Ajuda com Bateria

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas electronicos, Não Mecanicos.

Moderador: Staff

johnny
Membro Iniciado
Registado: 08 mar 2010, 09:51
O meu Carro:: BMW 530D Touring - 2001

Ajuda com Bateria

Mensagem por johnny »

Boas, tenho um BMW 530D Touring de 2001 que resolveu ao fim destes anos todos precisar de uma bateria nova, coloquei uma topo de gama da Tudor, bem mais barata do que uma original da BMW mas equivalente em termos de características e amperagem. Acontece que ao fim de + ou - 30 dias fico sempre com a bateria descarregada, volto a carregar e volta sempre a acontecer o mesmo. Já fiz diversas medições ao alternador e ele está a carregar bem (entre 13 e 14). O que eu noto é que com o carro desligado fica sempre um barulho residual junto aos comandos da sofagem e ar condicionado, é um "grilar" constante como se algo fica-se sempre em funcionamento. Gostaria que me ajudassem a tenta perceber e resolver este problema ou se alguém já teve uma situação idêntica.

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Re: Ajuda com Bateria

Mensagem por L.Sousa »

Pois será um módulo que não se desliga?
Imagem

madbeetle
Membro Juvenil
Registado: 13 jul 2009, 00:37
O meu Carro:: 530d Tour E39

Mensagem por madbeetle »

Esse barulho é normal,
Junto aos comandos do a/c tem uma grelha e lá dentro tem uma ventoinha que vai forçar o ar a passar por um termistor para ler a temperatura interior do carro.(PS:Essa ventoinha tem tendencia a acumular pó, convem limpar de vez em quando, é só puxar o modulo para fora desligar as fichas e limpar)
Há outros modulos no carro que ficam ligados mesmo com o carro desligado, outros desligam-se ao fim de 15 minutos (bancos electricos; vidros, etc).
Tenta ver com uma pinça amperimetrica se o consumo do carro é elevado mesmo com o carro desligado, lembra-te que tens de esperar pelo menos 15-20 minutos até tudo ficar desligado, se abrires uma porta ou ligares qualquer coisa o tempo começa a contar de novo.
por isso é ligares a pinça e esperares dentro da mala. :wink1
Se o consumo for na ordem dos mA é normal pois há sempre consumo (relogio,etc).
Pode a bateria ter defeito...

johnny
Membro Iniciado

Mensagem por johnny »

madbeetle Escreveu:Esse barulho é normal,
Junto aos comandos do a/c tem uma grelha e lá dentro tem uma ventoinha que vai forçar o ar a passar por um termistor para ler a temperatura interior do carro.(PS:Essa ventoinha tem tendencia a acumular pó, convem limpar de vez em quando, é só puxar o modulo para fora desligar as fichas e limpar)
Há outros modulos no carro que ficam ligados mesmo com o carro desligado, outros desligam-se ao fim de 15 minutos (bancos electricos; vidros, etc).
Tenta ver com uma pinça amperimetrica se o consumo do carro é elevado mesmo com o carro desligado, lembra-te que tens de esperar pelo menos 15-20 minutos até tudo ficar desligado, se abrires uma porta ou ligares qualquer coisa o tempo começa a contar de novo.
por isso é ligares a pinça e esperares dentro da mala. :wink1
Se o consumo for na ordem dos mA é normal pois há sempre consumo (relogio,etc).
Pode a bateria ter defeito...
Essas medições já foram feitas e verificaram-se alguns picos de corrente, resta saber é de onde eles vêm. Quanto à bateria, pelo sim pelo não, já foi trocada por outra e continua a acontecer o mesmo, foram testadas ambas as baterias e ambas se encontram na perfeição.. O tal "grilar" a que me refiro não tem nada a ver com o funcionamento dessa ventoinha, pois nota-se perfeitamente o trabalhar da mesma e em simultâneo outro barulho continuo e diferente. Já me sugeriram ir desligando os fusíveis um a um para ver qual aquele que cala o dito "grilar".

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

nao mudasses de Radio?
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Asrafil
Membro Juvenil
Registado: 14 mar 2009, 16:41
O meu Carro:: BMW 525tds E39 - 1999/02

Mensagem por Asrafil »

Antes de mais tens que COMPREENDER como funciona o sistema. A GM3 manda um sinal para o relé K72 ao fim de 16 minutos sem o carro detectar actividade e estiverem reunidas determinadas condições ele corta o terminal 30 da bateria. O que te está a acontecer ( tal como me aconteceu a mim e a centenas de outros ) é que o carro não entra em sleep mode e isso é relativamente simples de comprovar. Só por muito galo é que te pode estar a acontecer uma das muito raras outras opções, como um diodo do alternador por exemplo, ou teres algo eléctrico aftermarket ligado ao terminal 30 em vez do terminal 15 (ignição) a consumir indevidamente. Esse carro é suposto consumir 450 mA ( 0,45A) nos primeiros 16 minutos após o desligares e fechares as portas. Depois disso, 20 mA ( 0,02A). Se tiveres telefone e Tv é normal ír aos 0.03 ou mesmo 0.04A. Se não deres com o gato, [email protected] MSN :fixe
Última edição por Asrafil em 10 mai 2010, 00:54, editado 1 vez no total.

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

Uma pergunta paralela, para fazer essas leituras posso ligar o meu amperimetro em série? ou em paralelo? o multimetro vulgar dá ou tem que ser especial?
Imagem

madbeetle
Membro Juvenil
Registado: 13 jul 2009, 00:37
O meu Carro:: 530d Tour E39

Mensagem por madbeetle »

O amperímetro liga-se SEMPRE em série com o que se quer medir, o Voltímetro liga-se em paralelo para que haja uma diferença de potencial aos terminais.
Um multimetro normal dá para medir Ohm,Tensão,Corrente, alguns teem mais funções, como por exemplo díodos, capacidades, etc.

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

madbeetle Escreveu:O amperímetro liga-se SEMPRE em série com o que se quer medir, o Voltímetro liga-se em paralelo para que haja uma diferença de potencial aos terminais.
Um multimetro normal dá para medir Ohm,Tensão,Corrente, alguns teem mais funções, como por exemplo díodos, capacidades, etc.
OK, obrigado, mas sei que só dá para ligar até 10A não é?
Imagem

Asrafil
Membro Juvenil

Mensagem por Asrafil »

Só dá até 10A, se o teu multimetro der só até 10A :D O meu lê até 20A por ex. Mas é bem teres mencionado isso porque convém sempre ter uma ideia da escala de valores em que vamos mexer para que não haja surpresas. Tipo daquelas em que sai FUMO do multimetro :D
Não te preocupes com os 10A. Quando fechas o carro e os motores do fecho central operam não chega a esses valores :fixe

johnny
Membro Iniciado

Mensagem por johnny »

Não mudei nem instalei nada de novo no carro. Vai hoje para o electrecista e vamos ver o que se descobre.

Asrafil
Membro Juvenil

Mensagem por Asrafil »

Então mais logo diz qualquer coisa como correu :fixe

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

o que è engraçado tinha o meu 325i E 36 Cabrio e ao fim de uma semana a Bateria estava a zero (e era nova) vendi o carro e a pessoa està na tropa, chegou 6 meses depois e o carro pegou ,nao percebo NADA ..
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Asrafil
Membro Juvenil

Mensagem por Asrafil »

germanii Escreveu:o que è engraçado tinha o meu 325i E 36 Cabrio e ao fim de uma semana a Bateria estava a zero (e era nova) vendi o carro e a pessoa està na tropa, chegou 6 meses depois e o carro pegou ,nao percebo NADA ..
BRUXEDO :D :D :D

johnny
Membro Iniciado

Mensagem por johnny »

Ora cá estou novamente e já com o problema resolvido. Depois de ligar a máquina ao DIS, existe uma peça que pertence à sofagem, cuja referencia é BMW 64.11-8 383 835 e que estava em curto-circuito, aquecia imenso e não desligava. Acho, pelo menos assim o espero, que o problema ficou resolvido, é só esperar mais um mês para ver o que acontece...lol. Logo que possível coloco aqui a foto da referida peça.

Responder

Voltar para “Electronica”