temperatura do motor varia

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Responder
hugo reis
Membro Juvenil
Registado: 10 ago 2006, 17:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 - 2002/03

temperatura do motor varia

Mensagem por hugo reis »

Boas, tenho um problema com a temperatura do meu carro.
e
Se tiver andar em cidade o ponteiro da temperatura vai até meio e não mexe. Mas ao rolar o ponteiro desce até 1/4, mas basta carregar no acelerador e ele volta ao meio passado uns minutos. Quando vou a descer é num ápice que o mesmo passa de meio para 1/4.

Já mudei o termostato mas o problema continua, o que poderá ser???

Obrigado

madbeetle
Membro Juvenil
Registado: 13 jul 2009, 00:37
O meu Carro:: 530d Tour E39

Re: temperatura do motor varia

Mensagem por madbeetle »

O meu tb faz isso.
Em AE com o cruise control ligado, fica sempre a 1/4, na cidade vai até meio, mas não passa daí!
Acho ser o normal funcionamento, pois o fluxo de ar varia, mas acredito que se andar bem depressa na AE durante algum tempo a temp vai subir.

FMR
Membro Iniciado
Registado: 02 out 2011, 21:59
O meu Carro:: M3E30 | M3E36

Mensagem por FMR »

Não sendo termostato nem bomba de agua, será quadrante?

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

madbeetle Escreveu:O meu tb faz isso.
Em AE com o cruise control ligado, fica sempre a 1/4, na cidade vai até meio, mas não passa daí!
Acho ser o normal funcionamento, pois o fluxo de ar varia, mas acredito que se andar bem depressa na AE durante algum tempo a temp vai subir.
Também acho normal.
anormal seria se a temperatura não variasse...
O meu carro em cidade atinge os 98 graus e em estrada estabiliza perto dos 88 que é a temperatura que o termostato abre.

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

todos os E39 estando tudo ok, não podem ter variações no ponteiro.

ou seja, o ponteiro está embaixo com o carro a frio, e depois vai subindo até chegar ao meio, e dali não pode passar, nem para baixo nem para cima, tem sempre que ficar no meio e só vai baixando quando se desliga o carro e fica uma meia hora parado, em andamento nunca e circunstancia alguma pode baixar ou subir para alem do meio, independentemente da velocidade ou o quer que seja.

quase sempre e quando ocorre essa situação, é o termostato, mas atenção que há vários termostatos a verificar e não apenas um, convem resolver isso o mais rápido possivel, por duas razões:

a primeira é que estando a verificar-se uma anomalia na indicação da temperatura, nunca se sabe exatamente qual a situação real em que se encontra a refrigeração do motor.

a segunda, é que os vários sistemas de gestão do motor, adaptam o seu funcionamento em função da temperatura a que se encontra o liquido da refrigeração e do motor, assim, e havendo indicações erradas à centralina, esta não optimiza o funcionamento do motor de forma correcta.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

Lendo melhor o primeiro post realmente é anormal o ponteiro baixar para 1/4, não tinha lido bem, perdão. Deve andar a meio como diz o marco pires e pode até subir um pouco em cidade, mas não deve baixar.
No meu carro tive um problema semelhante pois a temperatura não subia em andamento de estrada, logo o motor funcionava como estivesse sempre frio, gastava mais e o FAP não regenerava pois chegava a trabalhar a 51º !!! (sim, estava frio lá fora, 2 graus).
Mudei o termostato e ficou pouco melhor obrigada...
O problema era tb o termostato da EGR, penso que nesse carro tb deve ter.
É um circuito secundário e caso esteja aberto (termostato avariado) o liquido refrigerante continua a circular.
O termostato custou 40 € se não estou em erro e foi fácil de mudar (devia ter sido bem mais fácil, mas enfim).
Verifica isso no teu E39.

jmcdpereira
Última edição por jmcdpereira em 05 dez 2011, 00:00, editado 1 vez no total.
Imagem
Imagem :(

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Mensagem por L.Sousa »

Tb acho n ser normal essas oscilações, um carro depois de aquecer e chegar ao meio n deve sair dai seja qual a situação q seja, essa é a temperatuda ideal de funcionamento.
Imagem

ricabmw
Membro Junior
Registado: 13 fev 2009, 00:04
O meu Carro:: bmw 320d e46-1999

Mensagem por ricabmw »

hugo reis Escreveu:Boas, tenho um problema com a temperatura do meu carro.
e
Se tiver andar em cidade o ponteiro da temperatura vai até meio e não mexe. Mas ao rolar o ponteiro desce até 1/4, mas basta carregar no acelerador e ele volta ao meio passado uns minutos. Quando vou a descer é num ápice que o mesmo passa de meio para 1/4.

Obrigado
Em primeiro lugar o termostato é original ?

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

hugo reis Escreveu:Boas, tenho um problema com a temperatura do meu carro.
e

Obrigado
Termoestato da EGR avariado (sempre aberto) existem pelo fórum vários tópicos sobre o assunto.... e ese problema dá informações erradas à centralina, faz aumentar o consumo, e não é boa saúde para o motor andar a funcionar a frio.....
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

madbeetle
Membro Juvenil

Mensagem por madbeetle »

Estive a ver em varios forums e falam do tal termostato da valvula egr (a bmw chama agr) encontrei até este video no youtube http://www.youtube.com/watch?v=ZhtfKliAkiU , mas tive a ver na minha 530d e não tem nada disto, na minha é um tubo metalico redondo directo á valvula egr.

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

madbeetle Escreveu:Estive a ver em varios forums e falam do tal termostato da valvula egr (a bmw chama agr) encontrei até este video no youtube http://www.youtube.com/watch?v=ZhtfKliAkiU , mas tive a ver na minha 530d e não tem nada disto, na minha é um tubo metalico redondo directo á valvula egr.
Sim o motor da tua carrinha não usa termoestato de EGR, a ligação é directa do colector de escape à EGR, o que pode estar a acontecer é o termoestato estar a fechar mal, (peça interior partida) ou o viscoso da ventoinha estar um pouco preso, faz o teste e vê se roda livremente a ventoinha, com o motor frio depois pôes a trabalhar e vê se continua solto antes de atingir a temperatura normal de funcionamento.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

madbeetle
Membro Juvenil

Mensagem por madbeetle »

O viscoso da ventoinha, penso estar bom, pois roda livremente.
O temostato não sei o estado dele, só desmontando. O termostato faz parte da peça plastica exterior? É que na parte plastica tem o date code de 6/00 ora a minha carrinha é de 11/99 nos primeiros 7 meses levou um novo na bmw por alguma razão. Se o termastato fizer parte do plastico exterior então tem 11 anos, e pode ser isso.

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

madbeetle Escreveu:O viscoso da ventoinha, penso estar bom, pois roda livremente.
O temostato não sei o estado dele, só desmontando. O termostato faz parte da peça plastica exterior? É que na parte plastica tem o date code de 6/00 ora a minha carrinha é de 11/99 nos primeiros 7 meses levou um novo na bmw por alguma razão. Se o termastato fizer parte do plastico exterior então tem 11 anos, e pode ser isso.

Boas, sim o termoestato está dentro dessa caixa que tem as falanges de ligação aos tubos, e está aparafusada à bomba de àgua, vê embaixo qual é a peça:
http://realoem.com/bmw/showparts.do?mod ... g=11&fg=35
Cumps.

Responder

Voltar para “Série 5”