turbo do 320d em 318 tds
Moderador: Staff
- filipe_318
- Membro Juvenil
- Registado: 14 mai 2011, 18:20
- O meu Carro:: BMW 318 tds
Re: turbo do 320d em 318 tds
eu queria algo que ficasse com melhores baixas que entrasse mais cedo o turbo para o carro nao ficar tao arrastao nas subidas por isso nao quero o turbo de origem... se lhe debitar 1.05 bar no vnt 15 vai ficar fiavel para o motor? aguenta bem essa pressao?
mas tipo nao da para inventar algo para depois adaptar o escape?
essa cena tem mesmo de recortar o apoio para aplicar o turbo??
e ainda nao tenho ninguem para reprogramar, queria alguem que fosse entendido que fizesse uma boa repro com os debitos adequados para nao por o carro a cagar fumaça... coisa discreta. e tambem que me tirassem o corte para dar mais ponta e desligar a egr.
mas tipo nao da para inventar algo para depois adaptar o escape?
essa cena tem mesmo de recortar o apoio para aplicar o turbo??
e ainda nao tenho ninguem para reprogramar, queria alguem que fosse entendido que fizesse uma boa repro com os debitos adequados para nao por o carro a cagar fumaça... coisa discreta. e tambem que me tirassem o corte para dar mais ponta e desligar a egr.
Peugeot 106 XSI 1994
BMW 318 TDS 1995 - (cheio de sono) by XiptroniK

O vnt é perfeito para melhorar as baixas rotações e as altas, mas o motor em si tambem não é grande coisa enquanto não passa as 2000rpm. Mas melhora muito em todas as faixas de rotação, mas o grande poder dele só aparece ás 2500 até esgotar.
Mas esperimenta primeiro programar a ecu, fica completamente diferente e muito mais solto e na maioria das vezes nem é preciso fazer mais nada que o pessoal fica satisfeito. É claro que vai fazer um pouco de mais fumo, mas não é nada assim exagerado como acontece por ex nos ibizas e vw e por aí fora.
A pressão do GT15 é 1.05bar igual, a grande diferença está na saída dos gases de escape, com o vnt temos o dobro da quantidade e quanto maior, melhor o motor respira e reduz muito a temperatura de funcionamento, e fica + fiavel sem duvida.
Agora vou contar o grande problema do 318tds que como toda a gente sabe é a temperatura que o motor atinge facilmente.
E vou contar porque é que em 95% dos casos isto aconteceu....
Quando se muda a bomba de água, o mecanico tb troca o termostato, isto em 99% das vezes(se não o faz pelo menos devia). O problema é que os termostatos que lá poem não são iguais aos de origem e em 99% dos casos eles abrem a uma temperatura superior a 91º enquanto os de origem abrem aos 81º. E isto é a morte deste motor, o que que quer dizer que o motor vai ser arrefecido já a cerca de 100º para cima muitas das vezes. E como muitos não têm ac, então tb não têm a ventuinha auxiliar que liga aos 100º, o que ainda agrava mais a situação.( Isto foi só 1 à parte que a malta deve saber).
Portanto não há qualquer problema para o motor, só o favorece mais.
Esta mod já não é nova, o meu já fez muitos kms assim e até na muda de oléo se vê a diferença na côr.
Caso optes por o turbo, então muda de oleo. Usa apenas oleos de elevada qualidade. No meu é Castrol edge 0w40.
Poupas no turbo e no motor e evita arranques severos a frio porque estraga o turbo, começa a fazer microgripagens e isso é mau.
Mas esperimenta primeiro programar a ecu, fica completamente diferente e muito mais solto e na maioria das vezes nem é preciso fazer mais nada que o pessoal fica satisfeito. É claro que vai fazer um pouco de mais fumo, mas não é nada assim exagerado como acontece por ex nos ibizas e vw e por aí fora.
A pressão do GT15 é 1.05bar igual, a grande diferença está na saída dos gases de escape, com o vnt temos o dobro da quantidade e quanto maior, melhor o motor respira e reduz muito a temperatura de funcionamento, e fica + fiavel sem duvida.
Agora vou contar o grande problema do 318tds que como toda a gente sabe é a temperatura que o motor atinge facilmente.
E vou contar porque é que em 95% dos casos isto aconteceu....
Quando se muda a bomba de água, o mecanico tb troca o termostato, isto em 99% das vezes(se não o faz pelo menos devia). O problema é que os termostatos que lá poem não são iguais aos de origem e em 99% dos casos eles abrem a uma temperatura superior a 91º enquanto os de origem abrem aos 81º. E isto é a morte deste motor, o que que quer dizer que o motor vai ser arrefecido já a cerca de 100º para cima muitas das vezes. E como muitos não têm ac, então tb não têm a ventuinha auxiliar que liga aos 100º, o que ainda agrava mais a situação.( Isto foi só 1 à parte que a malta deve saber).
Portanto não há qualquer problema para o motor, só o favorece mais.
Esta mod já não é nova, o meu já fez muitos kms assim e até na muda de oléo se vê a diferença na côr.
Caso optes por o turbo, então muda de oleo. Usa apenas oleos de elevada qualidade. No meu é Castrol edge 0w40.
Poupas no turbo e no motor e evita arranques severos a frio porque estraga o turbo, começa a fazer microgripagens e isso é mau.
Electromecânico BMW
- filipe_318
- Membro Juvenil
e aguenta bem com essa pressao o ic? se aplicar o turbo e ficar com essa pressao quantos cv ganho??
o que é a ecu?
o que é a ecu?
Peugeot 106 XSI 1994

Só com o IC vai para a casa dos 110 a 115.
Com o Turbo e o IC lá para os 130 140.
Mas cada carro é um caso, uns dão mais que outros mesmo sendo iguais.
Com o Turbo e o IC lá para os 130 140.
Mas cada carro é um caso, uns dão mais que outros mesmo sendo iguais.
Electromecânico BMW
Em relação á pressão ele aguenta até 1.2bar, mais não.
Electromecânico BMW
- filipe_318
- Membro Juvenil
mas eu nao queria mexer no ic, queria que ficasse o de origem... mas a minha duvida é, com a mesma pressao que o outro turbo, quantos cv ganho com o variavel a fazer essa pressao?
Peugeot 106 XSI 1994

Assim não dá resultado. Podias por até um turbo dum camiao que ele continuava igual. Sem gasoleo, não há potencia.
Só com o VNT fica melhor, mas não é nada assim por aí alem, mas melhora bastante em toda a faixa de rotação mesmo assim.
Só com o VNT fica melhor, mas não é nada assim por aí alem, mas melhora bastante em toda a faixa de rotação mesmo assim.
Electromecânico BMW
- filipe_318
- Membro Juvenil
entao por exemplo, se eu aplicar so o VNT e nao fizer repro pa controlar o gasoleo fico na mesma com mais potencia mas sem se notar grande diferença certo?nanico Escreveu:Assim não dá resultado. Podias por até um turbo dum camiao que ele continuava igual. Sem gasoleo, não há potencia.
Peugeot 106 XSI 1994

É como digo melhora bastante em toda a faixa de rotação, fica mais rápido tanto em baixas como em altas e tem um comportamento mais linear
Electromecânico BMW
- filipe_318
- Membro Juvenil
mas depois ficará mt melhor fazendo uma repro pa comandar o gasoleo, para por a debitar mais.nanico Escreveu:É como digo melhora bastante em toda a faixa de rotação, fica mais rápido tanto em baixas como em altas e tem um comportamento mais linear
e aplicando assim sem mexer em nada ira trabalhar o carro em condiçoes, nao vai dar nehum erro nem sentir a falta do turbo que la tinha?
Peugeot 106 XSI 1994

Não vai haver problema nenhum, eles dão-se muito bem.
Electromecânico BMW
- filipe_318
- Membro Juvenil
nanico Escreveu:Não vai haver problema nenhum, eles dão-se muito bem.
é o que se quer entao, depois mais tarde faz-se a repro e mete-se aquilo a andar fixe
Peugeot 106 XSI 1994

- filipe_318
- Membro Juvenil
a que preço andam normalmente os VNT15 do 320d?
Peugeot 106 XSI 1994

Usado à volta de 300 euros, reconstruído à volta de 600 e novo mais de 1000 euros.
Para o reconstruido precisas de entregar uma carcaça
Para o reconstruido precisas de entregar uma carcaça
Electromecânico BMW
- filipe_318
- Membro Juvenil
hmmm ok...
mas entao diza-me la o que tenho de cortar para aplicar o turbo do 320d, o tal VNT 15.
abraço
mas entao diza-me la o que tenho de cortar para aplicar o turbo do 320d, o tal VNT 15.
abraço
Peugeot 106 XSI 1994