
Inovação e esportividade nunca faltaram na história da série Z da BMW. Desde a apresentação do conceito Z1, em 1986, passando pelo Z3, sucesso de vendas, até os atuais Z4 e Z8, todos os carros da série puderam se gabar da alta tecnologia e de designs esportivos invejáveis.
No entanto, nem sempre os sucessos tecnológicos e visuais foram garantias para as vendas da família Z. Exemplo disso é o Z8. Suas linhas inspiradas no clássico BMW 507 deram ao carro um ar nostálgico que carrega virtudes de um digno esportivo atual, porém, essas qualidades não o salvaram na hora das vendas. Com apenas 5 700 unidades comercializadas entre 2000 e 2003, o modelo provou que os consumidores da marca procuram além do desempenho um visual mais moderno.
Que me perdoem os saudosistas, mas vem aí o Z9!
A nova jogada da marca alemã trata-se de um projeto bem mais moderno e ousado que a versão atual. Suas linhas agressivas não lembram em nada o desenho retrô do Z8 e vem com tudo para brigar com concorrentes como Porsche 911 Carrera Cabriolet e Aston Martin V8 Vantage.
Existem duas possibilidades de motor para o Z9: o V10 de 5 litros derivado dos atuais Fórmula 1, e também usados nas versões M5 e M6, mas com potência elevada de 507 cv para 550 cv; e um V8 com cerca de 415 cv, já que a Fórmula 1 passará a utilizar motores V8. Esta primeira geração de motores de 8 cilindros permitiria uma excelente distribuição de peso quando montado na parte dianteira, mas ao que tudo indica, o futuro BMW deverá ter motor central traseiro.
Ainda existe muito mistério sobre o carro, entretanto, parece que o novo modelo deverá estar no mercado no máximo em três anos e o preço estimado para o Z9 será algo em torno de 150 000 euros.

Valeu,
