Ajuda em escolha suspensão m3

Secção para modelos ///Motorsport

Moderador: Staff

don.juan
Membro Juvenil
Mensagens: 324
Registado: 23 set 2005, 15:22
O meu Carro:: Hyundai Santa Fé Mk3

Re: Ajuda em escolha suspensão m3

Mensagem por don.juan »

metale Escreveu:
don.juan Escreveu:Os V3 conseguem-se a bom preço, tendo em conta o que valem. (...) Depois o próprio amortecedor é melhor que os V1 e V2. Para o carro em causa, não creio que valha a pena poupar uns euros...
A Autoforum deu-me orçamento para os V2 de 1.300 euros com iva. Acredito que os V3 vão para 1.500 euros. Não lhe chamaria bom preço, tendo os V1 a 800 euros.

Fonte para dizeres que o amortecedor é melhor? O amortecedor não é melhor, é exactamente O MESMO. As molas também. Simplesmente tem mais uma afinação.


don.juan Escreveu:os PS10 são também uma opção muito boa...não vão tanto ao limite como podem ir os V3 mas por outro lado são mais simples de "usar/ajustar".
Creio que ambos se podem conseguir entre 1500/1600 euros...
Não são bem a mesma coisa. Os B16 PSS9/10 são monotubo, enquanto que os KW são tubo duplo. Daí que eu para pista escolhia sempre os B16 em relação aos KW V3, mas escolhia os clubsport acima de ambos por causa das camber plates e das molas lineares.
Eu não disse que os PSS10 são a mesma coisa. Eu disse que são também uma boa opção.

Quanto aos KW, esta imagem sumariza bem para o que serve cada versão - http://www.kw-suspensions.eu/images/zoo ... xl-img.jpg. Os KW v3 servem para tudo o que servem os V1 e V2 mas para mais também, ou seja, não são apenas virados mais para o lado Racing.
http://www.kw-suspensions.eu/int/kw_productrange.php - Para ser verem as diferenças entre eles. De resto já troquei as cargas dos meus V3 e o que me foi dito é que as cargas não eram as mesmas para os restantes V1 e V2. De resto vejam bem o site da KW e é evidente que não se trata apenas de poder afinar em separado...para tal existem modificações feitas aos amortecedores...quanto às molas não sei se têm a mesma "força"...
Para pista only, de acordo com os clubsport.
Para a qualidade e possibilidades que oferecem, não me parece que pagar quase o dobro (800 vs 1500) seja o fim do mundo...para um carro como o M3E46 continuo a achar que os V3 vão permitir ao dono fazer mais com o carro e à medida que vai "crescendo" com o carro, pode ir melhorando o setup e assim também levar o carro a outros limites...e quando quer mais "conforto" é muito fácil fazer a regulação para tal (claro que não é tão fácil como um sistema controlado via um botão dentro do carro...). Mas isto é a minha opinião...suspensão e pneus, para um carro deste nível, devem ser de nível superior...
De resto acabei por voltar a postar, algo que já tinha dito não o faria pois não quero tornar isto numa guerra entre a minha visão e as restantes! Boa Escolha e quem já escolheu, se está contente, tanto melhor.
///M Coupe 2001 S54 Steel Grey
--------------------------------------

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: Ajuda em escolha suspensão m3

Mensagem por metale »

don.juan Escreveu:Eu não disse que os PSS10 são a mesma coisa. Eu disse que são também uma boa opção.
Correcto, só adicionei a informação da diferença de tecnologias porque há mais gente a ler a nossa conversa e podem não saber.

don.juan Escreveu:Quanto aos KW, esta imagem sumariza bem para o que serve cada versão - http://www.kw-suspensions.eu/images/zoo ... xl-img.jpg. Os KW v3 servem para tudo o que servem os V1 e V2 mas para mais também, ou seja, não são apenas virados mais para o lado Racing.
Cada suspensão só serve para uma coisa: suspensão. Nenhuma delas serve para mais coisas.

O que essa imagem mostra é que os V1 só têm uma afinação. Os V2 conseguem afinar-se para um bocado mais soft e um bocado mais duros que os V1 (em descompressão, entenda-se). E os V3 conseguem afinar-se para um bocado mais soft e um bocado mais duros que os V2.

Se estiverem todos com a afinação a meio termo, é exactamente o mesmo comportamento.

don.juan Escreveu:EDe resto já troquei as cargas dos meus V3 e o que me foi dito é que as cargas não eram as mesmas para os restantes V1 e V2. De resto vejam bem o site da KW e é evidente que não se trata apenas de poder afinar em separado...para tal existem modificações feitas aos amortecedores...quanto às molas não sei se têm a mesma "força"...
Pois claro que as cargas não são as mesmas. As dos V2 têm afinação de descompressão, e as dos V3 têm afinação de descompressão e compressão. É essa a diferença na funcionalidade e no preço. Quanto às molas já garanti que têm a mesma taragem.

don.juan Escreveu:Para a qualidade e possibilidades que oferecem, não me parece que pagar quase o dobro (800 vs 1500) seja o fim do mundo...
700 euros ainda é dinheiro para algumas pessoas, e quer queiramos quer não não se justifica essa quantia para o que para muita gente é um fetiche. Há milhões de carros no mundo todo sem afinação nenhuma de amortecedores e andam na mesma. Não estou a ver ninguém que só ande com o carro em estrada a perder frequentemente 1 hora para experimentar mais duro, depois mais mole, etc. Mas isto é a minha opinião e vale o que vale.

don.juan Escreveu:De resto acabei por voltar a postar, algo que já tinha dito não o faria pois não quero tornar isto numa guerra entre a minha visão e as restantes! Boa Escolha e quem já escolheu, se está contente, tanto melhor.
Continua a ser um forum de discussão, e serve para isso mesmo: troca de pontos de vista. Não é por isso que é uma guerra, ou o que quer que seja. ;) Nunca percebi muito bem a atitude do "já não posto mais". Again, just my $0,02 ;)
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Ajuda em escolha suspensão m3

Mensagem por germanii »

O Metale tem razao (atè que vem marcado na Publicidade do KW).
Agora Depende do Dono o que Faz com o Carro para que tipo de Conduçao quer Ele? Temos que ter em Conta Isso e isso nao Sabemos :think
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: Ajuda em escolha suspensão m3

Mensagem por Dudex »

don.juan Escreveu:
metale Escreveu:
don.juan Escreveu:Os V3 conseguem-se a bom preço, tendo em conta o que valem. (...) Depois o próprio amortecedor é melhor que os V1 e V2. Para o carro em causa, não creio que valha a pena poupar uns euros...
A Autoforum deu-me orçamento para os V2 de 1.300 euros com iva. Acredito que os V3 vão para 1.500 euros. Não lhe chamaria bom preço, tendo os V1 a 800 euros.

Fonte para dizeres que o amortecedor é melhor? O amortecedor não é melhor, é exactamente O MESMO. As molas também. Simplesmente tem mais uma afinação.


don.juan Escreveu:os PS10 são também uma opção muito boa...não vão tanto ao limite como podem ir os V3 mas por outro lado são mais simples de "usar/ajustar".
Creio que ambos se podem conseguir entre 1500/1600 euros...
Não são bem a mesma coisa. Os B16 PSS9/10 são monotubo, enquanto que os KW são tubo duplo. Daí que eu para pista escolhia sempre os B16 em relação aos KW V3, mas escolhia os clubsport acima de ambos por causa das camber plates e das molas lineares.
Eu não disse que os PSS10 são a mesma coisa. Eu disse que são também uma boa opção.

Quanto aos KW, esta imagem sumariza bem para o que serve cada versão - http://www.kw-suspensions.eu/images/zoo ... xl-img.jpg. Os KW v3 servem para tudo o que servem os V1 e V2 mas para mais também, ou seja, não são apenas virados mais para o lado Racing.
http://www.kw-suspensions.eu/int/kw_productrange.php - Para ser verem as diferenças entre eles. De resto já troquei as cargas dos meus V3 e o que me foi dito é que as cargas não eram as mesmas para os restantes V1 e V2. De resto vejam bem o site da KW e é evidente que não se trata apenas de poder afinar em separado...para tal existem modificações feitas aos amortecedores...quanto às molas não sei se têm a mesma "força"...
Para pista only, de acordo com os clubsport.
Para a qualidade e possibilidades que oferecem, não me parece que pagar quase o dobro (800 vs 1500) seja o fim do mundo...para um carro como o M3E46 continuo a achar que os V3 vão permitir ao dono fazer mais com o carro e à medida que vai "crescendo" com o carro, pode ir melhorando o setup e assim também levar o carro a outros limites...e quando quer mais "conforto" é muito fácil fazer a regulação para tal (claro que não é tão fácil como um sistema controlado via um botão dentro do carro...). Mas isto é a minha opinião...suspensão e pneus, para um carro deste nível, devem ser de nível superior...
De resto acabei por voltar a postar, algo que já tinha dito não o faria pois não quero tornar isto numa guerra entre a minha visão e as restantes! Boa Escolha e quem já escolheu, se está contente, tanto melhor.

Don Juan, não me leves a mal mas a ideia que transmistes é que compraste os V3 por serem os mais caros e por serem os mais caros são os melhores.

Sinceramente, do que eu vi dos V1 é que têm um compromisso de todas as variáveis brutal, afinas menos? naquele caso achei uma vantagem porque estava tão bom que a mexer era para fazer asneira :lol1

Se fosse meu até poria uns V1, a afinação deles de fábrica é óptima!

-- Quinta Out 14, 2010 12:40 am --

Foi o Metale que inventou os amortecedores, sabiam? :lol1

MIKEV
Membro Senior
Mensagens: 994
Registado: 15 mar 2010, 00:55
O meu Carro:: F30 ///M Performance

Re: Ajuda em escolha suspensão m3

Mensagem por MIKEV »

kit completo eibach...

don.juan
Membro Juvenil
Mensagens: 324
Registado: 23 set 2005, 15:22
O meu Carro:: Hyundai Santa Fé Mk3

Re: Ajuda em escolha suspensão m3

Mensagem por don.juan »

Dudex Escreveu:Don Juan, não me leves a mal mas a ideia que transmistes é que compraste os V3 por serem os mais caros e por serem os mais caros são os melhores.

Sinceramente, do que eu vi dos V1 é que têm um compromisso de todas as variáveis brutal, afinas menos? naquele caso achei uma vantagem porque estava tão bom que a mexer era para fazer asneira :lol1

Se fosse meu até poria uns V1, a afinação deles de fábrica é óptima!

-- Quinta Out 14, 2010 12:40 am --

Foi o Metale que inventou os amortecedores, sabiam? :lol1
Na realidade era a suspensão que queria para o carro...e o que comprei já a trazia. De resto queria porque é a suspensão aftermarket mais usada para o meu modelo especificamente. De resto são mesmo melhores...(se pudessem ser mais baratos, tanto melhor).
Os KW são por norma bons amortecedores mas o que posso dizer é que é nos Z3M/Z4M, quem opta por V1 ou V2, por norma acaba por trocar pelos V3...fetiche? os V1 V2 não prestam?...não, simplesmente os V3 permitem conseguir mais coisas, quer no extremo do "conforto" quer para o estremo do "racing" do que os anteriores...e se 700 euros é algum dinheiro, não creio que seja o fim do mundo para quem tem um M3E46...e não me levem a mal o comentário que vai seguir, mas se 700 é dinheiro difícil de conseguir para quem tem um M3E46 é melhor trocar de carro...! Se os euros não são assim um problema tão grande, se é para mexer, porque não optar por algo que te vai permitir evoluir melhor o carro e com o carro?!...essa de não mexer porque está bom então devia eu diria, deixa estar de origem...se estivéssemos a falar de carros com sangue na veia, mas mais baratos e de outro campeonato (pequenos hothatch) eu já diria que seria mais racional V1...mas num carro como este não. Agora, entendem o que quiserem das minhas palavras. Não sou tipo de basófias ou de mostrar o que quer que seja (o meu DB nem sequer tem tido movimento nos últimos dois anos e mesmo no que teve, dificilmente encontram lá relatos de picas, etc...).
O M3 tem passagens e curva a velocidades muito altas...faz curvas longas e médias a velocidades consideráveis...produz força G de respeito...por outro lado também é um bicho para estradas encadeadas...ora, para quem se abstrair do facto velocidade pura e performances e começar a valorizar bastante técnicas de condução e informação que o carro transmite, garanto que tem no M3 um carro para muitos anos sem se fartar do mesmo (pois a 1ª coisa a deixar de ser novidade é justamente a performance) e neste contexto, os KW v3 permitem evoluir esse namoro como carro e com a condução.

Mas repito, não quero impingir V3 ou denegrir outras opções, estou apenas a justificar o porquê da minha proposta.

-- Quinta Out 14, 2010 11:13 am --
metale Escreveu:
don.juan Escreveu:Eu não disse que os PSS10 são a mesma coisa. Eu disse que são também uma boa opção.
Correcto, só adicionei a informação da diferença de tecnologias porque há mais gente a ler a nossa conversa e podem não saber.

don.juan Escreveu:Quanto aos KW, esta imagem sumariza bem para o que serve cada versão - http://www.kw-suspensions.eu/images/zoo ... xl-img.jpg. Os KW v3 servem para tudo o que servem os V1 e V2 mas para mais também, ou seja, não são apenas virados mais para o lado Racing.
Cada suspensão só serve para uma coisa: suspensão. Nenhuma delas serve para mais coisas.

O que essa imagem mostra é que os V1 só têm uma afinação. Os V2 conseguem afinar-se para um bocado mais soft e um bocado mais duros que os V1 (em descompressão, entenda-se). E os V3 conseguem afinar-se para um bocado mais soft e um bocado mais duros que os V2.

Se estiverem todos com a afinação a meio termo, é exactamente o mesmo comportamento.

don.juan Escreveu:EDe resto já troquei as cargas dos meus V3 e o que me foi dito é que as cargas não eram as mesmas para os restantes V1 e V2. De resto vejam bem o site da KW e é evidente que não se trata apenas de poder afinar em separado...para tal existem modificações feitas aos amortecedores...quanto às molas não sei se têm a mesma "força"...
Pois claro que as cargas não são as mesmas. As dos V2 têm afinação de descompressão, e as dos V3 têm afinação de descompressão e compressão. É essa a diferença na funcionalidade e no preço. Quanto às molas já garanti que têm a mesma taragem.

don.juan Escreveu:Para a qualidade e possibilidades que oferecem, não me parece que pagar quase o dobro (800 vs 1500) seja o fim do mundo...
700 euros ainda é dinheiro para algumas pessoas, e quer queiramos quer não não se justifica essa quantia para o que para muita gente é um fetiche. Há milhões de carros no mundo todo sem afinação nenhuma de amortecedores e andam na mesma. Não estou a ver ninguém que só ande com o carro em estrada a perder frequentemente 1 hora para experimentar mais duro, depois mais mole, etc. Mas isto é a minha opinião e vale o que vale.

don.juan Escreveu:De resto acabei por voltar a postar, algo que já tinha dito não o faria pois não quero tornar isto numa guerra entre a minha visão e as restantes! Boa Escolha e quem já escolheu, se está contente, tanto melhor.
Continua a ser um forum de discussão, e serve para isso mesmo: troca de pontos de vista. Não é por isso que é uma guerra, ou o que quer que seja. ;) Nunca percebi muito bem a atitude do "já não posto mais". Again, just my $0,02 ;)
Estou genericamente de acordo com o que dizes. Apenas coloquei os V1-V3 em comparação por teres referido que os amortecedores não eram diferentes...é claro que já percebi aonde querias chegar, até porque também já tinhas nessa altura referido a questão da afinação, que como para mim é parte do amortecedor e da sua tecnologia, implica que sejam diferentes. Quanto às molas, estás seguro do que dizes e eu como já dei a entender não sabia se tinham ou não diferenças e agora já sei que não.
De resto é verdade que tens muito carro com todo e qualquer tipo de amortecedores e andam mas isso é quase uma verdade lapalissiana e de pouco interesse para o tema. Aqui reforço que já disse atrás...este tipo de carros vão para além da sua performance e aspecto...e até porque têm uma condução fantástica, permite que possamos crescer como condutores (aspirantes a pilotos...eheheh) e assim mantermos um eterno namoro do carro que vai para além das sensações que nos transmite pela sua velocidade ou porque fizemos uma curva mais a fundo ou um slide e neste contexto eu creio que uma suspensão mais evoluída, permite também evoluir com o carro e aprendermos a apreciar mais pormenores no acto da condução...

Se mexer e brincar com os valores dá trabalho? algum? requer tempo? algum (e eu tenho muito pouco por um contexto de vida muito específico)...se se acerta à primeira? nem sempre! mas é recompensador quando o conseguimos e no meu caso já tenho uma boa noção de que valores escolher em função do piso e tipo de condução que quero fazer assim como tenho também dois setups (por norma uso mais um deles) para o uso mais diário e mais variado...

Mas já agora, se na 1ª ou 2ª vez se pode levar mais algum tempo, assim que temos noção dos efeitos e de como aceder rapidamente às regulações, em poucos minutos se mexe...de resto, pela minha experiência, é mais com o ressalto que se vai mexendo...a compressão pode ser "regulada" na pressão dos pneus...eheheh ou seja, se já sei que quero sentir um pouco menos os relevos ou lombas quando lhes toco, posso simplesmente tirar 0.1 ou 0.2 bar (na frente)...e não estou a perder quase precisão nenhuma com a direcção ou a induzir assim tanto mais grip à frente...enfim, é um exemplo. Passados quase 4 anos com o carro, não me fartei...e parte da responsabilidade reside na suspensão.

Como já referi a outro user, não é para comprar o que é mais caro. Sou uma pessoa de poucos gastos e os que faço são por norma ponderados e avaliados mas prefiro comprar menos para quando comprar poder comprar coisas boas (mas procurando sempre não sair de uma certa racionalidade e por isso disse que os V3 se conseguem a valores interessantes...fosse algo à volta dos 2500/3000 e a história era outra).
Por exemplo, eu compro o óleo para o carro e levo para as revisões...TWS 10w60 a cerca de 10,5/11 euros o litro com portes...! Eu regateio descontos nas revisões porque sei que as casas os fazem...! Coloquei os Rouge Rear Top Mounts mas fi-lo eu...não fui à marca instalar...! Enfim, é uma forma de poupar de um lado e quando faz sentido posso gastar noutro.

Sei que a malta aqui no fórum também tem este modo de agir e não estou a querer dar lições a ninguém mas apenas a mostrar que não sou diferente nesse sentido.

De resto ainda bem que este não tem sido um fórum (como outros) de se cair em cima de um user e é como dizemos, a nossa opinião na prática é só mais uma...não conta como duas, três ou muitas...! Acima de tudo procuro dar a minha opinião mas mostrando o racional que esteve na sua origem...e não me ficar apenas pela sim ou não (mesmo que isso por vezes possa criar um debate)!!!
:D
///M Coupe 2001 S54 Steel Grey
--------------------------------------

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: Ajuda em escolha suspensão m3

Mensagem por metale »

Quando me referi a demorar tempo e dar trabalho a afinar não era tanto com o experimentar em si, o descobrir a afinação. Era mais o facto de ter que se descascar o interior do porta-bagagens todo para ajustar a descompressão atrás. É muito mais prático que se tivéssemos que comprar outro setup para mudar para outra afinação, mas não deixa de ser pouco prático (ao contrário dos Bilstein que se afinam em baixo).

A questão do preço continua a ser relevante a meu ver, porque a questão de ser M ou não, o chassis é o mesmo. Potências e autoblocantes à parte, mudando a suspensão num M ou não M, se tiver os mesmos pneus (outro tema, outro tópico) o comportamento tem que ser semelhante. Também há donos de 116i abastados como há donos de M5 falidos ;) Logo o valor do dinheiro é relativo.

Pessoalmente, se tivesse que escolher, ia provavelmente para os V2. Justifico a minha escolha com o facto de ser bom ter algum ajuste (fetiche? talvez. varia de pessoa para pessoa.) mas conhecendo-me como conheço com os V3 ia andar sempre com a paranóia "e se apertasse a compressão para ajudar as molas a controlar o rolamento lateral? e se aliviasse a descompressão para não sentir tanto os buracos? e se subisse meio cm para ganhar curso?". Já com as guitarras era assim, tive que mudar das pedaleiras para pedais com poucos botões, senão de tanto mexer ainda ficava pior que ao início :roll:
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: Ajuda em escolha suspensão m3

Mensagem por Dudex »

Don juan, é obvio que dá para afinar para melhor assim como mal feito afinas para pior, disso não tenho a mínima dúvida, o que disse foi que, para mim, os V1 já vêm bem afinados daí não ter necessidade de mais!

Agora que o m3 é máquina disso ninguém tem dúvidas :fixe

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Ajuda em escolha suspensão m3

Mensagem por germanii »

Sinceramente se Tivesse um M3 metia os V1 mais nada. Os outros jà pede: Paciencia, Reglagens,Afinaçoes e para que ?como disse e Repito pois à Pessoal que nao Atinge !Depende o que quer fazer com O Carro !Pois conheço uma Pessoa que tem um Ferrari so Para Corridas dai imagino que se utilise o melhor (como na Formula 1) Agora para andar no Dia a Dia :shaking
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Responder

Voltar para “Série ///M”