O meu carro andou com um erro no ventilador eléctrico do radiador durante algum tempo (dizia de momento não existente). Tentei apagá-lo várias vezes e não consegui.
Mas, o facto é que o carro já aqueceu por duas vezes (uma num dia quente de Verão após subir uma serra, e outra no dia do Encontro BMW em Abrantes após termos parado num jardim antes de seguirmos para o Castelo de Almourol, vínhamos sempre a 30/40km/h e muito perto da traseira de outro 320d), e a ventoinha nunca trabalhou.
Ontem, finalmente, fui fazer novo diagnóstico para fazer printscreen do erro, e ele já não estava lá.
Fui às funções especiais e pedi um teste ao ventilador eléctrico. Segui os procedimentos e....nada! O ventilador não se mexe, pelo menos não o oiço a trabalhar.
Se ele não trabalha no esquema de teste, não deveria acusar erro?
Abri a zona dos fusíveis, mas não encontrei o que corresponde ao ventilador, estará (pergunta algo estúpida) noutro sítio?
E já agora, para terminar as perguntas estúpidas, as persianas do radiador estão sempre abertas?
Eu fiz o teste às mesmas (através do DIS), e quando as fui observar, elas estavam abertas, apenas notei um ligeiro "tilt", desliguei o motor e elas continuaram abertas.
Desculpem as perguntas de maçarico, mas não percebo de mecânica e cheira-me que isto são coisas elementares mas.....

Obrigado a Cumps,