520d :assubiar
bom,esse motor na serie 3 digamos que é suficiente,na serie 5 digamos que está no limiar da submotorização,e digo isto,não só pelo peso extra,como tambem pela massa que tem que locomover,o que na minha opinião o faz de uma forma pouco eficiente para o carro que é.
os valores oficiais são de 10,6s 0-100km/h e um binário fraquinho de 280nm,a velocidade maxima é de 206km/h
a titulo de comparação o 525d faz 8,9s 0-100km/h e tem um binário de 350nm,velocidade maxima de 219km/h
já o 525tds faz dos 0-100km/h 11,0s e um binário de 260nm,velocidade maxima de 207km/h
o motor do 520d não é antiquado,mas tambem não se poderá dizer que se trata de um motor moderno,em comparação com o 525tds é sem duvida mais moderno,mas muito menos avançado tecnologicamente que o 525d,para alem disso o 520d não é um motor que tenha uma grande margem de progressão em termos de aumento de potencia,conseguirás um maximo de potencia a rondar os 145/150cv,mas estou farto de ler sobre problemas relacionados com alterações nestes motores,será um motor para manter stock,mas como tu mais acima disseste que o teu objectivo não seria alterar nada,então penso que não haverá problemas de maior.
a bomba de injecção é a bosch VP44 que é um cancro,seja neste modelo,seja em vários outros modelos de várias marcas,os problemas com esta bomba são sobejamente conhecidos.
tanto o 520d como 525tds já não acompanham os diesel mais modernos,muitos carros de gamas bem mais baixas conseguem oferecer performances superiores a estes dois modelos,para alem disso é um 4 cilindros(520d),não possuindo assim a nobreza e a suavidade de um 6 cilindros,a aplicação deste motor na serie 5,só se justificou como argumento para aumentar o volume de vendas dos E39,já que a meu ver e fora a questão de aumentar as vendas,nunca deveria ter sido aplicado à serie 5,é o unico 4 cilindros aplicado a um E39.
de qualquer forma e se me colocares a questão entre um 520d e um 525tds,eu não descartaria logo á partida o 525tds,tem problemas na bomba injectora?pois tem,mas o 520d tambem,e tal como eu disse em cima,a VP44 é tudo menos uma boa bomba,é mais antiquado?pois é,mas compensa pela nobreza dos 6 cilindros,pela sonoridade fantastica,e no fim de contas pelas performances que em nada ficam atrás das do 520d.
sinceramente seria uma escolha muito dificil,mas em carros identicos com mais ou menos os mesmos Km,e com o mesmo estado de conservação,se calhar estaria mais inclinado a recomendar-te o 525tds.
fora isto tudo,o 525d é outra loiça,e caso o orçamento o permita,esta deverá ser a tua primeira opção.
já agora em relação ao 525tds:
BMW 2.5 TD/TDS
This engine set new levels for power and refinement during the mid nineties, the sound of this straight 6 was (and still is) rather impressive. Gave bags of power in the BMW 325/525 and Vauxhall Omega but struggled a bit when plonked into a RangeRover. Fitted with the Bosch VP37 pump giving it the ability to run on veg oil/bio diesel without too much hassle.
http://www.dieselbob.co.uk/goodbad.asp
ps:
consumos oficiais:
520d
Fuel consumption 7.8/4.7/5.9 l/100km urban/extra-urban/combined
525d
Fuel consumption 9.2/5.3/6.7 l/100km urban/extra-urban/combined
525tds
Fuel consumption 5.1/6.9/9.1 l/100km 90 km/h / 120 km/h / urban