Consultar quilometragem real com DIS

Secção dos Sistemas de Navegação BMW (NAV BMW) e outros softwares BMW

Moderador: Staff

bmluis
Membro Iniciado
Registado: 14 jan 2010, 02:25
O meu Carro:: bmw 320d e46 1998

Re: Consultar quilometragem real com DIS

Mensagem por bmluis »

Boas,

Só complementar um pouco mais...
Pela minha investigação sobre este assunto, no meu e46d '99, utilizando o pasoft bmw scanner 1.3.5 + uma calculadora descodificadora de km/dump da eeprom, encontrei gravados os meu kilometros em:
- 2 posições de memoria quase seguidas no Quadrante;
- 1 posição memoria no modulo das luzes (que so incrementa/salta de 100 em 100km)
- 1 posição na DME (embora deva ter em mais mas é complexo ler toda eprom!)
- 1 posição no modulo EWS = na propria chave (alguns casos a soma dos kilometros de duas chaves prefaz o total indicado no Quadrante) [tb aqui é complicado de ler correctamente toda eeprom, só me lê parte desta, o resto dá-me com os pés!!].

gt1progman
Membro Senior
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Mensagem por gt1progman »

Tens sorte pq deves ter um quadrante ainda com uma 93S66 ou semelhante. os de 2000/2001 já têm uma M35080 cujos registos incrementais onde são "contabilizados" os kms percorridos não aparecem no dump feito pelo bmw scanner.

Algo que já ando para fazer ha muito mas que ainda não tive tempo para o fazer é identificar onde esta o ISN na DDE/DME e no EWS, pois isso iria permitir casar um imobilizador com qualquer DDE/DME. Se te dedicares a isso e descobrires algo relevante, partilha sff... :)

bmluis
Membro Iniciado
Registado: 14 jan 2010, 02:25
O meu Carro:: bmw 320d e46 1998

Mensagem por bmluis »

gt1progman Escreveu:Tens sorte pq deves ter um quadrante ainda com uma 93S66 ou semelhante. os de 2000/2001 já têm uma M35080 cujos registos incrementais onde são "contabilizados" os kms percorridos não aparecem no dump feito pelo bmw scanner.

M35080 - nada a fazer neste "incremento"!!! só lendo a eeprom->decriptar->modificar hex->gravar noutra nova (ou apagando a mesma tb é possivel mas requer bom programador ex: ELNEC).

Algo que já ando para fazer ha muito mas que ainda não tive tempo para o fazer é identificar onde esta o ISN na DDE/DME e no EWS, pois isso iria permitir casar um imobilizador com qualquer DDE/DME. Se te dedicares a isso e descobrires algo relevante, partilha sff... :)

O carsoft 6.5 até tem lá esta função de "adaptação", e vem no manual explicar o procedimento da troca dos modulos (1.º lê a de origem, depois manda trocar o modulo, e depois clica-se em gravar), agora se akilo funciona bem isso já não sei!!!! até duvido um pouco, porque nem o pasoft1.35 me consegue fazer um dump completo dakilo....protecções!!!

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Pois, antes de 2000 o quadrante e alguma electrónica era diferente. Também gostava de ver kms e etc no meu modelo '99.

Não consigo com procedimento de chave + botões fazer reset aos kms para próxima revisão. Daqui a pouco estou a precisar mexer pois tá a ir para zero.

Desculpem o offtopic
Imagem

Tiago Valente
Membro Iniciado
Registado: 28 ago 2008, 00:15

Mensagem por Tiago Valente »

pedrosousa Escreveu:Já vi carros em que bate certo e a bolinha está acesa e já vi casos em que não bate certo e a bolinha apagada...
Nã há maneira de apagar essa bola?

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

Tiago Valente Escreveu:
pedrosousa Escreveu:Já vi carros em que bate certo e a bolinha está acesa e já vi casos em que não bate certo e a bolinha apagada...
Nã há maneira de apagar essa bola?
Há, é codificar o módulo que foi trocado e não pertencia à viatura (chassis). a essa bolinha chama-se "ponto de manipulação" e aparece por existem dados diferentes registados nos módulos.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

noosphere
Membro Junior
Registado: 21 ago 2010, 19:14
O meu Carro:: BMW 530d [E39]

Mensagem por noosphere »

Alguém me sabe dizer como medir os km em caixas automáticas...
Ainda não tenho o cabo, mas assim que chegue é a primeira coisa que gostava de fazer... :)
O meu quadrante ja foi aberto pelo menos para sacar fora dois leds (ABS/ACS) de forma a que não andem sempre acessos... agora se martelaram os kms... é que já não sei!
Isto tudo feito pelo antigo dono .... Enfim!
Aguardo a vossa ajuda pessoal.
Cumps
noosphere

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

noosphere Escreveu:Alguém me sabe dizer como medir os km em caixas automáticas...
Ainda não tenho o cabo, mas assim que chegue é a primeira coisa que gostava de fazer... :)
O meu quadrante ja foi aberto pelo menos para sacar fora dois leds (ABS/ACS) de forma a que não andem sempre acessos... agora se martelaram os kms... é que já não sei!
Cumps
noosphere
Boas, saber os kms reais nos de caixa automatica é fácil é só ler os dados da EGS, agora brincar com a segurança (ABS/ASC) sinceramente nem tenho palavras, e estás preocupado se martelaram os kms......para martelar kms não é neccessário abrir o BE, voltando à carga em relação ao ABS/ASC tens de fazer teste e saber o que é ( ou sensores ou módulo ASC+T) e resolveres o assunto o mais rápido possível, eu fico indignado com estas situações de segurança e descilpa o desabafo, mas quem não tem dinheiro para andar em segurança (própria e dos outros na via de rodagem) deveria andar de transportes.....ou a pé
Cumps
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

noosphere
Membro Junior

Mensagem por noosphere »

JOFIMO Escreveu:
noosphere Escreveu:Alguém me sabe dizer como medir os km em caixas automáticas...
Cumps
noosphere
Boas, saber os kms reais nos de caixa automatica é fácil é só ler os dados da EGS, agora brincar com a segurança (ABS/ASC) sinceramente nem tenho palavras, e estás preocupado se martelaram os kms......para martelar kms não é neccessário abrir o BE, voltando à carga em relação ao ABS/ASC tens de fazer teste e saber o que é ( ou sensores ou módulo ASC+T) e resolveres o assunto o mais rápido possível, eu fico indignado com estas situações de segurança e descilpa o desabafo, mas quem não tem dinheiro para andar em segurança (própria e dos outros na via de rodagem) deveria andar de transportes.....ou a pé
Cumps
Boas JOFIMO,
Obrigado pela dica... assim que chegar o meu cabo ja vou ver os km que o meu E39 tem...
Quanto ao que o antigo dono fez... é triste, mas é a realidade! Por estas e por outras é que um gajo leva o barrete e com um pouco de "azar" ainda se aleija ou aleija alguém. O que me vale é que sou curioso e tendo um carro em segunda mão "não há mm que não percorra" à procura de problemas. Isto aos poucos vai la.
Já falei com um electricista aqui da zona e ele leva-me 90€ por arranjar o modulo mas sem fazer o teste não o vou meter a arranjar... Assim que tenha o cabo é logo a primeira coisa a fazer e se confirmar que é o modulo, vai logo para o arranjo. Eu tb não sou tipo de acelerar... se dei 160km/h com ele foi muito. Da minha parte duvido que aconteça alguma coisa.. só por distracção.
Vou mantendo aqui a malta actualizada ;)
Mais uma vez... obrigado :fixe

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

noosphere Escreveu:
JOFIMO Escreveu:
Cumps
noosphere
Cumps
Boas JOFIMO,
Obrigado pela dica... assim que chegar o meu cabo ja vou ver os km que o meu E39 tem...
Quanto ao que o antigo dono fez... é triste, mas é a realidade! Por estas e por outras é que um gajo leva o barrete e com um pouco de "azar" ainda se aleija ou aleija alguém. O que me vale é que sou curioso e tendo um carro em segunda mão "não há mm que não percorra" à procura de problemas. Isto aos poucos vai la.
Já falei com um electricista aqui da zona e ele leva-me 90€ por arranjar o modulo mas sem fazer o teste não o vou meter a arranjar... Assim que tenha o cabo é logo a primeira coisa a fazer e se confirmar que é o modulo, vai logo para o arranjo. Eu tb não sou tipo de acelerar... se dei 160km/h com ele foi muito. Da minha parte duvido que aconteça alguma coisa.. só por distracção.
Vou mantendo aqui a malta actualizada ;)
Mais uma vez... obrigado :fixe
Att. o módulo não é fácil de reparar e não será por esse preço que o reparam de certeza já viste se o relé está bom?

noosphere
Membro Junior

Mensagem por noosphere »

Eu fui a uma casa bem conhecida no Cartaxo e ele disse-me que sabe o problema que estes módulos têm...
Eu só tenho que sacar o modulo e entregar .. pelo que eu andei a pesquisar, será algo deste género...
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Certo?

Eu já andei à procura do rele, mas não dei com ele. Vi debaixo da caixa do filtro de habitáculo e ele não está la... não sei mais onde procurar :(
Há por ai algumas ideias?

husky
Membro Junior
Registado: 01 set 2013, 00:05
O meu Carro:: Bmw

Mensagem por husky »

E com o INPA também é possível verificar???

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

husky Escreveu:E com o INPA também é possível verificar???
sim verificas os que lá estão actualmente, se foram "bem" martelados esquece, só nas caixa auto se o "martelador" for fraco se consegue descrutinar....

husky
Membro Junior
Registado: 01 set 2013, 00:05
O meu Carro:: Bmw

Mensagem por husky »

JOFIMO Escreveu:
sim verificas os que lá estão actualmente, se foram "bem" martelados esquece, só nas caixa auto se o "martelador" for fraco se consegue descrutinar....
Quem tem caixa manual consegue ver como no INPA?? Ja tive a explorar mas nao encontro outra maneira...

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

husky Escreveu:
JOFIMO Escreveu:
Quem tem caixa manual consegue ver como no INPA?? Ja tive a explorar mas nao encontro outra maneira...
No INPA faz-se igual nos 3 módulos onde ficam os kms guardados, IKE(KOMBI),LCM(LSZ) e EWS, nos de cixa auto tem mais EGS (onde se esquecem de capar geralmente)

Responder

Voltar para “Sistemas de Navegação BMW / SSS + GT1”