Engraçado o controlo de tracção
Moderador: Staff
-
- Membro Senior
- Registado: 30 jun 2009, 12:42
- O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
Engraçado o controlo de tracção
Hoje como sabem caiu bem de chuva.
De manhã fui levar a "patroa" ao trabalho e em Corroios à uma subida ingreme e tive que parar porque o carros à frente pararam. Quando foi para arrancar não sei o piso devia tar muito sujo e escorregadio ou sei lá e o bimmer fartou-se de acender a luz de tracção amarela e a cortar aceleração mesmo que eu pisasse acelerador a tentar agarrar-se ao piso. Parecia ao saltinhos ou algo sei lá ainda teve ali kuase uns segundos valentes a arrancar devagar. Há muito que não me acontecia. Imagino se tivesse o sistema desligado ficava para ali a esgravatar em seco e assim saiu mesmo que devagar com calma.
Ao mesmo acaba por ser esquisito o momento e um gajo parece que fica atrapalhado,lol.
Já aconteceu com os vossos sapinhos algo assim.
De manhã fui levar a "patroa" ao trabalho e em Corroios à uma subida ingreme e tive que parar porque o carros à frente pararam. Quando foi para arrancar não sei o piso devia tar muito sujo e escorregadio ou sei lá e o bimmer fartou-se de acender a luz de tracção amarela e a cortar aceleração mesmo que eu pisasse acelerador a tentar agarrar-se ao piso. Parecia ao saltinhos ou algo sei lá ainda teve ali kuase uns segundos valentes a arrancar devagar. Há muito que não me acontecia. Imagino se tivesse o sistema desligado ficava para ali a esgravatar em seco e assim saiu mesmo que devagar com calma.
Ao mesmo acaba por ser esquisito o momento e um gajo parece que fica atrapalhado,lol.
- SteVen7
- Membro Gold
- Registado: 22 jul 2008, 00:48
- O meu Carro:: 118d VC Power
Re: Engraçado o controlo de tracção
É completamente normal essas situações ocorrerem... até porque é por situações como essas que o contorlo de tracção está lá.

ReproDay Aberto - Mais info por MP
-
- Membro Senior
Pois, senão é como digo possivelmente ficava para ali mt mais tempo a patinar por todos lado sem sair do mesmo sitio e se fosse tracção à frente nem imagino como seria. Assim aos bocadinhos mas lá foi andando mas sempre o gajo a cortar o acelerador, é engraçado.
o controlo de tração nem sempre é bom nesses casos...
se tivesses neve, em vez de chuva, nao patinariam as 2 ou seja, nao avancavas, pk aquilo bloqueava-te a trção, logo terias de o desligar... para avancar
se tivesses neve, em vez de chuva, nao patinariam as 2 ou seja, nao avancavas, pk aquilo bloqueava-te a trção, logo terias de o desligar... para avancar

-
- Membro Senior
E para o desligar no S1 como é? E voltar a ligar? Pergunto isto pq já li algures que o botão DTC tem 2 funcionalidades...
-
- Membro Iniciado
- Registado: 28 mai 2010, 20:13
- O meu Carro:: BMW 118d E81 - 2008/05
Essa subida é a que vai para o deposito de água certo? a mim acontece-me quase sempre quando estou a sair de casa, em que tenho
uma subida em pedra da calçada, hoje de manhã aconteceu-me o mesmo que tu por causa desta molha :lol1
uma subida em pedra da calçada, hoje de manhã aconteceu-me o mesmo que tu por causa desta molha :lol1
- Z-One
- Membro Juvenil
- Registado: 12 ago 2008, 12:17
- O meu Carro:: BMW 120d E82
O controlo de tracção tem 3 modos, Ligado, semi-ligado (pressionas uma vez) e totalmente desligado (pressionas continuamente até aparecer o simbolo de aviso no BC)...
A mim esta situação já me aconteceu varias vezes, a mais dificil foi a sair da garagem que estava molhjada e como depois e calçada não conseguia tirar o carro até secar um bocadinho a gragem...
A mim esta situação já me aconteceu varias vezes, a mais dificil foi a sair da garagem que estava molhjada e como depois e calçada não conseguia tirar o carro até secar um bocadinho a gragem...
BMW e82 120d///M
Porque Bimmer? Pelo puro prazer de conduzir...
Porque Bimmer? Pelo puro prazer de conduzir...
-
- Membro Juvenil
- Registado: 08 nov 2011, 16:42
- O meu Carro:: Bmw e81
.
Última edição por JQBmwsportpack em 31 mar 2012, 13:17, editado 1 vez no total.
-
- Membro Juvenil
- Registado: 08 nov 2011, 16:42
- O meu Carro:: Bmw e81
Exacto.Z-One Escreveu:O controlo de tracção tem 3 modos, Ligado, semi-ligado (pressionas uma vez) e totalmente desligado (pressionas continuamente até aparecer o simbolo de aviso no BC)...
A melhor maneira para brincarem seria desligarem por completo o controlo de tracção.
Com o meu nunca aconteceu mas parece-me normal, mas também não tenho a certeza, mas visto também puxa atràs é bem possivel. Idêntico ao que te aconteceu apenas me aconteceu em terra batidanlg Escreveu:Hoje como sabem caiu bem de chuva.

Cumprimentos
-
- Membro Junior
- Registado: 08 jul 2011, 18:14
- O meu Carro:: e91 20d
É perfeitamente normal o que aconteceu.
O meu não é igual ao teu mas tambem tem controlo de tracção, em casos como esses desligo-o completamente e arranco tipo "escola de condução", com muita calma nos pedais. O facto de ele ter trabalhado dessa forma não significa que sem ele fica-ses a derrapar imcontrolavelmente, se reparares em provas de drift os pneus não param de derrapar e os condutores levam o carro para onde querem.
Encontra uma zona ampla e sem movimento onde possas aprender a controlar o carro a derrapar e depois quando te acontecer uma situação dessas já sabes o que esperar do carro.
Convem não esquecer que o controlo de tracção ajuda muito mas não faz milagres, dá sempre jeito conhecer os limites do carro.
O meu não é igual ao teu mas tambem tem controlo de tracção, em casos como esses desligo-o completamente e arranco tipo "escola de condução", com muita calma nos pedais. O facto de ele ter trabalhado dessa forma não significa que sem ele fica-ses a derrapar imcontrolavelmente, se reparares em provas de drift os pneus não param de derrapar e os condutores levam o carro para onde querem.
Encontra uma zona ampla e sem movimento onde possas aprender a controlar o carro a derrapar e depois quando te acontecer uma situação dessas já sabes o que esperar do carro.
Convem não esquecer que o controlo de tracção ajuda muito mas não faz milagres, dá sempre jeito conhecer os limites do carro.
Ja levei uma ou duas chicotadas por me esquecer do DTC ligado, agora quando me apetece fazer uma curva à maneira desligo antes.sarrico320 Escreveu:É perfeitamente normal o que aconteceu.

vendo: TFT 6,5'' SHARP - LQ065T9DR53U (Original CCC serie 1)
-
- Membro Juvenil
- Registado: 06 ago 2009, 23:51
- O meu Carro:: BMW 118d E87 - 2007/04
De vez em quando também o desligo, mas apenas e até agora, por diversão. E poucas vezes na 3ª posição (tudo desligado). Tenho preferido ficar pela 2ª que assim o control de estabilidade está lá para as emergências!
Desligo com piso de terra ou areia ou quando apanho áreas grandes molhadas. A última vez foi num percurso de terra batida com areia muito fina. Dava imenso gozo apertar com ele nas curvas até o control de estabilidade entrar! Como estive por esses lados 2 semanas, ao fim da 1ª semana já conseguia fazer algumas curvas a escorregar sem o controlo de estabilidade actuar. Um mimo! Os RFT é q não acharam...
Desligo com piso de terra ou areia ou quando apanho áreas grandes molhadas. A última vez foi num percurso de terra batida com areia muito fina. Dava imenso gozo apertar com ele nas curvas até o control de estabilidade entrar! Como estive por esses lados 2 semanas, ao fim da 1ª semana já conseguia fazer algumas curvas a escorregar sem o controlo de estabilidade actuar. Um mimo! Os RFT é q não acharam...
-
- Membro Senior
Boas, hoje voltou a acontecer-me outra cena. Na rotuda de Corroios ao lado da farmácia vindo da estrada de stand marta de pinhal, ao virar à esquerda, o "sacana do carro" começou a fugir e atravessou-se um bocado indo a frente pa esquerda e traseira para direita. O DTC a acender por todos lados e eu com jeitinho e calma a compensar com o volante pa direita pa o por direito. A sorte é que não vinha nenhum atrás de mim. Depois na subida novamente o gajo a patinar e acender por todos lados e eu a dar lhe gás a subir e gajo a dar toques suvaes de traseira. Se tivesse que parar acontecia outra vez a cena contada no inicio deste tópico. Mas como a da rotunda hoje nunca me lembro me ter acontecido. O carro todo atravessado e fazer um barulho tipo "Trrrrrrrr...Trrrr" com a luz amarela a acender e apagar do DTC.
Estes carros são mesmo bravios, a sorte é que já me vou habituado e consigo manter alguma calma e controlo até agora bem a situação.
Este deve-se à tracção traseira? Um carro dos outros acontecia o mesmo? Nem toda gente se habituaria a estes carros? Tem vantagens a tracção traseira, mas estas são as desvantagens.
O piso tb devia tar sujo pois tinha acabada de chover de uma forma fininha e pouca que nem chegou pa lavar a estrada. Depois o carro tb ainda tem pneus de neve (veio da alemanha) tenho de os trocar.
Nestes carros será que as mulheres se safam bem quando isto acontece? É mais no S1 ou nos outros S3, S5, etc.. tb acontece.
Gostava de mais ler mais opiniões, relatos e experiências.
Estes carros são mesmo bravios, a sorte é que já me vou habituado e consigo manter alguma calma e controlo até agora bem a situação.
Este deve-se à tracção traseira? Um carro dos outros acontecia o mesmo? Nem toda gente se habituaria a estes carros? Tem vantagens a tracção traseira, mas estas são as desvantagens.
O piso tb devia tar sujo pois tinha acabada de chover de uma forma fininha e pouca que nem chegou pa lavar a estrada. Depois o carro tb ainda tem pneus de neve (veio da alemanha) tenho de os trocar.
Nestes carros será que as mulheres se safam bem quando isto acontece? É mais no S1 ou nos outros S3, S5, etc.. tb acontece.
Gostava de mais ler mais opiniões, relatos e experiências.
-
- Membro Gold
- Registado: 23 ago 2010, 18:55
- O meu Carro:: E82 118d
Com pneus desses não vais longe... Quanto à tracção traseira, de facto é assim que funciona. E o que vale é que agora trazem todos DTC, porque ainda há poucos anos não traziam e atravessavam-se mesmo se não largasses o acelerador.
Os meus pais têm um 320d de 1998 e só tem controlo de tracção. Se fizeres isso com aquele o carro não vai ao sítio como os que têm DTC, mas também não trava de alguma forma. Isto porque mal as rodas comecem a patinar o controlo de tracção trava e acabas por não conseguir continuar a deslizar.
Se tiveres um tracção à frente e fizeres o mesmo, sais de frente que ainda pode ser pior. A solução, quer seja tracção à frente ou atrás é andar devagar. Há 100 anos que se fazem carros (sem controlos de estabilidade e tracção) e as pessoas não andam a fazer as rotundas de lado sempre que chove.
Hoje em dia é que é fácil teres um carro com 140 ou 170 cv e o pé direito tem que ir com cuidado com piso molhado.
Os meus pais têm um 320d de 1998 e só tem controlo de tracção. Se fizeres isso com aquele o carro não vai ao sítio como os que têm DTC, mas também não trava de alguma forma. Isto porque mal as rodas comecem a patinar o controlo de tracção trava e acabas por não conseguir continuar a deslizar.
Se tiveres um tracção à frente e fizeres o mesmo, sais de frente que ainda pode ser pior. A solução, quer seja tracção à frente ou atrás é andar devagar. Há 100 anos que se fazem carros (sem controlos de estabilidade e tracção) e as pessoas não andam a fazer as rotundas de lado sempre que chove.

é engraçado mas estes "bixos" metem um pouco de respeito.
Aqui a algum tempo com chuva, no tunel que passa perto do aeroporto e entra na 2ª circular, começou-me a fugir e eu não ia depressa, tirei o pé e la voltou ao sitio.. mas foi o suficiente para ter o coraçao na boca lol
Tb outra situação num E60 30d, numa IP com chuva, a alguma velocidade 130's ou um pouco mais em curva também fugiu um pouco voltando ao sitio.
Acho que depende de nós evitar estas situações
com menos velocidade e mais atençao.
Mas claro com um espaço amplo (que ainda nao encontrei) terá a sua piada brincar um pouco
Aqui a algum tempo com chuva, no tunel que passa perto do aeroporto e entra na 2ª circular, começou-me a fugir e eu não ia depressa, tirei o pé e la voltou ao sitio.. mas foi o suficiente para ter o coraçao na boca lol
Tb outra situação num E60 30d, numa IP com chuva, a alguma velocidade 130's ou um pouco mais em curva também fugiu um pouco voltando ao sitio.
Acho que depende de nós evitar estas situações

Mas claro com um espaço amplo (que ainda nao encontrei) terá a sua piada brincar um pouco