Dynavin & Cia.. E46 & E39

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

quimbarreiros
Membro Juvenil
Registado: 13 jul 2008, 08:51
O meu Carro:: 320d touring - 2003

Re: informação util: rádios Dynavin/Hualingen/Shenzen

Mensagem por quimbarreiros »

Hoje voltei a testar a busca de canais de tv no local indicado pelo Zaq1 e nada... acho que é mesmo melhor partir para a comunicação com o vendedor para substituição das mesmas...
Imagem

moreira_89
Membro Gold
Registado: 08 jun 2009, 12:50
O meu Carro:: BMW 320d E46 99/03 E92 320d 2011/06

Mensagem por moreira_89 »

estou como o Ludwig disse só o trabalho que dá mais vale comprar umas novas
BMW pelo prazer de conduzir

Imagem

Moreira_89 E92 viewtopic.php?f=1&t=59596
Moreira_89 E46 viewtopic.php?f=1&t=36738

zaq1
Membro Juvenil
Registado: 06 mai 2006, 17:58
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por zaq1 »

quimbarreiros Escreveu:Hoje voltei a testar a busca de canais de tv no local indicado pelo Zaq1 e nada... acho que é mesmo melhor partir para a comunicação com o vendedor para substituição das mesmas...
Para que não haja dúvidas fica aqui um pequeno vídeo da box DVB-T em funcionamento (aviso que a qualidade da imagem do video é fraca pois foi gravado com telemóvel e em movimento). :driving :lovebmw

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=j0I1NJD9RDI[/youtube]
Imagem BMW E46 320d 136cv

Band3ras
Membro Gold
Registado: 02 mai 2009, 18:33
O meu Carro:: E60 525i M-Sport

Mensagem por Band3ras »

zaq1, e em relação ao sinal, não perdes em alguns locais? ou está estabilizado?

ainda não fizeste os updates de firmware, certo?

zaq1
Membro Juvenil

Mensagem por zaq1 »

Band3ras Escreveu:zaq1, e em relação ao sinal, não perdes em alguns locais? ou está estabilizado?

ainda não fizeste os updates de firmware, certo?

Band3ras,

Ainda não fiz qualquer update ao software, nem farei até ter a certeza que os problemas não advêm daí. A imagem é estável mesmo a 120Km/h, no entanto, há locais aonde a captação de sinal é nula, mas penso que terá a ver com a rede de cobertura da TDT e a potência do sinal.
Vou contudo, e quando tiver um pouco mais de tempo, verificar algumas situações nos pontos aonde não apanho sinal. :lovebmw

Ludwig
Membro Gold
Registado: 11 fev 2008, 00:17
O meu Carro:: Saí do forum

Mensagem por Ludwig »

então o que estava mal da ultima vez? passamos de uma situação de nao capta depois de 2 metros de onde me encontro para capta quase sempre a 120km/h

ou isso é so num determinado local que apanha?

Custa-me a crer que seja do update. eu tenho o mesmo radio que vcs, o mesmo firmware...antenas diferentes e apanho...

ja agora zaq1, onde tens as antenas instaladas?

Band3ras
Membro Gold

Mensagem por Band3ras »

Zaq1, podes colocar uma foto da ligação que fizeste(onde ligaste o vermelho e o preto) e outra da posição das antenas?

zaq1
Membro Juvenil

Mensagem por zaq1 »

Ludwig Escreveu:então o que estava mal da ultima vez? passamos de uma situação de nao capta depois de 2 metros de onde me encontro para capta quase sempre a 120km/h
ou isso é so num determinado local que apanha?
Esta afirmação e aquilo que ela pretende insinuar, merece uma resposta mais técnica, assim:

Em engenharia de telecomunicações e de forma grosseira a atenuação de sinal varia com o quadrado da distancia e quadrado da frequencia, isto é, um emissor emite com uma determinada potencia e a potencia que a nossa antena capta varia inversamente com o quadrado da distancia para condições de campo aberto (sem obstáculos) e considerando que a resistencia do ar é nula (o que não é real). Mas mais, para a recepção ser ideal as antenas deveriam estar alinhadas sobre a mesma polarização e orientadas de maneira a que cada uma radie na direcção de máxima radiação da outra (tudo isto pura teoria).
Na realidade se formos para ambientes urbanos, com enorme probabilidade de propagação multipercurso, podemos ter modelos em que o sinal se atenua não com o quadrado da distância mas sim com expoente 4, no entanto, a fórmula de Friis é usualmente sempre a primeira abordagem, mas friso mais uma vez, que no campo real as coisas são bem diferentes pois propagação do sinal será prejudicada pelo relevo do terreno, das habitações existentes e sua altura, etc.
A nossa TDT ainda está em fase experimental, existem actualmente e se não me engano, cerca de 153 emissores de TDT, mas nem todos estão a emitir e os que estão a emitir não estarão todos na potencia máxima de emissão, pois tal, só irá acontecer perto do apagão final da TV analógica, que ficou adiado, ao que se sabe, na faixa litoral para Janeiro de 2012 (embora em algumas regiões comece já em Maio deste ano - para teste).
Sabe-se igualmente, que até ao próximo mês de Maio de 2011 as frequências de emissão serão alteradas por decisão da ANACOM, dos actuais 842MHz - canal 67 para os 786 MHz - canal 60 com polarização do sinal horizontal e largura de banda de 8MHz.
Isto tudo para dizer que a TDT em Portugal ainda está numa fase experimental e de afinação, pelo que, hoje podemos apanhar sinal num local e passado um dia ou uma semana deixamos de ter sinal e hoje apanhamos sinal a cerca de 5-10km da antena emissora e amanhã apanhamos sinal apenas quando estamos a 1-2 km da antena, tudo depende do que andam os técnicos a fazer.

Band3ras Escreveu:Zaq1, podes colocar uma foto da ligação que fizeste(onde ligaste o vermelho e o preto) e outra da posição das antenas?
Fotos da montagem não tenho. As ligações tiveste a resposta dada pelo próprio apoio técnico e isso já foi dito antes.

Agora deixem-me dissertar um pouco, antes do upgrade da box, conseguias sintonizar os canais, após upgrade tal deixou de ser possível, donde custa-me a crer que seja exclusivamente das antenas. Aliás tenho visto que no fórum da Dynavin existem mais utilizadores com o mesmo problema após o upgrade. Tanto quanto li na altura o upgrade era para corrigir erros no controlo do Ipod com os botões do volante e para corrigir erros na informação RDS, ora eu não tenho nenhum problema desses apesar de não ter feito o upgrade. Os nossos rádios, face à data da encomenda e entrega, provavelmente foram produzidos após a data do update (20.10.2010) donde poderão já ter vindo com o firmware corrigido, digo eu, pois é difícil neste material chinês saber qual é a versão de software que estamos a utilizar, dado que, nem a linguagem do menu do setup do rádio se pode mudar - a minha continua em alemão. Por falar em alemão estou a agora a lembrar-me se não poderá ser esse um dos problemas do upgrade, pois o mesmo está em inglês - não sei? :lovebmw

Ludwig
Membro Gold

Mensagem por Ludwig »

Não tentei insinuar nada apenas compreender o que mudou desde a ultima vez que so se apanhava sinal em determinados sitios...todo o resto do testamento nao serviu para esclarecer as duvidas de onde as antenas estao colocadas...

Mas reparem que eu sou uma ovelha negra no rebanho. o meu radio esta instalado e a dar. apenas queria ser prestavel e ser mais uma cabeça a pensar

zaq1
Membro Juvenil

Mensagem por zaq1 »

Ludwig Escreveu:Não tentei insinuar nada apenas compreender o que mudou desde a ultima vez que so se apanhava sinal em determinados sitios...todo o resto do testamento nao serviu para esclarecer as duvidas de onde as antenas estao colocadas...

Mas reparem que eu sou uma ovelha negra no rebanho. o meu radio esta instalado e a dar. apenas queria ser prestavel e ser mais uma cabeça a pensar

Mudar não mudou nada e continuo a apanhar bem em determinados locais e sem sinal noutros, neste momento é esta a situação.

A 110-120 Km/h apenas apanho numa faixa de 2-3km porque o emissor fica bastante próximo da estrada, só isto.

A teoria serviu apenas para se tentar perceber como as coisas funcionam e tentem colocar as antenas o mais próximo possivel do topo do tablier.

Tentem sintonizar o sinal próximo de um emissor e vejam o alcance que ele têm.

Podem vèr no link abaixo os locais aonde estão instalados os emissores de TDT

http://www.tdtsat.com.pt/emissores-tdt/ ... maps-2011/

:lovebmw

Band3ras
Membro Gold

Mensagem por Band3ras »

rapaziada... não se exaltem..
zaq1 Escreveu:
Agora deixem-me dissertar um pouco, antes do upgrade da box, conseguias sintonizar os canais, após upgrade tal deixou de ser possível, donde custa-me a crer que seja exclusivamente das antenas. Aliás tenho visto que no fórum da Dynavin existem mais utilizadores com o mesmo problema após o upgrade.
não leste o suficiente. vai ler os ultimos posts:
domparisi Escreveu:I've just updated both the DVB-T box and then the headunit. This has made no difference. I tried to retune the DVB-T box but it wouldn't pickup any channels. Plugged it into my home TV antenna connection and again it worked! I also tried the 'antenna power' option in the tuner without success.

Band3ras, how many antennas will you install? I only received one with my unit and wondered if having two installed would fix the problem?

Anyways for now at least I know the unit works, just need to get either the right aerial or some sort of booster. Failing that I'll stick a pole out of the sunroof with a normal household TV aerial :)
zaq1 Escreveu: Tanto quanto li na altura o upgrade era para corrigir erros no controlo do Ipod com os botões do volante e para corrigir erros na informação RDS, ora eu não tenho nenhum problema desses apesar de não ter feito o upgrade.
Tens iPod? já testaste os controlos do volante com iPod? eu testei antes de fazer o update de firmware e não funcionavam. isso prova que eu recebi um rádio com o firmware antigo. e duvido sinceramente que dos 6 radios o teu seja o unico que traz o firmware actual. testa um ipod e depois diz-me se consegues controlar o ipod com o volante.

nessa mesma thread, está lá escrito:
Jazz Escreveu:About this firmware update:
Release date 20.10.2010.a.
BMW logo loading screen
English language

New features:
Controlling iPod from steering wheel buttons

Fixed problems:
RDS info is now displayed correctly
zaq1 Escreveu: Os nossos rádios, face à data da encomenda e entrega, provavelmente foram produzidos após a data do update (20.10.2010) donde poderão já ter vindo com o firmware corrigido, digo eu, pois é difícil neste material chinês saber qual é a versão de software que estamos a utilizar, dado que, nem a linguagem do menu do setup do rádio se pode mudar - a minha continua em alemão. Por falar em alemão estou a agora a lembrar-me se não poderá ser esse um dos problemas do upgrade, pois o mesmo está em inglês - não sei? :lovebmw
não. a unica diferença entre o firmware da box tens agora e o update que o Jazz postou são unicamente os controlos do menu da box, ou seja, o mapeamento dos mesmos. está escrito tambem nesse mesmo post:
Jazz Escreveu: The firmware posted here is for a external DVB-T box. The Dynavin V5 unit firmware posted in this thread updates also the button commands, that's why it is necessary to update the DVB-T box firmware also.
é um facto que muita gente se queixa de não conseguir apanhar canais nenhuns depoiis de fazer o upgrade. mas até agora não apareceu ninguem que tivesse as antenas de 5v a queixar-se do upgrade. todos eles tinham antenas de 12v.

alias, se o Ludwig tem os mesmo updates de firmware que nós que temos o problema, mas a unica diferença são as antenas.. creio que aqui se dissipam todas as duvidas.

faz o seguinte. actualiza o firmware do radio, sem actualizares o da box. apenas o radio. se não conseguires controlares a box a partir do radio, podes sempre voltar a colocar o firmware antigo. no forum da dynavin o jazz colocou o antigo a disposicao do pessoal que ficou com esses problemas. so não colocou o firmware antigo da box. se não encontrares no forum diz-me que eu tenho ambos os firmwares do radio (novo e antigo).
não perdes nada em tentar, e assim sempre são mais uns testes que se podem realizar.

zaq1
Membro Juvenil

Mensagem por zaq1 »

Band3ras[/quote]
Tens iPod? já testaste os controlos do volante com iPod? eu testei antes de fazer o update de firmware e não funcionavam. isso prova que eu recebi um rádio com o firmware antigo. e duvido sinceramente que dos 6 radios o teu seja o unico que traz o firmware actual. testa um ipod e depois diz-me se consegues controlar o ipod com o volante.

nessa mesma thread, está lá escrito:
Jazz Escreveu:About this firmware update:
Release date 20.10.2010.a.
BMW logo loading screen
English language

New features:
Controlling iPod from steering wheel buttons

Fixed problems:
RDS info is now displayed correctly
Se não tivesse testado não tinha afirmado que conseguia controlar o Ipod com os controlos do volante (não faço afirmações gratuitas)

domparisi Escreveu:I've just updated both the DVB-T box and then the headunit. This has made no difference. I tried to retune the DVB-T box but it wouldn't pickup any channels. Plugged it into my home TV antenna connection and again it worked! I also tried the 'antenna power' option in the tuner without success.

Band3ras, how many antennas will you install? I only received one with my unit and wondered if having two installed would fix the problem?

Anyways for now at least I know the unit works, just need to get either the right aerial or some sort of booster. Failing that I'll stick a pole out of the sunroof with a normal household TV aerial :)
Quanto a este post para mim nada esclarece, porque o problema é saber qual o firmware que tinha antes de fazer o update, se calhar era o mesmo, não sabemos.

Mas continuemos com os testes, a alguma conclusão havemos de chegar... :onfire

Band3ras
Membro Gold

Mensagem por Band3ras »

zaq1, isso é fantastico: dos 6 rádios o teu foi o unico que veio com o firmware actual. parabéns. :palmas

nesse caso escusas de fazer o teste que te pedi. e isso significa portanto que tens o firmware actual tanto no radio como na box. caso contrário não conseguias controlar a box a partir do rádio.

e isso só prova que tenho razão: o upgrade de firmware não tem nada a ver com o facto de não se apanharem canais nenhuns. :fixe :fixe

com tanta coisa, não respondeste a nada do que comentei, nem à pergunta que já te foi colocada por mais do que um user: onde colocaste as antenas?

Ludwig
Membro Gold

Mensagem por Ludwig »

ena...isto vai pegar fogo...

zaq1
Membro Juvenil

Mensagem por zaq1 »

Band3ras Escreveu:zaq1, isso é fantastico: dos 6 rádios o teu foi o unico que veio com o firmware actual. parabéns. :palmas

nesse caso escusas de fazer o teste que te pedi. e isso significa portanto que tens o firmware actual tanto no radio como na box. caso contrário não conseguias controlar a box a partir do rádio.

e isso só prova que tenho razão: o upgrade de firmware não tem nada a ver com o facto de não se apanharem canais nenhuns. :fixe :fixe

com tanta coisa, não respondeste a nada do que comentei, nem à pergunta que já te foi colocada por mais do que um user: onde colocaste as antenas?
Com mais atenção tinhas lido atrás aonde foram colocadas as antenas...não vou passar a vida a dizer o mesmo :dance

Quero-te agradecer os parabéns enviados com este vídeo: :violinista

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=mL_q7iD2G3Y[/youtube]

É um abre-olhos

:palmas :palmas :palmas

Responder

Voltar para “Série 3”