Continuo com o Série 3 E46 na cabeça...

Área de discussão geral

Moderador: Staff

Sotnas
Membro Juvenil
Registado: 26 mar 2004, 15:09
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 04/2001

Re: Continuo com o Série 3 E46 na cabeça...

Mensagem por Sotnas »

Marco, o 320d é um motor 2 litros com as mesmas limitações que outros motores de 2litros.

Se se quer aquilo a andar, é preciso gastar dinheiro e mudar algum do hardware.

Não te esqueças que o modelo foi lançado em 1998. Nessa altura, era o motor diesel mais avançado do mundo, independentemente da cilindrada. O 30d apareceu mais tarde.

Nessa mesma altura, os motores ao redor de 2 litros que existiam, e que estavam na moda, eram os 1.9 TDI. Só com electrónica, também não evoluíam mais que o 20d.

A VP44 tem sido problemática, de uma forma geral. No meu caso, em particular, tenho 280mil e nunca tive problemas.

Tenho o meu carro reprogramado, de forma muito suave e faço 228km/h no ponteiro. Faço 4600rpm's. Quanto faz um 330d de origem? E atenção que não mudei hardware nenhum. Foi só electrónica, sem nenhum incremento brutal de binário. Coisa suave, quase imperceptível.

O 30d de primeira geração, também está 2 gerações desactualizado. Também não consegues espremê-lo da mesmo forma que um 30d actual.

-- Segunda Nov 08, 2010 10:52 pm --
rafias Escreveu:Sotnas, fui a um link do 530i e vi o formato do link. Depois substitui o id pelo MOT328 e mantive o resto. Funcionou para os dados do teste e para a ficha técnica. Para as fotos e equipamento não funcionou :(
Mais logo tento o mesmo remédio com o 320d e 330d E46 :dance
Estive perto, então. Só não fui buscar a ficha do 530i. De qualquer forma, não correu lá muito bem.. :D

Geek77
Membro Juvenil
Registado: 13 jul 2009, 01:03
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por Geek77 »

Eu estava decidido para comprar um E39.

Andei com varios 530D. Adorei cada pormenor, menos o peso.

Com parachoques de M e jantes grandes - fica a matar.

------

Mas depois vi um E46 150 que parecia muito interessante.

Por dentro - a diferença estetica para E39 é pouca, materiais - os mesmos, mais extras que na maioria dos E39.

Dei umas voltas, senti a suspençao M, e comprei o carro mesmo sendo ele mais caro que os E39 com quais andei a comparar.

------

Portanto nem sempre o E39 é a primeira escolha. No meu caso perdeu na comparaçao com E46, pois eu valorizo imenso a agilidade e caracter desportivo dum carro.

Para proxima - um 330cd E46. Tudo que eu quero + um motor melhor que de 530d E39.
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

o motor M57D30 (3.0d) surgiu em 1998,por isso estamos a falar exatamente do mesmo ano em que apareceu o 2.0d.

o 2.0d não é common rail,mas já em 1997 tinhas o 1.9 JTD com common rail ou o 220cdi tambem com common rail,por isso não sei onde leste isso de ser o motor mais avançado do mundo,já que antes de esse motor ser lançado,a alfa romeo e a mercedes tinham motores com tecnologia mais avançada common rail.

o 3.0 original sempre teve grande margem de progressão,é possivel colocar esse motor com mais 40cv só com repro,queria ver o 2.0d a meter mais 40cv tambem só com repro :naonao
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Sotnas
Membro Juvenil

Mensagem por Sotnas »

Geek,

Nem tudo são rosas. :D

O E46 é mais ágil, mas em AE o E39 é mais descontraído.

Tem vias mais largas 4 ou 5 cm. Uma direcção menos directa que torna o carro menos sensível aos pequenos movimentos de volante.

marco pires
Moderador do Fórum

Geek77 Escreveu:Eu estava decidido para comprar um E39.

Andei com varios 530D. Adorei cada pormenor, menos o peso.

Com parachoques de M e jantes grandes - fica a matar.

------

Mas depois vi um E46 150 que parecia muito interessante.

Por dentro - a diferença estetica para E39 é pouca, materiais - os mesmos, mais extras que na maioria dos E39.

Dei umas voltas, senti a suspençao M, e comprei o carro mesmo sendo ele mais caro que os E39 com quais andei a comparar.

------

a diferença estética é pouca?
não é assim tão pouca quanto isso.

quanto aos materias,nem penses nisso,se há coisa que não é igual são os materiais,muito diferente,os materiais de um E39 são iguais aos do E38,e neste caso então teriamos um serie 3 a ter os mesmo materiais de um serie 7,negativo meu caro :naonao
Portanto nem sempre o E39 é a primeira escolha. No meu caso perdeu na comparaçao com E46, pois eu valorizo imenso a agilidade e caracter desportivo dum carro.

Para proxima - um 330cd E46. Tudo que eu quero + um motor melhor que de 530d E39.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Geek77
Membro Juvenil

Mensagem por Geek77 »

marco pires Escreveu:o motor M57D30 (3.0d) surgiu em 1998,por isso estamos a falar exatamente do mesmo ano em que apareceu o 2.0d.

o 2.0d não é common rail,mas já em 1997 tinhas o 1.9 JTD com common rail ou o 220cdi tambem com common rail,por isso não sei onde leste isso de ser o motor mais avançado do mundo,já que antes de esse motor ser lançado,a alfa romeo e a mercedes tinham motores com tecnologia mais avançada common rail.

o 3.0 original sempre teve grande margem de progressão,é possivel colocar esse motor com mais 40cv só com repro,queria ver o 2.0d a meter mais 40cv tambem só com repro :naonao

Leste mal.

Escrevi 330cd e nao 320cd.

E depois, o 320d é common rail sim. O de 150cv. O de 136 é que nao.

Pois o meu é de 150cd common rail.

E o 33cd tem 204cv e com common rail sim, tanto como o teu 184cv.

nada de repros por favor. Vamos falar sobre BMW de origem, senao a conversa perde nexo.

Quem disse "motor mais avançado de mundo"???

E ja tive um 1.9 JTD de 115cv com common rail. Muito bom motor.
Última edição por Geek77 em 08 nov 2010, 23:10, editado 1 vez no total.
Imagem

Sotnas
Membro Juvenil

Mensagem por Sotnas »

Eu reformulo, então, o 2.0d era o motor diesel com maior rendimento específico do mundo.

Não te esqueças que a VP44 era, à data, o dispositivo capaz de maiores pressões de injecção. O CR demorou 3 gerações até fazer as mesmas pressões.

A MB lançou o CR com 125cv. Os JTD acho que tinham 105cv e só o 2.4 tinha a mesma potência do 20d, com mais um cilindro e 400cm3. Ou seja, mesmo com tecnologia mais recente, o rendimento desses motores eram inferiores ao do 20d. Para todos os efeitos, o 20d era mesmo o que recorria a tecnologia mais eficiente.

Também não foi minha intenção dizer que o 30d tinha menos potencial.

O que eu quis dizer foi que, com electrónica, podes ter prestações próximas do nível do 30d, de origem, com menos 2 cilindros.

Portanto, à época, nenhum 2 litros fazia mais que o 20d, mexido ou não.

E, mesmo os CR de hoje em dia, de potências até aos 150cv não são notoriamente mais rápidos. Aliás, poucos, nesta faixa de potência serão mais rápidos que o 320d, em aceleração. Em reprise, sim, são melhores. Mas quase todos têm caixas de 6v contra o 320d de apenas 5v.
Última edição por Sotnas em 08 nov 2010, 23:11, editado 1 vez no total.

marco pires
Moderador do Fórum

lol,pouca diferença estética:

Imagem

Imagem

e já agora um serie 7 E38
Imagem

E39 practicamente igual,materiais são os mesmos,E46 tem alguma coisa a ver?....lol,tem mesmo :lol:

-- Terça Nov 09, 2010 12:12 am --
Geek77 Escreveu:
marco pires Escreveu:o motor M57D30 (3.0d) surgiu em 1998,por isso estamos a falar exatamente do mesmo ano em que apareceu o 2.0d.

Leste mal.

Escrevi 330cd e nao 320cd.

E depois, o 320d é common rail sim. O de 150cv. O de 136 é que nao.

Pois o meu é de 150cd common rail.

E o 33cd tem 204cv e com common rail sim, tanto como o teu 184cv.

nada de repros por favor. Vamos falar sobre BMW de origem, senao a conversa perde nexo.

Quem disse "motor mais avançado de mundo"???

E ja tive um 1.9 JTD de 115cv com common rail. Muito bom motor.

a resposta que tinha dado era para o sotnas.

á tua mensagem apenas respondi com o disseste sobre os materiais serem os mesmos,o que,desculpa lá que te diga,não é verdade.
[email protected]

Sotnas
Membro Juvenil

Mensagem por Sotnas »

Marco, comparar alhos com bogalhos, não vale. :D

Tu pegas num e46 despido e compara-lo com o e39, numa versão non basic.

No e46 também podias ter inserções em madeira, caixa automática e TV/GPS. Bastava pagar.

E, nesse caso, não posso discordar do Geek. As diferenças resumiam-se a detalhes.

Geek77
Membro Juvenil

Mensagem por Geek77 »

Acho o volante na foto de cima lindo, e o de 4 pontas - um bocadinho foleiro. Se tivesse isso no meu - trocava pelo volante de M.

O volante de M na serie 5 muito mais giro (redondo de 3 raios).

Madeira - nao no meu carro! Adoro o aluminio verdadeiro. Tenho o iMac, iPod, e HTC a combinar! :lol1

Se tivesse o carro com madeira - mandava pintar em preto com 5 litros de verniz por cima! Para nunca mais se ver a madeira.

Sim, na AE um motor de 6 cilindros sente-se mais a vontade. Nao sei se ja conduziste um 320d 150 com suspençao M, sinoblocos e tirantes novinhos da BMW. Provavelmente nao.

Penso que nao porque sei que se tivesses esta experiencia - nao despresavas tanto.

Eu ja tive no teu lugar e mudei de ideias.

Eu ja andei com ambos e sao carros extremamente bons. Classes diferentes e comportamentos ainda mais diferentes. Adoro ambos mas para mim, como descobri apos testes, um 320D um pouco mais desportivo é o carro mais apropriado, entre esses dois.

Pela quantidade dos 320d na estrada - nao pareço ser o unico com esta teoría.

P.S.

Muito bem, vi que decidiste escolher umas fotos de E39 mais giras e editar o post...

O interior de E46 em napa e de E39 - em pele. Muito real sim senhor. Os E46 com cabedal verdadeiro nao contam.

Repara, defendes sempre so aquilo que tens e despresas a todo o resto. Eu desejo-te mais objectividade nas avaliaçoes.
Última edição por Geek77 em 08 nov 2010, 23:32, editado 1 vez no total.
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

eu não andei a escolher as imagens,coloquei as que achei logo à primeira,não foi de proposito,acredita. :desconfiado

sem prejuizo das aplicações disponiveis para o E46,os materiais não são iguais em grande parte do carro,seja a forra do tecto,os materiais das portas,a consola central,as saidas de ar para a traseira que não existem no E46,as pegas das portas,o material dos pilares,a parte de baixo onde termina o tablier em veludo,e outras coisas mais como seja apoio de braços central com postas objectos ou telefone ou ainda a tal cena que te falei do isqueiro e cinzeiro ambos iluminados,etc.

-- Terça Nov 09, 2010 12:30 am --
Geek77 Escreveu:Acho o volante na foto de cima lindo, e o de 4 pontas - um bocadinho foleiro. Se tivesse isso no meu - trocava pelo volante de M.

O volante de M na serie 5 muito mais giro (redondo de 3 raios).

Madeira - nao no meu carro! Adoro o aluminio verdadeiro. Tenho o iMac, iPod, e HTC a combinar! :lol1

Se tivesse o carro com madeira - mandava pintar em preto com 5 litros de verniz por cima! Para nunca mais se ver a madeira.

Sim, na AE um motor de 6 cilindros sente-se mais a vontade. Nao sei se ja conduziste um 320d 150 com suspençao M, sinoblocos e tirantes novinhos da BMW. Provavelmente nao.

Penso que nao porque sei que se tivesses esta experiencia - nao despresavas tanto.

Eu ja tive no teu lugar e mudei de ideias.

Eu ja andei com ambos e sao carros extremamente bons. Classes diferentes e comportamentos ainda mais diferentes. Adoro ambos mas para mim, como descobri apos testes, um 320D um pouco mais desportivo é o carro mais apropriado, entre oesses dois.

Pela quantidade dos 320d na estrada - nao pareço ser o unico com esta teoría.
o volante da minha 530d é igual ao serie 5 da foto :neener

eu pessoalmente adoro a madeira,lá está,tenho uma visão mais classica daquilo que gosto num carro,e por isso mesmo tenho madeira que por acaso é tambem igual à da foto,exepto que tenho um ecran 19:9 e o da foto é mais pequeno.

a quantidade de 320d é como eu disse anteriormente €€€€,um 530d não custava o mesmo que um 320d,nem mesmo um 520d custava o mesmo que um 320d :wink1
[email protected]

Sotnas
Membro Juvenil

Mensagem por Sotnas »

Olha que a consola do E46 é feita de material espumoso, de alto a baixo. Apenas aquela parte que fica por debaixo do encosto de braço, onde estão os porta copos na imagem, são de plástico rijo. O material das portas, só não tem o veludo.

Até o volante de 3 raios pode ter uma parte em imitação de madeira.

Se optares por um e46 com estofos em pele, as portas também são forradas a pele. Mesmo sem pele, o material é espumoso, também. Mesmo no exterior das bolsas.

A questão do tecto, é em material tipo feltro e não sei se era possível ter outro revestimento.

Não te esqueças que o habitáculo do e46 é mais pequeno que o do e39. Até que ponto faz sentido ter A/C bi-zona e saídas para os bancos traseiros, quando, por debaixo dos bancos dianteiros, existem saídas de ar para a zona dos passageiros de trás?

Estão aqui 2 exemplos da consola do e46, por certo, mais afinado para o requinte do teu gosto.

http://www.km77.com/marcas/bmw/serie3_0 ... cadero.asp

http://www.km77.com/marcas/bmw/serie3_0 ... gra/21.asp

-- Segunda Nov 08, 2010 11:40 pm --

Sim, o 520d custava mais 1.000.000$00. Estive indeciso entre ambos. Mas 1.000.000$00 dá para fazer outras coisas. E assim fiquei com o e46.
Última edição por Sotnas em 08 nov 2010, 23:47, editado 3 vezes no total.

Geek77
Membro Juvenil

Mensagem por Geek77 »

Eeeeiii Sotnas este interior da segunda foto parte a loiça toda!..... :woot

Lindo.

É de notar o som by Harman Kardon. 10 colunas + 2 subs.

Na verdade eu diria que sao 6 colunas e 4 tweeters e 2 subs. Com um genero de "surround" que se liga com um botao. Muito boa qualidade de som.

De volta ao tema - eu compreendo perfeitamente o autor de topico. Quando estava a escolher o meu BMW - tinha como opçao os 120d dos mais simples. So entrei num e saí logo. Nem fui andar com ele. Ainda hoje estou na duvida entre o meu 320d e um 120d por razoes obvias de diferença de potencia e peso, mas ja vi que se nao tiver uma suspeçao M, bom som, e interior dos mais caros - nem vale a pena.

Nao quero ofender o pessoal dos 120d. Acho um carro muito sedutor. Eu é que nao tenho t€mpo para comprar um ao meu gosto pois tenho exigencias muito especificas.
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

no E39 tambem existem saidas de ar por baixo dos bancos traseiros para os pés mais a saida para os bancos traseiros com selecção de temperatura independente da zona da frente.

sim,nas imagens que mostras está mais requintado,mas existem pormenores que não há.

repara bem como as portas apesar disso tudo são diferentes,a seguir á aplicação em madeira na porta do E39 para cima até junto ao vidro como é diferente com o material esponjoso em colaboração com a madeira e depois a pele, a coluna nas portas em cima,mais uma em baixo,é bem diferente.
aquele veludo ali onde termina a consola na zona das pernas,aqueles pequenos pormenores do isqueiro e cinzeiro iluminado,os pilares em veludo,o tecto em veludo,etc,coisas que mesmo numa configuração classica de topo o E46 não tinha.
[email protected]

Geek77
Membro Juvenil

Mensagem por Geek77 »

marco pires Escreveu: repara bem como as portas apesar disso tudo são diferentes,a seguir á aplicação em madeira na porta do E39 para cima até junto ao vidro como é diferente com o material esponjoso em colaboração com a madeira e depois a pele, a coluna nas portas em cima,mais uma em baixo,é bem diferente.
aquele veludo ali onde termina a consola na zona das pernas,aqueles pequenos pormenores do isqueiro e cinzeiro iluminado,os pilares em veludo,o tecto em veludo,etc,coisas que mesmo numa configuração classica de topo o E46 não tinha.

Eh pa nao sei com que E46 tas a comparar mas a maioria tem e pilares e o tecto em veludo, e se for Harman Kardon - ficas com um tweeter em cima, uma coluna no meio, e uma em baixo, na porta de frente.

E as portas de tras tem tweeters! :D

----

Nao percebi bem o que disseste sobre preços, mas um bom 320d E46 é mais caro que um bom 530d E39. Podemos usar Standvirtual como referencia aproximada.
Imagem

Responder

Voltar para “Discussão Geral”