Ar condicionado
Moderador: Staff
- sandrorv
- Membro Gold
- Registado: 08 fev 2009, 23:49
- O meu Carro:: 120d 3p Auto E81 2009/04
Re: Ar condicionado
boas malta eu aproveito e ponho aqui uma questão,
como é normal e nestes dias de intenso calor, ligo o AC por alguns periodos longos, tipo viagem casa trabalho e vice-versa demoro cerca de 20 a 30 minutos, como é que sei que é preciso carregar o AC??
e ja agora pergunto outra duvida,
quando paro o carro na garagem em baixo começa a pingar agua, é normal isso?? é derivado de que???
abraços
como é normal e nestes dias de intenso calor, ligo o AC por alguns periodos longos, tipo viagem casa trabalho e vice-versa demoro cerca de 20 a 30 minutos, como é que sei que é preciso carregar o AC??
e ja agora pergunto outra duvida,
quando paro o carro na garagem em baixo começa a pingar agua, é normal isso?? é derivado de que???
abraços
O parâmetro que usam é o de fazer frio com dia quente até a conduta mandar ar a 7ºC. Se não fizer, deve ter falta de gás.
O evaporador é o sitio onde expande e arrefece o gás (que até pode estar líquido antes, devido à pressão), pelo lado de fora é normal nos AC condensar a humidade do ar e pingar, tal como uma garrafa fria exposta ao ar.
O evaporador é o sitio onde expande e arrefece o gás (que até pode estar líquido antes, devido à pressão), pelo lado de fora é normal nos AC condensar a humidade do ar e pingar, tal como uma garrafa fria exposta ao ar.

- sandrorv
- Membro Gold
navigator Escreveu:O parâmetro que usam é o de fazer frio com dia quente até a conduta mandar ar a 7ºC. Se não fizer, deve ter falta de gás.
thanks amigo pela explicação, ja fico mais descansado :fixe
- sandrorv
- Membro Gold
Boas meus amigos, gostaria de saber se sabem de algum sitio para ir fazer diagnostico e posterior carregamento caso seja necessario do ar condicionado??!!! de preferencia por lisboa....
Reparei que falam duma oficina na amadora será que me podem dizer a morada ou o nome da oficina???
se souberem de outras por favor partilhem a informação porque vou de ferias esta semana e pelo que sei vai estár um calor abrasador e quero ter o carro prontinho....
abraços
Reparei que falam duma oficina na amadora será que me podem dizer a morada ou o nome da oficina???
se souberem de outras por favor partilhem a informação porque vou de ferias esta semana e pelo que sei vai estár um calor abrasador e quero ter o carro prontinho....
abraços
- varader0zs
- Membro Gold
- Registado: 17 set 2008, 12:13
- O meu Carro:: BMW 320d E46 136
Tens na amadora.
Chama-se garagem da amadora.
É bem fácil lá chegares. Fica mesmo ao lado dos bombeiros e em frente ah bomba de combustível.
Estás a ver o local?
É bem fácil lá chegares. Fica mesmo ao lado dos bombeiros e em frente ah bomba de combustível.
Estás a ver o local?
- sandrorv
- Membro Gold
varader0zs Escreveu:Tens na amadora.
Estás a ver o local?
Ja fui ver aqui no google com o nome que disseste e ja tenho a morada é faciel de lá chegar amigo, a ver se esta tarde dou la um saltinho para ver se está tudo ok com o AC do sapinho....
Obrigadão
Abraços
- varader0zs
- Membro Gold
boas tardes.
também sou um leigo sobre o assunto, mas deixo aqui o meu contributo.
Primeiro há quem defenda que o A/C não é recarregado apenas é reciclado.
O A/C é recarregado quando existem fugas, quando o sistema está funcional o gás apenas é reciclado.
Eu conheço esta máquina que está na oficina de um amigo meu que é electricista auto. Localiza-se em Vale de Milhaços na margem sul. ( quem quizer depois mando os contactos )

Aquilo que assisti na altura (e posso dizer que o trabalho demorou cerca de uma hora)
consistiu no seguinte:
A máquina apresentada faz o trabalho todo,
testa o circuito a vácuo para ver se há fugas,
substitui o óleo tirando o velho e coloca um novo -
o oleo velho que é retirado estava castanho e o que é colocado é transparente
e substitui ou recicla o gás refrigerante conforme os casos.
Quanto às revisões há quem defenda que deve ser feita uma revisão anual ao sistema ( e há quem defenda 2 anos) eu vou pelos 2 anos.
A excepção é quando acontecer alguma coisa de irregular, como foi um caso que se passou comigo há tempos e que obrigou a ter de comprar outro compressor pois o outro gripou
Este episódio passou-se com um opel corsa com A/C manual.
Assim, usava o A/C no Verão e, no Inverno como desembaciador
.
Tomava o cuidado de desligar o A/c antes de desligar o motor do carro.
De um dia para o outro em pleno inverno o A/c mesmo programado para fazer frio deixou de fazer frio, produzia um ar quente doentio...
Esperei que chegasse o Verão para fazer o tal carregamento, pensando que o funcionamento do compressor estava associado ao gás.
Escusado será dizer que quando chegou o Verão o A/C já nem ligava
Pensei que fosse apenas por falta de gás refrigerante...e também o electricista pensou nisso.
Depois de carregado o gás a avaria mantinha-se.
Testes aqui e acolá e voilá... compressor no lixo.
Depois de algum tempo à espera ... lá consegui arranjar um compressor .
Escusado será dizer que depois de um compressor novo, achei que nunca o carro produziu um ar tão frio como depois de instalado o "novo " compressor. :lol1
o compressor do a/c trabalha num circuito fechado e tem manutenção ( leva óleo para funcionar) e geralmente esse cuidado é colocado de parte.
Apenas é recordado quando faz calor e sabe bem fazer descer uns graus na cabine.
o A/c requer cuidados antecipados para não haver surpresas. ( para mim custou-me um compressor)
espero ter ajudo
Cumprimentos
PP
também sou um leigo sobre o assunto, mas deixo aqui o meu contributo.
Primeiro há quem defenda que o A/C não é recarregado apenas é reciclado.
O A/C é recarregado quando existem fugas, quando o sistema está funcional o gás apenas é reciclado.
Eu conheço esta máquina que está na oficina de um amigo meu que é electricista auto. Localiza-se em Vale de Milhaços na margem sul. ( quem quizer depois mando os contactos )

Aquilo que assisti na altura (e posso dizer que o trabalho demorou cerca de uma hora)
consistiu no seguinte:
A máquina apresentada faz o trabalho todo,
testa o circuito a vácuo para ver se há fugas,
substitui o óleo tirando o velho e coloca um novo -
o oleo velho que é retirado estava castanho e o que é colocado é transparente
e substitui ou recicla o gás refrigerante conforme os casos.
Quanto às revisões há quem defenda que deve ser feita uma revisão anual ao sistema ( e há quem defenda 2 anos) eu vou pelos 2 anos.
A excepção é quando acontecer alguma coisa de irregular, como foi um caso que se passou comigo há tempos e que obrigou a ter de comprar outro compressor pois o outro gripou

Este episódio passou-se com um opel corsa com A/C manual.
Assim, usava o A/C no Verão e, no Inverno como desembaciador

Tomava o cuidado de desligar o A/c antes de desligar o motor do carro.

De um dia para o outro em pleno inverno o A/c mesmo programado para fazer frio deixou de fazer frio, produzia um ar quente doentio...
Esperei que chegasse o Verão para fazer o tal carregamento, pensando que o funcionamento do compressor estava associado ao gás.
Escusado será dizer que quando chegou o Verão o A/C já nem ligava

Pensei que fosse apenas por falta de gás refrigerante...e também o electricista pensou nisso.
Depois de carregado o gás a avaria mantinha-se.
Testes aqui e acolá e voilá... compressor no lixo.
Depois de algum tempo à espera ... lá consegui arranjar um compressor .
Escusado será dizer que depois de um compressor novo, achei que nunca o carro produziu um ar tão frio como depois de instalado o "novo " compressor. :lol1
o compressor do a/c trabalha num circuito fechado e tem manutenção ( leva óleo para funcionar) e geralmente esse cuidado é colocado de parte.
Apenas é recordado quando faz calor e sabe bem fazer descer uns graus na cabine.
o A/c requer cuidados antecipados para não haver surpresas. ( para mim custou-me um compressor)
espero ter ajudo
Cumprimentos
PP
- sam28
- Membro Senior
- Registado: 09 mar 2011, 22:54
- O meu Carro:: bmw 640i f13/ vw polo 6r tdi
ha quem defenda que se deve desligar o ac antes de desligar o motor,
que opiniao têm sobre isto?
my project viewtopic.php?f=59&t=54719
- varader0zs
- Membro Gold
Por acaso faço sempre isso mas por acaso nunca li nada acerca desse assunto...
também gostaria de saber oipiniões.sam28 Escreveu:ha quem defenda que se deve desligar o ac antes de desligar o motor,
E para os carros têm o "auto stop" ... será que há "alguma protecção" para o motor do A/c?
Também não deve ser muito saudável aquilo andar a ligar e a desligar.

Abraço
PP
- L.Sousa
- Membro Gold
- Registado: 26 jan 2010, 17:53
- O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Eu desligo o AC antes de parar o motor sempre que posso deixo a ventilação ligada de forma a quando pegar no carro não vir aquele bafo desagradável que embacia os vidros....
-
- Membro Iniciado
- Registado: 16 ago 2011, 16:33
- O meu Carro:: Mercedes
Sobre ao AC, a melhor manutenção que se pode fazer, não vi aqui referido em nenhuma intervenção, e é a mais importante. Ligar o AC regularmente, mesmo que não seja necessário. Tudo trabalha num circuito fechado, tanto o gás (para fazer o frio ou o quente), como o óleo, para lubrificar todo o circuito. O sistema está estudado para durar a vida do carro, excepto algum acidente ou alguma vibração anormal, que provoque qualquer dano no sistema. No circuito do AC existem oring's para fazer retenções/vedarem. Esses oring's, devem ser lubrificados, para manterem a elasticidade. Se não se ligar o AC durante um longo periodo (PE mais de 1 mês), o óleo não lubrifica o circuito e os oring's ou peças com rotação (PE embraiagem do compressor), secam, perdem elasticidade, perdem lubrificação e pelos oring's, perde-se o gás, as peças com movimento, gripam. O circuito sem gás danifica-se. Por norma, quando um AC deixa de fazer a temperatura desejada, é porque existiu uma fuga. Hoje já existem produtos tapa-fugas, que resolvem algumas situações, mas normalmente só uma intervenção mecânica (substituição de peças) é que resolve o problema. Em resumo, a melhor forma é ligar regularmente o AC para aumentar a sua durabilidade.
Pedro Madeiras
Pedro Madeiras