Engate para atrelado
Moderador: Staff
- JPimpao01
- Membro Gold
- Registado: 08 set 2006, 16:27
- O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
- Contacto:
Engate para atrelado
Em tempos, em conversa com um amigo este dizia-me que se andar com o engate de reboque (bola de reboque) metida no carro, se alguém bater no carro, quem tem a "bola" colocada sem estar a ser usada é que é culpada, pois provoca um dado maior desnecessário na viatura que bate... verdade ou mito urbano?!
Eu sempre que não uso atrelado, desmonto-o, pois demoro 30seg a montar e desmontar, mas quem anda sempre com ele colocado?
Deixo em debate...
Eu sempre que não uso atrelado, desmonto-o, pois demoro 30seg a montar e desmontar, mas quem anda sempre com ele colocado?
Deixo em debate...
-
- Membro Gold
- Registado: 04 nov 2006, 10:22
- O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Re: Engate para atrelado
Eu nunca ouvi tal coisa. Quem bate por trás é culpado, independentemente se leva bola de reboque ou pára-choque cheio de espinhos. Se o dano for maior azar de quem bate. Isto só seria pertinente se fosse proibido andar com o gancho sem o reboque.
- Sandrot
- Membro Juvenil
- Registado: 19 nov 2008, 23:09
- O meu Carro:: BMW 316ci E46 - 2000/04
O meu não reprovou... Mas levou uma anotação.wurth Escreveu:Na IPO se levares engate reprova.
- wurth
- Membro Gold
- Registado: 01 out 2006, 13:07
- O meu Carro:: E46 320td '02
pensava q isso tinha sido revisto :duhSandrot Escreveu:O meu não reprovou... Mas levou uma anotação.wurth Escreveu:Na IPO se levares engate reprova.
Depende.
O jipe do meu pai (Pagero de '97) pode andar com a bola de reboque porque não excede o comprimento total do veiculo, a roda sobressalente fica mais atrás. Se a bola de reboque sai fora da dimensão do veiculo então não pode andar montada sem reboque.
Foi assim que me contou a história nessa altura.
O jipe do meu pai (Pagero de '97) pode andar com a bola de reboque porque não excede o comprimento total do veiculo, a roda sobressalente fica mais atrás. Se a bola de reboque sai fora da dimensão do veiculo então não pode andar montada sem reboque.

- mota_91
- Membro Juvenil
- Registado: 29 abr 2011, 13:21
- O meu Carro:: BMW 525i e34 M50b25 - 92
bem no honda civic tenho uma e ja foi à inspecçao muitas vezes e nunca tive problemas com isso nem anotaçao... nada... mas tambem n sei a legislaçao em relaçao a isso!

Pleasure Machine
Citroen Visa 1.0_87
Toyota Corolla 1.8van_90
BMW 525i_92
Honda Civic 1.5lsi_93
Citroen Saxo 1.1_04
Land Rover Range Rover Classic 2.5TD_91
- wurth
- Membro Gold
- Registado: 01 out 2006, 13:07
- O meu Carro:: E46 320td '02
navigator Escreveu:Depende.
é provavel q seja isso. caso fique fora da dimensao fica anotado.
- 525_tds
- Membro Gold
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
Se te baterem por trás com a bola, o que bateu continua a ser culpado, se ele chamar a policia e lhes disser que tens a bola levas uma multa por ela lá estar.
- Mr_Trecolareco
- Membro Senior
- Registado: 02 jun 2003, 14:15
- O meu Carro:: BMW 325i E36
- Contacto:
Decreto-Lei n.º 151/2008
de 30 de Julho
http://dre.pt/pdf1s/2008/07/14600/0513005138.pdf
Boa leitura
de 30 de Julho
http://dre.pt/pdf1s/2008/07/14600/0513005138.pdf
Boa leitura
Um abraço e muito boas curvas!!!
- JPimpao01
- Membro Gold
- Registado: 08 set 2006, 16:27
- O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
- Contacto:
Podias ter resumido :lol1
- Mr_Trecolareco
- Membro Senior
- Registado: 02 jun 2003, 14:15
- O meu Carro:: BMW 325i E36
- Contacto:
LOL
Não tenho a certeza por isso preferi partilhar o texto original.
Do que tenho ouvido etc o resumo é:
- se a bola de reboque colocada não aumentar o veiculo, ou seja não fique de fora da linha do carro ( para-choques ou pneus sobresselentes no caso dos jipes ) ninguém vai implicar
- se ficar de fora normalmente não implicam... a não ser possivelmente na IPO com anotação apenas ou a GNR/BT com multa de 120€ que é mais atenciosa ao cumprimento da lei.
Mas como disse nao vejam isto como a realidade, é mais um diz que disse. Na lei é que está a regra de funcionamento.
Não tenho a certeza por isso preferi partilhar o texto original.
Do que tenho ouvido etc o resumo é:
- se a bola de reboque colocada não aumentar o veiculo, ou seja não fique de fora da linha do carro ( para-choques ou pneus sobresselentes no caso dos jipes ) ninguém vai implicar
- se ficar de fora normalmente não implicam... a não ser possivelmente na IPO com anotação apenas ou a GNR/BT com multa de 120€ que é mais atenciosa ao cumprimento da lei.
Mas como disse nao vejam isto como a realidade, é mais um diz que disse. Na lei é que está a regra de funcionamento.
Um abraço e muito boas curvas!!!
-
- Membro Iniciado
- Registado: 27 jun 2011, 23:47
- O meu Carro:: 530d E60
Já agora pertendo adquerir um gancho de reboque de origem para o meu 530.
Alguem sabe onde arranjar?
Alguem sabe onde arranjar?