"Breather" / "Tubo Ladrão"
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- Corleone
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"Breather" / "Tubo Ladrão"
Bom dia,
Há poucos dias atrás cheguei à garagem e constatei a evidência de óleo no chão. Fiquei um pouco preocupado, na medida em que não me tinha aparecido qualquer indicação de nível de óleo abaixo do normal no sistema interactivo.
Falei com o vendedor e fui informado que eventualmente se trataria de uma fuga proveniente do "tubo ladrão", e em consequência do óleo do motor em excesso. Após alguma investigação no meio virtual percebi que é um sistema que existe em vários construtores de automóveis / motas e que serve precisamente esse propósito - eliminar o óleo do motor em excesso.
O que fiz? Tapei a mancha de óleo com excesso de areia seca, cobrindo por completo a mancha de óleo e no sentido de perceber se mais tarde, quando voltasse a estacionar a carrinha no mesmo sentido, se haveria nova mancha de óleo. Negativo. A areia ficou seca. Também tive em atenção nos lugares onde deixei a carrinha nesse dia, e efectivamente não verifiquei qualquer evidência de óleo no chão (ainda por cima nesses lugares onde estacionei posteriormente havia uma camada de pó branco, que me permitiria verificar logo as pingas de óleo).
Em todo o caso esta semana vou pedir para esta situação ser avaliada.
Já aconteceu a alguém algo parecido?
Nota: Da minha experiência profissional sei que os motores da aviação têm também este sistema. É usual verificar evidência de óleo na parte posterior das capotagens dos mesmos (em alguns modelos).
Obrigado.
Cpts.,
Há poucos dias atrás cheguei à garagem e constatei a evidência de óleo no chão. Fiquei um pouco preocupado, na medida em que não me tinha aparecido qualquer indicação de nível de óleo abaixo do normal no sistema interactivo.
Falei com o vendedor e fui informado que eventualmente se trataria de uma fuga proveniente do "tubo ladrão", e em consequência do óleo do motor em excesso. Após alguma investigação no meio virtual percebi que é um sistema que existe em vários construtores de automóveis / motas e que serve precisamente esse propósito - eliminar o óleo do motor em excesso.
O que fiz? Tapei a mancha de óleo com excesso de areia seca, cobrindo por completo a mancha de óleo e no sentido de perceber se mais tarde, quando voltasse a estacionar a carrinha no mesmo sentido, se haveria nova mancha de óleo. Negativo. A areia ficou seca. Também tive em atenção nos lugares onde deixei a carrinha nesse dia, e efectivamente não verifiquei qualquer evidência de óleo no chão (ainda por cima nesses lugares onde estacionei posteriormente havia uma camada de pó branco, que me permitiria verificar logo as pingas de óleo).
Em todo o caso esta semana vou pedir para esta situação ser avaliada.
Já aconteceu a alguém algo parecido?
Nota: Da minha experiência profissional sei que os motores da aviação têm também este sistema. É usual verificar evidência de óleo na parte posterior das capotagens dos mesmos (em alguns modelos).
Obrigado.
Cpts.,
- L.Sousa
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Re: "Breather" / "Tubo Ladrão"
Mas tens controlado tb na vareta o niivel de oleo. Quando apareceu essa mancha tinhas mudado o oleo à pouci tempo? Oleo a mais tb danifica o motor....
- jmcdpereira
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Re: "Breather" / "Tubo Ladrão"
Se há óleo no chão algo se passa, normal não é.
Na minha antiga Africa Twin acontecia-me isso depois de uma viagem, o tubo ladrão ficava cheio, se não abrisse ia encher a cx do filtro de ar.
Era o tudo entre os cilindros que estava entupido, soube isso já depois de a vender.
Normal não é de certeza, se manda óleo fora ou tem óleo a mais ou algo se passa.
jmcdpereira
Na minha antiga Africa Twin acontecia-me isso depois de uma viagem, o tubo ladrão ficava cheio, se não abrisse ia encher a cx do filtro de ar.
Era o tudo entre os cilindros que estava entupido, soube isso já depois de a vender.
Normal não é de certeza, se manda óleo fora ou tem óleo a mais ou algo se passa.
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Re: "Breather" / "Tubo Ladrão"
Os motores diesel da bmw não usam nenhum tubo ladrão, o breather é tem a função de aborver e separar os gases e óleos excessivos do carter, agora se escorreu óleo se calhar foi ao meter entornou e escorreu pelo bçoco abaixo.....jmcdpereira Escreveu:Se há óleo no chão algo se passa, normal não é.
Na minha antiga Africa Twin acontecia-me isso depois de uma viagem, o tubo ladrão ficava cheio, se não abrisse ia encher a cx do filtro de ar.
Era o tudo entre os cilindros que estava entupido, soube isso já depois de a vender.
Normal não é de certeza, se manda óleo fora ou tem óleo a mais ou algo se passa.
jmcdpereira
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- marco pires
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Re: "Breather" / "Tubo Ladrão"
Sim, ou o oleo escorreu ao atestarem ou então algo de muito errado se passa, eu mandava ver isso o mais rápido possivel por via das duvidas
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
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- jmcdpereira
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Re: "Breather" / "Tubo Ladrão"
Mas quem disse que o carro foi atestado de oleo ???
Ele não refere que houvesse alguma intervenção a esse nível.
jmcdpereira
Ele não refere que houvesse alguma intervenção a esse nível.
jmcdpereira
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Re: "Breather" / "Tubo Ladrão"
Pensei eu......daí o óleo :thinkjmcdpereira Escreveu:Mas quem disse que o carro foi atestado de oleo ???
Ele não refere que houvesse alguma intervenção a esse nível.
jmcdpereira
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Re: "Breather" / "Tubo Ladrão"
O filtro da tampa das válvulas já foi mudado alguma vez? Pode obrigar o motor a mandar óleo fora!
- Corleone
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Re: "Breather" / "Tubo Ladrão"
Bom dia,
Obrigado a todos pelos comentários.
Efectivamente vou pedir hoje que esta situação seja verificada. Pedirei que o carro seja levantado e seja inspeccionada a parte posterior, bem como os principais orgãos mecânicos onde é passível de haver algum problema. Em todo o caso, e como já aqui disse, importa referir que nunca mais vi manchas de óleo no chão. Quer na garagem, quer em locais onde habitualmente estaciono, pelo que, e a meu ver, terá sido uma situação pontual. Não obstante, e para descargo de consciência, pedirei para que esta situação seja revista.
Manterei "follow-up".
Cpts.,
Obrigado a todos pelos comentários.
Efectivamente vou pedir hoje que esta situação seja verificada. Pedirei que o carro seja levantado e seja inspeccionada a parte posterior, bem como os principais orgãos mecânicos onde é passível de haver algum problema. Em todo o caso, e como já aqui disse, importa referir que nunca mais vi manchas de óleo no chão. Quer na garagem, quer em locais onde habitualmente estaciono, pelo que, e a meu ver, terá sido uma situação pontual. Não obstante, e para descargo de consciência, pedirei para que esta situação seja revista.
Manterei "follow-up".
Cpts.,
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Re: "Breather" / "Tubo Ladrão"
Já tentas-te espreitar para tentar perceber de onde é que ele saío.
Claro que com o carro no ar é mais facil mas dependo da proveniencia podes encontar a "fuga" abrindo simplesmente o capon.
Claro que com o carro no ar é mais facil mas dependo da proveniencia podes encontar a "fuga" abrindo simplesmente o capon.
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Re: "Breather" / "Tubo Ladrão"
E pode mandar fora via a junta do turbo, o que não é nada bom!!!santos5 Escreveu:O filtro da tampa das válvulas já foi mudado alguma vez? Pode obrigar o motor a mandar óleo fora!
- Corleone
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Re: "Breather" / "Tubo Ladrão"
Boa noite,
O problema da fuga de óleo terá ficado resolvido. Se numa primeira abordagem se tinha falado em "breather", tal não tinha qualquer sentido, como aliás foi aqui dito.
Pedi um diagnóstico da situação e o resultado preliminar de ontem, apontava para algo que me deixou um pouco intranquilo: óleo na zona da turbina. Avaliei a situação com a carrinha no elevador (evidência de escorrência de óleo que por gravidade escorria por cima alguns elementos mecânicos a jusante) e culminando num tal depósito de óleo acumulado na forra de protecção do motor, que subsequentemente vertia para o chão. Daí ser possível ver óleo no chão da garagem.
Felizmente, o resultado de hoje deixou-me um pouco mais descansado. Tratava-se do tubo de retorno do óleo à turbina que estava desapertado. Daí a escorrência. Todo o compartimento do motor foi limpo e durante o próximo par de dias terei em atenção quanto à presença de óleo, quer no chão da garagem, quer em locais onde a carrinha venha a ficar estacionada. Desejavelmente nada mais aparacerá.
Infelizmente, para ser feito o diagnóstico correcto, teve de ser removido o medidor de massa de ar (ou caudalímetro). Embora aparentasse um caudal correcto e dentro da gama de valores expectáveis, quando ligado à máquina (e a 70º C), quando vim para casa notei de imediato "preguiça" na subida de rotação. Que nunca tinha acontecido.
Falei com a oficina e poderá ter sido um parâmetro específico que foi negligenciado. Passa pela rectificação do mesmo e não há motivo para preocupação, na medida em que o caudalímetro apresentou valores normais nas medições.
Cpts.,
O problema da fuga de óleo terá ficado resolvido. Se numa primeira abordagem se tinha falado em "breather", tal não tinha qualquer sentido, como aliás foi aqui dito.
Pedi um diagnóstico da situação e o resultado preliminar de ontem, apontava para algo que me deixou um pouco intranquilo: óleo na zona da turbina. Avaliei a situação com a carrinha no elevador (evidência de escorrência de óleo que por gravidade escorria por cima alguns elementos mecânicos a jusante) e culminando num tal depósito de óleo acumulado na forra de protecção do motor, que subsequentemente vertia para o chão. Daí ser possível ver óleo no chão da garagem.
Felizmente, o resultado de hoje deixou-me um pouco mais descansado. Tratava-se do tubo de retorno do óleo à turbina que estava desapertado. Daí a escorrência. Todo o compartimento do motor foi limpo e durante o próximo par de dias terei em atenção quanto à presença de óleo, quer no chão da garagem, quer em locais onde a carrinha venha a ficar estacionada. Desejavelmente nada mais aparacerá.
Infelizmente, para ser feito o diagnóstico correcto, teve de ser removido o medidor de massa de ar (ou caudalímetro). Embora aparentasse um caudal correcto e dentro da gama de valores expectáveis, quando ligado à máquina (e a 70º C), quando vim para casa notei de imediato "preguiça" na subida de rotação. Que nunca tinha acontecido.
Falei com a oficina e poderá ter sido um parâmetro específico que foi negligenciado. Passa pela rectificação do mesmo e não há motivo para preocupação, na medida em que o caudalímetro apresentou valores normais nas medições.
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Re: "Breather" / "Tubo Ladrão"
Tubo de retorno do óleo com a abraçadeira pouco apertada ou mesmo danificada? Não será antes um tubo roto? Vê lá se eles apenas apertaram a abraçadeira e deixaram lá um tubo roto.
- Corleone
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Re: "Breather" / "Tubo Ladrão"
Falaram-me ontem em tubo de retorno do óleo do turbo que estava desapertado, e que o apertaram. Amanhã confirmo isso.rafias Escreveu:Tubo de retorno do óleo com a abraçadeira pouco apertada ou mesmo danificada? Não será antes um tubo roto? Vê lá se eles apenas apertaram a abraçadeira e deixaram lá um tubo roto.
Quanto à dificuldade na subida de rotação: caixa do vácuo do turbo que foi danificada ontem. Daí ter notado logo um comportamento estranho. Já foi encomendada e amanhã é substituída.
Ver se este final de semana não falho a ida a Fátima...Tenho MESMO de lá ir....
Cpts.,
- Corleone
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Re: "Breather" / "Tubo Ladrão"
Nova pinga de óleo no chão da garagem.
- Zona posterior do tubo de retorno do óleo da turbina seco;
Carrinha novamente colocada no elevador. Suspeita-se que a origem da fuga de óleo poderá estar no tubo do "intercooler" que na sua fixação superior poderá não estar a vedar bem. Este é um problema conhecido da marca e que, pelo que me foi dito, subsistui o mesmo enquanto anomalia técnica. A ver vamos.
Mais pormenores assim que os tiver.
Cpts.,
- Zona posterior do tubo de retorno do óleo da turbina seco;
Carrinha novamente colocada no elevador. Suspeita-se que a origem da fuga de óleo poderá estar no tubo do "intercooler" que na sua fixação superior poderá não estar a vedar bem. Este é um problema conhecido da marca e que, pelo que me foi dito, subsistui o mesmo enquanto anomalia técnica. A ver vamos.
Mais pormenores assim que os tiver.
Cpts.,