Potência semelhantes... Um sobe melhor q outro
Moderador: Staff
-
- Membro Senior
- Registado: 30 jun 2009, 12:42
- O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
Potência semelhantes... Um sobe melhor q outro
Boas,
Quando tinha o E46 de 136 cv notava bastante a dificuldade do mesmo em arrancar em inclinações, parecia que afogava, chegando mesmo muitas vezes ir abaixo, e quando arrancava bem ia muito devagarinho e só depois é q começava a desenvolver bem. No Inverno em dias frios e gelados então era de mais.
Será q nos E46 de 150 cv esta situação já não acontece??
Agora com o E87 com 143 cv (motor mais actual claro) mas pq não se passa o mesmo?? É só pô-lo a trabalhar e o gajo se a gente quiser arranca logo a ripar em arraques em planos inclinados. Tá bem q é capaz de ser um carro mais leve, mas ainda assim.
Quando tinha o E46 de 136 cv notava bastante a dificuldade do mesmo em arrancar em inclinações, parecia que afogava, chegando mesmo muitas vezes ir abaixo, e quando arrancava bem ia muito devagarinho e só depois é q começava a desenvolver bem. No Inverno em dias frios e gelados então era de mais.
Será q nos E46 de 150 cv esta situação já não acontece??
Agora com o E87 com 143 cv (motor mais actual claro) mas pq não se passa o mesmo?? É só pô-lo a trabalhar e o gajo se a gente quiser arranca logo a ripar em arraques em planos inclinados. Tá bem q é capaz de ser um carro mais leve, mas ainda assim.
- metale
- Membro Gold
- Registado: 12 mai 2005, 12:17
- O meu Carro:: 318tds '95
Re: Potência semelhantes... Um sobe melhor q outro
O diferencial é mais curto no série 1 (3,07) que no série 3 (2,47). O 118d tem mais cerca de 20nm de binário. À primeira vista é por isto.
-
- Membro Gold
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
Não tem a ver com a potência mas sim com o peso do volante de motor. Quanto mais pesado, mais fácil é arrancar com pouca aceleração.
Tem a ver com as baixas (entre 1000 e 1500 RPM, por ex.) que são fracas no modelo 136 cv e quando a bomba está para dar o berro até treme um bocado nesse regime.
O 150 cv já é de injecção common rail, mais pressão de injecção e tem outra disponibilidade nesses regimes. O 118d se calhar ainda mais alguma coisa evoluiu.
E claro, o peso nota-se sempre. O série 1 não deixa de ser mais ligeiro.
O volante de motor também poderá ter outro peso, terá? Não diria...
O 150 cv já é de injecção common rail, mais pressão de injecção e tem outra disponibilidade nesses regimes. O 118d se calhar ainda mais alguma coisa evoluiu.
E claro, o peso nota-se sempre. O série 1 não deixa de ser mais ligeiro.
O volante de motor também poderá ter outro peso, terá? Não diria...

-
- Membro Gold
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
Terá, quase de certeza. A embraiagem é ainda um bocado maior (diâmetro). No entanto o que disseste da pressão de injecção superior permitir outras disponibilidades nesses regimes é um facto, por outro lado o turbo mais pequeno do 136 devia ajudar nessa situação.
-
- Membro Senior
Pois muitas das vezes tinha que estar para ali com o E46 a aguardar a subida de temperatura do motor e mesmo assim por vezes antes de levantar a embraiagem dar uns bafos no acelerador e arrancar logo quando fosse para tal. Diferente do normal que é fazer o ponto de embraiagem e arrancar suavemente.
No 118 d é imediato apesar do conhecido problema da embraiagem saltitante que por vezes incomoda um pouco parecendo um cabrito aos saltos o que tb incomoda um pouco mas arranca logo sem stress, enquanto no 136 cv E46 o carro parecia que no ponto embraiagem afogava.
Sò não percebo pq é q estas questõs não são logo analisadas e vistas em projecto e deixam entrar no mercado os carros assim.
No 118 d é imediato apesar do conhecido problema da embraiagem saltitante que por vezes incomoda um pouco parecendo um cabrito aos saltos o que tb incomoda um pouco mas arranca logo sem stress, enquanto no 136 cv E46 o carro parecia que no ponto embraiagem afogava.
Sò não percebo pq é q estas questõs não são logo analisadas e vistas em projecto e deixam entrar no mercado os carros assim.
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
eu na minha antiga 525tds notei isso acontecer várias vezes,e era a embraigem que estava nas ultimas,levou uma nova e acabou-se isso :wink1
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
- ode_joy
- Membro Gold
- Registado: 24 jan 2009, 04:16
- O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
True. A minha de x em quando de manhã, ou quando está fria treme... & tem dificuldade, é notório.marco pires Escreveu:eu na minha antiga 525tds notei isso acontecer várias vezes,e era a embraigem que estava nas ultimas,levou uma nova e acabou-se isso :wink1

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."
-
- Membro Senior
Entao se calhar era isso a embraiagem que já não tava mt famosa. Ele tremer não tremia. Parecia era que o carro afogava e ia-se abaixo se não desses bafos no acelerador, especialmente em arranques em subidas ingremes e de manhã em frio/gelado.
- elav_320d
- Membro Senior
- Registado: 14 mai 2010, 22:37
- O meu Carro:: 320d E46 (136cv)
o meu 136cv nunca sofreu desse problema, devias era ter o carro com uma avaria
Meu Projecto:
viewtopic.php?f=59&t=43739&p=571903#p571903
320d em 1998, foi o 1º diesel ganhar as clássicas 24 Horas de Nürburgring 1º diesel a ganhar uma prova de 24 horas
Vendo:
Bancos e interior E36 compact TI (bancos versao sport)
Turbo 320d 136cv
Map 320d 136cv
Catalisadores 320d 136cv
4 jantes AX GTi 13"
viewtopic.php?f=59&t=43739&p=571903#p571903
320d em 1998, foi o 1º diesel ganhar as clássicas 24 Horas de Nürburgring 1º diesel a ganhar uma prova de 24 horas
Vendo:
Bancos e interior E36 compact TI (bancos versao sport)
Turbo 320d 136cv
Map 320d 136cv
Catalisadores 320d 136cv
4 jantes AX GTi 13"
chegando mesmo muitas vezes ir abaixo
Eu em 3 anos com este carro nunca o deixei ir abaixo (plo menos que me lembre)
Portanto concordo com o elav_320d.
Na pior das hipóteses eras tu que andavas com pé de atleta :lol1
(brincando)
-
- Membro Senior
Antes tivesse sido. Era sinal que o carro não tinha problemas e assim ainda o hoje o tinha. Se bem q tb não fiquei mal de todo com o 118d 143 cv c\ 3anos mais moderno, motor mais evoluido, etc,,,Eman...3 Escreveu:chegando mesmo muitas vezes ir abaixo
Eu em 3 anos com este carro nunca o deixei ir abaixo (plo menos que me lembre)
Portanto concordo com o elav_320d.
Na pior das hipóteses eras tu que andavas com pé de atleta :lol1
(brincando)
Só perdi um pouco em espaço, ainda assim chega bem. Há piores !
-
- Membro Juvenil
- Registado: 26 mar 2004, 15:09
- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 04/2001
Já somos dois a pensar a mesma coisa.elav_320d Escreveu:o meu 136cv nunca sofreu desse problema, devias era ter o carro com uma avaria