Qual o limite de binário da embraiagem de um 520d E39 136cv?
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Qual o limite de binário da embraiagem de um 520d E39 136cv?
Boas,
Como sabem, um dos elementos que mais se ressente com o aumento de binário após uma reprogramação é a embraiagem. Normalmente a embraiagem de um carro tem uma gama de valores de binário para os quais foi projectada, isto tendo em consideração o peso do carro e as relações da caixa de velocidade. O que eu queria perguntar aos especialistas das reprogramações qual é o limite superior de binário que a embraiagem de um 520d E39 de 136cv pode aguentar e, aqui a condição importantíssima, que dure a vida útil do carro (20 anos ou 400 000Km)?
Já ouvi varios valores, desde 340Nm, 360Nm e até 380Nm. Alguém faz ideia?
Como sabem, um dos elementos que mais se ressente com o aumento de binário após uma reprogramação é a embraiagem. Normalmente a embraiagem de um carro tem uma gama de valores de binário para os quais foi projectada, isto tendo em consideração o peso do carro e as relações da caixa de velocidade. O que eu queria perguntar aos especialistas das reprogramações qual é o limite superior de binário que a embraiagem de um 520d E39 de 136cv pode aguentar e, aqui a condição importantíssima, que dure a vida útil do carro (20 anos ou 400 000Km)?
Já ouvi varios valores, desde 340Nm, 360Nm e até 380Nm. Alguém faz ideia?
Re: Qual o limite de binário da embraiagem de um 520d E39 13
Boas. Se já com o carro de origem é difícil esta embraiagem durar esses kms, então com repro é para esquecer!
O carro de um primo meu, logo a seguir à repro, ainda nas experimentações de estrada começou-se logo a queixar em todas as mudanças. Ficou à mesma com o novo software e posteriormente levou embraiagem (igual à de origem). De referiu que antes, aparentemente estava boa.
O meu foi reprogramado no mesmo dia que o dele, no entanto agora (passados uns 50k depois da repro) também já se anda a queixar em 4ª, 5ª e nas restantes quando se fazem trocas de caixa bruscas. Ou seja, mais dia menos dia lá vai ter que levar uma.
No entanto foram carros que levaram repro já com 200 e alguns mil. Portanto, na minha opinião, se ainda não estiverem muito queimadas, com hardware do carro stock (já sabemos o limite do 136), acho que aguenta o suficiente para os valores que se conseguem obter deste motor.
Ainda assim, apartir de 330/340nm já é estar a abusar da sorte se a embraiagem já não estiver nas melhores condições. Assim sendo, aconselharia a apostar no aumento sempre mais para médio/alto regime.
O carro de um primo meu, logo a seguir à repro, ainda nas experimentações de estrada começou-se logo a queixar em todas as mudanças. Ficou à mesma com o novo software e posteriormente levou embraiagem (igual à de origem). De referiu que antes, aparentemente estava boa.
O meu foi reprogramado no mesmo dia que o dele, no entanto agora (passados uns 50k depois da repro) também já se anda a queixar em 4ª, 5ª e nas restantes quando se fazem trocas de caixa bruscas. Ou seja, mais dia menos dia lá vai ter que levar uma.
No entanto foram carros que levaram repro já com 200 e alguns mil. Portanto, na minha opinião, se ainda não estiverem muito queimadas, com hardware do carro stock (já sabemos o limite do 136), acho que aguenta o suficiente para os valores que se conseguem obter deste motor.
Ainda assim, apartir de 330/340nm já é estar a abusar da sorte se a embraiagem já não estiver nas melhores condições. Assim sendo, aconselharia a apostar no aumento sempre mais para médio/alto regime.
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Re: Qual o limite de binário da embraiagem de um 520d E39 13
Obrigado pela resposta fundamentada Eman. Sendo assim, uma repro prudente (feita para a embraiagem durar) seria qualquer coisa próxima dos 320Nm às mesmas 1750rpm, sendo a curva de binário mais próxima da original nas baixas rotações. Mas nestas condições, um brusco aumento de binário perto das 1750rpm não será ainda mais prejudicial para a embraiagem?
Re: Qual o limite de binário da embraiagem de um 520d E39 13
Tás a falar do típico "coice" que mais se acentua posteriormente à repro certo? Eu acho que não.
1º porque o coice não é devido a ponto de embraiagem. Como tal, se o carro, ao mandar a "sapatada" continua com a embraiagem a "agarrar" fixamente, não vejo qual o problema.
E em segundo lugar, principalmente, pelo facto de seres tu a controlar a potência que queres ao carregar no pedal e aí sim, tendo tu um pé coerente terás os mesmos problemas que terias stock.
1º porque o coice não é devido a ponto de embraiagem. Como tal, se o carro, ao mandar a "sapatada" continua com a embraiagem a "agarrar" fixamente, não vejo qual o problema.
E em segundo lugar, principalmente, pelo facto de seres tu a controlar a potência que queres ao carregar no pedal e aí sim, tendo tu um pé coerente terás os mesmos problemas que terias stock.
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Re: Qual o limite de binário da embraiagem de um 520d E39 13
eu tenho a 530d com 548nm e com uma embraiagem stock.
esta é a segunda embraiagem que meti, a primeira que vinha com o carro aguentou-se com uma repro a rondar os 220cv e 480nm durante vários milhares de kms, quando deu o berro foi de um momento para o outro, simplesmente começou a patinar.
foi a embraiagem e o volante do motor(bi-massa), levou tudo novo e continua a bombar agora com 548nm e já tem uma porrada de kms em cima, e é uma embraiagem original da bmw colocada na marca.
um 520d tem 280nm de origem, 350nm seria um valor bastante simpático e relativamente aceitável para uma embraiagem nova, mais que isso já é esticar a corda.
esta é a segunda embraiagem que meti, a primeira que vinha com o carro aguentou-se com uma repro a rondar os 220cv e 480nm durante vários milhares de kms, quando deu o berro foi de um momento para o outro, simplesmente começou a patinar.
foi a embraiagem e o volante do motor(bi-massa), levou tudo novo e continua a bombar agora com 548nm e já tem uma porrada de kms em cima, e é uma embraiagem original da bmw colocada na marca.
um 520d tem 280nm de origem, 350nm seria um valor bastante simpático e relativamente aceitável para uma embraiagem nova, mais que isso já é esticar a corda.
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
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Re: Qual o limite de binário da embraiagem de um 520d E39 13
se a embraiagem for igual ao do 320d e46, 350nm ja patina, diria que para nao patinar tem de ser a volta dos 330nm 

Re: Qual o limite de binário da embraiagem de um 520d E39 13
Mas o problema é que nos 136 a embraiagem é fraca. O teu não pode servir de exemplo para o caso, pois é em tudo diferente (para melhor, claro).marco pires Escreveu:eu tenho a 530d com 548nm e com uma embraiagem stock.
esta é a segunda embraiagem que meti, a primeira que vinha com o carro aguentou-se com uma repro a rondar os 220cv e 480nm durante vários milhares de kms, quando deu o berro foi de um momento para o outro, simplesmente começou a patinar.
foi a embraiagem e o volante do motor(bi-massa), levou tudo novo e continua a bombar agora com 548nm e já tem uma porrada de kms em cima, e é uma embraiagem original da bmw colocada na marca.
um 520d tem 280nm de origem, 350nm seria um valor bastante simpático e relativamente aceitável para uma embraiagem nova, mais que isso já é esticar a corda.
Nem falando do 150 versus 136. São só mais 14 cv de origem, no entanto no 1º metes hardware e a embraiagem aguenta-se à mesma. No 136, que por si só já não ganha grandes incrementos de potência, mesmo assim borra-se.
Na minha opinião, se não queres ter chatices, mas um carro algo já bastante agradável de conduzir (apesar de pouco mais potência, nota-se muita diferença) ficaria-me pelo limite que já te referi em cima.
- marco pires
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Re: Qual o limite de binário da embraiagem de um 520d E39 13
Não tinha ideia que a embraiagem dos 136cv era assim frágil :think
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Re: Qual o limite de binário da embraiagem de um 520d E39 13
Pois, se pensarem bem a embraiagem tem de estar projectada para o peso do carro, caixa de velocidades e motor. Um aumento acima de um determinado limite do torque do motor pode ser suficiente para comprometer a embraiagem. Até pode andar bem durante alguns milhares de Kms ou mesmo anos, mas em termos probabilísticos a embraiagem "repro" vai ceder mais cedo. O problema é saber qual é esse limite. Eu apostava nos 310Nm pois é esse o valor que a PKE pratica na repro mais soft, que imagino ser a mais segura.
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Re: Qual o limite de binário da embraiagem de um 520d E39 13
Depende da repro (se for com genica para baixas vai patinar de certeza até com 300nm) eu tenho na minha à volta de 150cv ,+/-360nm às 2000rpm e repro para( médias e altas) e não me queixo de "patinagem artistica" , porque até às 1500rpm os cavalitos ainda estão meio adormecidos, agora tenho outro mapa que às 1000rpm já relincham por todos os lados e cagam fumo que tresanda, (parece um injector bomba) mas depois adormecem por volta das 3000/3200 rpm e é ver o consumo a subir :lol1 por isso tudo é relativo............marco pires Escreveu:Não tinha ideia que a embraiagem dos 136cv era assim frágil :think
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Re: Qual o limite de binário da embraiagem de um 520d E39 13
Não é só esse facto mas também o peso do e39 que é superior ao do e46. Por outro lado, o e46 de 150cv e 330Nm com certeza que tem uma embraiagem "upgraded" relativamente ao e46 e e39 de 136cv. No entanto eu acredito que ainda há margem para algum aumento de binário sem comprometer nada a longo prazo.marco pires Escreveu:Não tinha ideia que a embraiagem dos 136cv era assim frágil :think
Outro factor que estamos a esquecer é o estilo de condução. A embraiagem terá maior desgaste se o carro for conduzido com o motor em perda (baixas rotações) para o esforço que é necessário, por exemplo numa subida. Nesses casos o binário aplicado é contraposto pelo peso do carro acentuado por uma relação de caixa inapropriada (uma mudança alta). Assim, é importante numa repro que o binário máximo não seja nas baixas rotações, mas sim numa zona onde a própria inércia do carro dê uma ajuda para não sobrecarregar a transmissão.
E aqui surgem outra perguntas: Para o e39 de 136cv qual será a relação ideal entre binário e RPMs? Para os 280Nm já sabemos que é de 1750rpm. E para, digamos 310Nm? 2000rpm?
Aqui devem entrar cálculos complexos que só quem percebe do assunto sabe resposta.
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Re: Qual o limite de binário da embraiagem de um 520d E39 13
Nem mais Rafias, eu por mim falo e sei se trocar o mapa que tenho por outro (tenho 3) ela fica logo a patinar se acelarar em 5ª (de repente) cerca das 2500 rpm, com este que tenho, posso acelarar a fundo em todos os regimes e velocidade engrenada que não patina, mas foi feito por quem sabe.......rafias Escreveu:Não é só esse facto mas também o peso do e39 que é superior ao do e46. Por outro lado, o e46 de 150cv e 330Nm com certeza que tem uma embraiagem "upgraded" relativamente ao e46 e e39 de 136cv. No entanto eu acredito que ainda há margem para algum aumento de binário sem comprometer nada a longo prazo.marco pires Escreveu:Não tinha ideia que a embraiagem dos 136cv era assim frágil :think
Outro factor que estamos a esquecer é o estilo de condução. A embraiagem terá maior desgaste se o carro for conduzido com o motor em perda (baixas rotações) para o esforço que é necessário, por exemplo numa subida. Nesses casos o binário aplicado é contraposto pelo peso do carro acentuado por uma relação de caixa inapropriada (uma mudança alta). Assim, é importante numa repro que o binário máximo não seja nas baixas rotações, mas sim numa zona onde a própria inércia do carro dê uma ajuda para não sobrecarregar a transmissão.
E aqui surgem outra perguntas: Para o e39 de 136cv qual será a relação ideal entre binário e RPMs? Para os 280Nm já sabemos que é de 1750rpm. E para, digamos 310Nm? 2000rpm?
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Re: Qual o limite de binário da embraiagem de um 520d E39 13
sim, tem tudo a ver com o trabalho se é direccionado para as altas ou para baixas rotações. :fixeJOFIMO Escreveu:Depende da repro (se for com genica para baixas vai patinar de certeza até com 300nm) eu tenho na minha à volta de 150cv ,+/-360nm às 2000rpm e repro para( médias e altas) e não me queixo de "patinagem artistica" , porque até às 1500rpm os cavalitos ainda estão meio adormecidos, agora tenho outro mapa que às 1000rpm já relincham por todos os lados e cagam fumo que tresanda, (parece um injector bomba) mas depois adormecem por volta das 3000/3200 rpm e é ver o consumo a subir :lol1 por isso tudo é relativo............marco pires Escreveu:Não tinha ideia que a embraiagem dos 136cv era assim frágil :think
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Re: Qual o limite de binário da embraiagem de um 520d E39 13
com esta resposta mataste-me todo :lol1 :lol1rafias Escreveu:Não é só esse facto mas também o peso do e39 que é superior ao do e46. Por outro lado, o e46 de 150cv e 330Nm com certeza que tem uma embraiagem "upgraded" relativamente ao e46 e e39 de 136cv. No entanto eu acredito que ainda há margem para algum aumento de binário sem comprometer nada a longo prazo.marco pires Escreveu:Não tinha ideia que a embraiagem dos 136cv era assim frágil :think
Outro factor que estamos a esquecer é o estilo de condução. A embraiagem terá maior desgaste se o carro for conduzido com o motor em perda (baixas rotações) para o esforço que é necessário, por exemplo numa subida. Nesses casos o binário aplicado é contraposto pelo peso do carro acentuado por uma relação de caixa inapropriada (uma mudança alta). Assim, é importante numa repro que o binário máximo não seja nas baixas rotações, mas sim numa zona onde a própria inércia do carro dê uma ajuda para não sobrecarregar a transmissão.
E aqui surgem outra perguntas: Para o e39 de 136cv qual será a relação ideal entre binário e RPMs? Para os 280Nm já sabemos que é de 1750rpm. E para, digamos 310Nm? 2000rpm?
Aqui devem entrar cálculos complexos que só quem percebe do assunto sabe resposta.
compreendi perfeitamente o que disseste e concordo, mas ai já entram calculos matemáticos e tal como disseste e bem, é para quem percebe do assunto, e matemática não é o meu forte


ps- uma pequena questão: será que a embraiagem do 520d é exatamente igual à do 320d, ou haverá alguma diferença tendo em conta essa situação do peso do carro ser diferente? :think
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Re: Qual o limite de binário da embraiagem de um 520d E39 13
Pois foi uma resposta um tanto "científica" :lol1marco pires Escreveu:com esta resposta mataste-me todo :lol1 :lol1
Esta também é a minha dúvida. Comparando com o 320d de 150cv com certeza que são diferentes. Comparando com o 320d de 136cv eu diria que pelo menos a caixa de velocidades é igual porque ambos têm praticamente a mesma velocidade máxima. Se isso for verdade e dado que a diferença de peso é de 115Kg eu apostava que é a mesma embraiagem.marco pires Escreveu: compreendi perfeitamente o que disseste e concordo, mas ai já entram calculos matemáticos e tal como disseste e bem, é para quem percebe do assunto, e matemática não é o meu forte![]()
ps- uma pequena questão: será que a embraiagem do 520d é exatamente igual à do 320d, ou haverá alguma diferença tendo em conta essa situação do peso do carro ser diferente? :think