Gasolina de 95, 98 100 octanas...
Moderador: Staff
Gasolina de 95, 98 100 octanas...
Suponho que octanas é o indice de detonação do combustivel...assim sendo, quanto mais octanas mais dificel é geril o ponto optimo de explosão de um cilindro/motor.
na tampa do deposito do meu carro tem indicação que pode trabalhar até 91 octanas...
então se eu colocar gasolina a 91 octanas toda a gestão electronica vai ser mais precisa e mais eficaz...?!?
se misturar gasoleo na gasolina n vou baixar o indice de octanas?( com os devidos calculos claro!)já se viu que a potencia não tem a ver com as octanas , pois o gasoleo é muito baixo e desenvolve mais potencia com menos consumo...isto é eu a divagar...any one ...help!!!
na tampa do deposito do meu carro tem indicação que pode trabalhar até 91 octanas...
então se eu colocar gasolina a 91 octanas toda a gestão electronica vai ser mais precisa e mais eficaz...?!?
se misturar gasoleo na gasolina n vou baixar o indice de octanas?( com os devidos calculos claro!)já se viu que a potencia não tem a ver com as octanas , pois o gasoleo é muito baixo e desenvolve mais potencia com menos consumo...isto é eu a divagar...any one ...help!!!
The endless quest for Power...!
- AMS
- Membro Senior
- Registado: 31 ago 2004, 11:33
- O meu Carro:: BMW's
Quanto maior for o indice de octanas supostamente melhor será o rendimento do motor...
O gasoleo não tem octanas, mas sim indice de cetano e aplica-se da mesma maneira, quanto mais alto for melhor...
Agora, essas diferenças são mais notórias em motores mais recentes e de potência consideravel...

O gasoleo não tem octanas, mas sim indice de cetano e aplica-se da mesma maneira, quanto mais alto for melhor...
Agora, essas diferenças são mais notórias em motores mais recentes e de potência consideravel...

BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|
N estou convencido...nem desconvencido...vou procurar na net...a questão é onde? Já procurei n achei nada...
o meu sogro diz-me que quanto mais octanas mais facilmente inflama, dai que pode auto-detonar mesmo antes da compressão maxima...n sei, mas vou procurar...finalmente devo de ir descobrir a polvora....
...ou não!!
o meu sogro diz-me que quanto mais octanas mais facilmente inflama, dai que pode auto-detonar mesmo antes da compressão maxima...n sei, mas vou procurar...finalmente devo de ir descobrir a polvora....

The endless quest for Power...!
- AMS
- Membro Senior
- Registado: 31 ago 2004, 11:33
- O meu Carro:: BMW's
"BP Ultimate Gasolina 100 tem um índice de octano de pesquisa de 100, o que é superior à gasolina convencional sem chumbo, a qual tem um índice de octano de pesquisa de 95. Esta característica aumenta a potência de certos veículos..."
P. Como se obtém a classificação “100” octanas?
R. É atingida através de melhorada refinação do produto.
P. O elemento “100 octanas” é alcançável ou é apenas teórico?
R. É uma propriedade real do combustível que pode ser medida .
P. Este combustível 100 octanas é apropriado para todos os motores a gasolina?
R. Sim. No entanto, se tiver um automóvel antigo que necessite de protecção de válvulas, então necessitará de um aditivo de “protecção de válvula”.
P. O que significa o índice de cetano e qual é o índice de cetano do BP Ultimate Diesel?
R. O índice de cetano é a medida da qualidade da combustão do gasóleo no motor. Basicamente, o combustível que inflama facilmente tem um alto índice de cetano e o combustível que seja difícil de inflamar tem um baixo índice de cetano. A combustão de melhor qualidade é a de um combustível que inflama facilmente e se queima suave e totalmente, e o BP Ultimate Diesel foi concebido com esta característica. O gasóleo convencional possuí um índice de cetano de cerca 51, enquanto o BP Ultimate Diesel é bastante mais elevado, possuíndo um índice de cetano superior a 55.
Retirado do site http://www.bp.pt

R. Sim. No entanto, se tiver um automóvel antigo que necessite de protecção de válvulas, então necessitará de um aditivo de “protecção de válvula”.
P. O que significa o índice de cetano e qual é o índice de cetano do BP Ultimate Diesel?
R. O índice de cetano é a medida da qualidade da combustão do gasóleo no motor. Basicamente, o combustível que inflama facilmente tem um alto índice de cetano e o combustível que seja difícil de inflamar tem um baixo índice de cetano. A combustão de melhor qualidade é a de um combustível que inflama facilmente e se queima suave e totalmente, e o BP Ultimate Diesel foi concebido com esta característica. O gasóleo convencional possuí um índice de cetano de cerca 51, enquanto o BP Ultimate Diesel é bastante mais elevado, possuíndo um índice de cetano superior a 55.
Retirado do site http://www.bp.pt

BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
Anteriores:
Axo k explica fixe........"BP Ultimate Gasolina 100 tem um índice de octano de pesquisa de 100, o que é superior à gasolina convencional sem chumbo, a qual tem um índice de octano de pesquisa de 95. Esta característica aumenta a potência de certos veículos..."
Retirado do site www.bp.pt
M3 E30|530d E39|Cooper S JCW|1275 GT!
-
- Administrador do Fórum
- Registado: 24 jun 2003, 22:32
- O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
- Contacto:
Pssuido o teu carro deve tar concerteza com algum problemaPssuido Escreveu:eu por exemplo se meter gasolina 98 noto que o carro fica com menos rendimento que gasolina 95.. nao perguntem porque!! com a 100 octanas ainda nao exprimentei.. mas pode ser o que ali esta escrito "aditivo de proteçao de valvulas"

Tou a brincar...
1º caso que oiço que perde rendimento...
Quanto mais octanas, melhor rendimento, melhor resposta...
Resumindo anda mais!
Qto ao Gasoleo, não troco o BP Diesel Ultimate...

Além de fazer menos fumo, menos ruido, e gastar um pouco menos, nota-se que trabalha mais uniforme...

Vale a pena a diferenca de preço pelo menos no Gasoleo, é o que usa-se cá em casa, no 320d e na TDI

AB
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2
BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46
www.facebook.com/BMSolutionsPT2
BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46
Usar gasolinas de 98 ou 100 só trás vantagens em motores que tenham sensores de detonação de forma a avançarem o ponto de ignição para compensar o maior indice de octanas, aí sim, existe mais rendimento.
em carros sem sensores de detonação tambem é possivel tirar rendimento dessas gasolinas, mas terá que se fazer avançar o ponto de ignição.
em carros sem sensores de detonação tambem é possivel tirar rendimento dessas gasolinas, mas terá que se fazer avançar o ponto de ignição.

Última edição por mpM3 em 05 ago 2005, 18:17, editado 1 vez no total.
Torque is cheap.
- SuperSonico
- Membro Senior
- Registado: 08 mar 2004, 18:02
- O meu Carro:: Porsche Boxster 2.5
- Rui_318TDS
- Membro Senior
- Registado: 11 nov 2004, 00:34
- O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995
Tb aconselho o gasóleo melhor da repsol. No meu 318tds é o que utilizo e é bem melhor q o Geforce da Galp, pelo menos faço melhores médias.SuperSonico Escreveu:Yasser,
experimenta o da Repsol
No TDI 130 da minha rapariga tb utilizo repsol, pois consigo mais autonomia do que com o geforce.
Quanto ao da Bp nunca testei.
Cump
- Kaux
- Membro Juvenil
- Registado: 10 out 2004, 17:03
- O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/04
bem.. é assim.. tens razão por 1 lado mas n tens por outro...mpM3 Escreveu:Usar gasolinas de 98 ou 100 só trás vantagens em motores que tenham sensores de detonação de forma a avançarem o ponto de ignição para compensar o maior indice de octanas, aí sim, existe mais rendimento.
em carros sem sensores de detonação tambem é possivel tirar rendimento dessas gasolinas, mas terá que se fazer avançar o ponto de ignição, doutra forma pode acontecer o oposto, ou seja, perda de rendimento

disseste bem na primeira parte.. mas na segunda parte duvido que o carro perca potencia visto que o ponto de detonaçao continua o mesmo...

Fica bem!

Kaux - BMW 316i E36

pois, eu tambem duvido que perca potência, mas como o Pssuido disse que perdia rendimento com gasolina 98 eu fiz essa frase "doutra forma pode acontecer o oposto, ou seja, perda de rendimento"Kaux Escreveu:bem.. é assim.. tens razão por 1 lado mas n tens por outro...mpM3 Escreveu:Usar gasolinas de 98 ou 100 só trás vantagens em motores que tenham sensores de detonação de forma a avançarem o ponto de ignição para compensar o maior indice de octanas, aí sim, existe mais rendimento.
em carros sem sensores de detonação tambem é possivel tirar rendimento dessas gasolinas, mas terá que se fazer avançar o ponto de ignição, doutra forma pode acontecer o oposto, ou seja, perda de rendimento
disseste bem na primeira parte.. mas na segunda parte duvido que o carro perca potencia visto que o ponto de detonaçao continua o mesmo...
Fica bem!
mas vou editar o meu post e retiro essa ultima frase, assim fica melhor.

Torque is cheap.