Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Área de modificações e performance em geral

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Band3ras
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por Band3ras »

Agora uma pergunta de quem não pesca nada disto: no meu 4 cilindros existe alguma modificação a nível de colectores de admissão, linha de escape, filtro e repo que me possa dar um aumento de potência minimamente significativa? Tenho o motor N42B20, 143 cv. :think

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Dudex
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por Dudex »

Band3ras Escreveu:Agora uma pergunta de quem não pesca nada disto: no meu 4 cilindros existe alguma modificação a nível de colectores de admissão, linha de escape, filtro e repo que me possa dar um aumento de potência minimamente significativa? Tenho o motor N42B20, 143 cv. :think
Tu sempre que consigas injectar mais gasolina e queimá-la, desde que associado a um escape que não seja castrador, vais sempre ter aumento de potência.

Neste caso é simples visto que ao contrário do teu motor (assim creio), este 23i é muito castrado e é simplesmente uma questão de desrestringir e afinar a electrónica.

No teu caso também dá, mas como já vem optimizado para performance de fábrica, é necessário uma abordagem um pouco mais puxada que no fundo foi o que sugeri ao heavylift. Caso contrário não vai compensar a perda do feel oem por meia dúzia de cavalos, mas também é só a minha opinião.

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tiagoghost
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por tiagoghost »

Não leves a mal, mas o melhor aumento de potencia que podias ter era outro motor, no teu caso um 28 ou 30i

Abraço
E36 S50 Coupe

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Manuel S.
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por Manuel S. »

uma duvida, pode se meter injectores de 28i e39 no 25i e34? valera a pena? e os colectores de admissao c respectiva borboleta ? abraco
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tiagoghost
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por tiagoghost »

Os injectores n sei, nem se compensa, agr os colectores ias ganhar binario mas perder muitas altas, o pessoal faz é precisamente o contrario

Abraço
E36 S50 Coupe

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Manuel S.
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por Manuel S. »

como eu hoje fui a sacavem e estava la um para venda a peças pensei que desse para tirar de la alguma coisa

malta, se precisarem de um 528i e39 para peças vao a quinta do carmo em sacavem

abraco
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HEAVYLIFT
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por HEAVYLIFT »

Dudex Escreveu: Cuidado com o optimismo, colectores não acredito que dêem 13cv's no 25i, o carro não é própriamente estrangulado de escape :lol1
todos os e46 sao estrangulados de colectores! e reagem sempre com 10 cv plo menos! compara la um colector de origem com um aftermarket, este é de um 325 , mas a forma do colector é semelhante em tds os e46!

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eu acredito que com colectores SO um 325 de 192cv chegue aos 200, tal como eu aos 180 e kk coisa

-- Sábado Nov 20, 2010 5:47 pm --
Dudex Escreveu: ITB's, escape, trabalho de cabeça com cames e molas de válvulas (que é essencialmente onde as coisas divergem monetariamente), injectores e repro. Ficarias com umas altas brutais e aumentando ligeiramente o corte penso que uns 230/240 cv's iriam aparecer, e cavalos de raça :fixe
:fixe :fixe pois cams e molas e k nao sei.. penso que vou avançar primeiro com os colectores de escape, e se a colector de admisao por essa altura estiver estudado, tb.. mas os colectores de escape vao ser sem duvida a primeira!! tb primeiro tenho k acabar o moding de exterior.. k esta quase, em dezembro, ja tds os euros de mods deveram ser para o motor.

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JSarabando
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por JSarabando »

Injectores só é rentável depois de pôr outras câmes e alteração de electrónica obrigatória, caso contrário pondo injectores sem alterar nem anda bem e não puxa sequer a 100%
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tiagoghost
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por tiagoghost »

Boas

Isto n é para criar picardias, é só pq duma discussão que tive no outro dia.

Pessoal do 323 e46 acham que de origem para origem vao lá com os 325i e36? Não liguem as que está no papel!

Abraço
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HEAVYLIFT
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por HEAVYLIFT »

tiagoghost Escreveu:De nada, estamos aqui todos para ajudar, e partilhar conhecimentos, é esse o sentido dos forums!

O testamento sobre as diferenças dos m50 tá quase a sair!

Abraço

-- Segunda Nov 08, 2010 7:13 pm --

Muita gente pensa que a diferença entre os Motores M50, é só o vanos, mas existe muito mais que isso!

O M50b25 equipou os 325i E36 e os 525i E34 desde 1991 até finais de 1992, quando apareceu o M50TUb25, que equipou os restantes E36 e E34 daí para a frente, o TU é de tecnical update, foi neste motor que surgiu o sistema Vanos.

As principais diferenças são:

M50b25:
Taxa de compressão – 10.0:1
Bielas mais curtas
Molas de valvulas duplas
Válvulas de 32.4mm
Arvore de cames dom 240º de duração

M50TUb25
Taxa de compressão 10.5:1
Molas de valvulas unica
Válvulas de 28.8mm
Arvore de cames com 228º de duração


Visto as diferenças, vamos ver o que podemos fazer com um e com outro, em termos internos de motor.

No M50b25, podemos utilizar as arvore de cames do M3 S50b30 que tem uma duração de 252º, ou então colocar a arvore de cames de admissão no lugar da de escape, e comprar uma schrick de admissão que também tem 252º de angulo. O efeito é o mesmo tanto com um conjunto, ou com o outro.
Aumentando o diametro internos dos cilindros para 85mm, podemos utilizar a cambota do M3 S50b32 ou do motor M54, para fical com uma cilindrada de 3.1L, ou utilizar a do M3 S50b30, para ficar com uma cilindrada a 2.9L

No M50TU25, utilizamos também as arvores de cames do M3 S50B50 ou as do S52B32 (a versão americana do S50b32). Podemos utilizar só as arvores de cames, ou tambem o conjunto completo de molas de valvulas (conicas) chapéus, trancas, e touches do S52b32 , as tuches têm menor diametro 33mm Vs 35mm Stock, mas para isso temos de utilizar os apoios do S50b32. Utilizando este conjunto, poupamos 20Gr em cada valvula, o que fáz menos 480 gramas em peças móveis do motor.
Podemos também fazer o mesmo aumento de cilindrada como no motor sem vanos, mas neste bloco não é tão fiavel devido a paredes dos cilindros mais finas, o que pode levar a problemas do bloco que já n tenham reparação.


Apesar do non-vanos ter valvulas maiores do que o vanos, o que permite mais 20% de caudal, mas uma cabeça mais restrita que faz com que não seja aproveitado, e é perigoso trabalhar as valvulas em mais de 3 angulos.


Para referencia

Arvores de cames

s52b32 (M3 3.2L USA) euro cams no M52tu
Duração 252 / 244
Lift 10.2 / 10.2

USs50b30 cams on m50/TU
Duração 252 / 240
Lift 10.2 / 9.7

M50tub25 cams
Duração / Lift
228 / 9 Intake
228 / 9 Exhaust

M50b25 cams
Duração / Lift
240/9.7 Intake
240/9.0 Exhaust

Se as árvores de cames do s50b32 (M3 3.2L Euro) forem iguais ás do S52B32 (M3 3.2L USA) penso que dão no M50TUb25!

Fontes:
http://www.r3vlimited.com/board/archive ... 70504.html
http://www.r3vlimited.com/board/archive ... 53011.html
http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... =non-vanos
http://forums.eurocca.net/showthread.ph ... ce-Rebuild

Utilizem a informação com quiserem, espalhem e partilhem!


Abraço

Editado para correcção de compatibilidade!
Imagem

MOOOAAR!!!

-- Domingo Nov 21, 2010 11:15 am --
tiagoghost Escreveu:
Pessoal do 323 e46 acham que de origem para origem vao lá com os 325i e36? Não liguem as que está no papel!

Abraço
a que proposito?? um carro mais leve e com mais 20 cv.. tipo acho k nem merece um post.. lol

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JSarabando
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por JSarabando »

Ambos são 2494c.c, não é muito dificil haver comparações em que o 323i e46 seja superior, basta alguma coisa não estar bem no 325i e46, pelo que diz no papel o 325i e36 ganha em todos os aspectos, são mais 20cv e isso na estrada nota-se, mas juntando-se a vários factores possíveis não é dificil um 323i e46 ser superior
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por tiagoghost »

Isto surgiu (para variar) numa conversa de café :violinista , mas como só tinha lá o meu carro, não havia os meios para comparar. Eu sinceramente acho que o que está no papel conta, mais para mais tendo em conta que um é coupe e ou cabrio.

Por isso, gostava que o pessoal que já tenha experimentado um e outro, desse a sua opinião...


JSarabando, já viste se sempre é triangular?
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por HEAVYLIFT »

pa, em conduçao normal, é assim o 323 tem mais binario (stock) k o 325, e ainda é um bom bocado, podem peskizar, por ai, nakela conduçao relax pois pode levar vantagem, mas na hora do piko, a puxar embraigem la bem em altas, n vai levar nada...

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fa1kon
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por fa1kon »

Entre o e46 323 e o e36 325, o e36 anda mais, por ser mais leve e ter caixa mais curta.

Mas não é um andamento muito superior.

A diferença em potencia não são 20 cavalos pois o 323 de origem tem 180-185cvs.
Medi o meu no banco, em vila real , estava um tempo quente e chuvoso...181 cavalos.

Em relação ao coupe vs cabrio, o coupe anda mais porque pesa menos 100 kg prai.

Agora um aparte, já que estamos a comparar e a falar em peso. Perguntem ao sr Mafia o que acontece quando se compara em estrada um e36 325i(M50) com um e30 (M50) :lol1 :lol1
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por HEAVYLIFT »

fa1kon Escreveu:Entre o e46 323 e o e36 325, o e36 anda mais, por ser mais leve e ter caixa mais curta.

Mas não é um andamento muito superior.

A diferença em potencia não são 20 cavalos pois o 323 de origem tem 180-185cvs.
Medi o meu no banco, em vila real , estava um tempo quente e chuvoso...181 cavalos.

Em relação ao coupe vs cabrio, o coupe anda mais porque pesa menos 100 kg prai.

mas isso tb n é assim to linear como isso, o cabrio tem um diferencial 3.46.. e o coupe salvo erro o de 2.91..
em velocidade de ponta vai andar mais, mas de resto nao sei!! é k o diferencil de 3.46 da um ganda stick!!

qto a potencia, é vdd, os 170 declarados, sao por baixo, ja tinha lido mto sobre esses rumores, mas é sempre bom alguem confirmar isso :fixe :fixe 181 sem mods certo?? mto bom :fixe com os colectores ja se manda para os 190 largos!

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