Alterações de IC's
Moderador: Staff
-
- Membro Gold
- Registado: 01 jul 2008, 14:22
- O meu Carro:: F21 120d 12/2015
Re: Alterações de IC's
Sim, não estou a comparar. Estava só a falar de um que dá nos nossos carros sem fazer alterações na frente.
A exemplo, a Mercedes tem radiador com bocal em plástico em carros com 300 e tal cavalos.
No entanto acredito que tudo em alumínio dá outra confiança.
A exemplo, a Mercedes tem radiador com bocal em plástico em carros com 300 e tal cavalos.
No entanto acredito que tudo em alumínio dá outra confiança.
-
- Membro Gold
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
Os únicos problemas em ter os "end tanks" noutro material que não o alumínio é não ser possível soldar ao alumínio do core podendo gerar fugas (por exemplo o IC original dos 20d 150 acabam quase todos por ter uma ligeira fuga no lado da entrada) e não dar para alterar. Em tudo o resto é peanuts.
- AderitoMachado
- Membro Juvenil
- Registado: 11 set 2006, 22:55
- O meu Carro:: 123d coupe
- Contacto:
A nivel de intakes faz sempre mais plastico é plastico mete um plastico(alem do mais preto que atrai o calor) e aluminio ao sol mete a mão em ambos e logo contas...cap Escreveu:Os únicos problemas em ter os "end tanks" noutro material que não o alumínio é não ser possível soldar ao alumínio do core podendo gerar fugas (por exemplo o IC original dos 20d 150 acabam quase todos por ter uma ligeira fuga no lado da entrada) e não dar para alterar. Em tudo o resto é peanuts.
E isso é possivel de resolver sempre mandas fazer outras bocas exactamente iguais em aluminio e soldar nao vejo dificuldade alguma
-
- Membro Gold
Eu também não vejo dificuldade nenhuma em meter uns tanks em alumínio, onde viste isso?
De qualquer maneira, reduzir intakes por causa dos tanks serem alumínio.. Esquece lá isso, nem de perto nem de longe!
O exemplo de meter qq coisa ao sol e dp ir tocar com a mão não tem qq relação com o que se fala aqui, à velocidade que o ar passa dentro de um ic n vai ser o material dos tanks que vai fazer qq diferença na sua temperatura.

O exemplo de meter qq coisa ao sol e dp ir tocar com a mão não tem qq relação com o que se fala aqui, à velocidade que o ar passa dentro de um ic n vai ser o material dos tanks que vai fazer qq diferença na sua temperatura.
- AderitoMachado
- Membro Juvenil
- Contacto:
LOL tão é tudo tonto anda tudo a por so porque fica bemcap Escreveu:Eu também não vejo dificuldade nenhuma em meter uns tanks em alumínio, onde viste isso?De qualquer maneira, reduzir intakes por causa dos tanks serem alumínio.. Esquece lá isso, nem de perto nem de longe!
Ai não?tao o teu carro nao anda ao sol correcto?nem está sujeito a temperaturas elevadas?porque como deves saber só o simples facto de ser preto atrai o calor basta andares com um carro preto e um carro exactamente igual branco com os vidros abertos tens a tal deslocação de ar e vê qual é que tá sempre mais fresquinho lá dentro.
Tmb podes sempre colocar a mao num ibiza por exemplo que é um belo exemplo de excerto original em tubagens no fim de andares no colector de admissao que é aluminio ou qualquer zona onde tenha aluminio e naquelas tubagens ranhosas de plastico e depois diz-me qual tá mais quente...deixa me adivinhar o plastico...
E exprimentar a fazer logs com mesmo ic só mudando as tubagens das ranhosas originais para umas de aluminio e depois vês as diferenças, é evidente que não faz milagres mas são as pequenas coisas que depois no fim de um conjunto fazem as grds diferenças
-
- Membro Gold
Por alguma coisa o favo dos intercoolers por dentro e por fora é como é - área de contacto.
A teoria do sol continua a não servir para nada, o ar não fica parado dentro dos tubos como quando alguém toca num tubo ou fica sentado dentro dum carro quente. Se toda a massa de ar do habitáculo de um carro se renovasse carradas de vezes por minuto, só havia necessidade de ar condicionado para temperaturas extremas. Vai aí uma misturada de alhos com bogalhos. :silenced
Se realmente fizesse diferença estávamos bem lixados pois não há colector de admissão nenhum que fique numa zona fria do compartimento do motor. Tal como o resto da tubagem. E se vamos por aí, até é melhor ter plástico que ter por exemplo inox pois ainda transmite pior o calor e neste caso a ideia seria manter o calor do lado de fora dos tubos.
"Anda tudo a pôr" - Num pequeno aparte - desde quando é que por alguma coisa ser prática comum traz realmente grandes vantagens? E se calhar põe-se muito porque tem outras vantagens, as quais eu já enumerei no post atrás. Ter tudo em alumínio é melhor? É! Faz diferença ter tanks de plástico a nível de performance? Não.
A superfície de contacto entre a massa de ar que entra num motor a fazer boost e com alguma rotação é uma percentagem ridícula e a área de contacto ainda pior o é. Um carro 2 litros a fazer 1,5Bar engole qq coisa a rondar os 2 litros por rotação.. Mais ou menos dependendo da eficiência da compressão. Estamos a falar de 8.000 litros de ar por minuto a 4000rpm, por exemplo. É calcular o volume do circuito que vai desde o turbo aos cilindros e conseguimos ver quantas vezes por minuto aquele ar é renovado na totalidade.. Muitas mesmo. Não vai ser por meia dúzia de moléculas desse ar tocarem em end tanks mais frios ou mais quentes durante uma ninharia de tempo que vai haver diferença. Além disso em parte dos casos os end tanks nem estão expostos ao ar directamente portanto nem arrefecidos são.
A teoria do sol continua a não servir para nada, o ar não fica parado dentro dos tubos como quando alguém toca num tubo ou fica sentado dentro dum carro quente. Se toda a massa de ar do habitáculo de um carro se renovasse carradas de vezes por minuto, só havia necessidade de ar condicionado para temperaturas extremas. Vai aí uma misturada de alhos com bogalhos. :silenced
Se realmente fizesse diferença estávamos bem lixados pois não há colector de admissão nenhum que fique numa zona fria do compartimento do motor. Tal como o resto da tubagem. E se vamos por aí, até é melhor ter plástico que ter por exemplo inox pois ainda transmite pior o calor e neste caso a ideia seria manter o calor do lado de fora dos tubos.
"Anda tudo a pôr" - Num pequeno aparte - desde quando é que por alguma coisa ser prática comum traz realmente grandes vantagens? E se calhar põe-se muito porque tem outras vantagens, as quais eu já enumerei no post atrás. Ter tudo em alumínio é melhor? É! Faz diferença ter tanks de plástico a nível de performance? Não.
A superfície de contacto entre a massa de ar que entra num motor a fazer boost e com alguma rotação é uma percentagem ridícula e a área de contacto ainda pior o é. Um carro 2 litros a fazer 1,5Bar engole qq coisa a rondar os 2 litros por rotação.. Mais ou menos dependendo da eficiência da compressão. Estamos a falar de 8.000 litros de ar por minuto a 4000rpm, por exemplo. É calcular o volume do circuito que vai desde o turbo aos cilindros e conseguimos ver quantas vezes por minuto aquele ar é renovado na totalidade.. Muitas mesmo. Não vai ser por meia dúzia de moléculas desse ar tocarem em end tanks mais frios ou mais quentes durante uma ninharia de tempo que vai haver diferença. Além disso em parte dos casos os end tanks nem estão expostos ao ar directamente portanto nem arrefecidos são.
-
- Membro Gold
- Registado: 01 jul 2008, 14:22
- O meu Carro:: F21 120d 12/2015
Boas.
Isto é que está a ficar quente... :lol1
O que dizes, cap, tem toda a lógica. O que refere o AderitoMachado em relação a não haver perdas, caso seja todo em alumínio também é correto. Tenho um amigo que tem um 220cdi e o intercooler pifou na união entre o plástico e o alumínio. Por isso deverá ser melhor tudo em alumínio. Agora quanto a ser mais eficiente, em end tanks, deve representar um valor irrisório.
Abraço
MarcoG
Isto é que está a ficar quente... :lol1
O que dizes, cap, tem toda a lógica. O que refere o AderitoMachado em relação a não haver perdas, caso seja todo em alumínio também é correto. Tenho um amigo que tem um 220cdi e o intercooler pifou na união entre o plástico e o alumínio. Por isso deverá ser melhor tudo em alumínio. Agora quanto a ser mais eficiente, em end tanks, deve representar um valor irrisório.
Abraço
MarcoG
- AderitoMachado
- Membro Juvenil
- Contacto:
Não faz diferença?entao mete um vag a trabalhar que custumam ter esses excertos de uma parte em aluminio outra em plastico, metes a mao no plastico e metes a mão no aluminio e depois ves qual ta mais fresco... E depois fazes outro teste que já fiz e pude comprovar a diferença, um carro com as tubagens de plastico a seguir montar aluminio e medir intakes e vais ver que faz diferença é logico que não sao milagres
Mas pra mim montar ics só com aluminio eu nunca defendi as teorias das montagens em inox isso é uma tanga, a nivel de intakes é pior que o plastico nao tenhas duvidas simplesmente o inox nao racha e nao cria fugas desde que bem feito e o plastico é o rei das fugas.
Agr se me disseres a nivel de andamento não notas mto epah sem duvida, só notas num dia extremamente quente ou andando mto tempo a fundo vais ver que a nivel de intakes dá valores mais baixos e ao dar valores mais baixos dá mais fiabilidade é para isso que os ics servem
Mas pra mim montar ics só com aluminio eu nunca defendi as teorias das montagens em inox isso é uma tanga, a nivel de intakes é pior que o plastico nao tenhas duvidas simplesmente o inox nao racha e nao cria fugas desde que bem feito e o plastico é o rei das fugas.
Agr se me disseres a nivel de andamento não notas mto epah sem duvida, só notas num dia extremamente quente ou andando mto tempo a fundo vais ver que a nivel de intakes dá valores mais baixos e ao dar valores mais baixos dá mais fiabilidade é para isso que os ics servem
AderitoMachado, a questão não é pôr a mão e ver qual está mais fresco. O que o cap diz, e bem, é que tendo em conta a área de contacto e o caudal do ar que lá passa, o calor trocado entre o material e o ar vai ser muito pouco.
Mas já que mediste a diferença da temperatura de intakes, quais foram as diferenças?
Mas já que mediste a diferença da temperatura de intakes, quais foram as diferenças?
-
- Membro Gold
Pois. Eu não tenho mais nada a acrescentar ao assunto, daqui para a frente será perder o meu e o vosso tempo. 

- AderitoMachado
- Membro Juvenil
- Contacto:
tá bem mas isso é apenas um exemplo de que se fosse tudo em aluminio evidentemente ficaria tudo muito mais fresquinho é nesse sentido!
Num ibiza com tubagens de origem do ic do cupra ou tubagens de aluminio fazia 7/8º de diferença
Num ibiza com tubagens de origem do ic do cupra ou tubagens de aluminio fazia 7/8º de diferença
7/8º ainda é bastante!
Mas falas de tubagens.. completas, certo? Só com os "bocais" não acredito nessa diferença..
Mas falas de tubagens.. completas, certo? Só com os "bocais" não acredito nessa diferença..
- AderitoMachado
- Membro Juvenil
- Contacto:
Exacto a nivel de fiabilidade faz bastante diferença dai estar a dar o ex de colocar a mao num sitio e noutro para terem uma noção da diferença que pode fazer. é evidente que em andamento em estrada pouco ou nd se nota mas na fiabilidade e durabilidade vai fazer diferença
Sim foram todas trocadas de uma ponta a outra, nao sei se conheces ibizas com ic do cupra e com as tubagens de origem aquilo é um bocado para o esquisito a montagem. Mas atenção estes valores sao com tubagens em aluminio que em inox já vi casos de medirem mais do que faziam com as de plastico :lol1
Só com bocais acredito no maximo em 2ºgraus, mas é evidente que se juntares esses 2ºgraus a umas boas tubagens no fim de tudo o resultado será bastante positivo e é ai que quero chegar
Sim foram todas trocadas de uma ponta a outra, nao sei se conheces ibizas com ic do cupra e com as tubagens de origem aquilo é um bocado para o esquisito a montagem. Mas atenção estes valores sao com tubagens em aluminio que em inox já vi casos de medirem mais do que faziam com as de plastico :lol1
Só com bocais acredito no maximo em 2ºgraus, mas é evidente que se juntares esses 2ºgraus a umas boas tubagens no fim de tudo o resultado será bastante positivo e é ai que quero chegar

- ricao.s3
- Membro Gold
- Registado: 30 nov 2007, 00:08
- O meu Carro:: bmw 120d kit packonaça
e imagens de serie 1 com ic frontal no sitio nao a por ai?????
bmw 120d ///MB POWER ... bem calminho... em evoluçao
audi s3 8l... Citroen c3 1.4hdi van work car
Ex mini cooper d 1.6 r56 sold And 330d e46 And varios
audi s3 8l... Citroen c3 1.4hdi van work car
Ex mini cooper d 1.6 r56 sold And 330d e46 And varios
Mesmo 2º só com bocais...hmm mas ok já concordamos que a diferença é pequena.
Claro que "diferenças pequenas" x "muitas vezes"...no fim já se nota
Claro que "diferenças pequenas" x "muitas vezes"...no fim já se nota