No seguimento do tópico que tinha aberto de apresentação, aqui fica uma espécie de Diário de Bordo (deverá ser mais para o semanário ou "mensalário"...).
Não tenho em mente grande alterações para o carro, exceptuando talvez a saída dos pneus RFT para uns normais.
Anteriormente tinha uma Audi A4 1.9TDi 130cv, já com algumas alterações, que estava impecável. Tirando revisões e as alterações feitas, problemas que me lembre foram uma buzina, sensor de temperatura e termostato e um switch de stops, em todos os anos que esteve nas minhas mãos.
Mas procurava algo mais. O espaço no banco traseiro da A4 é exíguo e estava um bocadinho farto do típico matraquear de um 4 cilindros diesel. Vai daí que...
Desde Julho que sou o feliz proprietário de uma BMW 530d Touring E61 LCI de Julho de 2007. Foi comprada num concessionário oficial BMW da Alemanha, trazendo garantia europeia de 12 meses.
Fui eu que tratei de todo o processo de aquisição e fui à Alemanha buscar a máquina. Uma viagem bem porreira, embora cansativa.
Neste momento já rola devidamente legalizada.
Espero que me traga tantas alegrias quantas as que a A4 me deu.
Principais características da máquina:
BMW 530d Touring E61 LCI de Julho de 2007
6L 2993cc com 235cv e FAP
Caixa automática
Cerca de 61000km actualmente (tinha 57877km quando a levantei no stand)
Cor: preto carbono
Pack M completo interior e exterior
Navegação profissional com mãos livres bluetooth
Luzes xenon direccionais com máximos automáticos
Tecto panorâmico
Interiores em preto com frisos em alumínio
Bancos desportivos em pele
Head-up-Display
Sistema de som Hi-Fi com ligação USB
Comandos por voz
E outras mariquices
Uma primeira foto ainda na Alemanha:

Aqui ficam mais algumas fotos, já em casa:

Cumps,
-- Segunda Ago 16, 2010 4:04 pm --
Depois da conversa da treta anterior, vamos ao que interessa.
Primeiras impressões:
A carrinha já fez mais de 3000km nas minhas mãos, dos quais 2500km na viagem da Alemanha para cá. Com o deslumbramento inicial, esqueci-me de fazer reset ao CB e por isso não tenho uma média exacta do consumo. Mas no CB estava com 7,6l/100, só não sei desde quando lá estava essa média. A viagem foi feita na maioria do percurso às velocidades legais respectivas, dando para apertar de quando em vez mediante as condições da estrada e do trânsito. Ainda assim deu para levar o bicho aos 250km/h, sem stress ou dificuldade... (tudo a bem da ciência...)
Factos curiosos da viagem: estradas na Alemanha todas em obras; estradas na Bélgica um verdadeiro nojo; autoestradas em França caríssimas.
O comportamento requer alguma habituação, por ter características bem diferentes do meu carro anterior. Caixa auto, tracção traseira e direcção de amortecimento variável. Apesar do peso (1775kg) e do tamanho (4,85m de comprimento), tem uma entrada em curva muito precisa (mais do que a A4) e também sai melhor e mais rápido.
O conforto não difere muito da minha anterior A4, que também tinha suspensão desportiva. Nesta noto sobretudo o efeito dos pneus RFT: muito duros e "batem" forte em qualquer buraco ou pequena depressão. Primeira alteração programada (infelizmente, daqui a bastantes kms ainda): pneus RFT out.
Relativamente ao motor, simplesmente fantástico. Muito linear e sempre muito forte. Um barulho de funcionamento que faz esquecer o facto de ser a diesel (comparativamente a um 4 cilindros). Em conjunto com a caixa auto acho que funciona muito bem, pois esta aproveita bem o que o motor tem para dar, dependendo das situações. Nota-se claramente diferenças nos regimes de troca de mudança em modo auto, dependendo das condições da estrada (subir, plano, descer) e do tipo de condução (mais calma, ou mais agressiva).
O condutor é que ainda precisa de se habituar a algumas coisas, como seja o uso do efeito kick-down. Em diversas ocasiões me aconteceu, em estrada nacional, ir a 70/80km/h e, para fazer uma ultrapassagem, carregar demais no acelerador e a caixa reduzir de imediato duas relações. O carro dispara e rapidamente vamos nos 150km/h sem querer.
Neste momento, devido à montagem do alarme (que ainda não está concluída, pois, das duas uma: ou o electricista é nabo ou estes carros são muito complicados), a média no CB foi apagada. Depois de ter atestado neste fim de semana pude calcular a média do último depósito: 8,7l/100, com alguma cidade pelo meio, o que me parece um consumo bastante razoável para o carro que é.
Cumps,