Dudex Escreveu:Don Juan, não me leves a mal mas a ideia que transmistes é que compraste os V3 por serem os mais caros e por serem os mais caros são os melhores.
Sinceramente, do que eu vi dos V1 é que têm um compromisso de todas as variáveis brutal, afinas menos? naquele caso achei uma vantagem porque estava tão bom que a mexer era para fazer asneira :lol1
Se fosse meu até poria uns V1, a afinação deles de fábrica é óptima!
-- Quinta Out 14, 2010 12:40 am --
Foi o Metale que inventou os amortecedores, sabiam? :lol1
Na realidade era a suspensão que queria para o carro...e o que comprei já a trazia. De resto queria porque é a suspensão aftermarket mais usada para o meu modelo especificamente. De resto são mesmo melhores...(se pudessem ser mais baratos, tanto melhor).
Os KW são por norma bons amortecedores mas o que posso dizer é que é nos Z3M/Z4M, quem opta por V1 ou V2, por norma acaba por trocar pelos V3...fetiche? os V1 V2 não prestam?...não, simplesmente os V3 permitem conseguir mais coisas, quer no extremo do "conforto" quer para o estremo do "racing" do que os anteriores...e se 700 euros é algum dinheiro, não creio que seja o fim do mundo para quem tem um M3E46...e não me levem a mal o comentário que vai seguir, mas se 700 é dinheiro difícil de conseguir para quem tem um M3E46 é melhor trocar de carro...! Se os euros não são assim um problema tão grande, se é para mexer, porque não optar por algo que te vai permitir evoluir melhor o carro e com o carro?!...essa de não mexer porque está bom então devia eu diria, deixa estar de origem...se estivéssemos a falar de carros com sangue na veia, mas mais baratos e de outro campeonato (pequenos hothatch) eu já diria que seria mais racional V1...mas num carro como este não. Agora, entendem o que quiserem das minhas palavras. Não sou tipo de basófias ou de mostrar o que quer que seja (o meu DB nem sequer tem tido movimento nos últimos dois anos e mesmo no que teve, dificilmente encontram lá relatos de picas, etc...).
O M3 tem passagens e curva a velocidades muito altas...faz curvas longas e médias a velocidades consideráveis...produz força G de respeito...por outro lado também é um bicho para estradas encadeadas...ora, para quem se abstrair do facto velocidade pura e performances e começar a valorizar bastante técnicas de condução e informação que o carro transmite, garanto que tem no M3 um carro para muitos anos sem se fartar do mesmo (pois a 1ª coisa a deixar de ser novidade é justamente a performance) e neste contexto, os KW v3 permitem evoluir esse namoro como carro e com a condução.
Mas repito, não quero impingir V3 ou denegrir outras opções, estou apenas a justificar o porquê da minha proposta.
-- Quinta Out 14, 2010 11:13 am --
metale Escreveu:don.juan Escreveu:Eu não disse que os PSS10 são a mesma coisa. Eu disse que são também uma boa opção.
Correcto, só adicionei a informação da diferença de tecnologias porque há mais gente a ler a nossa conversa e podem não saber.
don.juan Escreveu:Quanto aos KW, esta imagem sumariza bem para o que serve cada versão -
http://www.kw-suspensions.eu/images/zoo ... xl-img.jpg. Os KW v3 servem para tudo o que servem os V1 e V2 mas para mais também, ou seja, não são apenas virados mais para o lado Racing.
Cada suspensão só serve para uma coisa: suspensão. Nenhuma delas serve para mais coisas.
O que essa imagem mostra é que os V1 só têm uma afinação. Os V2 conseguem afinar-se para um bocado mais soft e um bocado mais duros que os V1 (em descompressão, entenda-se). E os V3 conseguem afinar-se para um bocado mais soft e um bocado mais duros que os V2.
Se estiverem todos com a afinação a meio termo, é exactamente o mesmo comportamento.
don.juan Escreveu:EDe resto já troquei as cargas dos meus V3 e o que me foi dito é que as cargas não eram as mesmas para os restantes V1 e V2. De resto vejam bem o site da KW e é evidente que não se trata apenas de poder afinar em separado...para tal existem modificações feitas aos amortecedores...quanto às molas não sei se têm a mesma "força"...
Pois claro que as cargas não são as mesmas. As dos V2 têm afinação de descompressão, e as dos V3 têm afinação de descompressão e compressão. É essa a diferença na funcionalidade e no preço. Quanto às molas já garanti que têm a mesma taragem.
don.juan Escreveu:Para a qualidade e possibilidades que oferecem, não me parece que pagar quase o dobro (800 vs 1500) seja o fim do mundo...
700 euros ainda é dinheiro para algumas pessoas, e quer queiramos quer não não se justifica essa quantia para o que para muita gente é um fetiche. Há milhões de carros no mundo todo sem afinação nenhuma de amortecedores e andam na mesma. Não estou a ver ninguém que só ande com o carro em estrada a perder frequentemente 1 hora para experimentar mais duro, depois mais mole, etc. Mas isto é a minha opinião e vale o que vale.
don.juan Escreveu:De resto acabei por voltar a postar, algo que já tinha dito não o faria pois não quero tornar isto numa guerra entre a minha visão e as restantes! Boa Escolha e quem já escolheu, se está contente, tanto melhor.
Continua a ser um forum de discussão, e serve para isso mesmo: troca de pontos de vista. Não é por isso que é uma guerra, ou o que quer que seja.

Nunca percebi muito bem a atitude do "já não posto mais". Again, just my $0,02

Estou genericamente de acordo com o que dizes. Apenas coloquei os V1-V3 em comparação por teres referido que os amortecedores não eram diferentes...é claro que já percebi aonde querias chegar, até porque também já tinhas nessa altura referido a questão da afinação, que como para mim é parte do amortecedor e da sua tecnologia, implica que sejam diferentes. Quanto às molas, estás seguro do que dizes e eu como já dei a entender não sabia se tinham ou não diferenças e agora já sei que não.
De resto é verdade que tens muito carro com todo e qualquer tipo de amortecedores e andam mas isso é quase uma verdade lapalissiana e de pouco interesse para o tema. Aqui reforço que já disse atrás...este tipo de carros vão para além da sua performance e aspecto...e até porque têm uma condução fantástica, permite que possamos crescer como condutores (aspirantes a pilotos...eheheh) e assim mantermos um eterno namoro do carro que vai para além das sensações que nos transmite pela sua velocidade ou porque fizemos uma curva mais a fundo ou um slide e neste contexto eu creio que uma suspensão mais evoluída, permite também evoluir com o carro e aprendermos a apreciar mais pormenores no acto da condução...
Se mexer e brincar com os valores dá trabalho? algum? requer tempo? algum (e eu tenho muito pouco por um contexto de vida muito específico)...se se acerta à primeira? nem sempre! mas é recompensador quando o conseguimos e no meu caso já tenho uma boa noção de que valores escolher em função do piso e tipo de condução que quero fazer assim como tenho também dois setups (por norma uso mais um deles) para o uso mais diário e mais variado...
Mas já agora, se na 1ª ou 2ª vez se pode levar mais algum tempo, assim que temos noção dos efeitos e de como aceder rapidamente às regulações, em poucos minutos se mexe...de resto, pela minha experiência, é mais com o ressalto que se vai mexendo...a compressão pode ser "regulada" na pressão dos pneus...eheheh ou seja, se já sei que quero sentir um pouco menos os relevos ou lombas quando lhes toco, posso simplesmente tirar 0.1 ou 0.2 bar (na frente)...e não estou a perder quase precisão nenhuma com a direcção ou a induzir assim tanto mais grip à frente...enfim, é um exemplo. Passados quase 4 anos com o carro, não me fartei...e parte da responsabilidade reside na suspensão.
Como já referi a outro user, não é para comprar o que é mais caro. Sou uma pessoa de poucos gastos e os que faço são por norma ponderados e avaliados mas prefiro comprar menos para quando comprar poder comprar coisas boas (mas procurando sempre não sair de uma certa racionalidade e por isso disse que os V3 se conseguem a valores interessantes...fosse algo à volta dos 2500/3000 e a história era outra).
Por exemplo, eu compro o óleo para o carro e levo para as revisões...TWS 10w60 a cerca de 10,5/11 euros o litro com portes...! Eu regateio descontos nas revisões porque sei que as casas os fazem...! Coloquei os Rouge Rear Top Mounts mas fi-lo eu...não fui à marca instalar...! Enfim, é uma forma de poupar de um lado e quando faz sentido posso gastar noutro.
Sei que a malta aqui no fórum também tem este modo de agir e não estou a querer dar lições a ninguém mas apenas a mostrar que não sou diferente nesse sentido.
De resto ainda bem que este não tem sido um fórum (como outros) de se cair em cima de um user e é como dizemos, a nossa opinião na prática é só mais uma...não conta como duas, três ou muitas...! Acima de tudo procuro dar a minha opinião mas mostrando o racional que esteve na sua origem...e não me ficar apenas pela sim ou não (mesmo que isso por vezes possa criar um debate)!!!