Viva mesmo pertinho da bomba de àgua atrás da correia de acessórios no bloco motor é uma "caixa" preta onde entar um tubo vindo do lado direito do radiador e outro que sai por cima e vai ligar ao vaso de expansão e não só. cumps.rodrigues81 Escreveu:Alguem me sabe dizer onde fica o termostato principal no 136cv?
:fixe
320d de 1998 continua a perder água
Moderador: Staff
-
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Re: 320d de 1998 continua a perder água
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- rodrigues81
- Membro Gold
- Registado: 16 fev 2010, 18:05
- O meu Carro:: bmw 320d e46
JOFIMO, :fixe :fixe
-
- Membro Junior
- Registado: 01 jul 2009, 23:49
- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1998/10
[quote="JOFIMO"]Qual foi o termoestato que avariou o principal ou ou da EGR?quote]
Os dois já avariaram. O da EGR foi substituído há 3 ou 4 anos. O principal foi substituído em Julho, e já andava avariado há uns 2 anos.
Os dois já avariaram. O da EGR foi substituído há 3 ou 4 anos. O principal foi substituído em Julho, e já andava avariado há uns 2 anos.
-
- Membro Gold
Viva infelizmente o do carro (EGR) anda a avariar de 2 em 2 anos, assim que começa o inverno e a temperatura começa a ficar instavel já sei qual é o mal, e vai de trocar o dito cujo. Cumps.Ed09 Escreveu:JOFIMO Escreveu:Qual foi o termoestato que avariou o principal ou ou da EGR?quote]
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
-
- Membro Junior
A sério JOFIMO?
Não sabia disso. Isso é muito mau. É como as MAF, também ao fim de 3 ou 4 anos lá vai uma. O meu já levou 3.
Mesmo tendo a EGR desligada ele continua funcionar? E a gastar água?
Cumps,

Não sabia disso. Isso é muito mau. É como as MAF, também ao fim de 3 ou 4 anos lá vai uma. O meu já levou 3.

Cumps,
-
- Membro Gold
É mesmo assim, Termo da EGR não tem a ver com a EGR estar desligada ou não, está lá inserido no circuito de refrigeração para arefecer os gases da EGR mas está sempre a funcionar e ainda bem , é um de 2 em 2 anos (no meu caso) quanto à MAF avariou ao 84000km levou a ultima de substuição original (200iens) e já lá vão mais de 6 anos e quase 200tkm e até agora sempre na boa. Cumps.Ed09 Escreveu:A sério JOFIMO?![]()
Cumps,
So agora li este topico, pode ser antigo nem reparei, tive esse problema de perder agua num 136cv e acabei partindo o turbo do carro, não detectavam a fuga da agua nas oficinas, era o radiador da EGR, que estava estragado por dentro deixava passar agua e deu-me cabo do turbo, solução comprar radiador novo, é muito caro e rolvi pensar um pouco e numa trde esolvi o assunto com 50€ fui ao batechapas pedi que me abrisse o radiador retiramos o interior todo, pedi que me solda-se um tubo do bocal da agua na parte de cima á parte de baixo onde sai agua novamente, e depois soldou-se o radiador por fora pra ficar todo tapado por causa dos gases. E nunca mais tive problema nenhum com perca de agua no carro. Poupei imenso dinheiro com isto, tenho um de 150cv e não tem o radiador, tenho colegas que tem o de 150cv e uns tem o radiador e outros não, conclui com isto que a BMW ainda andou algum tempo indecisa em manter o radiador. E se voces tem a EGR anulada nao faz falta que arrefeça gases. Abraço a todos.
-
- Membro Iniciado
- Registado: 01 mar 2011, 01:25
- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1998/07
boas,,,
verifica o pequeno tubo de borracha que liga o sistema de circulação da agua ao termostato, deve ser ai a fuga.
verifica o pequeno tubo de borracha que liga o sistema de circulação da agua ao termostato, deve ser ai a fuga.
-
- Membro Junior
Viva Jfam e rei da sucata!
Obrigado pelas vossas dicas e testemunhos.
Ainda tenho o problema. Estou à espera de poder marcar dois dias de férias para poder ver esta questão com um amigo aqui do fórum (JOFIMO).
Se for o radiador da EGR, como tenho a válvula desactivada, se calhar, é isso que vou fazer. Soldo aquela treta toda e acabou-se.
Este radiador, quando o carro era do meu pai, foi aberto por um mecânico que, desconhecendo a sensibilidade da peça, andou a raspar carvão daquilo com uma chave de fendas(!). É provavel que seja mesmo do radiador.
E quando fizeram esta operação, substituiram as juntas, mas não um O-ring que o meu pai desconhecia.
Quando fomos comprar agora as juntas é que o funcionário da BMW disse que aquilo também leva um O-ring de diâmetro pouco superior a um polegar. Até que podia ser deste o-ring, era excelente. Vamos ver.
rei da sucata,
A que termóstato te referes? O do motor ou o da EGR?
Cumps a todos,
Obrigado pelas vossas dicas e testemunhos.
Ainda tenho o problema. Estou à espera de poder marcar dois dias de férias para poder ver esta questão com um amigo aqui do fórum (JOFIMO).
Se for o radiador da EGR, como tenho a válvula desactivada, se calhar, é isso que vou fazer. Soldo aquela treta toda e acabou-se.
Este radiador, quando o carro era do meu pai, foi aberto por um mecânico que, desconhecendo a sensibilidade da peça, andou a raspar carvão daquilo com uma chave de fendas(!). É provavel que seja mesmo do radiador.

Quando fomos comprar agora as juntas é que o funcionário da BMW disse que aquilo também leva um O-ring de diâmetro pouco superior a um polegar. Até que podia ser deste o-ring, era excelente. Vamos ver.
rei da sucata,
A que termóstato te referes? O do motor ou o da EGR?
Cumps a todos,
-
- Membro Junior
320d continua a perder água-água na zona dos pés do pendura
Olá a todos!
O meu carro continua a perder água. Dia sim, dia não tenho de meter liquido, uma vez que perde à volta de 1 a 2 cm(olhando para a vareta do vaso de expansão).
Hoje tirei todos os tapetes do carro e apalpei o chão do mesmo. Tenho a alcatifa molhada na zona dos pés do pendura.
Será radiador da soufagem?
Ouvi dizer que é um pincel substituir esta peça, em alguns carros é necessário tirar o tablier. :rezar
Cumprimentos,
O meu carro continua a perder água. Dia sim, dia não tenho de meter liquido, uma vez que perde à volta de 1 a 2 cm(olhando para a vareta do vaso de expansão).
Hoje tirei todos os tapetes do carro e apalpei o chão do mesmo. Tenho a alcatifa molhada na zona dos pés do pendura.

Será radiador da soufagem?
Ouvi dizer que é um pincel substituir esta peça, em alguns carros é necessário tirar o tablier. :rezar
Cumprimentos,
se tens os pes molhados e mesmo dai o radiador da chofagem
se tens os pes molhados e mesmo dai o radiador da chofagem mas e facil verificar metes só anti congelante bo circuito e depois verificas se tens o chao verde assim tens a certeza disso antes de começar a desmontar isso tudo
-
- Membro Junior
Osorio,
Obrigado pela resposta.
Mas só tenho posto anti-congelante, e o chão não está verde. Mas também não tem chovido e tudo o resto está seco.
Abraço,
Obrigado pela resposta.
Mas só tenho posto anti-congelante, e o chão não está verde. Mas também não tem chovido e tudo o resto está seco.
Abraço,
-
- Membro Junior
Olá!
O problema continua. Foi trocado um tubo que liga ao radiador e agora está com estes sintomas:
-Fui no fim de semana grande para o Alentejo. Saí de Loures com o liquido no máximo. Fiz 500Km em 3 dias, com calor intenso, a andar, por vezes, a velocidades superiores a 140Km/h, apanhei filas de transito, serra, fiz ultrapassagens a esticar 4ªvelocidade, etc. Não gastou água.
Assim que chego a Lisboa, e verifico o nível da água no dia seguinte, a vareta desceu para meio.
Volto a atestar o nível e ao fim de um dia e apenas 18Km percorridos, voltou outra vez para o meio.
Não reabasteci e ele passado dois dias desceu para o mínimo. Já há quase uma semana que não passa do minimo.
Se fosse uma fuga de água a nível da cabeça do motor, ele não passava este tempo toda com a vareta no minimo, pois não?
Cumps,
O problema continua. Foi trocado um tubo que liga ao radiador e agora está com estes sintomas:
-Fui no fim de semana grande para o Alentejo. Saí de Loures com o liquido no máximo. Fiz 500Km em 3 dias, com calor intenso, a andar, por vezes, a velocidades superiores a 140Km/h, apanhei filas de transito, serra, fiz ultrapassagens a esticar 4ªvelocidade, etc. Não gastou água.
Assim que chego a Lisboa, e verifico o nível da água no dia seguinte, a vareta desceu para meio.
Volto a atestar o nível e ao fim de um dia e apenas 18Km percorridos, voltou outra vez para o meio.
Não reabasteci e ele passado dois dias desceu para o mínimo. Já há quase uma semana que não passa do minimo.
Se fosse uma fuga de água a nível da cabeça do motor, ele não passava este tempo toda com a vareta no minimo, pois não?
Cumps,
- Jorge Silva E46
- Membro Juvenil
- Registado: 24 nov 2009, 01:01
- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/06
Boas estive com um problema semelhante e demorei bastante tempo a descobrir
mas descobri :fixe era no termotacto na peça em plastico estava raxada junto ao vedante da propia peça que é esmagada contra o bloco do motor para a sua propia vedaçao.
Meti uma nova onde veio a peça em plastico e o termotacto tudo junto e ficou resolvido :fixe

Meti uma nova onde veio a peça em plastico e o termotacto tudo junto e ficou resolvido :fixe