DOSSIER OLEO de MOTORES

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germanii
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DOSSIER OLEO de MOTORES

Mensagem por germanii »

Tirado de um Livro especialisado BMW.........
A Viscosidade de um Oleo indica a Fluidite em Funçao da Temperatura.
Resistencia que Diminui com o Calor.
A Viscosidade è Importante,se è Grosso pede mais esforço ao Motor ,se è Fluide um Risco de usura Prematura .
Na Etiqueta do bidao de Oleo os Numeros de um lado e do Outro do W (Winter ,Inverno),indicam a Viscosidade baixa e Alta Temperatura 100°c.
Um Oleo 5W30 sera mais Fluide em Temperaturas Baixas que um 10W40...
E Um 5W30 Sera mais Fluide em Temperaturas altas que um 5W40..............................................


As Normas API:
Separam os Oleos para Motores a Gasolina (S)e para Motores Diesel (C)...a letra que se segue indica a Data da Norma mais se ela avança nos Anos ,mais a Norma è Recente."è por ordem alfabetica"
Por Exemplo:a Norma API SC foi criada para Motores Gasolina de 1964 a 1967,a Norma API SE para Motores de 1968 a 1971,e por ai adiante.
Hoje em Dia (isto em 2009 Agosto)os Oleos sao API SL e em Alguns Casos jà o SM.
(Como Exemplo um Oleo SE è menos Boa que uma SF e esta mesmo inferior a uma SH)..

A Norma ACEA(association des Constructeurs Europeens Automobiles)..


è destinguida por 4 Classes:
A:Motores a Gasolina .
B:Para veiculos Diesel de Tourismo ou utilitarios Legeiros.
C:Para Veiculos ,Gasolina ou Diesel com sistema de Tratamentos de poluentes (carros com Filtro de Particulas por ex!).
Estas Normas Sao evolutivas quer dizer que podem subir testes ao longo dos Anos por essa Razao o Ano deve estar escrito.
ouve Mudanças em 2004 nomeadamente o Regroupamento das Normas A e B.

Os Numeros:
A1/B1 :Oleo para Motores Diesel e Gasolina que Reclamam Oleos de Baixa Viscosidade,baixos frotementos ,tendo uma Boa resistencia a altas Temperaturas e para economia de Carburante.
A2/B2:jà nao Figura nas Normas ACEA desde 2004,Este Oleo pode ser Inconpativel com Motores Recentes ,considerado baixa Gama e dificel de encontrar?
A3/B3:Oleo (Stable)para Motores Gasolina e Diesel Performantes ,com longos intervalos de Mudança de Oleo ou de Baixa Viscosidade* (*dependendo dos Construtores)..

A3/B4:Igual ao de cima integrando as Exigencias Especificas aos Motores de Injecçao Directa.

A5/B5:Oleo (Stable) para Motores Diesel e Gasolina Performantes,com longos Intervalos de Mudança de Oleo previsto para funcionar com Oleos de baixa Viscosidade, Baixos Frotamentos e a Altas Temperaturas ,para economisar Carburante.

C1:Oleo (Stable) para Carros Gasolina e Diesel ,Compativel para Carros com Filtro a particulas e a Catalisadores de 3 Vias. Previsto Para Motores que Pedem Pouco Frotamento ,Baixa Viscosidade e Contendo pouco Soufre de Phosphores e Cinza,Estes Oleos Aumentam a Vida dos Filtros a Particulas e dos Catalizadores .

Atençao !
estas Classes nao convem a Todos os Motores e nao se pode Dizer que um A1/B1 seja inferior a um A2/B2 ou a um A3/B3,ler sempre a Prescriçao do Construtor .

As Normas dos Construtores:
Hoje a Maior Parte dos Construtores Elaboram e escolhem os Melhores oleos que Convem aos Seus Motores ,alguns utilisando Oleos superiores às Normas ACEA.
Se a Norma para BMW exigida è L-L-98.A ultima Norma da BMW se Chama LL04,è um Oleo mid SAPS,haut HTHS que se deve utilizar em todos os BMW .

Seja o que for seguir as recomendaçoes do Construtor .....
Algumas Abreviaçoes:
SAPS(cendres,phosphore et soufre)......
DPF(filtre a Particulas Diesel)..............
TWC(catalisador a 3 vias)...................
HTHS(alta temperatura e viscosidade Elevada)..


Desculpem a Traduçao alguma duvida Pm.
.
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
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Manuel S.
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Re: DOSSIER OLEO de MOTORES

Mensagem por Manuel S. »

:palmas :palmas :palmas :palmas

inamovel com ele! boa info e parabens pelo tempo que tiraste para fazer a traducao !

abraco
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germanii
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Re: DOSSIER OLEO de MOTORES

Mensagem por germanii »

Manuel S. Escreveu::palmas :palmas :palmas :palmas

inamovel com ele! boa info e parabens pelo tempo que tiraste para fazer a traducao !

abraco
Obrigado !
Mas Claro como compro sempre ou seja todos Meses esta Revista logo que Haja Novidades aqui Ponho!..

E continua nas Tuas Boas Ferias so as tem quem Merece :winner
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//M
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Re: DOSSIER OLEO de MOTORES

Mensagem por //M »

Resumindo esta história toda dos óleos.

Quando se vai comprar um óleo para o motor nunca se deve olhar á marca do óleo porque marketing e propaganda é o que não falta, mas sim respeitar a viscosidade indicada pelo fabricante e ter a última classificação API ou SAE.

Acreditem que se tiver a última especificação API SM/CF para motores(acho que é esta a última) cumpre com todos os requesitos desses termos estranhos SAPS e Afins...

Tão simples como isto :idea:


É obvio que existem excepções a regra se o motor tiver quilhentos anos
E= ///M*c²

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jeancsb
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Re: DOSSIER OLEO de MOTORES

Mensagem por jeancsb »

//M Escreveu:Resumindo esta história toda dos óleos.

Quando se vai comprar um óleo para o motor nunca se deve olhar á marca do óleo porque marketing e propaganda é o que não falta, mas sim respeitar a viscosidade indicada pelo fabricante e ter a última classificação API ou SAE.

Acreditem que se tiver a última especificação API SM/CF para motores(acho que é esta a última) cumpre com todos os requesitos desses termos estranhos SAPS e Afins...

Tão simples como isto :idea:


É obvio que existem excepções a regra se o motor tiver quilhentos anos
O problema é que para motores com "quilhentos anos" ja te ves consumido para conseguir oleos, motores concebidos para oleos de um tempo diferente... se lhe metes óleos recentes eles vão "secando"(por vários factores de construção e desgaste). tens de andar a por produtos para "engrossar" um pouco mais.
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mlpk
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Re: DOSSIER OLEO de MOTORES

Mensagem por mlpk »

quer dizer. pró 320 150cv de 2003 e indicado o long life 01.... Se puser o long life 04 e melhor ou pior que o LL-01?
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Re: DOSSIER OLEO de MOTORES

Mensagem por mlpk »

?
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525_tds
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Re: DOSSIER OLEO de MOTORES

Mensagem por 525_tds »

mlpk Escreveu:?
É melhor o LL04

germanii
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Re: DOSSIER OLEO de MOTORES

Mensagem por germanii »

Sao os Users que se interessam mas a Admistraçao nao liga :think
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
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Re: DOSSIER OLEO de MOTORES

Mensagem por Dudex »

//M Escreveu:Resumindo esta história toda dos óleos.

Quando se vai comprar um óleo para o motor nunca se deve olhar á marca do óleo porque marketing e propaganda é o que não falta, mas sim respeitar a viscosidade indicada pelo fabricante e ter a última classificação API ou SAE.

Acreditem que se tiver a última especificação API SM/CF para motores(acho que é esta a última) cumpre com todos os requesitos desses termos estranhos SAPS e Afins...

Tão simples como isto :idea:


É obvio que existem excepções a regra se o motor tiver quilhentos anos
Penso que seja isso mesmo, nesse caso o que dita o quão actual é a base é a segunda letra, o M. SL e outros são mais antigos. Mas isso complica um pouco mais porque um óleo mais recente pode ser o melhor para cumprir normas de poluição e não em consumo ou atrito. Mas disso não pesco muito

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mlpk
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Re: DOSSIER OLEO de MOTORES

Mensagem por mlpk »

germanii Escreveu:Sao os Users que se interessam mas a Admistraçao nao liga :think
nao percebi :? .
mlpk
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