sandrorv Escreveu:Dudex, pelo que tive a averiguar, acho que mesmo novo o carro, vá o meu 120d tem 1 ano e alguns meses, depois de uma viagem grande e com sol tipo 35º a travagem nao é igual desde que saia da garagem até ao final da viagem, talvez porque como os tubos sejam de borracha com o calor aquilo incha, e a passagem de oleo nao é uniforme como seria com as malhas de aço, mas puderá notar-se alguma diferença certo??
se eu estiver errado, então quanto tempo mais ou menos as borrachas têm que ter para serem substituidas? o que posso eu notar quando ponho o pé no travão?
abraço
TU notares irás notar sempre visto que a borracha dilata sempre qualquer coisa. Quando estão velhas dilatam mais e daí notar-se mais diferença mas também a irias notar ao trocar a borracha velha por nova.
O que estás a dizer é a borracha dilatar mais com o calor o que é uma verdade mas o calor afecta todo o sistema de travagem e perde mais rendimento o conjunto disco+pastilha que os tubos em si.
Imagina o seguinte, que para travares num determinado espaço, necessitas de 50Nm de força no piston que está na maxila. Se os teus tubos dissiparem 10% por dilatação, terás de pedir à bomba de travagem que exerça 55Nm para compensar a dilatação da tubagem. Com malha de aço a diferença é que não fazes isso, pedes 50 e lá a baixo chegam os 50 teoricamente.
Quanto ao feeling do pedal, é como tentares empurrar um móvel mas em vez de usares as mão usares um colchão entre as mãos e o móvel, para a tua força fazer o móvel mudar de lugar, o colchão terá de ser comprimido e só quando não comprimir mais é que passa a força para o móvel fazendo-o mover-se. A malha de aço como não tem alteração de forma com pressão, é como se retirasses o colchão.