Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
Mas segundo sei os ITB's não são plug and play, é preciso fazer um adaptador (o qual é necessário alguém que faça em condições).... aquilo da borboleta de maiores dimensões como é que se faz, é maquinada e fica com as paredes mais finas?
Estive a ler e há quem remova (ainda n percebi pq) a admissão do M3 pela do M50... :wall :think
Estive a ler e há quem remova (ainda n percebi pq) a admissão do M3 pela do M50... :wall :think
- metale
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
Calma aí, que eles trocam a admissão do M3 pela do M50 mas é nos M3 dos EUA, que são basicamente M50/M52 com mais cilindrada. Não tem a ver com a admissão dos M3 europeus.JPimpao01 Escreveu:Estive a ler e há quem remova (ainda n percebi pq) a admissão do M3 pela do M50... :wall :think

Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
Acho que remover admissão M3, fazem os americanos que têm mini M3 E36 de 240 cv. A admissão europeia de ITB's acho que é ouro. Ou então para sobrealimentar o motor, uma M50 há de ser mais fácil de ligar um tubo de admissão.

- JPimpao01
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
metale, esclarecido (ainda ando verdinho
)
Os sistemas de GPS queimaram-me o cérebro todo 



- tiagoghost
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
O metale tem toda a razao!
E sim, para por os itbs precisas duma falange q da furação, a um user aqui no forum que tem e já fez no carro dele, ta na parte dos projectos!
Trabalhar a borboleta é preciso ter cuidado para n fazer asneira e é mais ou menos isto:
De origem o corpo todo da borboleta é como na figura 1, trabalhado fica como a segunda.
De origem, o ar passa sempre a mesma velocidade pelo corpo, so a borboleta em si é que oferece um pouco mais de resistência devido a sua forma quadrada.
Trabalhada a borboleta criamos um efeito de aumento de pressão, que não me recordo o nome, mas é mais ao menos assim:
O ar ao entrar no corpo a borboleta, o ar é afunilado, o que cria um aumento de pressão, depois da borboleta, o corpo começa a aumentar de diâmetro, o que cria uma quebra de pressão, mas um aumento de velocidade. A borboleta é trabalhada para ficar uma lamina, em fez de um quadrado, para oferecer tb menor resistencia ao ar.
Um exemplo muito rapido com a minhas fracas paint skills :lol1 :

Segunda feira se quizerem explico com mais tempo, e com uns desenhos um bocadinho melhores que esses!
Abraço
E sim, para por os itbs precisas duma falange q da furação, a um user aqui no forum que tem e já fez no carro dele, ta na parte dos projectos!
Trabalhar a borboleta é preciso ter cuidado para n fazer asneira e é mais ou menos isto:
De origem o corpo todo da borboleta é como na figura 1, trabalhado fica como a segunda.
De origem, o ar passa sempre a mesma velocidade pelo corpo, so a borboleta em si é que oferece um pouco mais de resistência devido a sua forma quadrada.
Trabalhada a borboleta criamos um efeito de aumento de pressão, que não me recordo o nome, mas é mais ao menos assim:
O ar ao entrar no corpo a borboleta, o ar é afunilado, o que cria um aumento de pressão, depois da borboleta, o corpo começa a aumentar de diâmetro, o que cria uma quebra de pressão, mas um aumento de velocidade. A borboleta é trabalhada para ficar uma lamina, em fez de um quadrado, para oferecer tb menor resistencia ao ar.
Um exemplo muito rapido com a minhas fracas paint skills :lol1 :

Segunda feira se quizerem explico com mais tempo, e com uns desenhos um bocadinho melhores que esses!
Abraço
E36 S50 Coupe
- Dudex
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
É isso mesmo tiago. Efeito Venturi que é o que fazem os carburadores para puxar gasolina.
O que acontece é que Aumenta a velocidade do ar e por consequencia Perde pressao e Perde temperatura.
Parece estranho o perder pressao mas e verdade!
As tuas paint skills não são nada más :lol1
O que acontece é que Aumenta a velocidade do ar e por consequencia Perde pressao e Perde temperatura.
Parece estranho o perder pressao mas e verdade!
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- JPimpao01
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
Compreendido
Mas é algo mínimamente exequível ou tem q se comprar já feito? 
Se for minimamente exequível a baixo custo é algo a ponderar, comprar já feito está fora de questão...
Aqui temos um tópico com contúdo
até dá para criar um independente só para as Mod's possíveis num M50 


Se for minimamente exequível a baixo custo é algo a ponderar, comprar já feito está fora de questão...
Aqui temos um tópico com contúdo


Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
A questão é que perde pressão estática, é trocada por dinâmica. A dinâmica vale 0 a velocidade 0 e aumenta conforme a velocidade de escoamento. Logo a pressão estática (a que exerce pressão nas paredes das condutas) varia inversamente com o aumento de velocidade.Dudex Escreveu: O que acontece é que Aumenta a velocidade do ar e por consequencia Perde pressao e Perde temperatura.
Parece estranho o perder pressao mas e verdade!
Assim já faz sentido?

- tiagoghost
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
É bastante exequivel! Comprar é um absurdo aos preços aplicados!
So tens de ter cuidado para nao tocar no sitio onde a borboleta encosta, e para n gastar a borboleta demasiado para n perder a sua forma circular. Se isso acontecer ficas com problemas de relantim e desacelaraçao, em casos extremos até de travagem, por o motor n conseguir fazer tanto vacuo!
Abraço
So tens de ter cuidado para nao tocar no sitio onde a borboleta encosta, e para n gastar a borboleta demasiado para n perder a sua forma circular. Se isso acontecer ficas com problemas de relantim e desacelaraçao, em casos extremos até de travagem, por o motor n conseguir fazer tanto vacuo!
Abraço
E36 S50 Coupe
- JPimpao01
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
tiagoghost, sabes fazer isso
? é que por aqui não ha maquinaria para fazer isso
, não é q não gostasse 



- tiagoghost
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
É assim, eu nunca fiz, tive para fazer no 316 mas depois vi que aquele corpo não dava.
No 325 dá perfeitamente só que ainda n fiz um pouco por falta de tempo e tb paciência, mas sinto-me capaz de o fazer!
Isso trabalhado num torno mecânico ficava um mimo em 5 minutos, mas manualmente tb se faz! Vocês têm algum saguim? eléctrico ou pneumático? Se quiserem um dia combinamos e tratamos disso!
Abraço
No 325 dá perfeitamente só que ainda n fiz um pouco por falta de tempo e tb paciência, mas sinto-me capaz de o fazer!
Isso trabalhado num torno mecânico ficava um mimo em 5 minutos, mas manualmente tb se faz! Vocês têm algum saguim? eléctrico ou pneumático? Se quiserem um dia combinamos e tratamos disso!
Abraço
E36 S50 Coupe
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
Saguim?? :lol1
JPimpão, já que gostas de DIY e tens dremel, pelo menos podes polir.
-- Quinta Nov 11, 2010 10:32 pm --
JPimpão, já que gostas de DIY e tens dremel, pelo menos podes polir.
-- Quinta Nov 11, 2010 10:32 pm --
Nem mais, é isso que mantém um avião no ar :fixenavigator Escreveu:A questão é que perde pressão estática, é trocada por dinâmica. A dinâmica vale 0 a velocidade 0 e aumenta conforme a velocidade de escoamento. Logo a pressão estática (a que exerce pressão nas paredes das condutas) varia inversamente com o aumento de velocidade.Dudex Escreveu: O que acontece é que Aumenta a velocidade do ar e por consequencia Perde pressao e Perde temperatura.
Parece estranho o perder pressao mas e verdade!
Assim já faz sentido?
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
e um destes ? ^^
http://cgi.ebay.de/BMW-E36-E39-Turbolad ... 20b4ec25d0
se for muito caro existe um destes
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/STAGE-2- ... ccessories
http://cgi.ebay.de/BMW-E36-E39-Turbolad ... 20b4ec25d0
se for muito caro existe um destes


http://cgi.ebay.com/ebaymotors/STAGE-2- ... ccessories

E36 POWER
Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
tenho uma pergunta aki para os entendidos na materia....
para eliminar o erro das sondas como se pode faxer isso???
para nao aparecer a luz do motor??
cumps
para eliminar o erro das sondas como se pode faxer isso???
para nao aparecer a luz do motor??
cumps
