Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por Manuel S. »

com nos tambem é NA na mesma. apenas e um aditivo que incrementa uma super pedrada no motor.
Imagem Imagem

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

É discutível, e eu próprio estou dividido no assunto. Por um lado, a admissão não está em pressão como com turbo ou compressor. Por outro lado, estamos a colocar mais oxigénio na câmara de combustão do que somente com ar, e ainda por cima mais frio.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

E diminuir o peso do volante de motor? Alguém sabe o peso original? Ontem encontrei um com cerca de 1/3 do peso.... quais os prós e contras?

Prós: sei que se consegue melhorar as acelerações (que para nós é fulcral), mas há mais?

Contras: aumenta vibrações, que mais?
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Mensagem por Manuel S. »

um contra de ter o volante mais leve é perderes velocidade de ponta.

mais uma coisa, quando se equilibra o volante tambem se deve equilibrar tudo o resto que rola no mesmo eixo.

as polies tb se pode mandar equilibrar e retirar peso.
Imagem Imagem

Dudex
Membro Gold
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36

Mensagem por Dudex »

JPimpao01 Escreveu:E diminuir o peso do volante de motor? Alguém sabe o peso original? Ontem encontrei um com cerca de 1/3 do peso.... quais os prós e contras?

Prós: sei que se consegue melhorar as acelerações (que para nós é fulcral), mas há mais?

Contras: aumenta vibrações, que mais?
Penso que seja isso, os prós reflectem-se no uso em pista e os contras no uso em cidade porque perde suavidade e fica mais brusco em pequenas oscilações de rotação. Como retiras peso a uma peça móvel, o motor fica com menos inércia o que lhe permite subir de rotação mais rápido embora essa inércia dê jeito para manter velocidades em AE o que para vocês não interessa para nada.

Agora tirar peso em excesso não sei até que ponto pode ser prejudicial para a cambota, sei que algum não faz mal.

Abraço

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

Manuel S. Escreveu:um contra de ter o volante mais leve é perderes velocidade de ponta.
Porquê?
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Dudex
Membro Gold
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36

Mensagem por Dudex »

Ponta acho que não se perde, o que se perde é facilidade em manter velocidade de ponta penso eu.

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

Isso concordo, menos inércia rotacional.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

JSarabando
Membro Gold
Registado: 06 set 2005, 14:27

Mensagem por JSarabando »

Eu já tive volante de motor mais leve no meu M3e36, cerca de 8kg mais leve que o original que pesa 12kg, passado 5mil km tirei-o e já o vendi, tem os seus prós e os seus contras, para track day é o ideal, tem melhores subidas de regime em baixas e médias rpm, em altas gosto mais do comportamento do motor com o volante de motor OEM. Os contras é que o motor fica com algum desiquilibrio a trabalhar(tipo os motores com câmes), sente-se uma vibração/chocalhar de rolamento encosto em andamento nas baixas rpm (+/-900 a 1250rpm). Eu pessoalmente para o dia a dia prefiro o volante de motor OEM, pra track days onde a subida de regime em médias é muito importante aconselho volantes de motor leves.

Cumps
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Bem, posso dizer que conheço um carro com volante de motor com metade do peso do original e o carro esgota a 5ª. Não perdeu mesmo em nada, nem ralenti nem suavidade nem em nada que me lembre, mesmo a arrancar quase não precisa de acelerador a mais...e está um monstro a subir de regime. Mas é nipónico.

O caso do meu M52TU, daquilo que li, vale bem a pena passar para um mais leve, pois o original pesa 14 kg. Há uns demasiado leves e há outros com uns 7 a 8 kgs em aluminio, escolha acertada. Perde-se o bimassa, deve-se alterar a embraiagem para uma do M5 por exemplo. Tem de ser uma especial com molas no centro, que amortece vibrações do motor. Senão ouve-se o motor chocalhar quando ao ralenti.

O M3 já deve ter um volante de motor leve, estudado para as aceleradelas em track. Portanto essa experiência que fizeste, JSarabando, para mim foi demasiado radical. Tiraste 3/4 do peso do volante, é normal a condução piorar.
Imagem

JSarabando
Membro Gold
Registado: 06 set 2005, 14:27

Mensagem por JSarabando »

Pois, foi demasiada diferença de peso, acredito que o ideal seja no máximo metade do peso
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

navigator
Membro Gold

Mensagem por navigator »

HEAVYLIFT, seu granda venenoso. Andas msm virado para performance, a pesquisa que fizeste também a fiz assim que comprei o carro.
Escrevo aqui para não offtopicar o tópico do user com o 323ci e que vale neste tópico de mods.

Underdrive pulleys
Parece recuperar cavalos generosos da potência dissipada, mas tem inconvenientes como direcção assistida passar a mais pesada pois a bomba sobe menos a pressão. Se a correia partir, onde vais buscar uma do mesmo tamanho, será fácil? Aqui até talvez fizesse compra conjunta para baixar custo, fora isso não comprava.

O ruido que falas de um volante de motor mais leve vem do chocalhar das bielas e pistons, não amortecido, não da caixa de velocidades como falas, foi aquilo que li sobre isso. Falas em bimassa mais leve mas só conheço volantes maciços. Os em aluminio com perto de metade do peso parece a opção certa. Portanto passar dos 14 kg para 7kg.

As cames Schrick para os M52TU podem ser as do M54, não esquecer é que deves usar as molas de válvulas desses. Sai uma brincadeira cara, normalmente. E não vejo material desse usado facilmente.

O diferencial do cabrio no coupé deve ficar muito bom, a caixa deste é bem longa. Se se arranjasse LSD para estes diferenciais é que era, mas cheira-me que só Quaiffe e desses o funcionamento é um bocado agressivo para dia-a-dia, penso eu. E os preços...ui ui.

O clutch delay valve parece ser bom de se tirar, fiz a revisão ao carro há dias e fiquei a olhar para ela...vai não vai...para já ficou lá.

Cumps
Imagem

HEAVYLIFT
Membro Junior
Registado: 27 fev 2010, 20:41
O meu Carro:: bmw 323 ci cabrio

Mensagem por HEAVYLIFT »

navigator Escreveu:HEAVYLIFT, seu granda venenoso. Andas msm virado para performance, a pesquisa que fizeste também a fiz assim que comprei o carro.
Escrevo aqui para não offtopicar o tópico do user com o 323ci e que vale neste tópico de mods.

Underdrive pulleys
Parece recuperar cavalos generosos da potência dissipada, mas tem inconvenientes como direcção assistida passar a mais pesada pois a bomba sobe menos a pressão. Se a correia partir, onde vais buscar uma do mesmo tamanho, será fácil? Aqui até talvez fizesse compra conjunta para baixar custo, fora isso não comprava.

O ruido que falas de um volante de motor mais leve vem do chocalhar das bielas e pistons, não amortecido, não da caixa de velocidades como falas, foi aquilo que li sobre isso. Falas em bimassa mais leve mas só conheço volantes maciços. Os em aluminio com perto de metade do peso parece a opção certa. Portanto passar dos 14 kg para 7kg.

As cames Schrick para os M52TU podem ser as do M54, não esquecer é que deves usar as molas de válvulas desses. Sai uma brincadeira cara, normalmente. E não vejo material desse usado facilmente.

O diferencial do cabrio no coupé deve ficar muito bom, a caixa deste é bem longa. Se se arranjasse LSD para estes diferenciais é que era, mas cheira-me que só Quaiffe e desses o funcionamento é um bocado agressivo para dia-a-dia, penso eu. E os preços...ui ui.

O clutch delay valve parece ser bom de se tirar, fiz a revisão ao carro há dias e fiquei a olhar para ela...vai não vai...para já ficou lá.

Cumps
sim ha volantes maciços, mas tb ha lightweight dual-mass para o nosso carro, eu ja vi, dps procuro o link, sao menos agressivos, penso k a ucc tinha. o chocalhar é da caixa mesmo pa, ate se faz uma mistura especial de oleos para meter na caixa, 1 embalagem Redline 75W-140NS e outra de Redline D4 ATF,para minimizar o ruido, com alguns resultados,chamam isso de gear ratlle..

pa as polias.. eu acho que n me importava isso da direcçao mais pesada.. ate a acho leve demais.. depende do ganho.. e do pesado k ficar n sei.. mas se tivesse umas aki metia decerteza pa ver!! a correia.. entao o vendedor das polias vende correntes tb .. n? e reverter para stock.. e bastante facil.. (n é como os cams por ex)

pois os cams, eu sei é mais complicado, tb so meti essa informaçao como opçao.. e sim é mto dificil

o que planeava fazer no meu, era colectores, polias, e volante e embraigem, e repo em cima, e penso, que ja devia ficar bem mais animadinho.. bom os colectores ja estao a caminho :fixe :fixe

tiagoghost
Membro Gold
Registado: 27 jan 2008, 19:41
O meu Carro:: E36 Coupe S50

Mensagem por tiagoghost »

Se o ruido fosse das bielas j]a n tinham motor por muito tempo...

Em relacao a correia para as polies, tira-se a medida da correia que vem, e depois e so pedir outra com o mesmo tamanho em qualquer loja de pecas!

Abraco
E36 S50 Coupe

navigator
Membro Gold

Mensagem por navigator »

Pelo que eu li na altura o ruído era do motor e não caixa, porque faz mais ao ralenti, e a caixa não está em movimento nessa situação. Disse bielas mas queria dizer todo o conjunto em movimento. Sim, se as pistas forem de largura e número standard daqui, é só questão de tamanho.

Tenho algum receio de não gostar mas os consumos devem baixar. Os carros actuais anunciam baixas de uns 5% só por a assistencia da direcção ser feita com bomba eléctrica, é capaz de fazer o msm efeito.
Imagem

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”