entre a aplicação (de diagnostico ou não) e as ecus do veiculo.

Martinez Escreveu::roll: :roll: afinal não sou só eu que ando com probs nas codificações..... o meu dá

Martinez combinamos por PM uma altura para vires ter cmg para ver se te consigo ajudar com isso.

AntMad
Membro Iniciado

Mensagem por AntMad »

gt1progman Escreveu:
AntMad Escreveu:Que ferramentas tens para Diagnostico? Ediabas? GT1?

O Ediabas não é ferramenta de diagnostico, o Ediabas é o "motor" que faz a ligação entre a aplicação (de diagnostico ou não) e as ecus do veiculo.

Martinez combinamos por PM uma altura para vires ter cmg para ver se te consigo ajudar com isso.
Exacto, o Ediabas não é uma ferramenta de dagnóstico.

Mas o Ediabas Inpa é! E o Ediabas Inpa e o NCS expert são exactamente o que os engenheiros da BMW utilizam! Eles não utilizam os bonitos DIS ou Progman, mas sim o EDIAbas Inpa para visualizar erros e estado de ligações, o NCS Expert para codificar e o WinKFP para programações! Para muitos de nós claro que o Ediabas não passa de uma ferramenta para fornecer comunicação ao DIS, mas na realidade é muito mais do que isso! Para muitos e inclusivé para os engenheiros da BMW, aquelas ferramentas permitem trabalhar com uma rapidez muito superior, e fazer tudo e muito mais do que os sistemas graficos DIS e Progman permitem fazer.

Espero que n leves a mal, e até que corrijas quaisquer erros que eu cometa, mas n desvalorizes o valor do Ediabas e de todo o leque de ferramentas a que este dá acesso!

Cumprimentos
Asrafil Escreveu:

Tb já me aconteceu mas com a KOMBI. Tive que ler o VN/SA/GM de outra unidade ( EWS por ex) com o NCS expert e codar de novo a unidade. Problema resolvido :fixe
Martinez estas a ter algum problema com o módulo de luzes ou tiveste e tiveste que a substituir? É que o erro parece de facto ser como o Asrafil disse, da falta de codificar primeiro o modulo com o VN/SA/GM do carro, o que tem sempre que se fazer quando se substitui um modulo!

Cumprimentos

gt1progman
Membro Senior

Porque haveria de desvalorizar o Ediabas !? eu conheço algumas das aplicações da bmw e sei bem para que serve o ediabas.
Apenas te quis dizer que o ediabas não faz diagnosticos como referiste porque sei bem para que serve. Alias o Ediabas nem sequer é algo criado pela BMW. Apenas para "cultura geral" o Ediabas foi desenvolvido por uma empresa alemã chamada "Softing" e serve de "motor de ligação" entre várias aplicações como por exemplo VAS do grupo VAG assim como as da BMW.
E ao contrario do que acabaste de dizer o ediabas apenas serve para interface entre as aplicações de diagnostico, codificações ou programações e as ecus.
Também conheço as restantes aplicações usadas pelos eng da bmw, assim como o INPA, NCS, NFS e E-SYS e sei para para que servem. Mas tal como já referi o teu problema é mesmo só de incorrecta denominação das ferramentas porque o INPA chama-se apenas INPA, assim como o DIS chama-se apenas DIS. GT1 é o "portatil" e Ediabas é o interface lógico (ou motor) que liga as restantes aplicações as ecus dos veiculos.

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

Bem acho que vou mesmo é levar o carro à BMW a ver se eles me dizem o que se passa com o DSP e se me desbloqueiam a coisa...
Imagem

AntMad
Membro Iniciado

Mensagem por AntMad »

gt1progman Escreveu:Porque haveria de desvalorizar o Ediabas !? eu conheço algumas das aplicações da bmw e sei bem para que serve o ediabas.
Apenas te quis dizer que o ediabas não faz diagnosticos como referiste porque sei bem para que serve. Alias o Ediabas nem sequer é algo criado pela BMW. Apenas para "cultura geral" o Ediabas foi desenvolvido por uma empresa alemã chamada "Softing" e serve de "motor de ligação" entre várias aplicações como por exemplo VAS do grupo VAG assim como as da BMW.
E ao contrario do que acabaste de dizer o ediabas apenas serve para interface entre as aplicações de diagnostico, codificações ou programações e as ecus.
Também conheço as restantes aplicações usadas pelos eng da bmw, assim como o INPA, NCS, NFS e E-SYS e sei para para que servem. Mas tal como já referi o teu problema é mesmo só de incorrecta denominação das ferramentas porque o INPA chama-se apenas INPA, assim como o DIS chama-se apenas DIS. GT1 é o "portatil" e Ediabas é o interface lógico (ou motor) que liga as restantes aplicações as ecus dos veiculos.
Ora nem mais :) de certa forma só estás a confirmar o que eu disse no meu post anterior, no qual admiti que tinhas razão quanto ao meu erro de ter chamado ao ediabas ferramenta de diagnóstico, pois tb eu sei que o ediabas é a ponte de ligação para as varias ferramentas. Só queria era explicar ás pessoas que existem mais alternativas alem se apenas o DIS ou o Progman, e que por vezes até são mais rápidas sem no entanto serem tão pesadas, como é o caso do INPA e NCS Expert e do DIS e PROGMAN.
Mas como eu disse ainda me corrigiste mais alguns erros e ainda me ensinaste um pouco mais! Por acaso desconhecia que a Ediabas foi criada pelos mesmos desenvolvedores de aplicações que o grupo VAG usa! Já uns dois anos que não uso ferramentas do grupo VAG pois vendi o meu ultimo Audi à 2 anos. Por isso nem me lembro se de facto alguma vez cheguei a usar Ediabas nele, mas na altura tb pouca codificação lhe fiz, foi mais para diagnóstico que tinha os cabos, penso que no audi so lhe fiz codificação uma vez para activar o cruise control.
Mas resumindo, é por tudo isso que é muito importante partilharmos informação e nos irmos corrigindo uns aos outros, só temos todos a ganhar, e não podemos levar a mal as correcções que fazemos uns aos outros!

N tenho medo de admitir quando estou errado, e já o estive várias vezes nos termos que por vezes aplico, e sei disso! apenas acho que podemos simplificar as coisas e chamar as coisas por termos que são prática comum noutros forums por ai fora! Apesar que na realidade são termos que tal como tu dizes levam a uma percepção errada das coisas.

Com tudo isto me despeço por ora, e te agradeço pelas correcções e pelas uteis lições que nos vais dando ;)

Cumprimentos

-- Terça Abr 20, 2010 6:23 pm --
L.Sousa Escreveu:Bem acho que vou mesmo é levar o carro à BMW a ver se eles me dizem o que se passa com o DSP e se me desbloqueiam a coisa...
Se não quiseres ter trabalho é o melhor, mas se preferires poupar uns 35 ou 45 euritos, com calma resolves isso :p

Diz que ferramentas de diagnóstico tens neste momento instaladas e ajudamos-t :p

Cumps

gt1progman
Membro Senior

Concordo com tudo o que disseste... e por isso só me resta encorajar-te para disponibilizares a máquina virtual. Devido a uns problemitas no passado com um ou dois membros decidi não o fazer e não voltar a dar ajudas a comunidade no geral, mas apesar de não parecer, se por acaso precisares de alguma ajuda estarei ao teu dispôr.
Bom trabalho.

Martinez
Membro Iniciado
Registado: 27 ago 2007, 23:43
O meu Carro:: BMW 520i E39 - 1998/02

Mensagem por Martinez »

gt1progman Escreveu:

:fixe Agradeço desde já a ajuda... quando tiveres por aí um tempinho disponivel avisa-me :assubiar
AntMad Escreveu:
Asrafil Escreveu:

Martinez estas a ter algum problema com o módulo de luzes ou tiveste e tiveste que a substituir? É que o erro parece de facto ser como o Asrafil disse, da falta de codificar primeiro o modulo com o VN/SA/GM do carro, o que tem sempre que se fazer quando se substitui um modulo!

Cumprimentos
:shock: eu que saiba não tenho nenhum prob. com o módulo das luzes... se já teve não sei, quando o comprei já vinha assim. Não tenho o NCS expert para poder codar de novo... :humm

-- Quarta Abr 21, 2010 11:46 pm --
gt1progman Escreveu:Concordo com tudo o que disseste... e por isso só me resta encorajar-te para disponibilizares a máquina virtual. Devido a uns problemitas no passado com um ou dois membros decidi não o fazer e não voltar a dar ajudas a comunidade no geral, mas apesar de não parecer, se por acaso precisares de alguma ajuda estarei ao teu dispôr.
Bom trabalho.
:think :think Sei que a "coisa" foi preta....
"A inveja nunca tira o bem que outrem merece."
Por isso meu amigo não tiremos aos outros membros que devem ser dezenas o que dois ou três invejaram, sempre recebeste palavras de agradecimento pelo teu bom trabalho e ainda hoje muito se fala dele, aliás este tópico é prova disso.
"Open your mind" e não deixes que poucos tirem o que muitos anseiam...
:palmas Mais uma vez volto a agradecer por todas as ajudas não só a mim mas a todos os membros :palmas
Quase nada me dá mais prazer do que conduzir o meu BMW
.
Imagem

AntMad
Membro Iniciado

Mensagem por AntMad »

gt1progman Escreveu:Concordo com tudo o que disseste... e por isso só me resta encorajar-te para disponibilizares a máquina virtual. Devido a uns problemitas no passado com um ou dois membros decidi não o fazer e não voltar a dar ajudas a comunidade no geral, mas apesar de não parecer, se por acaso precisares de alguma ajuda estarei ao teu dispôr.
Bom trabalho.
Obrigado pelas palavras de apoio e por ofereceres ajuda, mas se já não tens a prática habitual de dar ajudas no forum é pena, porque tens muito valor neste fórum, n te deixes afectar pelo que outros dizem, acredita que quem quer que t tenha chateado n merece o facto de deixares de fazer algo que gostas e no que és bom!

Vá, n t deixes afectar por essas coisas e volta ao cimo que é o teu lugar ;)

entretanto já criei os tutoriais, e os tópicos para como instalar correctamente o Ediabas e o SSS Progman! vamos lá a ver se não dão mts problemas! :think

Se quiseres dar uma vista de olhos, os links dos tópicos são os seguintes:

Tutorial e Links para o SSS PROGMAN
viewtopic.php?f=96&t=43101

Tutorial e Links para o EDIABAS
viewtopic.php?f=96&t=43100

Cumps

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

L.Sousa, eu já tive esse stress com o módulo ULF (bluetooth), porque o FA do meu carro tinha-o lá metido e qdo andei sem ele não me deixava fazer diagnosticos porque dava erro no módulo ULF... quanto mais codificações....

O melhor é mesmo alterar a SA ou FA (dependendo do caso) para o carro não saber que ele existe, e deixar fazer o resto..... Agora alterar a SA/FA não é fácil..... é preciso ter muito mas muito cuidado!!!!
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Bloqueado

Voltar para “Sistemas de Navegação BMW / SSS + GT1”