alguem me sabe dizer que turbo de origem usa o bmw 318? Será que da para aplicar um turbo do 320d de 136cv num 318 vai ter melhorias tanto a nivel de consumos como andamento? fica na mesma um motor fiavel?
ha alguem para me tirar a duvida?
cumps
Peugeot 106 XSI 1994 BMW 318 TDS 1995 - (cheio de sono) by XiptroniK
Se houver espaço, deverá dar para adaptar, o turbo tem é que levar um actuador pneumático de pressão e ficar ligado a uma tomada de boost (prefencialmente no colector de admissão).
cap Escreveu:Se houver espaço, deverá dar para adaptar, o turbo tem é que levar um actuador pneumático de pressão e ficar ligado a uma tomada de boost (prefencialmente no colector de admissão).
como assim? nao percebi lool
e fica fiavel? nao fica a beber mais ?
queria era mesmo saber se fica algo fiavel, queria saber pirmenores, a que rotaçao começa a actuar o turbo, se depois de aplicado é preciso fazer alguma repro se aguenta com IC de origem, essas coisas todas.
cumps
podias partilhar essa mod! de certeza que existe mais pessoas interessadas, se eu ainda tivesse o meu provavelmente seria um deles.
ou isso é do genero "só para amigos" ou daqueles que nunca partilha e só gosta que ajudem!
Sim vou partilhar, mas ainda está em desenvolvimento e não é uma mod fácil como parece(Controlar teoricamente a geometria é relativamente facil, mas na prática não é afinal assim tão facil,só estamos a encurtar a vida do turbo,pois ele tem alguns picos que têm de ser controlados e nem sempre trabalha ao máximo), mas eu já expliquei por alto
como controlar o turbo com uma wastegate de pressão normal de um carro de 66kw, funciona a 80% e assobia um pouco a baixa rpm, mas trabalha relativamente bem e melhora e muito o consumo, em 100kms ganhei mais 25.
O meu vai ser controlado por um microprocessador independente com uma eeprom de 1024k que chega para gravar um mapa de potencia 8x8 bits mais o código, vou tirar todo o potencial atraves da rotação, sensor de depressão, potenciometro do acelerador e da agulha do 4º injector, tal como faz uma ecu de origem.
Uma coisa garanto e acredite quem quiser. O carro melhora uns 500%, tanto em potencia como consumos.
O meu passa um 320d de origem sem problema nenhum e a condução é relativamente igual.
Claro que o 320d tem um consumo mais baixo nas mesmas circunstancias.
Esta semana vai chegar a minha ultima aposta em microprocessadores e sei que vai funcionar a 100% então depois vou mostrar como se faz a mod completa
Última edição por nanico em 25 jul 2011, 20:36, editado 1 vez no total.
Só mais uma coisa, o 318tds é na verdade um carro fiavel, e muita gente diz que não, eu não concordo com isso.
E a fiablidade vai ainda aumentar com o novo vnt, pois o motor não "aquece" tanto como com o gt15.
Eu aconcelho por um ic novo, o de origem não dá gasoleo como deve de ser ao vnt.
Eu faço aqui a programação com o winols a quem precisar. Fica muito melhor depois disso´.
mas eu nao quero tirar partido dessa potencia toda, eu quero algo soft desde que fique a puxar melhor prai com 115cv/120cv nada mais... queria era saber se o turbo do 320d tem encaixe directo nos colectores do 318 tds...
depois de o aplicar devo fazer uma repro para o ajustar e comandar o gasoleo ?
Para ficar mesmo bom aconcelho a programar a ecu, mas se só queres 115 a 120 então não precisas de trocar de turbo, o velhinho serve bem e aguenta-se.
Ele encaixa bem no coletor e fica como se fosse de origem, agora a geometria vai bater no apoio do motor, eu recortei o meu, mas penso que há-de haver de outro modelo que dê lá. É uma questão de decidires o que queres fazer.
Se decidires fazer a mod então aconselho que fales com alguem que tenha muita experiencia em mod e turbos, para não estragar nada.(isto mais para a parte do turbo em si) e afinal o pior que pode acontecer é partir o turbo e sair pelo escape depois de passar pela "varinha mágica" :-) :lol1 Estou a exagerar um pouco mas atenção nisso e na fase da afinação convêm por uma rede na admissão, só no caso de correr mal... É que eu tb já dei muitas :wall.
Pode ser regulado para 1.05 bar no maximo, devido a picos a que está sujeito.
Esqueci-me só de dizer que tens de adaptar tb o escape, a saída do turbo é mais larga e não encaixa bem, mas dá na mesma com alguma sorte. Tens quem te programe isso? Boa sorte