A pessoa que abriu o tópico tem um 320D de 136cv e estão a falar em codificar após troca de turbo. Eu pergunto porquê? Não há uma unica peça eléctrica ou electrónica no turbo. Vem com a mesma afinação e calibração de geometria e sem contar com meia dúzia de porcas que se desapertam, apenas se interliga por um tubo de vácuo. Vais programar o quê e em que módulo. Não faz sentido.JOFIMO Escreveu:Nos 136cv (M47) não é necessário codificar (ninguém falou nisso) :wall nos (150cv) M47TU sim é necessário e ambos são controlados por vácuo como a maioria dos turbos..... :lol1
safe mode a velocidades baixas??
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Re: safe mode a velocidades baixas??
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Re: safe mode a velocidades baixas??
Sim quando respondi ao Flavio Moreira, nem vi e sei muito bem que o dele é um 136cv; e já emendado e esclarecido, acima na citação que fizeste...TdiSportR Escreveu:A pessoa que abriu o tópico tem um 320D de 136cv e estão a falar em codificar após troca de turbo. Eu pergunto porquê? Não há uma unica peça eléctrica ou electrónica no turbo. Vem com a mesma afinação e calibração de geometria e sem contar com meia dúzia de porcas que se desapertam, apenas se interliga por um tubo de vácuo. Vais programar o quê e em que módulo. Não faz sentido.JOFIMO Escreveu:Nos 136cv (M47) não é necessário codificar (ninguém falou nisso) :wall nos (150cv) M47TU sim é necessário e ambos são controlados por vácuo como a maioria dos turbos..... :lol1
nos 150cv, afirmo e repito é necessário codificar o turbo após a troca do mesmo....
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Re: safe mode a velocidades baixas??
Mas codificar o quê? É o mesmo que me estares a dizer que se for mudar um pneu que tenho que codificar alguma coisa. Isso não faz sentido e é disparatado e não vou perder tempo continuamente a perguntar o que codificas e tu a insistir que se codifica sabes lá o quê.JOFIMO Escreveu:Sim quando respondi ao Flavio Moreira, nem vi e sei muito bem que o dele é um 136cv; e já emendado e esclarecido, acima na citação que fizeste...TdiSportR Escreveu:A pessoa que abriu o tópico tem um 320D de 136cv e estão a falar em codificar após troca de turbo. Eu pergunto porquê? Não há uma unica peça eléctrica ou electrónica no turbo. Vem com a mesma afinação e calibração de geometria e sem contar com meia dúzia de porcas que se desapertam, apenas se interliga por um tubo de vácuo. Vais programar o quê e em que módulo. Não faz sentido.JOFIMO Escreveu:Nos 136cv (M47) não é necessário codificar (ninguém falou nisso) :wall nos (150cv) M47TU sim é necessário e ambos são controlados por vácuo como a maioria dos turbos..... :lol1
nos 150cv, afirmo e repito é necessário codificar o turbo após a troca do mesmo....
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Re: safe mode a velocidades baixas??
A pessoa que abriu o tópico tem um 320D de 136cv e estão a falar em codificar após troca de turbo. Eu pergunto porquê? Não há uma unica peça eléctrica ou electrónica no turbo. Vem com a mesma afinação e calibração de geometria e sem contar com meia dúzia de porcas que se desapertam, apenas se interliga por um tubo de vácuo. Vais programar o quê e em que módulo. Não faz sentido.[/quote]
Sim quando respondi ao Flavio Moreira, nem vi e sei muito bem que o dele é um 136cv; e já emendado e esclarecido, acima na citação que fizeste...
nos 150cv, afirmo e repito é necessário codificar o turbo após a troca do mesmo....
Cumps.[/quote]
Mas codificar o quê? É o mesmo que me estares a dizer que se for mudar um pneu que tenho que codificar alguma coisa. Isso não faz sentido e é disparatado e não vou perder tempo continuamente a perguntar o que codificas e tu a insistir que se codifica sabes lá o quê.[/quote]
Se não vais perder tempo porque continuas a perguntar? codificar o turbo é emparelhar os valores da MAF na DDE com a refª do turbo ( o DIS ao codificar pela a refª da peça que foi susbstituida) e não é a da MAF!!!, se nunca fizeste eu já fiz a alguns pois entravam em safe mode; se queres mais informação sobre o assunto abres o TIS e lês em relação ao motores M47TU o que se tem de fazer, quando se troca o turbo, pois eu não não te vou informar mais , "porque eu codifico sei lá o quê". pois devo estar a falar de cor........
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Sim quando respondi ao Flavio Moreira, nem vi e sei muito bem que o dele é um 136cv; e já emendado e esclarecido, acima na citação que fizeste...
nos 150cv, afirmo e repito é necessário codificar o turbo após a troca do mesmo....
Cumps.[/quote]
Mas codificar o quê? É o mesmo que me estares a dizer que se for mudar um pneu que tenho que codificar alguma coisa. Isso não faz sentido e é disparatado e não vou perder tempo continuamente a perguntar o que codificas e tu a insistir que se codifica sabes lá o quê.[/quote]
Se não vais perder tempo porque continuas a perguntar? codificar o turbo é emparelhar os valores da MAF na DDE com a refª do turbo ( o DIS ao codificar pela a refª da peça que foi susbstituida) e não é a da MAF!!!, se nunca fizeste eu já fiz a alguns pois entravam em safe mode; se queres mais informação sobre o assunto abres o TIS e lês em relação ao motores M47TU o que se tem de fazer, quando se troca o turbo, pois eu não não te vou informar mais , "porque eu codifico sei lá o quê". pois devo estar a falar de cor........
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Re: safe mode a velocidades baixas??
Não faz sentido, porque o turbo continua a ser igual e não há nenhum componente electrónico no turbo controlado por vácuo que confirme qual o código ou número de serie do mesmo.
Fica cada um na sua, que entretanto ja vi uns poucos utilizadores a fazerem a mesma questão e com a mesma interpretação do assunto que eu.
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Re: safe mode a velocidades baixas??
Não é cada qual ficar na sua,TdiSportR Escreveu:Não faz sentido, porque o turbo continua a ser igual e não há nenhum componente electrónico no turbo controlado por vácuo que confirme qual o código ou número de serie do mesmo.
Fica cada um na sua, que entretanto ja vi uns poucos utilizadores a fazerem a mesma questão e com a mesma interpretação do assunto que eu.

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Re: safe mode a velocidades baixas??
Eu não tenho dúvidas nenhumas. Mudas a cor do carro e também tens que codificar a cor. Entendes a semelhança? Informativo apenas. Não há nada a codificar que interfira com o comportamento do carro porque o turbo não tem informação a enviar para fazer matching com alguma informação contida em algum módulo do carro, neste caso DDE.
Se no TIS te diz para depois lá escreveres, então escreve. Te garanto é que não te afectará o comportamento porque seja qual for o serial, a calibração da válvula actuadora do turbo é igual, portanto nada muda.
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Re: safe mode a velocidades baixas??
Tenho um caso de um mebro do fórum (Vidigal) 150cv 04/2002 que lhe mudaram o turbo em uma oficina conhecida de um cunhado dele que tinha um stand (um mecânico da bmw setúbal) e o motor entrava em safe modo quando atingia as 3500rpm, desligava a chave ficava bom quando lá chegava outra vez a mesma coisa acontecia, ele veio ter comigo liguei o DIS não tinha erros!! perguntei-lhe se tinham feito a codificação, que não e tal para depois ele passar lá na bmw que ele fazia isso (a pagar claro), Progman a codificar a viatura e nunca mais entrou nem fexz safe mode.....seria do quê então pelo teu raciocinio, como dizes que o turbo não tem informaçõa nenhuma como funciona ele? independente das rotações do motor;injecção e ordens dos sensores ou estes também não fazem falta no motor? e estão lá para compor o ramalhete........TdiSportR Escreveu:Eu não tenho dúvidas nenhumas. Mudas a cor do carro e também tens que codificar a cor. Entendes a semelhança? Informativo apenas. Não há nada a codificar que interfira com o comportamento do carro porque o turbo não tem informação a enviar para fazer matching com alguma informação contida em algum módulo do carro, neste caso DDE.
Se no TIS te diz para depois lá escreveres, então escreve. Te garanto é que não te afectará o comportamento porque seja qual for o serial, a calibração da válvula actuadora do turbo é igual, portanto nada muda.
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Re: safe mode a velocidades baixas??
Como funciona um turbo? Tem um veio que liga a compressora à turbina e uma geometria para, mediante o caudal, conseguir produzir a pressão de turbo pedida pela ECU. Essa geometria varia de acordo com o actuador que liga a uma electroválvula, sendo este actuador pneumático. Como sabe a ECU que está a ser cumprida a pressão solicitada? Tem um sensor MAP. Este dá a leitura e a ECU fornece a informação à electroválvula de qual o Duty Cycle que este deve ter para ter a pressão controlada.
Com isto digo-te que as únicas peças electrónicas ou eléctricas que recebem e fornecem informação são a electroválvula e o MAP.
Estares a comparar um turbo comandado por vácuo que é uma peça única e exclusivamente mecânica com um sensores e actuadores é que é descabido. Mas de qualquer forma tens aí, em modos muitos simples, como funciona um turbo de actuação pneumática.
Com isto digo-te que as únicas peças electrónicas ou eléctricas que recebem e fornecem informação são a electroválvula e o MAP.
Estares a comparar um turbo comandado por vácuo que é uma peça única e exclusivamente mecânica com um sensores e actuadores é que é descabido. Mas de qualquer forma tens aí, em modos muitos simples, como funciona um turbo de actuação pneumática.
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Re: safe mode a velocidades baixas??
Muita boa e útil explicação para conheciemento dos amantes da mecânica e para quem desconhece; mas eu relatei um caso verídico e não deste a tua opinião sobre o assunto, assi sendo tenho de subir aqui uns prints da informãção oficial da bmw sobre o assunto em causa e também para conhecimento do pessoal fórum, pois eu não costumo ser inventor e como tal.....






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Re: safe mode a velocidades baixas??
Continuas a falar da versão diferente da indicada por quem criou o tópico. É um 320D de 136cv. De qualquer forma, podes copiar para aqui tudo o que o TIS te disser, mas que se se usar a cabeça, verás que nada do que é dito faz sentido, excepto para efeitos meramente informativos. Faz o seguinte... não codifiques nada, mete-te às 3000RPM a 50% de throttle e mede o vácuo. Depois codifica e torna a medir. Vê se são diferentes. Senão forem, esquece isso que é para encher chouriços.
Fico a aguardar pela experiência.
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Re: safe mode a velocidades baixas??
Eu já referi e pedi desculpa por ter falado nos 136cv, (repito nesses não é necessa´rio fazer isso aliás tenho um) agora estamos a falar dos 150cv e tens aqui a prova do que disse, mas já vi que estás a ser mais papista que o papa, e se épara encher couriços então os tipos da bmw são uns burros do caraças...... não vale a pena gastar mais teclas.......TdiSportR Escreveu:Continuas a falar da versão diferente da indicada por quem criou o tópico. É um 320D de 136cv. De qualquer forma, podes copiar para aqui tudo o que o TIS te disser, mas que se se usar a cabeça, verás que nada do que é dito faz sentido, excepto para efeitos meramente informativos. Faz o seguinte... não codifiques nada, mete-te às 3000RPM a 50% de throttle e mede o vácuo. Depois codifica e torna a medir. Vê se são diferentes. Senão forem, esquece isso que é para encher chouriços.
Fico a aguardar pela experiência.
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Re: safe mode a velocidades baixas??
Nos de 150cv só poderia fazer sentido se tiverem comando eléctrico. Não é ser mais papista que o Papa. É usar a cabeça. Um turbo tem o actuador pneumatico. Lá só lhe chega vácuo que faz recuar a haste para controlar geometria. Que vais calibrar ou codificar? Diz-me lá tu e guarda o TIS contigo.
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Re: safe mode a velocidades baixas??
:palmas :palmas :palmas :palmas :palmasTdiSportR Escreveu:Nos de 150cv só poderia fazer sentido se tiverem comando eléctrico. Não é ser mais papista que o Papa. É usar a cabeça. Um turbo tem o actuador pneumatico. Lá só lhe chega vácuo que faz recuar a haste para controlar geometria. Que vais calibrar ou codificar? Diz-me lá tu e guarda o TIS contigo.
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Re: safe mode a velocidades baixas??
Alguem me sabe dizer até que ponto é que esta situação pode estar relacionada com a repro?? A repro teve de ser ajustada a este turbo pq facilmente entrava em safe mode após puxar um pouco mais uma 4ª velocidade. Esta situação começou a partir daí, em que parametros é k a reprogramação poderá estar mal feita a ponto de fazer isto?