Como há algum tempo disse aqui no forum, comprei para a minha touring o volante e airbag ///M.
Porém tinha algum receio de me aventurar a tirar o airbag e ainda acabar por estragar qualquer coisa. Contudo depois de alguma pesquisa pela net hoje decidi meter mãos-à-obra e logo de manha resolvi pegar no que aprendi e pôr em pratica..
Partilho então com vocês o meu D.I.Y. do upgrade para volante e airbag ///M válido nos E60 e E61.
Para começar:
Tempo de duração
+/- 35 minutos
Material necessário:
1 pano grosso (para proteger o pólo negativo da bateria durante todo o processo)
1 chave de estrela
1 chave fendas fininha ou objecto equivalente
1 roquete com chave de porcas de 10mm e outra de 15mm
1 extensão de roquete
1 chave de rodas(no meu caso precisei de uma chave de rodas porque a minha chave de 15mm não adapta ao meu roquete)
1 PASSO:
Chegar à tampa que permite o acesso à bateria(encontra-se na mala por cima da roda direita):

2 PASSO:
Retirar a tampa: (aqui vão encontrar um parafuso em estrela e duas porcas de 10mm)

3 PASSO:
Desconectar o fio do pólo negativo da bateria. Para quem não souber é o cabo preto ligado à parte da bateria sinalizada com (-). Atenção a este ponto! Se não o fizerem correm o risco de ao retirar/colocar o airbag, causar a explosão do mesmo. Depois do cabo desconectado tapar o polo da bateria com o pano e proteger o cabo para que este não faça massa em nada.

4 PASSO:
Agora já no volante.
Na parte traseira inferior do volante existe um pequeno orifício.
Introduzir a chave de fendas ou objecto equivalente nesse orifício e fazer alguma pressão. Enquanto fazem pressão na chave carregar no airbag para baixo para que este salte das molas.
NOTA: O orifício no volante tem uma ligeira inclinação mas ao introduzirem a chave no mesmo, coloquem.na na vertical, se a colocarem com a inclinação que o buraco tem não vão atingir a mola e a chave fica a bater nos plásticos interiores

5 PASSO:
Depois do airbag saltar deve-se ter algum cuidado pois o mesmo esta ligado ao carro com um cabo que terá talvez uns 5cm e se o puxarmos acabamos por danificar esse cabo ou partir o encaixe. Retirar o encaixe (é um encaixe do tipo mola). Pelo que li na internet depois de se retirar o airbag de um carro, deve-se sempre deixa-lo virado para cima e num local seguro pois o mesmo pode rebentar. (não sei se é verdade ou não mas segui estas precauções) Devem imaginar que ao retirar o aibag estava todo a suar :lol1

6 PASSO:
Agora que o airbag já está fora do sitio é hora de retirar o volante.
Começar por desconectar o cabo dos comandos e depois com a chave de rodas de 15mm,(no meu caso)ou com o roquete+extensão+ponta de 15mm rodar o parafuso central no sentido contrario ao dos ponteiros do relogio. Vão ter de rodar bastante que o parafuso é grande e a rosca é muito longa...

Aqui como podem ver, retirei os comandos e os trims do volante, como estão em muito bom estado não quis correr o risco de os estragar. Não é algo obrigatório mas se o quiserem fazer é só desapertar o 4 parafusos cromados que estão na foto anterior que aquilo sai numa peça unica.

Depois de tirarem o parafuso central é só puxar o volante no sentido do vosso peito. No meu caso não foi preciso fazer força nenhuma mas acredito que alguns sejam mais difíceis de tirar.
O resultado será este:

Aqui um pormenor dos encaixes do airbag e dos comandos do volante e também a marca a que se deve ter atenção na colocação no novo volante. Ao fazer coincidir as duas marcas (uma no volante e a outra no veio) garatimos que o volante esta centrado correctamente.

7 PASSO:
A partir daqui é o processo inverso.
- Colocar o volante e ligar o cabo dos comandos
- Apertar o parafuso central
- Ligar o cabo do novo airbag e só depois encaixar (basta centrar e empurrar como se estivéssemos a buzinar.

Com isto terminámos...
E aqui o antes e o depois:
Antes:

Depois:

Espero ter ajudado ou vir a ajudar alguém. Partilho esta informação pois na pesquisa que fiz pela net, mesmo em foruns estrangeiros, não encontrei este D.I.Y em lado nenhum.
Abraço ao pessoal do forum.
:lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw