320d de 1998 continua a perder água
Moderador: Staff
-
- Membro Junior
- Registado: 01 jul 2009, 23:49
- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1998/10
320d de 1998 continua a perder água
Olá a todos!
O meu carro perde água há mais de um ano. Mas não perde muita, na pior das hipóteses fica no mínimo (que penso que corresponde à segunda bola da vareta inserida no vaso de expansão, julgo que é esse o nome da peça). Eu verifico o nível da água todos os dias. Ele desde o ínicio do ano que perde água de 15 em 15 dias, mas ainda estamos na Primavera. No Verão passado, tinha de lhe meter água de 3 em 3 dias, ou menos. Nunca aqueceu, e não pinga água para o chão.
Já falei com alguns mecânicos (em dois deles até deixei lá o carro para fazerem um check-up) e disseram-me que poderá ser o radiador de gases da Egr, uma peça que na BMW fica por 600€ (já com IVA). Dizem que essa peça é muito sensivel e que costuma passar água para o escape quando há grandes diferenças de temperatura entre as várias peças que compõe esse radidador, originando dilatações ou contrações de material.
Para além disto tenho outro problema: o carro tem o termóstato avariado há mais de 2 anos (o carro só é meu há coisa de um ano, antes pertencia ao meu pai), e eu queria substituí-lo (o carro só atinge os 90ºc em filas de trânsito), mas tenho receio que, com o aumento da temperatura do motor, aumente também a perda de água pelo radiador da egr e que fique apeado antes de meter o dito radiador.
Acham que isto poderá acontecer, perder mais água com o termóstato a funcionar?
Desculpem o testamento, tentei ser o mais explicito possível.
Cumprimentos,
O meu carro perde água há mais de um ano. Mas não perde muita, na pior das hipóteses fica no mínimo (que penso que corresponde à segunda bola da vareta inserida no vaso de expansão, julgo que é esse o nome da peça). Eu verifico o nível da água todos os dias. Ele desde o ínicio do ano que perde água de 15 em 15 dias, mas ainda estamos na Primavera. No Verão passado, tinha de lhe meter água de 3 em 3 dias, ou menos. Nunca aqueceu, e não pinga água para o chão.
Já falei com alguns mecânicos (em dois deles até deixei lá o carro para fazerem um check-up) e disseram-me que poderá ser o radiador de gases da Egr, uma peça que na BMW fica por 600€ (já com IVA). Dizem que essa peça é muito sensivel e que costuma passar água para o escape quando há grandes diferenças de temperatura entre as várias peças que compõe esse radidador, originando dilatações ou contrações de material.
Para além disto tenho outro problema: o carro tem o termóstato avariado há mais de 2 anos (o carro só é meu há coisa de um ano, antes pertencia ao meu pai), e eu queria substituí-lo (o carro só atinge os 90ºc em filas de trânsito), mas tenho receio que, com o aumento da temperatura do motor, aumente também a perda de água pelo radiador da egr e que fique apeado antes de meter o dito radiador.
Cumprimentos,
Última edição por Ed09 em 25 jun 2010, 14:03, editado 1 vez no total.
Re: 320d de 1998 perde água- dúvida
mesmo com o termoestato a falhar nao tem por obrigação de perder agua.
experimenta trocar a tampa do bocal do vaso de espansao, pode ser que tenha perdido as propriedades vedantes!
é simples de fazer, barato e podes saber logo se é dai ou doutra coisa.
ha que comecar de um inicio nao e verdade?!
um abraco
experimenta trocar a tampa do bocal do vaso de espansao, pode ser que tenha perdido as propriedades vedantes!

um abraco

-
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Boas és de onde pra começar? até parece que o pessoal tem problemas em dizer onde reside, em principio o que afirmas não será o radiador da EGR mas sim o termoestato da EGR (35€) acho que te estão a querer catar a carteira, se estiveres interessado em que tente resolver o problema envia-me MP. Cumps.Ed09 Escreveu:Olá a todos!
Cumprimentos,
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
-
- Membro Junior
Manuel S. Escreveu:mesmo com o termoestato a falhar nao tem por obrigação de perder agua.
um abraco
Como é que consigo ver se a tampa perdeu as propriedades vedantes?
Obrigado pela resposta e um abraço.
-
- Membro Junior
Boas és de onde pra começar? até parece que o pessoal tem problemas em dizer onde reside, em principio o que afirmas não será o radiador da EGR mas sim o termoestato da EGR (35€) acho que te estão a querer catar a carteira, se estiveres interessado em que tente resolver o problema envia-me MP. Cumps.[/quote]JOFIMO Escreveu:
Olá!
Sou de Loures.
Achas que a perda de água está relacionada com o termóstato da EGR?
Obrigado pela ajuda e cumprimentos,
-- Quarta Abr 14, 2010 12:24 am --
Manuel S. Escreveu:compra outra.
e mais pratico
Pois lol, é capaz de ser melhor assim.
Obrigado pela ajuda.
Abraço,
-- Quarta Abr 14, 2010 1:05 pm --
Olá!
Tenho novidades.
Falei hoje com o meu pai e o termóstato da EGR já foi trocado há 2 anos atrás. Ele não sabia o nome da peça, mas mostrou-me a que foi retirada do carro e eu fui ao RealOem e confirmei que se trata do termóstato. Agora não sei se substituíram o O-ring que faz a ligação ao radiador. Oxalá que seja daí o problema.
-
- Membro Juvenil
- Registado: 20 dez 2009, 14:04
- O meu Carro:: BMW 320d E91 2005/08
Tive um problema identico a uns meses numa mitsubish, deitamos para esse radiador, testamos da seguinte maneira anulamos o mesmo para testar ligou-se directo.
Ando-mos +-6meses sempre acrescentar agua, a carrinha nao deitava minima ponta de fumo.
A pouco tempo começou a fumegar.
Foi a colaça que estalou
.
Espero que tenhas melhor sorte.
Ando-mos +-6meses sempre acrescentar agua, a carrinha nao deitava minima ponta de fumo.
Foi a colaça que estalou

-
- Membro Gold
Olá!Ed09 Escreveu:Boas és de onde pra começar? até parece que o pessoal tem problemas em dizer onde reside, em principio o que afirmas não será o radiador da EGR mas sim o termoestato da EGR (35€) acho que te estão a querer catar a carteira, se estiveres interessado em que tente resolver o problema envia-me MP. Cumps.JOFIMO Escreveu:
Sou de Loures.
Achas que a perda de água está relacionada com o termóstato da EGR?
Obrigado pela ajuda e cumprimentos,
-- Quarta Abr 14, 2010 12:24 am --
Manuel S. Escreveu:compra outra.
e mais pratico
Pois lol, é capaz de ser melhor assim.
Obrigado pela ajuda.
Abraço,
-- Quarta Abr 14, 2010 1:05 pm --
Olá!
Tenho novidades.
Falei hoje com o meu pai e o termóstato da EGR já foi trocado há 2 anos atrás. Ele não sabia o nome da peça, mas mostrou-me a que foi retirada do carro e eu fui ao RealOem e confirmei que se trata do termóstato. Agora não sei se substituíram o O-ring que faz a ligação ao radiador. Oxalá que seja daí o problema.[/quote]
Boas se o probllema fosse do o-ring viam-se marcas do anticongelante seco por onde houver fugas, o melhor a fazer é meter o circuito sobre pressão e ver onde existe a fuga, mas só consegue fazer isso quem tenha material par isso por ex. na marca ou quem rectifique cabeças de motor,etc. por vezes tem de ficar de um dia para o outro sobre pressão par se identificar o local da fuga.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
-
- Membro Junior
cupcinza Escreveu:Tive um problema identico a uns meses numa mitsubish, deitamos para esse radiador, testamos da seguinte maneira anulamos o mesmo para testar ligou-se directo.
Foi a colaça que estalou.
Olá!
Também espero que não seja a junta da colaça.
Fumo, ele só deita a frio, no Inverno, e é durante pouco tempoe em pouca quantidade. E o fumo é esbranquiçado.
Também deita fumo (preto) quando faço kick-down, mas penso que deve ter a ver com o facto da EGR estar desligada.
O carro não consome óleo também.
-- Sexta Abr 16, 2010 12:57 pm --
JOFIMO Escreveu:
Boas se o probllema fosse do o-ring viam-se marcas do anticongelante seco por onde houver fugas, o melhor a fazer é meter o circuito sobre pressão e ver onde existe a fuga, mas só consegue fazer isso quem tenha material par isso por ex. na marca ou quem rectifique cabeças de motor,etc. por vezes tem de ficar de um dia para o outro sobre pressão par se identificar o local da fuga.
Vou tirar o plástico do motor este fim-de-semana para ver se há marcas de anticongelante, junto ao termóstato da EGR.
Se tiver de fazer esse teste de pressão, achas que na Deutsche-Motor me fazem isso?
-
- Membro Gold
Se tiverem as ferramentas apropriadas de certeza que fazem. cumps.Ed09 Escreveu:cupcinza Escreveu:Tive um problema identico a uns meses numa mitsubish, deitamos para esse radiador, testamos da seguinte maneira anulamos o mesmo para testar ligou-se directo.
Foi a colaça que estalou.
Olá!
Também espero que não seja a junta da colaça.
Fumo, ele só deita a frio, no Inverno, e é durante pouco tempoe em pouca quantidade. E o fumo é esbranquiçado.
Também deita fumo (preto) quando faço kick-down, mas penso que deve ter a ver com o facto da EGR estar desligada.
O carro não consome óleo também.
-- Sexta Abr 16, 2010 12:57 pm --
JOFIMO Escreveu:
Vou tirar o plástico do motor este fim-de-semana para ver se há marcas de anticongelante, junto ao termóstato da EGR.
Se tiver de fazer esse teste de pressão, achas que na Deutsche-Motor me fazem isso?
-
- Membro Junior
Levei o carro à Deutsch-Motor, fizeram (alegadamente) o teste de pressão ao sistema de refrigeração e detetaram 2 tubos com uma pequena fuga, termostato avariado e aconselharam-me a trocar a bomba de água, e a tampa do vaso de expansão.
Substituí tudo e após ter largado uma nota preta...o carro continua a consumir água.
Eu continuo desconfiado que deverá ser o radidador de gases da AGR, embora lá na Deutsch Motor me tenham dito que é uma peça que raramente avaria.
Será que dá para anular esse radiador para que a água não passe por aí?
Não queria comprar um novo porque custa uma balúrdio...
Cumps,
Substituí tudo e após ter largado uma nota preta...o carro continua a consumir água.

Eu continuo desconfiado que deverá ser o radidador de gases da AGR, embora lá na Deutsch Motor me tenham dito que é uma peça que raramente avaria.
Cumps,
- anatolpiupiu
- Membro Senior
- Registado: 10 set 2007, 18:24
- O meu Carro:: Bmw 325tds
Re: 320d de 1998 continua a perder água
parece uma novela isso, então mas nenhum mecanico consegue ver onde esta o problema.. ?
nao podera ser uma rela do bloco de motor, ha tanta coisa para se ver.. não vas logo para peças mais caras.. se perde agua, ela tem que sair por algum lado..
nao podera ser uma rela do bloco de motor, ha tanta coisa para se ver.. não vas logo para peças mais caras.. se perde agua, ela tem que sair por algum lado..
BMW 325tds ´93
- 525_tds
- Membro Gold
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
Eu ia á deutsch questionar que raio de teste de pressão ao circuito é que eles fizeram...
- intek
- Membro Gold
- Registado: 09 ago 2009, 12:07
- O meu Carro:: BMW E36/5
Os BMW´s e os mistérios das perdas de água, junta-te ao grupo!! :humm
-
- Membro Gold
Desculpa a pergunta, fizeram o teste, trocaste o que te disseram, pagaste por palpites que te deram e como eles resolver a situação? se for o radiador da EGR vê-se bem onde está a fuga, por acaso o teu carro não tem o vaso de expensão estalado ( pequena fissura) por aí sim é que é normal fugir àgua em certos casos, se quiseres exprimentar eu tenho um vaso a mais pois pensei que o meu perdia por aí mas não, um artista mecânico da bmw trocou-me o termoestato quando comprei o carro mas como não limpou devidamente a face do bloco (ficou com gordura) deu cado da junta de borracha e tinha uma pequena fuga que me deu àgua pela barba para saber onde era pois quase só perdia a frio. diz alguma coisa. Cumps.Ed09 Escreveu:Levei o carro à Deutsch-Motor, fizeram (alegadamente) o teste de pressão ao sistema de refrigeração e detetaram 2 tubos com uma pequena fuga, termostato avariado e aconselharam-me a trocar a bomba de água, e a tampa do vaso de expansão.
Cumps,