





No BMW Série 7 Hybrid tudo é conforto, segurança, qualidade de construção e, sobretudo, tranquilidade e bom gosto. Não tem alma de desportivo, nem foi pensado para isso, porque os mais de cinco metros de comprimento e as duas toneladas de peso ditam a sua lei. No entanto, faz empalidecer de inveja muitos racing que para aí andam, com os 465 cavalos e 700 Nm de binário debitados pelo motor TwinPower Turbo V8 (diesel) de mais de quatro litros de cilindrada, a permitirem fazer de parado aos 100 km/h em menos de 5 segundos! É espantoso.
Trata-se de um híbrido e neste caso o que é que isso significa? Entre o motor a gasolina e a caixa de velocidades (Steptronic de 8 velocidades) existe um motor eléctrico com 210 Nm, que não serve só para mover o automóvel, mas também para o tornar muito mais poupadinho. Vejamos como: assiste o motor principal no momento do arranque e em acelerações mais fortes, ajudando também a unidade principal em velocidade estabilizada, o que permite poupar combustível e produzir menos emissões de CO2. Como este motor tem a dupla função de motor de arranque e gerador, nomeadamente em desaceleração ou travagem, carrega a bateria de 25 células de iões de lítio colocada na mala, sem necessidade de utilizar a energia gerada pelo motor principal. Isto torna o Série 7 Hybrid capaz de fazer médias inferiores a 8 l/100km em estrada e abaixo dos 10 litros em circuito misto. A bordo o conforto é total, quer nas ajudas à condução, quer no prazer dos passageiros, com bancos que se ajustam ao corpo e que dão massagens enquanto se viaja, entre muitos outros gadjets.