como lavar o motor?

Secção de manutenções e dicas

Moderador: Staff

tiagovieira
Membro Senior
Registado: 31 out 2011, 17:29
O meu Carro:: E60

como lavar o motor?

Mensagem por tiagovieira »

boas pessoal !!!

no outro dia abri o capot do meu E60 e notei que estava todo sujo e cheio de pó, estou a pensar em lavar o motor com a maquina de pressão, mas não sei se haverá algum problema em colocar directamente agua no motor?
obrigado

cumprimentos

o meu projecto: viewtopic.php?f=59&t=56107

sarrico320
Membro Junior
Registado: 08 jul 2011, 18:14
O meu Carro:: e91 20d

Re: como lavar o motor?

Mensagem por sarrico320 »

Não sei se é aconselhavel.
Tens muita eletronica no motor que pode reagir mal á agua, mas deixa os mais entendidos darem a sua opinião.

tiagovieira
Membro Senior

sarrico320 Escreveu:Não sei se é aconselhavel.
Tens muita eletronica no motor que pode reagir mal á agua, mas deixa os mais entendidos darem a sua opinião.
pois a parte eléctrica e que me esta a fazer confusão quando em contacto com a agua.... :think

JCG
Membro Iniciado
Registado: 28 jul 2010, 00:11
O meu Carro:: BMW F10 (520d auto)

Mensagem por JCG »

Podes também fazer uma limpeza com um borrifador e uma boa esponja, ou usando aquelas máquinas de vapor, assim evitas muita água nas fichas. No fim com um compressor de ar "empurras" a restante água para fora das fichas. É assim que eu faço nos outros carros que tenho. Cheguei a mandar lavar uma vez o motor numa casa de especialidade e eles só esperaram que o carro ficasse mais frio porque o motor era de alumínio e depois foi só água com um detergente para cima. Nesse carro eu sabia que havia uma ficha que liga à EGR que não vedava bem e que depois tinha problemas temporários, mas bastava desligar a ficha, limpar o seu interior e ficava 100% operacional. No entanto todas as partes electrónicas são feitas para poderem apanhar água. Se não fosse assim os carros só poderiam andar de verão porque nos dias de chuva o motor também apanha alguma água e muita humidade.

Boas lavagens. :lol1

santos5
Membro Iniciado
Registado: 08 set 2010, 23:44
O meu Carro:: bmw 525d E60-2005

Mensagem por santos5 »

Eu costume lavar nas lavagens manuais e nunca tive problemas. Tenho sempre o cuidado deixar o motor a trabalhar, lavar com água quente.

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

santos5 Escreveu:Eu costume lavar nas lavagens manuais e nunca tive problemas. Tenho sempre o cuidado deixar o motor a trabalhar, lavar com água quente.
Exacto, lavar com agua quente pode ser importante, evita choques térmicos.
Eu das poucas vezes que lavo faço-o com a água quente (e espuma) passo rapidamente nas zonas que escolhi por estarem mais sujas e passo rapidamente pelo resto, é o bastante.
Por acaso não costumo deixar o motor a trabalhar, mas tb não mando água directamente para o motor.
Já com a mota deixo sempre o motor a trabalhar, excepto se a lavar em casa qd o motor está frio ;)
Isso de lavar com produtos próprios e mariquices é para meninos. Homem que é homem lava com água e sabão, :lol1

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

santos5
Membro Iniciado
Registado: 08 set 2010, 23:44
O meu Carro:: bmw 525d E60-2005

Mensagem por santos5 »

jmcdpereira Escreveu:
santos5 Escreveu:Eu costume lavar nas lavagens manuais e nunca tive problemas. Tenho sempre o cuidado deixar o motor a trabalhar, lavar com água quente.
Eu das poucas vezes que lavo faço-o com a água quente (e espuma) passo rapidamente nas zonas que escolhi por estarem mais sujas e passo rapidamente pelo resto, é o bastante.
Por acaso não costumo deixar o motor a trabalhar, mas tb não mando água directamente para o motor.
Já com a mota deixo sempre o motor a trabalhar, excepto se a lavar em casa qd o motor está frio ;)
Isso de lavar com produtos próprios e mariquices é para meninos. Homem que é homem lava com água e sabão, :lol1

jmcdpereira
x2 :wink1

tiagovieira
Membro Senior

jmcdpereira Escreveu:

jmcdpereira
concordo, vai ser a minha ocupação amanha de manha, ja a bastante tempo que o ando para lavar. estou tbm a pensar em passar aquele produto para polir o carro td a que chamam "poli", esta a precisar de ser polido..... :)

jmcdpereira
Membro Gold

tiagovieira Escreveu:
jmcdpereira Escreveu:

jmcdpereira
concordo, vai ser a minha ocupação amanha de manha, ja a bastante tempo que o ando para lavar. estou tbm a pensar em passar aquele produto para polir o carro td a que chamam "poli", esta a precisar de ser polido..... :)

Não aconselho a usar esse polish.
Das vezes que usei num ou outro painel correu bem, mas de duas vezes que "poli" o carro antes de vender aquilo ficou BEM pior, apareceram os defeitos que estavam escondidos, picadelas e afins.
Queria deixar o carro brilhante e deixei... mas cheio de defeitos na pintura.
Foi num Golf II, num BMW 318is e na mala do meu ex E39...
Se fosse a ti usava antes uma cera que protege a pintura e dá bom acabamento, mas polish não, até pk isso vai desgastar a tinta obviamente.
Deve haver por aí uma secção de cuidados a ter com a pintura, informa-te.

Boas lavagens ;)

jmcdpereira
Imagem

tiagovieira
Membro Senior

so mais uma coisa, depois de lavar o carro por completo passo lhe o pano de camurça, mas ultimamente tenho notado o pano muito aspero e penso ate que me esta a riscar o carro :( , o que costumam utilizar nos vossos para não ficar o carro td manchado com as marcas da agua sem o riscar......
obrigado

jmcdpereira
Membro Gold

tiagovieira Escreveu:so mais uma coisa, depois de lavar o carro por completo passo lhe o pano de camurça, ma :( s ultimamente tenho notado o pano muito aspero e penso ate que me esta a riscar o carro :( , o que costumam utilizar nos vossos para não ficar o carro td manchado com as marcas da agua sem o riscar......
obrigado
Lavar no elefante azul ou similar. fazer o programa completo. Fica impecável nunca uso essas coisas só riscam a pintura.

Jmcdpereira
Imagem

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

tiagovieira Escreveu:so mais uma coisa, depois de lavar o carro por completo passo lhe o pano de camurça, mas ultimamente tenho notado o pano muito aspero e penso ate que me esta a riscar o carro :( , o que costumam utilizar nos vossos para não ficar o carro td manchado com as marcas da agua sem o riscar......
obrigado
camurça?
Não gostas mesmo do teu carro. :lol1

Usa panos de microfibras.

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

tiagovieira Escreveu:boas pessoal !!!

no outro dia abri o capot do meu E60 e notei que estava todo sujo e cheio de pó, estou a pensar em lavar o motor com a maquina de pressão, mas não sei se haverá algum problema em colocar directamente agua no motor?
obrigado

cumprimentos

Não aconselho a fazeres isso, alternador, cabelagens etc e água não faz muito bem, podes usar um borrifador com águae detergente, panos e pinceis, para sujidades como oleo e gorduras podes usar spray de limpeza de travões que sai tudo.

Com paciência deixas isso limpo sem arriscar a despesas extra.

stoca3
Membro Gold
Registado: 02 dez 2007, 12:21
O meu Carro:: BMW 730d F01/530d E39/ E30 325i

Mensagem por stoca3 »

Boas, eu lavo o meu duas vezes por ano, e apenas protejo o alarme pois está virado para cima.

Compro Mistolin dou-lhe umas boas borrifadelas espero uns minutos, não muitos, e depois passo a máquina de pressão.

logo a seguir ligo o motor e deixo trabalhar um pouco até secar e tudo bem.

Cumps

PS - O Mistolin pode ser encontrado até nas lojas chinesas, é barato e muito eficiente.
Sócio n.º 1273 BMW Clubs Europa

BMW 530D ///M 2**cv " DM "
BMW 316i Diamantschwartz
BMW 318I Mineralblau
BMW 325i Diamantschwartz
Imagem

Metralha
Membro Gold
Registado: 11 set 2009, 15:01
O meu Carro:: BMW 120d E81 - 2007/09

Mensagem por Metralha »

O importante é lavar com motor frio... e proteger todo que seja fichas e electronica....

depois um desengordurante....e agua com pressão...após lavage colocar a trabalhar e de preferencia uma pequena viagem para ficar bem seco.
Imagem
Imagem

*** Vendo Intercooler original para 16d,18d,20d,23d***

Responder

Voltar para “Manutenção”